1. (UFRN/2008) Claude de Saint-Simon, pensador francês, é um dos representantes do
chamado “socialismo utópico”, corrente filosófica que criticava os resultados
sociais da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Em suas obras,
Saint-Simon propunha
a) a formação
de uma sociedade em que não haveria ociosos (militares, clero, nobreza,
magistrados) nem ocorreria a exploração do homem pelo homem.
b) a divisão do
trabalho, a concorrência entre as empresas e o livre comércio como meios para
se alcançar a harmonia e a justiça social.
c) a abolição
das regulamentações econômicas e das corporações, possibilitando que a economia
funcionasse segundo suas leis naturais.
d) a união do
proletariado de todos os países, de modo a promover a revolução que construiria
uma sociedade justa e igualitária.
2. (CEFET PR/2008) “A necessidade de modificações profundas na sociedade foi expressa,
inicialmente, por alguns pensadores sociais. Suas ideias, desenvolvidas na
primeira metade do século XIX, de uma maneira geral, se distinguiram por propor
certas mudanças desejáveis, visando alcançar uma sociedade mais justa,
igualitária e fraterna, sem, no entanto, apresentar de maneira concreta os
meios pelos quais essa sociedade se estabeleceria, pois não fizeram uma análise
crítica da evolução da própria sociedade capitalista. Dentre alguns de seus
principais teóricos podemos enumerar: Charles Fourier, Robert Owen e o Conde de
Saint Simon.”
O texto acima se refere a uma corrente de
pensamento político-social de contestação ao sistema capitalista:
a) Ludismo.
b) Socialismo
Utópico.
c) Cartismo.
d) Socialismo
Científico.
e) Anarquismo.
3. (CEFET PR/2009) O “Socialismo Utópico” pode ser definido como um conjunto de ideias que
se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente,
buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos. Em linhas gerais,
combate-se a propriedade privada dos meios de produção como única alternativa
para se atingir tal fim. A ausência de fundamentação científica é o traço
determinante dessas ideias. Pode-se dizer que seus autores, preocupados com os
problemas de justiça social e igualdade, deixavam-se levar por ideais
românticos. Assinale a alternativa que apresenta o único autor que NÃO
pertenceu a este ramo do socialismo.
a) Robert Owen
b) Karl Marx
c) Charles
Fourier
d) Louis Blanc
e) Claude
Saint-Simon
4. (UNIMONTES MG/2014) Analise as afirmativas a seguir, marcando C para as corretas ou I para
as incorretas, em relação ao socialismo utópico.
(__) Os socialistas
utópicos formaram o primeiro grupo de teóricos a formular críticas profundas ao
progresso industrial e a propor reformas sociais.
(__) Os teóricos do
socialismo utópico atacaram a propriedade privada e formularam a teoria da luta
de classes como agente transformador da sociedade.
(__) Os socialistas
utópicos propunham a criação de uma sociedade sem classes, baseada na doutrina
social da Igreja, exposta pela Teologia da Libertação.
(__) Os socialistas
utópicos idealizavam propostas baseadas em acordos entre as classes sociais,
como mecanismo de construção de um mundo mais justo.
A sequência CORRETA é:
a) I, I, I, I.
b) C, I, I,
C.
c) C, C, C, C.
d) I, C, C, I.
5. (UFJF MG) Na Europa do final do século XVIII e início do século XIX, vários
pensadores difundiam seus projetos políticos, econômicos e filosóficos com o
objetivo de transformar radicalmente a sociedade e a economia capitalista.
Influenciados pelas ideias oriundas da Revolução Francesa, pregavam a melhoria
da condição de vida dos trabalhadores com base nos preceitos da igualdade e
solidariedade. Saint-Simon (1760-1825), Robert Owen (1771-1858) e Charles
Furrier (1772-1837) faziam parte de um grupo de pensadores que pretendia
transformar a sociedade através da boa vontade e participação de todos.
Almejavam a melhoria das condições de vida dos operários explorados pela
Revolução Industrial e a igualdade de gênero (entre homens e mulheres). E
defendiam a necessidade de desenvolver o cooperativismo entre os trabalhadores.
Tal movimento filosófico e político ficou
conhecido como:
a) Comunismo
Primitivo.
b)
Anarco-Sindicalismo.
c) Socialismo
Utópico.
d) Marxismo
Leninista.
e) Darwinismo
Social.
6. (UFOP MG/1996) As ideias socialistas, difundidas ao longo da primeira metade do século
XIX ampliaram muito as reivindicações liberais por governos constitucionais e
por participação democrática, defendendo ainda a construção de uma nova
sociedade fundada no espírito de cooperação e planejamento para fazer frente
aos males surgidos com a industrialização.
São características do socialismo utópico da
primeira metade do século XIX, exceto:
a) Teve como
principais pensadores, divulgadores e implantadores de sociedades comunais os
franceses Henri de Saint-Simon e Charles Fourier além do inglês Robert Owen.
b) O
sant-simonismo apregoava a substituição da elite clerical e aristocrática no
poder por uma nova elite de cientistas e industriais mais apta a governar e a
planejar a sociedade de acordo com as necessidades da nova era industrial.
c) O
socialismo utópico era hostil a todo e qualquer fundamento da sociedade
industrial, propondo a constituição de pequenas comunidades agrárias, como as
fundadas por Fourier e Owen.
d) As
comunidades planejadas por Fourier chamavam-se falanstérios, e deveriam agrupar
em torno de 1600 pessoas, sendo que, em meados do século XIX, haviam sido
implantadas 29 dessas comunidades nos Estados Unidos.
e) O
proprietário de fábricas e reformador infantil, recusando-se a contratar
crianças abaixo de 10 anos, criando ainda um programa especial de ensino para
crianças.
7. (FGV) Na
distinção entre 'socialistas utópicos e socialistas científicos', são
representantes dos primeiros:
a) L. Bianc, R.
Owen e M. Bakunin.
b) C. Fouder,
Saint-Simom e F. Engels.
c) M. Bakunin,
Proudhon e A. Bebel.
d) R. Owen, F.
Engels e A. Bebel.
e) L. Blanc,
Saint-Simom e Proudhon.
8. (Mackenzie) Os primeiros socialistas, ao formularem profundas críticas ao progresso
industrial, estavam ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes
proprietários, mas tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos
acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes.
Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo
Os historiadores acima estão se referindo
aos:
a) socialistas
científicos.
b) socialistas
utópicos.
c) anarquistas.
d) marxistas.
e) socialistas
liberais.
9. (FGV) O
movimento de Owenismo (Robert Owen), no chamado socialismo utópico do século
XIX, caracterizou-se por:
a) pretender a
conquista do poder imediatamente e através da luta armada;
b) pretender
destruir o sistema capitalista, através de sua paralisação por uma greve universal
e de duração indeterminada;
c) pretender
a criação de comunidades-modelo, a base da cooperação nas quais não haveria a
instituição do lucro;
d) pretender
chegar ao socialismo, através de barganhas entre a cúpula sindical e os
representantes dos patrões, unicamente;
e) sustentar que
havia o capitalismo em virtude de os homens terem sido condenados à miséria
terrena, sendo o mundo celestial socialista, daí a abdicação de qualquer
movimento de rebelião ou greve.
10. (UNIUBE MG/2013) No século XIX, na Europa, enquanto se intensificava o processo de
industrialização, os trabalhadores viam agravar suas precárias condições de
vida. Nesse contexto, desenvolveu-se o pensamento socialista no afã de buscar
soluções para essa realidade. O pensamento socialista ficou dividido em duas
correntes: socialismo utópico e socialismo científico. As ideias comum e
divergente entre eles são, respectivamente:
a) a tomada do
poder político pelo proletariado; a distribuição das riquezas de acordo com as
necessidades dos indivíduos.
b) a base da
justiça social está na centralização estatal; a bondade dos homens levará à
igualdade social.
c) o
reconhecimento da luta de classes como base das desigualdades sociais; o
trabalho como mecanismo produtor de riquezas e bem-estar.
d) a
transformação social pela revolução; a criação de uma sociedade alternativa de
base humanista e cristã.
e) a
concepção de uma sociedade mais justa; a ausência de análise da realidade
concreta para viabilização das transformações sociais.
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