1. (UESPI/2008) No século XIX, a sociedade burguesa conseguiu avançar, incentivando o
capitalismo e a industrialização. No campo das ideias, o positivismo do francês
Auguste Comte:
a) criticava as
filosofias materialistas, defendendo o idealismo iluminista.
b) argumentava
a favor de uma história evolutiva e progressista.
c) considerava a
ciência e a religião como dons supremos do homem.
d) desprezava a
evolução, vendo a história como repetição e tradição.
e) teve
repercussões apenas no pensamento europeu do século XIX.
2. (UFPB/2010) O conceito de história é bastante complexo. Na verdade, não se pode
falar em um conceito único, mas em conceitos de história, os quais, com suas
aplicações, variam de acordo com as concepções de mundo e de sociedade adotadas
pelo historiador.
Considerando o exposto, analise as
afirmativas a seguir.
• A história de uma sociedade é regulada por
leis naturais, ou por leis com todas as características das leis dos fenômenos
naturais, invariáveis, constantes, independentes da vontade e da ação humanas.
• A história de uma sociedade não ocorre
apenas nos campos de batalha ou nas ações dos reis e presidentes, mas também
nas ruas, residências, colégios, igrejas, prostíbulos, pela ação de pessoas
comuns.
As afirmativas acima correspondem,
respectivamente, às seguintes concepções historiográficas:
a) Marxismo e
Positivismo
b) Epicurismo e
Historicismo
c) História das
Mentalidades e Estoicismo
d) Historicismo
e Marxismo
e) Positivismo
e História do Cotidiano
3. (UEMA/2012) O Positivismo, corrente cientifica que influenciou demasiadamente os
estudos historiográficos no Brasil ao longo do século XX, tinha como premissa o
estabelecimento da verdade sobre o passado, a partir da investigação das fontes
históricas. Sobre essa corrente, considere as afirmações a seguir.
I. A bandeira
brasileira traz ao centro a inscrição: “ordem e progresso”, em referência a uma
das concepções basilares dessa corrente, que considera a evolução de uma
sociedade dependente, primeiro, do seu ordenamento sem o qual não há evolução.
II. Essa
corrente, enquanto concepção metodológica de pesquisa histórica, apropriou-se
dos princípios da Escola Romântica alemã, notadamente das ideias de Humboldt e
Leopold Von Ranke. Portanto, entre o Historicismo e o Positivismo não há
diferenças conceituais.
III. A ideia de
que o historiador não poderia analisar criticamente a história, apenas
descrever os fatos tais e quais se passaram, resultou na exaltação de
personagens “ilustres”, “datas” e “lugares”, já que esses explicavam a história
por si própria.
IV. Na divisão
das ciências, a história ocupava o lugar mais importante, pois era o
carro-chefe na compreensão das relações sociais e o historiador era o cientista
que se encarregaria de aplicar a física social, ou seja, conduzir a sociedade.
V. Se a nação
brasileira aplicasse integralmente os princípios positivistas, rapidamente se
transformaria numa nação rica e evoluída,
pois aliaria o cientificismo dessa corrente com as ideias românticas de Ranke,
como a valorização da cultura e dos sentimentos dos povos.
Estão corretas apenas as afirmações
a) II, IV e V.
b) I, II e III.
c) II e IV.
d) I e III.
e) IV e V.
4. (UNIOESTE) A filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte
– foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e
tinha o objetivo de mostrar por que o pensamento positivista deve imperar entre
os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é correto afirmar
que
a) Augusto Comte
demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se
na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a
teológica e a metafísica.
b) na “Lei dos
Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado
teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior
ao estado positivo.
c) o estado
positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a
observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis
imutáveis nos fenômenos observáveis.
d) para Comte, o
estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado
metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.
5. (PUC MG/2002) A bandeira do Brasil foi pensada no contexto da construção do Estado
Republicano nos anos iniciais da República Velha. Seu lema, Ordem e Progresso,
expressava:
a) a ideologia
marxista: progresso material com ordem constitucional.
b) o pensamento
socialista: progresso industrial com ordem militar.
c) as ideias
anarco-sindicalistas: progresso capitalista com ordem nos sindicatos.
d) o ideário
positivista conservador: progresso econômico com ordem social.
6. (UNIMONTES 2009) O positivismo, primeira corrente teórica sistematizada de pensamento
sociológico, derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder exclusivo e
absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de
leis. Essas leis seriam a base da regulamentação da vida social.
Sobre o positivismo, é incorreto afirmar:
a) Os
positivistas buscaram analisar a vida social, constituindo o objeto de estudo,
métodos e conceitos, procurando chegar à mesma objetividade alcançada pelas
ciências naturais.
b) O positivismo
inspirava-se no método de investigação das ciências da natureza e procuravam
identificar, na vida social, as mesmas relações e princípios com os quais os
cientistas explicavam a vida natural.
c) Os
princípios do evolucionismo e do organicismo aplicados à vida social foram
amplamente criticados e recusados pelos positivistas, pois ignoravam as
particularidades das diversas sociedades.
d) A evolução
dos conhecimentos das ciências naturais – física, química e biologia – e o
sucesso das suas descobertas, principalmente no século XIX, atraíram os
primeiros cientistas sociais para o seu método de investigação.
7. (UFU 1998) Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos
afirmar que
I. é a primeira
corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto,
estabelecer conceitos e definir uma metodologia.
II. derivou-se da
crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e
traduzi-la sob a forma de leis naturais.
III. foi um
pensamento predominante na Alemanha, no século XIX, nascido principalmente de
correntes filosóficas da Ilustração.
IV. nele, a
sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e
coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.
a) II, III e IV
estão corretas.
b) I, II e III
estão corretas.
c) I, II e IV
estão corretas.
d) I e III estão
corretas.
e) Todas as
afirmativas estão corretas.
8. (UNICENTRO
2010) “O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que
significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do
“cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão
humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a
base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com
esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas,
filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem
explicaria a realidade e a sua participação nela”
(COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à
ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.).
Sobre o positivismo assinale a alternativa
correta.
a) O
positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do
pensamento e do estudo humano, visando à obtenção de resultados claros,
objetivos e completamente correto.
b) O positivismo
não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza e sim
criou o seu próprio método investigativo.
c) O positivismo
foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.
d) O positivismo
baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso
comum.
e) O positivismo
não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas.
9. (UEG 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo
do positivismo elaborado por Augusto Comte.
As características do pensamento comtiano
são:
a) a
sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis
naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências
naturais e a ciência deve ser neutra.
b) a sociedade
humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico
e o teológico, no qual predomina a religião positivista.
c) a sociologia
como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser
neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos
reciprocamente.
d) o processo de
evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que
necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
10. (UNIMONTES 2016) O Positivismo foi uma corrente de pensamento filosófico predominante no
século XIX e início do século XX. Seu mais eminente representante foi Auguste
Comte (1798-1857), que é considerado o precursor da Sociologia.
No que tange às características fundamentais
do Positivismo, pode-se afirmar, EXCETO
a) Para o
Positivismo, o conhecimento científico é a “bússola da sociedade”. Nesse sentido,
é imprescindível que se tenha o conhecimento acerca dos fenômenos sociais, para
que se consiga prever os mesmos e agir com eficácia.
b) O Positivismo
persegue um objetivo principal: descobrir as leis gerais que regem os fenômenos
sociais.
c) O
Positivismo é uma doutrina filosófica que enfatiza a busca pelo conhecimento
das singularidades sociais, dando ênfase ao estudo interpretativo das ações de
indivíduos em uma determinada coletividade.
d) O Positivismo
preza pela regularidade, estabilidade e bom funcionamento das instituições
sociais.
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