1. (UEL) Assinale a
letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do
trecho apresentado.
Simplificando a linguagem lírica de Cláudio Manuel
da Costa, mas evitando igualmente a diluição dos valores poéticos no
sentimentalismo, as ...... mais densas, dedicadas a ......, fizeram de ......
uma figura central do nosso Arcadismo.
a)
crônicas - Marília - Dirceu
b)
crônicas - Gonzaga - Dirceu
c)
sátiras - Dirceu - Gonzaga
d)
liras - Gonzaga - Dirceu
e)
liras - Marília – Gonzaga
2. (UEL)
"Destes
penhascos fez a natureza
O berço em que
nasci: oh quem cuidara
Que entre penhas
tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza."
Os versos anteriores constituem exemplo da
a)
sátira de Gregório de Matos aos poderosos da Bahia.
b)
lírica amorosa de Tomás Antonio Gonzaga.
c)
paisagem bucólica idealizada na poesia de Claúdio Manuel da Costa.
d)
da sátira de Tomás Antônio Gonzaga ao Governador de Minas.
e)
ambivalência cultural na poesia de Cláudio Manuel da Costa.
3. (UFSM) Assinale a
alternativa INCORRETA a respeito de Cláudio Manuel da Costa.
a)
Além da produção lírica, escreveu um poema de caráter épico que se intitula
"Vila Rica".
b)
Sob o pseudônimo árcade de Glauceste Satúrnio, compôs uma poesia em que é
marcante a imagem da pedra.
c)
Compôs poemas marcados pela condição do pastor que procura a natureza como
refúgio.
d)
Cultiva a forma do soneto em que explora temas como a infelicidade amorosa.
e)
Sua produção poética costuma ser dividida pela crítica em lírica, satírica e
religiosa.
4. (UFSM) Autor de
"Obras poéticas", apresenta, em suas composições, motivos árcades.
Assinale a alternativa que identifica esse autor, associando, corretamente, seu
nome à característica presente nessa obra.
a)
Cláudio Manuel da Costa - desencanto e brevidade do amor
b)
Basílio da Gama - preocupação com feito histórico
c)
Tomás Antônio Gonzaga - celebração da natureza
d)
Basílio da Gama - inspiração religiosa
e)
Tomás Antônio Gonzaga - celebração da amada
5. (FATEC-SP) Sobre o
Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
a)
tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita
os motivos e formas.
b)
teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original,
recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa.
c)
nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão)
e O Uruguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária
destacada em relação ao primeiro.
d)
norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de
Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a
originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor.
e)
apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões
sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa.
6. (CESCEM) O
Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:
a)
com a fundação de Arcádia de Lusitana.
b)
com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela
fundação da Arcádia Ulissiponense.
c)
com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela
fundação da Arcádia Ultramarina.
d)
pela vinda da família real para o Brasil.
7. (UFSCar)
Texto 1
Eu quero uma casa
no campo
do tamanho ideal
pau-a-pique e sapê
Onde eu possa
plantar meus amigos
meus discos
meus livros
e nada mais
(Zé Rodrix e Tavito)
Texto 2
Se o bem desta
choupana pode tanto,
Que chega a ter
mais preço, e mais valia,
Que da cidade o
lisonjeiro encanto;
Aqui descanse a
louca fantasia;
E o que té agora
se tornava em pranto,
Se converta em afetos de alegria.
(Cláudio Manuel da Costa)
Embora muito distantes entre si na linha do tempo,
os textos aproximam-se, pois o ideal que defendem é
a)
o uso da emoção em detrimento da razão, pois esta retira do homem seus
melhores sentimentos.
b)
o desejo de enriquecer no campo, aproveitando as riquezas naturais.
c)
a dedicação à produção poética junto à natureza, fonte de inspiração dos
poetas.
d)
o aproveitamento do dia presente - o carpe diem-, pois o tempo passa
rapidamente.
e)
o sonho de uma vida mais simples e natural, distante dos centros urbanos.
8. (UEL 1994) Os poemas de
Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga foram escritos:
a)
em reação ao sentimentalismo romântico, contrapondo-lhe sua linguagem clara e
equilibrada.
b)
ainda dentro do espírito barroco, conforme o atestam sua religiosidade
conflituosa e seu estilo artificial.
c)
à época da Inconfidência Mineira, relacionando-se intimamente com os ideais
desse movimento.
d)
em meados do século XIX, dedicando-se à propagação dos ideais da
Contrarreforma.
e)
em apoio à consolidação de nossa recente Independência, contra a qual ainda se
insurgiam grupos descontentes.
9. (UPF 2012) Na poesia de
Cláudio Manuel da Costa verifica-se um conflito entre as solicitações da
poética neoclássica ou arcade, que o levam a conceber artificialmente uma
paisagem __________ e o sentimento nativista do escritor, que o impele a
aproveitar artisticamente a paisagem __________ de sua pátria.
A alternativa que completa corretamente as lacunas
do texto anterior é:
a)
amena - bucólica
b)
rústica - bucólica
c) bucólica -
rústica
d)
rústica - amena
e) bucólica
- amena
10. (Enem 2008)
Torno a ver-vos, ó
montes; o destino (verso 1)
Aqui me torna a
pôr nestes outeiros,
Onde um tempo os
gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte, rico e fino. (verso 4)
Aqui estou entre
Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis,
meus doces companheiros,
Vendo correr os
míseros vaqueiros (verso 7)
Atrás de seu cansado desatino.
Se o bem desta
choupana pode tanto,
Que chega a ter
mais preço, e mais valia (verso 10)
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,
Aqui descanse a
louca fantasia,
E o que até agora
se tornava em pranto (verso 13)
Se converta em afetos de alegria.
Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho.
A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9.
Considerando o
soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro,
assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o
momento histórico de sua produção.
a)
Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens
relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje
“rico e fino”.
b)
A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma
contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano
da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.
c)
O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que
evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária
realista da vida nacional.
d)
A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é
formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa
da Colônia sobre a Metrópole.
e)
A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está
representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à
transformação do pranto em alegria.
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