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QUESTÕES SOBRE CECÍLIA MEIRELES



1. (UFSCAR)
Reinvenção
A vida só é possível
reinventada.
Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas ...
Ah! tudo bolhas
que vêm de fundas piscinas
de ilusionismo ... - mais nada.
Mas a vida, a vida , a vida
a vida só é possível
reinventada. […]
(Cecília Meireles)
Podemos dizer que, nesse trecho de um poema de Cecília Meireles, encontramos traços de seu estilo
a) sempre marcado pelo momento histórico.
b) ligado ao vanguardismo da geração de 22.
c) inspirado em temas genuinamente brasileiros.
d) vinculado à estética simbolista.
e) de caráter épico, com inspiração camoniana.


2. (UFU) Leia o poema abaixo:
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio tão amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas,
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa e fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?"
(Cecília Meireles)
Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o poema:
a) A expressão "mãos sem força", que aparece no primeiro verso da segunda estrofe, indica um lado fragilizado e impotente do "eu" poético diante de sua postura existencial.
b) As palavras mais sugerem do que escrevem, resultando, daí, a força das impressões sensoriais. Imagens visuais e auditivas, em outros poemas, sucedem-se a todo momento.
c) O tema revela uma busca da percepção de si mesmo. Antes de um simples retrato, o que se mostra é um autorretrato, por meio do qual o "eu" poético olha-se no presente, comparando-se com aquilo que foi no passado.
d) Não há no poema o registro de estados de ânimo vagos e quase incorpóreos, nem a noção de perda amorosa, abandono e solidão.


3. (PUC-RS) O livro de Cecília Meireles que evoca os "tempos do ouro" denomina-se:
a) Romanceiro da Inconfidência.
b) Balada para el-Rei.
c) Vaga música.
d) Retrato natural.
e) Romance de Santa Clara.


4. (MACK) "Romanceiro da Inconfidência" é um longo poema que revê nossa época árcade. Seu autor é:
a) Mário de Andrade.
b) Oswald de Andrade.
c) Carlos Drummond de Andrade.
d) Cecília Meireles.
e) Vinícius de Moraes.


5. (UFES)
"Assovio
Ninguém abra a sua porta
para ver que aconteceu:
saímos de braço dado,
a noite escura mais eu.
Ela não sabe o meu rumo,
eu não lhe pergunto o seu:
não posso perder mais nada,
se o que houve já se perdeu.
Vou pelo braço da noite,
levando tudo que é meu:
– a dor que os homens me deram,
e a canção que Deus me deu."
(Cecília Meireles - Viagem)
Cecília Meireles, no poema transcrito, vale-se dos seguintes recursos estilísticos:
a) humanização/ intimismo/ redondilha maior.
b) sinestesia/ subjetivismo/ soneto.
c) anáfora/ fugacidade/ redondilha menor.
d) metonímia/ transcendência/ ode.
e) metáfora/ desengano/ epigrama.


6. (UFES)
"Pareceis de tênue seda,
sem peso de ação nem de hora...
– e estais no bico das penas,
– e estais na tinta que as molha,
– e estais nas mãos dos juízes,
– e sois o ferro que arrocha,
– e sois o barco para o exílio,
– e sois Moçambique e Angola!"
("Romance III ou das Palavras Aéreas")
Cecília Meireles, nesse trecho de uma composição inserida no "Romanceiro da Inconfidência, dirige-se às palavras através de:
a) processo anafórico/ catacrese/ versos isométricos.
b) processo metafórico/ antonomásia/ versos heterométricos.
c) processo anafórico/ metonímia/ versos isométricos.
d) processo metafórico/ alegoria/ versos heterométricos.
e) processo anafórico/ símbolo/ versos isométricos.


7. (UFES) Das obras abaixo, a única não escrita por Cecília Meireles:
a) Mar absoluto.
b) Retrato natural.
c) Vaga música.
d) Lição de coisas.
e) Poemas escritos na Índia.


8. (UFES) Cecília Meireles escreveu os seguintes versos:
a) "De tudo, ao meu amor serei atento
     Antes, e com tal zelo e sempre e tanto
     Que mesmo em face do maior encanto
     Dele se encante mais meu pensamento."
b) "Não serei o poeta de um mundo caduco
     Também não cantarei o mundo futuro
     Estou preso à vida
     E olho meus companheiros."
c) "Eu canto porque o instante existe
     E a minha vida está completa
     Não sou alegre, nem sou triste
     Sou poeta."
d) "Eu sou redondo
     Redondo eu sei
     Eu sou uma redondilha
     Das mulheres que eu beijei."
e) "Na rua Aurora eu nasci
     Na aurora da minha vida
     E numa aurora cresci."


9. (ENEM – 2012)
Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...
MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).
O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
a) A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.
b) As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras.
c) O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.
d) Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.
e) Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.


10. (FUVEST) Com o próprio título indica, no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, os romances têm como referência nuclear já frustrada rebelião na Vila Rica do Século XVIII. No entanto, deve-se reconhecer que:
a) A base histórica utilizada no poema converte-se no lirismo transcendente e amargo que caracteriza as outras obras da autora.
b) As intenções ideológicas da autora e a estrutura narrativa do poema emprestam ao texto as virtudes de uma elaborada prosa poética.
c) A imaginação poética dá à autora a possibilidade de interferir no curso dos episódios essenciais da
rebelião, alterando-lhes o rumo.
d) A matéria histórica tanto alimenta a expressão poética no desenvolvimento dos fatos centrais quanto motiva o lirismo reflexivo.
e) A preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da
vida, habitual na poesia da autora.


11. Estão, entre as principais características da linguagem poética de Cecília Meireles:
a) Sua linguagem é marcada pelo experimentalismo e bastante influenciada pela linguagem popular. Buscou a recriação da linguagem a partir do contato com os falares regionais, defendendo os “erros” gramaticais como expressão maior de nossa brasilidade.
b) Sua escrita é direta e simples, quase prosaica, muito embora tenha tido grande conhecimento das formas clássicas de estruturação de poemas, elementos que também podem ser encontrados em sua obra.
c) O cuidado com a seleção vocabular e a inclinação para a musicalidade, para o verso curto e para os paralelismos estão entre as principais características da poesia de Cecília Meireles.
d) Por meio de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Cecília Meireles satirizava os meios acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda ruptura em relação à cultura do passado.


12. (ITA 2003) Cecília Meireles, poeta da segunda fase do Modernismo Brasileiro, faz parte da chamada “Poesia de 30”. Sobre esta autora e seu estilo, é CORRETO afirmar que ela
a) seguiu rigidamente o Modernismo Brasileiro, produzindo uma poesia de consciência histórica.
b) não seguiu rigidamente o Modernismo Brasileiro, produzindo uma obra de traços parnasianos.
c) seguiu rigidamente o Modernismo Brasileiro, produzindo uma poesia panfletária e musical.
d) não seguiu rigidamente nenhuma corrente do Modernismo Brasileiro, produzindo uma poesia lírica, mística e musical.


GABARITO

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