1. (UFU MG/2006) Em relação às intensas mobilizações políticas e sociais ocorridas nas
décadas finais do século XIX e no princípio do século XX, bem como seus
desdobramentos na Europa e no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O
anarquismo e o socialismo, embora sejam críticas radicais da sociedade, estão
restritos ao contexto da passagem do século XIX para o XX. Esses referenciais
foram abandonados pelos movimentos sociais, principalmente após o fim da União
Soviética e a queda do Muro de Berlim, na década de 1990.
b) Militantes
anarquistas ou libertários elaboraram uma das críticas mais severas ao capitalismo
e às suas consequências. Eles defendiam a necessidade de despertar no homem a
liberdade, a fim de criar um novo modo de ser da sociedade, na qual sejam
suprimidos o governo, a hierarquia e a propriedade privada, substituindo,
assim, a organização autoritária burguesa.
c) A primeira
Associação Internacional dos Trabalhadores, iniciada em Londres no século XIX,
reuniu diferentes tendências entre os militantes do proletariado. Duas das mais
importantes tendências presentes no movimento podem ser sintetizadas nos
embates entre Bakunin, líder anarquista, e Marx, líder comunista.
d) Devido ao
temor em relação ao movimento operário europeu e, posteriormente, em função dos
movimentos de greve ocorridos no Brasil no início do século XX, o governo
brasileiro adotou medidas como a Lei Adolfo Gordo, que permitia ao poder
executivo não só expulsar, mas também vetar a permanência de imigrantes
radicais no país.
2. (ESCS DF/2007) “As colônias da França contêm, como acabamos de ver, quase quinhentos
mil escravos; e é somente pelo número dos infelizes que se mede ali a fortuna.
Que funesto olhar! Que profundo tema de reflexão! Ah! Como somos inconsequentes,
em nossa moral e em nossos princípios! Nós pregamos a humanidade, e todos os
anos vamos levar grilhões a 20 mil habitantes da África!
Tratamos de bárbaros e bandidos os mouros
que, arriscando sua liberdade, vêm atacar a dos europeus, e os europeus, sem
perigo e como simples especuladores, vão excitar a preço de prata o tráfico dos
escravos, e todas as cenas sangrentas que o precedem! Enfim, nós nos orgulhamos
da grandeza do homem e vemos com razão, essa grandeza, no mistério espantoso de
todas as faculdades intelectuais: porém uma pequena diferença nos cabelos, ou
na cor da epiderme, é suficiente para transformar nosso respeito em desprezo, e
para nos levar a rebaixar seres humanos semelhantes a nós ao nível daqueles
animais sem inteligência, aos quais se impõe um jugo sobre a cabeça, para
servir-se imperiosamente de sua força e de seu instinto.”
(Necker. L’Administration des Finances de la
France-1784)
No texto acima, o autor explicita a ideia de
que:
a) a escravidão
é legitima uma vez que a natureza humana é desigual;
b) a política
francesa para as suas colônias é coerente com os princípios filosóficos
humanistas;
c) a
desigualdade entre os homens se fundamenta em diferenças biológicas;
d) nas colônias
francesas havia um convívio harmonioso entre brancos e negros;
e) a
escravidão é uma instituição incompatível com as novas ideias francesas do
século XVIII.
3. (UNIFESP SP/2007) A barbárie reaparece, mas desta vez é engendrada no próprio seio da
civilização e dela faz parte integrante. (K. Marx,1846.) Que bestas brutas e
ferozes! Como permite Deus que as mães os concebam assim. Ah, eis os
verdadeiros inimigos e não os russos e os austríacos! (T.-R. Bugeaud, 1849.)
Embora de perspectivas diferentes, os dois
autores estão se referindo ao mesmo drama social, protagonizado pelo
a) camponês.
b) imigrante.
c) soldado.
d) empresário.
e) proletário.
4. (UNIFESP SP/2007) Do papa Leão XIII na encíclica Diuturnum, de 1881: se queremos
determinar a fonte do poder no Estado, a Igreja ensina, com razão, que é
preciso procurá-la em Deus. Ao torná-la dependente da vontade do povo,
cometemos primeiramente um erro de princípio e, além disso, damos à autoridade
apenas um fundamento frágil e inconsistente. Nessa encíclica, a Igreja defendia
uma posição política
a) populista.
b) liberal.
c) conservadora.
d) democrática.
e) progressista.
5. (FURG RS/2007) Com a Revolução Industrial, pioraram as condições de vida e de trabalho
dos operários, ocasionando movimentos de reivindicação, greves, violência e até
mesmo destruição de máquinas. Na primeira metade do século XIX, a Inglaterra,
pioneira na industrialização, também conheceu movimentações operárias, em que
se destacou:
a) a fundação do
Partido Comunista Inglês, que além de alinhar-se com as ordens de Moscou,
passou a dirigir os movimentos sindicais, antes descentralizados e sem
lideranças.
b) o movimento
chamado de socialismo científico, que reconhecia como necessidade uma fase de
ditadura do proletariado para se chegar à organização de uma sociedade
comunista.
c) a criação e o
funcionamento da Associação Internacional dos Trabalhadores, fundada por Karl
Marx e Friederich Engels.
d) um movimento
jacobinista, que pretendia a igualdade social e política, como o voto universal
também para as mulheres, assim como o direito a iguais salários e
oportunidades.
e) o
movimento cartista, que desenvolveu um programa vinculado às reivindicações
trabalhistas, tais como: limitações da jornada de trabalho, abolição da lei dos
indigentes e “questões de garfo e faca”.
6. (UFAM/2007) Junto com a expansão da Revolução Industrial, a urbanização e o
fortalecimento da classe operária, o século XIX viu surgir um conjunto de ideias
sociais que preconizavam o fim da exploração e o estabelecimento de sociedades
igualitárias. Dos pensadores abaixo indicados, apenas um não pode ser associado
aos libertários:
a) Proudhon
b) Bakunin
c) Malatesta
d) Kropotkin
e) Marx
7. (UFOP MG/2007) As ideias socialistas, difundidas ao longo da primeira metade do século
XIX, ampliaram as reivindicações democráticas na Europa. Em relação ao
socialismo da primeira metade do século XIX, assinale a alternativa incorreta:
a) O
socialismo utópico era contrário a qualquer fundamento da sociedade industrial,
defendendo a constituição de pequenas comunidades agrárias como alternativa.
b) Robert Owen,
proprietário de fábricas e reformador social, preocupou-se com as péssimas
condições do trabalho infantil, recusando-se a contratar crianças abaixo de 10
anos.
c) O
saint-simonismo defendia a substituição da elite clerical e aristocrática no poder
por uma nova elite de cientistas e industriais, mais apta a governar a
sociedade.
d) Teve como
principais pensadores, divulgadores e implantadores de sociedades comunais os
franceses Henri de Saint-Simon e Charles Fourier, além do inglês Robert Owen.
8. (EFOA MG/2007) Nos séculos XIX e XX, houve várias tentativas de criação de comunidades
coletivas, geralmente dedicadas à produção agrícola, algumas bem-sucedidas e
outras não. Os inspiradores, os fundadores e os integrantes dessas comunidades
eram críticos do capitalismo e de seu modelo econômico, razão pela qual
buscavam a organização da sociedade em novas bases.
Utilizando os conhecimentos sobre algumas
dessas comunidades, enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Kibutz
2. Colônia Cecília
3. Kolkhoz
4. Nova Harmonia
5. Falanstério
(__) Cooperativa
agrícola voluntária surgida após a Revolução Bolchevique de 1917, base do
sistema de coletivização da União Soviética, que começou a ser privatizada em
1992.
(__) Colônia
socialista fundada nos Estados Unidos pelo industrial inglês Robert Owen, onde
a jornada de trabalho foi reduzida e os salários aumentados, com o objetivo de
melhorar as relações entre capital e trabalho.
(__) Colônia
agrícola comunitária, de caráter voluntário, que na sua origem se caracterizava
pela propriedade coletiva da terra e que teve papel importante na criação do
atual Estado de Israel.
(__) Colônia
agrícola fundada em 1890, no atual Estado do Paraná, por italianos, reunidos
por iniciativa de Giovanni Rossi, músico e teórico anarquista, autor do livro
Il Commune in Riva al Mare.
(__) Edifícios
comunitários idealizados por Charles Fourier, com o objetivo de atingir a
felicidade humana, nos quais seria abolida a divisão do trabalho e cada homem
desenvolveria suas aptidões.
A sequência CORRETA é:
a) 3, 4, 1, 2
e 5.
b) 1, 2, 3, 4 e
5.
c) 1, 2, 3, 5 e
4.
d) 3, 2, 1, 5 e
4.
e) 4, 3, 5, 2 e
1.
9. (FFFCMPA RS/2007) “A burguesia só pode
existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de
produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas relações
sociais[...] A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente
revolucionário [...] A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe
darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas, os operários
modernos, os proletários”.
(Karl Marx, O
Manifesto do Partido Comunista, 1848).
I. Ao analisar as contradições que inauguraram a modernidade capitalista,
Karl Marx não só aponta a emergência da burguesia enquanto classe hegemônica
como também indica as tendências e contradições da nova sociedade;
II. Marx indica o papel eminentemente reacionário exercido pela classe
burguesa na sua luta histórica contra os valores e concepções de mundo
responsáveis pela estabilidade que caracterizou a antiga sociedade feudal;
III. Ao analisar a emergência do modo de produção capitalista, Marx enfatiza
que ao transformar o modo como produzem sua existência, os homens transformam a
percepção que tinham de si e do mundo. Nesse sentido, o homem burguês procurou
recuperar valores medievais como Honra e Lealdade;
IV. As mudanças verificadas
no conjunto das relações sociais permitem afirmar que Marx identifica no
proletariado a nova classe revolucionária em oposição à classe burguesa.
Assinale a
alternativa correta.
a) Apenas II e III são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas I e III são verdadeiras.
d) Apenas III e IV são verdadeiras.
e) Apenas I e IV são verdadeiras.
10. (UFCG PB/2007) “Surgida na Europa durante a Idade Média, a Maçonaria era uma sociedade
secreta inicialmente ligada a corporações de ofício, entre elas a dos
construtores de catedrais. Daí a palavra maçon, que em francês quer dizer
pedreiro, e certos símbolos adotados pela associação, como o esquadro e o
compasso. Com o tempo, as lojas maçônicas passaram a admitir o ingresso de
pessoas de outros grupos, como religiosos, políticos, intelectuais”.
(AZEVEDO, Gislaine; SERIACOPI, Reinaldo.
História. Série Brasil. São Paulo: Ática, 2005, p. 287)
A partir do fragmento textual acima e dos
conhecimentos sobre a temática, é CORRETO afirmar que a Maçonaria:
I. ganhou a
simpatia da Igreja Católica e das corporações de ofício que aprovaram, por
escrito, as atividades maçônicas no Brasil no período colonial.
II. adotou a
liberdade de pensamento a partir dos princípios do Iluminismo e do Liberalismo.
III. teve
importante participação no processo que culminou com a Independência do Brasil,
em 1822.
IV. proibiu que
religiosos, políticos e intelectuais ingressassem nas Lojas Maçônicas
brasileiras.
V. ficou
restrita apenas na Europa, vindo para a América apenas no limiar do século XX.
Estão corretas:
a) I e II
b) II e V.
c) III e IV.
d) II e III.
e) IV e V.
11. (Fac. Cultura Inglesa
SP/2014) Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos
naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a
propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
(www.direitoshumanos.usp.br)
Os valores
expressos no artigo 2.º da Declaração de direitos do homem e do cidadão (1789)
se referem ao
a) Absolutismo Monárquico.
b) Liberalismo Político.
c) Socialismo Científico.
d) Socialismo Libertário.
e) Fascismo e Nazismo.
12. (UNIMONTES MG/2007) Caracteriza a Doutrina Anarquista, de modo geral,
a) o repúdio
a qualquer forma de poder estatal.
b) a aliança com
o partido comunista na Rússia, durante o governo Lênin.
c) a parceria
com o Vaticano na luta em favor do proletariado.
d) a localização
do movimento apenas em territórios europeus.
13. (ESCS DF/2008) “O anarquista imagina uma
sociedade na qual as relações mútuas seriam regidas não por leis ou por
autoridades auto impostas ou eleitas, mas por mútuas concordâncias de todos os
seus interesses e pela soma de usos e costumes sociais – não imobilizados por
leis, pela rotina ou por superstições – mas em contínuo desenvolvimento,
sofrendo constantes reajustes para que pudessem satisfazer as exigências sempre
crescentes de uma vida livre, estimulada pelos progressos da ciência, por novos
inventos e pela evolução ininterrupta de ideais cada vez mais elevados. Não
haveria, portanto, autoridades para governá-la. Nenhum homem governaria outro
homem; nem cristalização nem imobilidade, mas contínua evolução – tal como a
que vemos na Natureza”.
(Woodcock, George. História das ideias e
movimentos anarquistas)
A partir da leitura do documento anarquista é
correto afirmar que:
a) defende o
regime constitucional, fundamento para a construção de uma sociedade
democrática;
b) há uma defesa
da hierarquização social, uma vez que a sociedade é composta de indivíduos
dotados de diferentes capacidades produtivas;
c) propõe um
estado proletário capaz de garantir uma evolução harmoniosa rumo à igualdade
social;
d) defende
uma sociedade sem estado, fundada na liberdade humana e em sua evolução harmoniosa;
e) propõe uma
república positivista, fundada no conhecimento científico e nas leis do
progresso humano.
14. (FUVEST SP/2008) “O livre-comércio é um bem – como a virtude, a santidade e a retidão –
a ser amado, admirado, honrado e firmemente adotado, por si mesmo, ainda que
todo o resto do mundo ame restrições e proibições, que, em si mesmas, são males
– como o vício e o crime – a serem odiados e detestados sob quaisquer
circunstâncias e em todos os tempos.”
The Economist, em 1848.
Tendo em vista o contexto histórico da época,
tal formulação favorecia particularmente os interesses
a) do comércio
internacional, mas não do inglês.
b) da
agricultura inglesa e da estrangeira.
c) da
indústria inglesa, mas não da estrangeira.
d) da
agricultura e da indústria estrangeiras.
e) dos
produtores de todos os países.
15. (UEL PR/2008) Para Hume, "a conjunção entre motivos e ações voluntárias é tão
regular e uniforme como a que existe entre a causa e o efeito em qualquer parte
da natureza".
(HUME, D. Investigação sobre o entendimento
humano. Tradução de Jose Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora da Unesp,
1999. p. 118.)
De acordo com a citação e os conhecimentos
sobre Hume, considere as afirmativas a seguir:
I. A ação
humana, embora voluntária, não é livre, pois sua regularidade é equivalente à
regularidade da natureza.
II. As ações
humanas voluntárias são livres, embora não deixem de ser também necessárias.
III. A necessidade
natural é uma propriedade dos objetos, sejam estes naturais ou ações humanas.
IV. A
imputabilidade moral é possível porque há regularidade e necessidade nas ações
humanas.
Assinale a alternativa que contém todas as
afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
16. (UEM PR/2008) O chamado movimento cartista é um acontecimento carregado de simbolismo
na história da constituição da sociedade liberal-democrática na Inglaterra.
Assinale a alternativa correta sobre esse
movimento.
a) Foi um
movimento que expressou a revolta dos artesãos contra as máquinas, cuja
utilização na indústria nascente eliminava seus empregos.
b) Foi um
movimento vitorioso da burguesia contra o absolutismo monárquico, impondo uma
Carta Constitucional que implantou o sistema parlamentarista na Inglaterra, no
final do século XVIII.
c) Foi um
movimento ocorrido na Inglaterra, no início do século XVIII, contra as
tentativas do rei Carlos I de diminuir as prerrogativas da Câmara dos Comuns. A
principal força desse movimento foi o proletariado industrial.
d) Foi um
movimento deflagrado no final do século XVII em defesa do voto universal e da
liberdade religiosa. O movimento recebeu o nome de cartismo por ter-se
inspirado na Carta sobre a Tolerância, do filósofo liberal John Locke.
e) Foi um
movimento político inspirado na Carta do Povo (People´s Charter), desencadeado
no final da década de 1830, que reivindicava, entre outras coisas, o sufrágio
universal masculino, o voto secreto, a elegibilidade dos não proprietários,
etc.
17. (UFF RJ/2008) A consolidação da
industrialização como característica do mundo moderno não foi tarefa fácil.
Foram os
pensadores do século XVIII e do século XIX que forneceram os principais
argumentos para legitimar a combinação entre indústria e modernização. Uma das
alternativas abaixo associa, corretamente, um pensador ao sistema de ideias.
Assinale-a.
a) Marquês de Pombal/Positivismo
b) Thomas Jefferson/Socialismo Utópico
c) Voltaire/Evolucionismo
d) Adam Smith/Liberalismo
e) Descartes/Existencialismo
18. (UFRN/2008) Claude de Saint-Simon,
pensador francês, é um dos representantes do chamado “socialismo utópico”,
corrente filosófica que criticava os resultados sociais da Revolução Francesa e
da Revolução Industrial. Em suas obras, Saint-Simon propunha
a) a formação de uma sociedade em que não haveria ociosos (militares,
clero, nobreza, magistrados) nem ocorreria a exploração do homem pelo homem.
b) a divisão do trabalho, a concorrência entre as empresas e o livre
comércio como meios para se alcançar a harmonia e a justiça social.
c) a abolição das regulamentações econômicas e das corporações,
possibilitando que a economia funcionasse segundo suas leis naturais.
d) a união do proletariado de todos os países, de modo a promover a
revolução que construiria uma sociedade justa e igualitária.
19. (UFAM/2008) No bojo da Revolução Industrial desenvolveram-se novas doutrinas
econômicas, consagrando os nomes de Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo
como expoentes da Economia Clássica. Podem ser aceitas como base dessa
doutrina:
a) A
constituição de um exército industrial de reserva, a produção artesanal, o
assalariamento, a acumulação primitiva de capital e o protestantismo.
b) O
Laissez-faire, a produção industrial em larga escala e o entesouramento.
c) O desenvolvimento
das trocas e a obtenção de uma balança comercial favorável.
d) A transição
do capital comercial para o capital financeiro, com a emergência da Burguesia
como a nova elite econômica mundial.
e) O
individualismo, a não intervenção do estado na economia, o fim do protecionismo
e do tabelamento de preços, o livre câmbio e a livre concorrência.
20. (UFAM/2008) Dentre as doutrinas sociais de contestação ao avanço do capitalismo,
ganharam destaque as formuladas por Karl Marx e Friedrich Engels, que preconizavam:
a) A
expropriação dos bens da aristocracia, a valorização da pequena propriedade
camponesa e ditadura do proletariado, como forma de assegurar a manutenção do
processo de produção de mais valia.
b) O fim do
capitalismo e a idealização utópica de uma sociedade sem classes e conflitos
sociais.
c) A extinção da
propriedade privada e do Estado em nome do coletivismo proletário.
d) A luta de
classes como motor da história e o caráter histórico do Capitalismo, com a
ênfase em sua futura superação pelo Socialismo através da luta revolucionária
dos trabalhadores.
e) A reforma
social através da participação operária no processo político partidário e a
defesa de leis que transferissem renda à classe trabalhadora.
21. (UFPE/2008) O século XIX foi cenário
de movimentos políticos que criticaram o capitalismo. Pensadores como Karl Marx
defenderam alternativas políticas diferentes e formularam utopias. Sobre as ideias
de Marx, podemos afirmar que elas:
a) ressaltaram a necessidade política de fazer reformas no capitalismo,
contudo, sem grandes radicalizações.
b) restringiram–se ao mundo europeu e ao catolicismo da época, marcados
pelo conservadorismo.
c) denunciaram, de forma apaixonada, as injustiças socias e políticas do
capitalismo, sem construir utopias.
d) sofreram influências de algumas ideias do liberalismo, embora
construíssem outra concepção de mundo.
e) fortaleceram a crítica à classe dominante, sem contudo, oferecer
alternativas políticas para mudar.
22. (UERGS/2008) As frases abaixo são representativas de que doutrinas sociais que
marcaram o século XIX?
I. “A luta de
classes é a força que move a história.”
II. “Todas as
formas de Estado são formas de opressão”
a) I. Anarquismo
– II. Liberalismo
b) I.
Liberalismo – II. Socialismo Utópico
c) I. Socialismo
Utópico – II. Liberalismo
d) I. Socialismo Científico – II. Anarquismo
e) I.
Liberalismo – II. Socialismo Científico
23. (UESPI/2008) No século XIX, a sociedade burguesa conseguiu avançar, incentivando o
capitalismo e a industrialização. No campo das ideias, o positivismo do francês
Auguste Comte:
a) criticava as
filosofias materialistas, defendendo o idealismo iluminista.
b) argumentava
a favor de uma história evolutiva e progressista.
c) considerava a
ciência e a religião como dons supremos do homem.
d) desprezava a
evolução, vendo a história como repetição e tradição.
e) teve
repercussões apenas no pensamento europeu do século XIX.
24. (CEFET PR/2008) “A necessidade de
modificações profundas na sociedade foi expressa, inicialmente, por alguns
pensadores sociais. Suas ideias, desenvolvidas na primeira metade do século
XIX, de uma maneira geral, se distinguiram por propor certas mudanças
desejáveis, visando alcançar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna,
sem, no entanto, apresentar de maneira concreta os meios pelos quais essa
sociedade se estabeleceria, pois não fizeram uma análise crítica da evolução da
própria sociedade capitalista. Dentre alguns de seus principais teóricos
podemos enumerar: Charles Fourier, Robert Owen e o Conde de Saint Simon.”
O texto acima
se refere a uma corrente de pensamento político-social de contestação ao
sistema capitalista:
a) Ludismo.
b) Socialismo Utópico.
c) Cartismo.
d) Socialismo Científico.
e) Anarquismo.
25. (FEI SP/2008) A Lei dos Pobres (1834), votada pelo Parlamento inglês, inspirou-se, de
certa maneira, nas ideias de Thomas Malthus (1766-1834).
De modo geral, Malthus afirmava que:
a) a pobreza
era inerente às sociedades, já que havia uma tendência ao crescimento maior da
população do que da produção de alimentos.
b) era
fundamental a intervenção do Estado para solucionar a questão do desemprego na
sociedade inglesa.
c) a pobreza era
resultado de políticas equivocadas por parte dos Estados capitalistas.
d) apenas o
socialismo poderia trazer a superação da pobreza no mundo.
e) o aumento da
população deveria ser contido por políticas de controle da natalidade, pois
assim conseguiria se acabar com toda a pobreza no mundo.
GABARITO
0 Comentários