1. (UCP-PR) O desejo de
morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de
Lira dos vinte anos. Trata-se de:
a)
Gonçalves Dias.
b)
Castro Alves.
c)
Gonçalves de Magalhães.
d)
Casimiro de Abreu.
e)
Álvares de Azevedo.
2. (UFRS) A produção
de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão:
a)
do culto à natureza
b)
do cientificismo
c)
da arte pela arte
d)
do culto ao "bom selvagem"
e)
do mal-do-século.
3. (PUC)
Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem-dotado de sua geração,
Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
a) Conde Lopo;
b) Macário;
c) espumas
Flutuantes;
d) Noite na
Taverna;
e) Pedro Ivo.
4. (F.C. CHAGAS) A poesia confessional e fantasia de Álvares de Azevedo
pertence a uma geração romântica situada entre a de
a) Gonçalves
Dias e a de Cláudio Manuel da Costa;
b) Gonçalves
de Magalhães e a de Gonçalves Dias;
c) Castro
Alves e a de Cruz e Sousa;
d) Gonçalves
Dias e a de Castro Alves;
e) Cláudio
Manuel da Costa e a de Tomás Antônio Gonzaga.
5. (Fuvest-2001)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso ... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira
dos vinte anos)
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com
intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e
tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a
a) ironia
romântica.
b) tendência
romântica ao misticismo.
c) melancolia
romântica.
d) aversão dos
românticos à natureza.
e) fuga
romântica para o sonho.
6. (PUC - PR-2007) Assinale a alternativa que identifica as qualidades do
Romantismo presentes no poema "O poeta", de Álvares de Azevedo:
"no meu leito adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!"
a) é do
Romantismo pela imagem da mulher amada idealizada.
b) O poema
pertence ao Romantismo porque tem rimas emparelhadas.
c) porque tem
metáforas.
d) porque
apresenta um poeta enamorado.
e) porque
trata a natureza de forma humanizada.
7. (PUC-RS)
"Já de morte o palor me cobre o rosto
Nos lábios meus o alento desfalece.
Surda agonia o coração fenece
E devora meu ser mortal desgosto!
do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... Já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem
posto!"
A relação mórbida com a morte demonstra que
parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao:
a) idealismo
amoroso.
b) saudosismo
inconformado.
c) misticismo
religioso.
d) negativismo
filosófico.
e) mal do
século.
8. (Fuvest-2001)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso ... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira
dos vinte anos)
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com
intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e
tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a
a) ironia
romântica.
b) tendência
romântica ao misticismo.
c) melancolia
romântica.
d) aversão dos
românticos à natureza.
e) fuga
romântica para o sonho.
9. (UFMG-1997) É característica da Lira dos vinte anos, de Alvares de
Azevedo:
a) a
apresentação do índio como símbolo da nacionalidade brasileira.
b) a
manifestação do mal - do - século, pessimismo e desejo de morrer.
c) a opção por
uma poesia de denúncia social, engajada na luta abolicionista.
d) a
representação de uma natureza brasileira, tropical e exótica.
10. (UFMG-1997) Considerando a obra Lira dos vinte anos, de Álvares de
Azevedo, pode-se dizer que em todas as alternativas a mulher aparece como
referência central da imagem, EXCETO em:
a) Meu desejo?
era ser o sapatilho
Que teu mimoso pé no baile encerra...
A esperança que sonhas no futuro,
As saudades que tens aqui na terra...
b) Acorda,
minha donzela!
Foi-se a lua - eis a manhã
E nos céus da primavera
A aurora é tua irmã!
c) Na praia
deserta que a lua branqueia,
Que mimo! que rosa, que filha de Deus!
Tão pálida - ao vê-la meu ser devaneia,
Sufoco nos lábios os hálitos meus!
d) Se a vida é lírio que a paixão desflora,
Meu lírio virginal eu conservei;
Somente no passado tive sonhos
E outrora nunca amei!
11. (UFMG-1997) Em todas as alternativas, Álvares de Azevedo mantém-se
fiel à proposta romântica de amor idealizado, EXCETO em:
a) Ah! vem
pálida virgem, se tens pena
De quem morre por ti, e morre amando,
Dá vida em teu alento à minha vida,
Une nos lábios meus minh'alma à tua!
b) Namoro e sou feliz nos meus amores;
Sou garboso e rapaz... Uma criada
Abrasada de amor por um soneto
Já um beijo me deu subindo a escada...
c) Pálida à luz
da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
d) Um beijo
divinal que acende as veias,
Que de encanto os olhos ilumina,
Colhido a medo como flor da noite
Do teu lábio na rosa purpurina, (...)
12. (PUC-SP-2003)
Sombras do vale, noites da montanha
Que minh’alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!
Mas quando preludia ave d’aurora
E quando à meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri os ramos...
Deixai a lua prantear-me a lousa!
O que dominantemente aflora nos versos acima
e caracteriza o poeta Álvares de Azevedo como ultrarromântico é
a) a
devoção pela noite e por ambientes lúgubres e sombrios.
b) o
sentimento de autodestruição e a valorização da natureza tropical.
c) o acentuado
pessimismo e a valorização da religiosidade mística.
d) o
sentimento byroniano de tom elegíaco e humorístico-satânico.
e) o sonho
adolescente e a supervalorização da vida.
13. (PUC - PR-2007) Assinale a alternativa que identifica as qualidades do
Romantismo presentes no poema "O poeta", de Álvares de Azevedo:
"no meu leito adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!"
a) é do
Romantismo pela imagem da mulher amada idealizada.
b) O poema
pertence ao Romantismo porque tem rimas emparelhadas.
c) porque tem
metáforas.
d) porque
apresenta um poeta enamorado.
e) porque
trata a natureza de forma humanizada.
14. (UFTM-2007)
Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! votei meus pobres dias
À sina douda de um amor sem fruto...
E minha alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus? morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já que não levo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!
(Álvares de Azevedo, Adeus, meus sonhos!; em
Lira dos Vinte Anos)
Considere as seguintes afirmações
fundamentadas nesse texto.
I. O poema
exibe traços românticos na temática escolhida, centrando-se na antítese “vida e
morte”.
II. A
designação “romantismo egótico” advém do destaque dado ao subjetivismo pela 2.ª
geração romântica, à qual se filia o texto.
III. O eu lírico
simula a aproximação da morte, marcando o texto de pessimismo e sentimento de
desilusão amorosa.
Deve-se concluir que é correto o que se
afirma em
a) I, apenas.
b) III,
apenas.
c) I e II,
apenas.
d) I e III,
apenas.
e) I, II e
III.
15. (Vunesp - SP) Leia atentamente os versos seguintes:
Eu deixo a vida com deixa o tédio
Do deserto o poeta caminheiro
- Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um mineiro.
Esses versos de Álvares de Azevedo significam
a:
a) revolta
diante da morte.
b) aceitação
da vida como um longo pesadelo.
c) aceitação
da morte como a solução.
d) tristeza
pelas condições de vida.
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