1. (UNIFOR-CE)
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes
esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
Os versos acima, do poema "Mãos
dadas", de Carlos Drummond de Andrade, prendem-se a uma fase de sua poesia
na qual o poeta mineiro,
a) promovendo um
balanço crítico de sua poesia, aventura-se em novas formas poéticas, de caráter
experimental.
b) influenciado
diretamente por Oswald de Andrade, passa a compor epigramas irônicos.
c) relativizando
a ironia que caracterizava momentos anteriores, escreve poemas de cunho
político-social.
d) desiludido
com os rumos do mundo contemporâneo, recolhe-se à intimidade e passa a refletir
sobre o absurdo da existência.
e) já na casa
dos setenta anos, entrega-se a um memorialismo em tom de crônica, revivendo
suas experiências juvenis.
2. (UFAC/2011) Carlos Drummond de Andrade é um grande poeta da denominada Segunda
Geração do Modernismo cujas principais características são:
I. Grande preocupação com a renovação da
linguagem.
II. Arte pela arte.
III. Produção com forte dimensão social.
a) Somente a afirmação I está correta.
b) As afirmações II e III estão corretas.
c) As afirmações I e III estão corretas.
d) Somente a afirmação III está correta
e) Somente a afirmação II está correta
3. (IBMEC
SP/2011)
1ª parte do poema “Eu, etiqueta”
Carlos Drummond de Andrade
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
Um nome…estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, permanência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Carlos Drummond de Andrade é considerado o
poeta mais importante do nosso Modernismo e pertenceu à segunda geração desse
período literário. Assinale as principais características dessa fase,
visivelmente detectadas no poema:
a) Literatura
politizada, marcada pelo questionamento da realidade e comprometida com as
transformações sociais enfrentadas pelo país.
b) Subjetividade, o culto ao “EU”, ao
individualismo e à liberdade de expressão.
c) Predomínio da razão sobre os sentimentos e
uso de uma linguagem mais sóbria, sem excessos e figuras de linguagem.
d) Literatura marcada pela obscuridade. A
realidade é revelada de uma forma imprecisa e vaga.
e) Culto excessivo da forma, expresso por meio
de malabarismos sintáticos e abusos de figuras literárias, o que resulta em um
rebuscamento exagerado da linguagem.
4. (PUC-RS)
"Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos."
Um dos traços da poesia de Carlos Drummond de
Andrade, como demonstram os versos acima, é a ________________ entre as
estrofes, o que nos oferece uma ideia de fragmentação da realidade.
a) disponibilidade
b) carência.
c) descontinuidade.
d) indagação.
e) dissolução.
5. (UFRS) Poeta que estreou em 1930, com Alguma poesia, e cuja obra apresenta,
por um lado, o cotidiano com o humor nele contido e, por outro, a visão
transcendente da realidade diária. Trata-se de:
a) Carlos
Drummond de Andrade.
b) Augusto Frederico Schmidt.
c) Manuel Bandeira.
d) Murilo Mendes.
e) Cassiano Ricardo.
6. (CESESP-PE) Assinalar a série em que todas as obras são de Carlos Drummond de
Andrade.
a) Brejo das almas; Paulicéia desvairada;
Fazendeiro do ar.
b) Lição de coisas/ Amar, verbo intransitivo;
Contos de aprendiz.
c) Confissões de Minas; Câmara ardente;
Broquéis.
d) Claro enigma; Clã do Jabuti; Kyriale.
e) Sentimento
do mundo; A rosa do povo; Claro enigma.
7. (PUC-RS)
"Não faça versos sobre acontecimentos,
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
Não aquece nem ilumina."
Uma das constantes da obra de Carlos Drummond
de Andrade, como se verifica nos versos acima, é:
a) a louvação do homem social.
b) negativismo destrutivo.
c) a violação e desintegração da palavra.
d) pessimismo lírico.
e) questionamento
da própria poesia.
8. (UM-SP) É incorreto afirmar sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade que:
a) seu
posicionamento individualista o afasta da problemática do homem comum, do
dia-a-dia.
b) uma de suas temáticas é a reflexão em torno
da própria poesia.
c) a lembrança de Itabira, sua terra natal,
aparece em parte de sua obra.
d) ocorre-lhe, muitas vezes, a mostragem de uma
angústia proveniente de acreditar que não há saída para a problemática
existencial.
e) a ironia madura é uma das características
marcantes de sua poesia.
9. (PUC-SP) "Confidência do itabirano" faz parte do livro A rosa do povo.
Nesta obra verifica-se:
a) uma análise do comportamento humano, na
relação cidade e campo.
b) apenas uma teoria de sua própria produção
poética.
c) uma reflexão sobre os valores teológicos e
metafísicos do homem contemporâneo.
d) uma predileção por temas eróticos e
sensuais.
e) uma
temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo.
10. (FEI-SP)
"Alguns anos vivi em Itabira
Principalmente nasci em Itabira
Por isso sou triste, orgulhoso: de
ferro."
(Carlos Drummond de Andrade)
Sobre o autor do texto, é incorreto afirmar:
a) fato de ter nascido em Itabira, Minas
Gerais, foi um dos temas recorrentes de sua obra literária.
b) escreveu
o mais famoso dos romances modernos de nossa literatura: Vaga música.
c) poeta, contista, ensaísta e cronista,
desprezou o nacionalismo folclórico e exótico da geração que o antecedeu, em
busca de uma maturidade estética.
d) nas suas poesias [sic], encontram-se a
ironia, o humor, a linguagem cotidiana usada em versos livres, próprios da
poesia modernista; muitos dos seus sentimentos pessoais são revelados com
sensibilidade e leve amargura.
e) seu poema "No meio do caminho"
constitui um marco do Movimento Modernista.
11. (FCC) Assinale a alternativa em que se resume a trajetória da poesia de
Carlos Drummond de Andrade.
a) Nasce mística e elevada; desencanta-se e se
faz satírica; readquire uma visão religiosa e adota posição combativa em favor
da salvação do Homem.
b) Nasce influenciada pelo simbolismo;
conquista a simplicidade da linguagem coloquial; passa a tematizar sobretudo a
morte, em tom frio e superior.
c) Nasce
irônica e corrosiva; adota posição combativa e socializante ao tempo da Segunda
Guerra; desencanta-se e se faz amarga e metafísica; volta-se para a memória
autobiográfica e para a crítica da sociedade de consumo.
d) Nasce influenciada pelo surrealismo;
encontra seu próprio caminho nos experimentos de vanguarda; supera o conceito
de verso e explora sugestivamente o branco da página.
e) Nasce romântica e amorosa; faz-se católica e
mística, abandonando a sensualidade da primeira fase; explora temas bíblicos em
tom elevado.
12. (FCMSCSP)
"Estes poemas são meus. É minha terra
e é ainda mais do que ela. É qualquer homem
ao meio-dia em qualquer praça. É a lanterna
em qualquer estalagem, se ainda as há.
- Há mortos? há mercados? há doenças?
É tudo meu. Ser explosivo, sem fronteiras,
por que falsa mesquinhez me rasgaria?"
Assinale a alternativa que contém o juízo
crítico adequado ao autor do excerto.
a) tratamento
dessa multiplicidade de temas e de motivos, de captações de dados e situações
da realidade cotidiana, interiorizados para alimentar o "sentimento do
mundo" que Carlos Drummond de Andrade carrega consigo, amadurece
progressivamente desde os primeiros versos.
b) Com Cecília Meireles, a vertente intimista
afina-se ao extremo e toca os limites da música abstrata.
c) Parodiando com verve os resquícios ultrarromânticos
espalhados na poesia e no teatro do tempo, Artur Azevedo mostra-nos um retrato
fiel da sociedade carioca dos últimos 20 anos do século XIX, precisamente sua
fase boêmia.
d) Hoje parece consenso da melhor crítica
reconhecer em Bilac não um grande poeta, mas um poeta eloquente, capaz de dizer
com fluência as coisas mais díspares.
e) A lírica de Gonçalves Dias singulariza-se no
conjunto da poesia romântica brasileira como a mais literária, isto é, a que
melhor exprimiu o caráter mediador entre os polos da expressão e os da
construção.
13. (Univ. São
Francisco) Sobre Carlos Drummond de Andrade, é
incorreto afirmar que:
a) o
autor dedicou sua carreira exclusivamente à poesia.
b) a obra poética do autor percorreu várias
fases, representando a própria evolução da poesia moderna brasileira.
c) utiliza em muitos de seus poemas o verso
livre, correspondendo aos ideais renovadores instaurados em 1922.
d) cita em muitos poemas Itabira, sua cidade
natal.
e) estreou em 1930 com o livro Alguma Poesia.
14. (Univ.
Católica de Pelotas)
"Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Entretanto lutamos
Mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco
Algumas, tão fortes
como um javali."
(O Lutador)
Uma das constantes na obra poética de Carlos Drummond
de Andrade, como se verifica nos versos acima, é
a) a louvação do poema social.
b) o negativismo destrutivo.
c) o
questionamento da própria poesia.
d) o espiritualismo e o intimismo.
e) a denúncia social.
15. (F.C. CHAGAS) "Minha flor minha flor. Minha prímula
meu pelargônio meu gladíolo meu botão-de-ouro. Minha peônia. Minha cinerária
minha calêndula minha boca-de-leão. Minha gérbera. Minha clívia. Meu cimbídio.
Flor flor flor. Floramarílis. Floranêmona. Florazálea. Clematite minha."
Com este fragmento da Declaração de Amor,
poema da década de 80, pode-se observar que Carlos Drummond de Andrade
confirma, num exemplo-limite, uma das constantes de sua trajetória poética:
a) a preferência pelo ritmo fluente do poema em
prosa, que revoluciona a cadência do verso tradicional.
b) o
interesse pelas pesquisas de léxico e pelo poder encantatório da palavra.
c) a predominância de frases nominais como
recurso estilístico de impacto na poesia.
d) maior relevo dado ao significante das
palavras, em detrimento de seu significado.
e) o abandono do verso e consequente adoção de
um outro tipo de efeito rítmico.
16. (MACK) Assinale a alternativa que não se aplica à obra de Carlos Drummond de
Andrade.
a) Participante
da Semana de Arte Moderna, sua poesia é típica representante da primeira
geração modernista brasileira.
b) Em muitos poemas, apresenta seu desencanto
em relação à vida.
c) "Morte do leiteiro" é um poema
baseado na problemática do dia-a-dia.
d) Extrai do mundo interiorano de Itabira o
tema para alguns de seus poemas.
e) "A procurada poesia" é um poema em
que o autor se preocupa com a própria confecção da poesia.
17. (FUVEST
2006) O que Pedro Nava afirma no final do texto
ajuda a compreender o título do livro "Esquecer para lembrar", de
Carlos Drummond de Andrade, título que contém
a) um
paradoxo apenas aparente, já que designa uma das operações próprias da memória.
b) uma contradição insuperável, justificada
apenas pelo valor poético que alcança.
c) uma explicação para a dificuldade de se
organizar de modo sistemático os fatos lembrados.
d) uma fina ironia, pois a antítese entre os
dois verbos dá a entender o inverso do que nele se afirma.
e) uma metáfora, já que o tempo do esquecimento
e o tempo da lembrança não podem ser simultâneos.
18. (FUVEST 2007) PROCURA DA POESIA
Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
não aquece nem ilumina.
(...)
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
(...)
Carlos Drummond de Andrade, "A rosa do
povo".
No contexto do livro, a afirmação do caráter
verbal da poesia e a incitação a que se penetre "no reino das
palavras", presentes no excerto, indicam que, para o poeta de "A rosa
do povo",
a) praticar a arte pela arte é a maneira mais
eficaz de se opor ao mundo capitalista.
b) a procura da boa poesia começa pela estrita
observância da variedade padrão da linguagem.
c) fazer poesia é produzir enigmas verbais que
não podem nem devem ser interpretados.
d) as
intenções sociais da poesia não a dispensam de ter em conta o que é próprio da
linguagem.
e) os poemas metalinguísticos, nos quais a
poesia fala apenas de si mesma, são superiores aos poemas que falam também de
outros assuntos.
19. (FUVEST
2001)
Chega!
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos.
Minha boca procura a "Canção do
Exílio".
Como era mesmo a "Canção do
Exílio"?
Eu tão esquecido de minha terra...
Ai terra que tem palmeiras
onde canta o sabiá!
(Carlos Drummond de Andrade, "Europa,
França e Bahia", ALGUMA POESIA)
Neste excerto, a citação e a presença de
trechos ___________ constituem um caso de ___________
Os espaços pontilhados da frase acima deverão
ser preenchidos, respectivamente, com o que está em:
a) do famoso poema de Álvares de Azevedo /
discurso indireto.
b) da conhecida canção de Noel Rosa / paródia.
c) do
célebre poema de Gonçalves Dias/ intertextualidade.
d) da célebre composição de Villa-Lobos/ ironia.
e) do famoso poema de Mário de Andrade /
metalinguagem.
GABARITO
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