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QUESTÕES SOBRE DOUTRINAS SOCIAIS IV



1. (UNIMONTES MG/2008) Acerca da chamada Primeira Internacional Socialista (1864–1876), é INCORRETO afirmar que
a) os anarquistas, liderados por Proudhon e Bakunin, apesar da influência marxista, constituíram a corrente hegemônica.
b) contou com a participação pessoal de Karl Marx, intelectual cujo pensamento se tornaria um dos mais influentes na história subsequente.
c) foi o primeiro grande esforço de articulação internacional dos trabalhadores em um contexto de consolidação da ordem capitalista industrial no continente europeu.
d) anarquistas, marxistas e proudhonistas, não obstante as diferenças, convergiam na crítica à ordem burguesa vigente e apresentavam projetos sociais alternativos.


2. (UNICID SP/2009) “A história de todas as sociedades que existem até nossos dias tem sido a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que termina sempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira ou pela destruição das duas classes em luta.”
O fragmento citado faz parte
a) do Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens, de Rousseau.
b) da obra O Contrato Social, de John Locke.
c) da Declaração de Independência dos EUA, redigida por Thomas Jefferson.
d) do Manifesto Comunista, de Karl Marx.
e) da obra Ensaio Sobre o Princípio da População, de Thomas Malthus.



3. (UNINOVE SP/2009) Analise os textos.
É anarquista, por definição, aquele que não quer ser nem oprimido, nem opressor, aquele que quer o máximo de bem-estar, o máximo de liberdade, o maior desenvolvimento possível a todos os seres humanos.
(Malatesta, anarquista italiano, 1899)
A exploração é o corpo visível e o Estado é a alma do regime burguês.
(Bakúnin, anarquista russo, 1871)
Os textos permitem afirmar que era ideia defendida pelos anarquistas:
a) tese de que a inexistência do Estado só seria possível mediante a criação de um partido encarregado de dirigir o operariado.
b) luta em prol da melhoria de vida do operariado e proposta de emancipação social por meio do Estado socialista.
c) luta contra o Estado opressor e formação de uma nova sociedade governada pelos partidos de trabalhadores.
d) luta contra a opressão capitalista e proposta de uma sociedade sem propriedade privada e nem Estado.
e) defesa da tese de que os Estados eram as bases de uma organização econômica e social mais justa e igualitária.


4. (UEG GO/2009) Sobre o conceito de alienação, é CORRETO afirmar:
a) é um conceito de Émile Durkheim, que expressa a situação na qual um indivíduo perde sua identidade, vivendo uma relação social na qual há ausência de regras e normas.
b) é um conceito de Karl Marx, que significa que o trabalhador perde o controle do seu processo de trabalho e do seu produto, gerando um estranhamento em relação a ele, devido à existência da propriedade privada.
c) é um conceito de Karl Marx, que revela o processo de inversão da realidade pela falsa consciência, trocando o determinante pelo determinado, a essência pela aparência, a causa pelo efeito, tal como fizeram os ideólogos alemães.
d) é um conceito de Max Weber, que traduz para linguagem sociológica o processo de racionalização e burocratização da vida moderna, no qual a calculabidade dos fatores técnicos, a quantificação, a hierarquia e o sigilo são as características principais.



5. (UEG GO/2009) Enquadrar as pessoas em determinada classe social é sempre um processo arbitrário, no Brasil e em qualquer país. Alguns pesquisadores usam como critério apenas a renda. Outros levam em conta fatores como patrimônio, ocupação ou nível de escolaridade. Em sua pesquisa, a FGV definiu como classe média as famílias com renda mensal entre R$ 1.065 e R$ 4.591.
Esse universo de 100 milhões de brasileiros é formado sobretudo pelos ex-pobres que acabam de pôr o pé na classe média. Alguns estudiosos chamam esse segmento de classe média baixa, outros falam em classe C. Para muitos, é difícil classificá-los. O certo é que melhoraram de vida. Anos atrás, não tinham conta em banco, consumiam apenas o essencial e seu principal objetivo na vida era chegar ao fim do mês com as contas pagas. Hoje, estão comprando o primeiro carro zero, construindo um cômodo a mais na casa, se vestem melhor. “Nossa maneira de olhar a classe média é meio americana”, diz o economista Marcelo Neri, coordenador da pesquisa e diretor do Centro de Políticas Sociais da FGV. “A classe média tradicional brasileira sempre comparou seu poder aquisitivo ao dos países desenvolvidos”.
ÉPOCA, São Paulo, 11 ago. 2008. p. 94-95.
De acordo com as teorias sociológicas de Max Weber e Karl Marx, a análise apresentada no texto acima relaciona a posição social com qual conceito?
a) O conceito marxista de classes sociais.
b) O conceito marxista de grupos de status.
c) O conceito weberiano de castas e estamentos.
d) O conceito weberiano de grupos de status.


6. (UEG GO/2009) Os autores clássicos das Ciências Sociais, Émile Durkheim e Max Weber, definem como objeto de estudo da Sociologia, respectivamente:
a) a ação social e fato social.
b) a luta de classes e o fato social.
c) o fato social e a ação social.
d) o fato social e a luta de classes.


7. (UEL PR/2009)
Texto I
Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponíveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética.
Texto II
A ideia de um mundo famélico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.
Organismos internacionais – Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional – chamaram a atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prevê que 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida.
(Adaptado: FRANÇA, R. O fantasma de Malthus. Veja. 23 abr. 2008.)
Para K. Marx (1818-1883), a teoria malthusiana do crescimento populacional:
a) permitia entender, de modo científico, as razões pelas quais os proletários teriam dificuldades para ascender socialmente.
b) apresentava as bases adequadas sobre as quais se deveria elaborar a teoria do valor trabalho.
c) reforçava valores da burguesia ascendente que, posteriormente a 1848, assumia posições cada vez mais conservadoras.
d) era o primeiro passo na construção de uma teoria explicativa do real caráter de classe da sociedade burguesa.
e) apreendia a essência do proletariado moderno e os motivos pelos quais a classe burguesa estaria fadada a desaparecer.


8. (UNCISAL AL/2009) No final do século XIX, nos países europeus mais industrializados, a crítica e a oposição operárias à sociedade burguesa poderiam ser detectadas na
a) quebra das máquinas e nos atentados contra os proprietários e principais acionistas dos grandes conglomerados fabris.
b) postura da 1.ª Internacional de trabalhadores, que se posicionou favoravelmente à guerra imperialista.
c) ascensão do movimento sindical e na expansão das ideias socialistas entre os operários.
d) propaganda anticolonialista feita pelos sindicatos católicos e marxistas.
e) propaganda contrária à implantação dos comitês de fábricas e à participação nos lucros.


9. (UNCISAL AL/2009) O desenvolvimento das ideias socialistas no século XIX está relacionado com a
a) vitória que as classes operárias obtiveram durante vários movimentos revolucionários, sobretudo os de 1830 e 1848.
b) disseminação dos argumentos apresentados por Augusto Comte contra a injustiça social e a propriedade.
c) formação de grandes concentrações operárias urbanas, em condições precárias, como consequência da Revolução Industrial.
d) pregação feita por Robert de Lammenais em nome da solidariedade e da justiça social para os trabalhadores.
e) política desenvolvida inicialmente por Guizot no sentido de aproveitar o potencial revolucionário da classe operária.


10. (UNCISAL AL/2008) A Europa do século XIX assistiu a um cenário marcado por grandes embates políticos e ideológicos de movimentos que almejavam a transformação da realidade social. Analise as ideias a seguir, procurando identificar as correntes que as defendiam.
I. Lutavam por uma sociedade sem Estado e descartavam a ideia da formação de um partido político operário para organizar a sociedade igualitária que idealizavam.
II. Defendiam uma ação política do movimento operário com vistas à conquista do poder político, como estratégia para a construção de uma sociedade igualitária.
III. Acreditavam numa evolução lenta e gradual da sociedade capitalista em direção à socialista, por meio da participação política dos operários nos parlamentos.
IV. Assumiam um posicionamento nacionalista e reiteravam a necessidade de os trabalhadores buscarem métodos de ação visando reformar o sistema capitalista.
Os anarquistas e os comunistas lutaram em defesa dos ideais presentes, respectivamente, nos itens
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.


11. (CEFET PR/2009) O “Socialismo Utópico” pode ser definido como um conjunto de ideias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos. Em linhas gerais, combate-se a propriedade privada dos meios de produção como única alternativa para se atingir tal fim. A ausência de fundamentação científica é o traço determinante dessas ideias. Pode-se dizer que seus autores, preocupados com os problemas de justiça social e igualdade, deixavam-se levar por ideais românticos. Assinale a alternativa que apresenta o único autor que NÃO pertenceu a este ramo do socialismo.
a) Robert Owen
b) Karl Marx
c) Charles Fourier
d) Louis Blanc
e) Claude Saint-Simon



12. (UCS RS/2009) Entre 1830 e 1848, “da aliança instável entre burguesia e operariado surgiram diversos movimentos revolucionários de contestação às estruturas de poder vigentes em grande parte da Europa. Conjugando ideais nacionalistas, liberais e socialistas, esses movimentos ocorreram em diferentes países, como França, Itália, Áustria, Irlanda, Alemanha, Suíça e Hungria”.
(COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e Geral. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 318 – Texto adaptado.)
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo, com relação aos ideais do liberalismo, nacionalismo e socialismo.
(__) O liberalismo politicamente defendia um governo democrático, em que os poderes dos governantes seriam limitados por uma constituição e separados em Legislativo, Executivo e Judiciário.
(__) O nacionalismo culturalmente apregoava o respeito à formação nacional dos povos, ligados por laços étnicos e linguísticos, além de outros traços culturais.
(__) Os primeiros socialistas, também denominados de utópicos, criticavam o capitalismo e acreditavam que seria possível projetar uma nova sociedade, baseada na solidariedade e não no individualismo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – F – V
b) V – V – V
c) V – V – F
d) F – V – F
e) F – F – V


13. (UEG GO/2009) Ideologia é um conceito
a) desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual.
b) desenvolvido por Weber e significa um processo de passagem da ética protestante para o espírito do capitalismo.
c) que significa anomia, para Durkheim; alienação, para Marx; e racionalização, para Weber.
d) criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na sociedade.



14. (UEG GO/2009) “Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, que terminou, cada vez, ou pela reconstrução revolucionária de toda sociedade ou pela destruição das classes em conflitos”.
O trecho acima citado manifesta a teoria sociológica da:
a) racionalização e especialização das esferas, de Max Weber.
b) passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, de Emile Durkheim.
c) luta de classes, de Karl Marx.
d) evolução social, de Herbert Spencer.



15. (UFU MG/2009) “Com que direito impõem aos operários e aos camponeses uma forma determinada de governo ou de organização econômica? Com o direito da revolução, dizem. Mas a revolução quando age despoticamente, em lugar de provocar a liberdade nas massas, provoca nelas a reação”.
BAKUNIN Apud GALLO, Sílvio. Anarquismo: uma introdução filosófica e política. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006. p. 74.
Sabendo que Bakunin é um líder anarquista da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Durante a 1ª Internacional (AIT), o anarquismo foi consensualmente reconhecido por seus princípios e proposições de libertação das sociedades, diferenciando-se de noções vulgares de desordem e desarticulação.
c) As ações anarquistas no Brasil, sobretudo nas atividades políticas, até a década de 1930, foram combatidas com atos imperativos do governo, como a decisão de expulsão de estrangeiros ligados a mobilizações de trabalhadores.
c) Discordâncias sobre práticas e fundamentos políticos distintos levaram a conflitos entre líderes da chamada “esquerda” e, ainda no século XIX, causaram impactos decisivos nos movimentos socialistas e anarquistas internacionais.
d) Entre os princípios libertários básicos, de teoria e ação do anarquismo, estão: a autonomia individual, a autogestão social, o internacionalismo, a greve geral e a ação direta.


16. (Mackenzie SP/2009) O liberalismo, como doutrina política atuante no cenário europeu, desde o final do século XVIII, apesar de servir principalmente aos interesses da classe burguesa, contagiou as parcelas populares da sociedade oprimidas pelos nobres e pelos reis absolutistas. A sociedade liberal burguesa, mesmo sendo essencialmente elitista, era mais livre do que a do Antigo Regime, por
a) acreditar nos princípios democráticos, criando oportunidades para que todos pudessem enriquecer.
b) permitir maior liberdade de expressão e pensamento, e restringir a esfera de atuação do poder estatal.
c) aumentar, ao máximo, o poder do Estado, para que este defendesse as liberdades individuais de cada cidadão.
d) garantir a igualdade de todos perante a lei e o direito à participação política para todos os indivíduos.
e) praticar o liberalismo econômico, acreditando na livre iniciativa e na regulamentação do comércio pelo Estado.



17. (UERJ/2005)
PERGUNTAS DE UM OPERÁRIO QUE LÊ
Para onde foram os pedreiros
Na noite em que ficou pronta a Muralha da
China?
Bertold Brecht
BRASIL
Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Cazuza / George Israel / Nilo Romero
O poema de Brecht e a letra da música de Cazuza nos remetem ao papel dos trabalhadores como sujeitos da história em diferentes momentos.
O trabalho em sociedades contemporâneas como a brasileira pode ser caracterizado pela tendência progressiva de:
a) crescimento de mão-de-obra informal, ampliando o setor industrial
b) aumento da demanda por trabalho qualificado, estimulando a imigração
c) redução do número de trabalhadores ativos, estagnando o setor agrário
d) fragilização das relações de trabalho, inchando o setor de comércio e de serviços


18. (UFSM RS/2009) “A História não é um progresso linear e contínuo, uma sequência de causas e efeitos, mas um processo de transformação sociais determinadas contradições entre os meios de produção (a forma da propriedade) e as forças produtivas (o trabalho, seus instrumentos, as técnicas). A luta de classes exprime tais contradições e é o motor da História”.
(CHAUÌ, M. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2003. p.219.)
Essas ideias de Karl Marx (1818-1883) influenciaram o desenvolvimento da ciência da História com a formação __________________________, corrente de produção do conhecimento que conceito de ______________________________ como um dos instrumentos teóricos fundamentais para a compreensão do processo histórico nas suas múltiplas a complexas dimensões - econômicas, sociais, políticas, ideológicas, culturais, etc. - e para o entendimento das transformações que afetam a vida concreta dos seres humanos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) do Positivismo Científico - fatos empíricos
b) da Escola Metódica - objetividade histórica
c) do Materialismo Histórico - modo de produção
d) da história Nova - Estruturas de longa duração
e) da História cultural - relativismo cultural



19. (FGV/2010) (…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social.
(Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli, História contemporânea através de textos)
O fragmento define parte do ideário
a) liberal.
b) anarquista.
c) corporativista.
d) socialista cristão.
e) marxista-leninista.


20. (UEG GO/2010) A estratificação social identifica um tipo de estrutura social que dispõe o indivíduo com suas posições e seus papéis sociais em diferentes camadas ou estratos da sociedade, e a mudança de posição de uma pessoa de uma camada para outra é denominada mobilidade social. Esses estratos correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar:
a) o fenômeno da mobilidade social varia de sociedade para sociedade. Em algumas sociedades, ela ocorre de maneira mais fácil; em outras, quase inexiste.
b) na sociedade indiana, caracterizada por castas, os indivíduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcançar, com o decorrer do tempo, uma posição social mais elevada.
c) na sociedade capitalista é comum o indivíduo mudar de posição social devido à igualdade de oportunidades garantida na Constituição, segundo a qual todos são iguais perante a lei.
d) nas sociedades estratificadas em estamentos, a posição social é atribuída por ocasião do nascimento, independentemente da vontade do indivíduo, e sem perspectiva de mudança; ele carrega consigo, pelo resto da vida, a posição social herdada.


21. (UEL PR/2010) Leia o texto a seguir:
A Associação Internacional dos Trabalhadores é fundada em 1864, e não por monges conspirativos. O documento inaugural lido no ato público de Saint Martin‘s Hall em Londres – escrito por Marx –, termina com uma exortação aos operários para que dominem eles mesmos os mistérios da política internacional, pois a política das nações sempre condiciona as lutas operárias, concebidas por cima das fronteiras nacionais.
(GONZÁLES, H. A comuna de Paris: os assaltantes do céu. São Paulo: Brasiliense, 1981, pp.18-19.)
Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas:
I. Bakunin e Marx são considerados conspiradores esquerdistas, envolvidos diretamente nas lutas revolucionárias do período, no entanto, eles possuem distinção entre si sobre o processo de encaminhamento das lutas.
II. A igreja infiltra monges conspirativos na reunião realizada em Saint Martin´s Hall e de suas exortações disfarçadas em normas de política internacional, sugerem a eliminação das fronteiras nacionais, atitude realizada pela instituição religiosa à qual pertencem.
III. A primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, apesar da presença de Marx, foi dominada pela ideologia religiosa proveniente da bula do Papa Pio XI, que declara a importância do operário como servo da igreja.
IV. A exortação do texto, da segunda metade do século XIX, indica a necessidade dos trabalhadores de compreenderem e, assim, desvendarem os mistérios das lutas políticas estabelecidas pelas fronteiras dos estados-nações.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.


22. (UEL PR/2010) Dois são os lugares do planeta no firmamento, o aparente e o verdadeiro. O aparente é determinado pela linha reta traçada do olho do observador pelo centro do planeta observado e o verdadeiro é aquele marcado pela linha reta lançada do centro da terra pelo centro do planeta observado. A paralaxe não é outra coisa que aquele espaço no céu (ângulo α) que está compreendido entre as duas linhas, a do lugar aparente e a do lugar verdadeiro.
(Adaptado de: Carta de Galileu Galilei a Francisco Ingoli. São Paulo: Scientiae Studio. v. 3, n. 3, p. 481-482. 2005.)
A distinção entre “aparente” e “verdadeiro” no texto de Galileu Galilei é retomada, com outra conotação, nas primeiras teorias sociológicas, como por exemplo, em Karl Marx (1818-1883) quando formula uma definição própria de ideologia. Para este, tal noção supõe que na sociedade burguesa a realidade dos fatos sociais contém a forma fenomênica (aparente) e a forma oculta
(verdadeira/essência), sendo a ideologia expressão da primeira.
Analise as afirmativas a seguir, identificando aquelas que, na perspectiva de Marx, constituem exemplos de representação ideológica da realidade.
I. Os Estados nacionais continuam a ser o espaço no qual os interesses de classe se manifestam e buscam sua representação. Mesmo com a globalização das economias eles se mantêm, em última instância, como os Estados da classe dominante.
II. No Brasil, o conflito social se constituiu com a chegada ao território nacional dos imigrantes europeus, sobretudo anarquistas, a partir do século XIX. Até então, a população brasileira era pacífica e ordeira, mesmo quando sofredora.
III. Na produção capitalista o salário não representa uma troca igual entre capitalista e trabalhador, já que o valor recebido pelo último equivale a um montante inferior àquele que ele produz na sua jornada de trabalho.
IV. Nem todos são feitos para refletir, é preciso que haja sempre aqueles voltados ao exercício e à cultura do pensamento e, inversamente, aqueles voltados à ação, ao trabalho manual.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


23. (UERJ/2010) Socialista surgiu como descrição filosófica em princípios do século XIX. Sua raiz linguística era o sentido desenvolvido de social.
A distinção decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos são hoje comumente utilizados, veio com a mudança de nome, em 1918, do Partido Operário Socialdemocrata Russo para Partido Comunista Panrusso. Dessa época em diante, uma distinção entre socialista e comunista tornou-se amplamente vigente.
RAYMOND WILLIAMS Adaptado de “Socialista”. In: Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007
Na história europeia, durante o século XX, estabeleceu-se uma diferença entre socialismo e comunismo relacionada ao seguinte aspecto:
a) crítica dos valores liberais
b) controle da indústria pelo Estado
c) defesa da ditadura do proletariado
d) importância do sentimento patriótico


24. (UERJ/2010) O permanente revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais, a incerteza e o movimento eternos distinguem a época de todas as outras. Todas as relações fixas e enferrujadas, com seu cortejo de representações e concepções, são dissolvidas, todas as relações recém-formadas envelhecem antes de poderem ossificar-se. Tudo o que era estável se volatiliza, e os homens são por fim obrigados a encarar com os olhos bem abertos a sua posição na vida.
MARX e ENGELS Adaptado do Manifesto do Partido Comunista
Em 1848, na defesa de uma nova sociedade, o Manifesto Comunista criticou as transformações advindas da modernização capitalista nos países da Europa Ocidental.
Dois aspectos dessa modernização, então criticados, foram:
a) crescimento industrial – garantia de direitos sociais
b) aceleração tecnológica – aumento da divisão do trabalho
c) mecanização da produção – elevação da renda salarial média
d) diversificação de mercados – valorização das corporações sindicais


25. (UFC CE/2010) “A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.
Com base nessa citação do livro A ideologia alemã, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:
a) o capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.
b) o capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.
c) a produção de ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.
d) a perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecias no modo de produção.
e) o pensamento marxista surgiu no início da revolução francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.


GABARITO

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