1. (PUC-RS) A
crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:
a) branca
b) negra
c) rubra
d) roxa
e) azul
2. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o
objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma
característica do:
a) Romantismo,
sobretudo na obra de Castro Alves
b) Barroco,
principalmente em Gregório de Matos
c) Simbolismo, representado pelas obras de
Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens
d)
Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira
e)
Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.
3. (ENEM)
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis:
Fundação Catarinense de Cultura /Fundação Banco do Brasil, 1993.)
Os elementos formais e temáticos relacionados
com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas,
de Cruz e Sousa, são:
a) a opção
pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
b) a
prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.
c) o
refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas
universais.
d) a evidente
preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas
inovadoras.
e) a liberdade
formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em
favor de temas do cotidiano.
4. (PUC) No
poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:
a) inovações, simultaneidade de traços,
dinamicidade, ausência de sequência temporal e descritor-observador.
b)
Explicações, sequência de traços, estaticidade, sequência temporal e
narrador-personagem.
c) Explicações,
sequência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de
narrador.
d) Invocações,
concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e
ausência de narrador.
e) Invocações,
concomitância de traços, estaticidade, sequência temporal e
descritor-observador.
5. (FUVEST)
“E fria, fluente, frouxa claridade
flutua como as brumas de
[um letargo”
Nestes versos de Cruz e Sousa encontra-se um
dos traços característicos do estilo simbolista:
a) utilização
do valor sugestivo da música e da cor.
b) rima
aproximativa: uso de aliterações.
c) presença de
onomatopeia.
d) uso de
antinomia.
e) emprego de
expressões arcaicas.
6. (UFSCAR-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o
objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma
característica do:
a) Romantismo,
sobretudo na obra de Castro Alves.
b) Barroco,
principalmente em Gregório de Matos.
c) Simbolismo,
representando pelas obras de Cruz e Sousa e Aphonsus de Guimaraens.
d)
Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.
e)
Pré-modernismo, principalmente em Jorge de Lima.
7. (FEM-PA) Seus
poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos
semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ________ que escreveu _______ e,
como poeta, está vinculado ao _________.
a) Vinícius de
Moraes / Sonetos e Baladas / Modernismo.
b) Álvares de
Azevedo / Lira dos Vinte Anos / Romantismo.
c) Cruz e
Sousa / Faróis / Simbolismo.
d) Olavo Bilac
/ O Caçador de Esmeraldas / Parnasianismo.
e) Cecília
Meireles / Vaga Música / Modernismo.
8. (ESPM SP/2015) Do léxico de Cruz e Sousa, especialmente o dos primeiros
livros, já se disse que, além da presença explicável de termos litúrgicos,
traía a obsessão do branco, fator comum a tantas de suas metáforas (…) Ao que
se pode acrescer a não menor frequência de objetos luminosos ou translúcidos.
(Alfredo Bosi, História Concisa da Literatura
Brasileira)
Os versos que confirmam de modo mais preciso
as características apontadas no texto são:
a) Ó Formas
alvas, brancas. Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas
vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras... (“Antífona”)
b) Para as
Estrelas de cristais gelados As ânsias e os desejos vão subindo, Galgando azuis
e siderais noivados De nuvens brancas a amplidão vestindo. (“Siderações”)
c) Nesse lábio
mordente e convulsivo, Ri, ri risadas de expressão violenta O Amor, trágico e
triste, e passa, lenta, A morte, o espasmo gélido, aflitivo... (“Lésbia”)
d) Alma! Que
tu não chores e não gemas, Teu amor voltou agora. Ei-lo que chega das mansões
extremas, Lá onde a loucura mora! (“Ressurreição”)
e) As minhas
carnes se dilaceraram E vão, das llusões que flamejaram, Com o próprio sangue
fecundando as terras...(“Clamando”)
9. (PUC-PR 2009) Assinale o que for INCORRETO a respeito da estética
simbolista e da poesia de Cruz e Sousa.
a) Os poetas
simbolistas se opunham ao objetivismo cientificista dos realistas/naturalistas.
b) Cruz e Souza
é o maior representante da estética simbolista no país. Porém, nas primeiras
décadas do século XX, observa-se urna grande expansão do Simbolismo no Sul do
Brasil, sendo o Paraná um dos estados com maior número de manifestações
poéticas dessa escola, seja pelas revistas que foram criadas, seja pelos poetas
que foram revelados.
c) Verifica-se
na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca
pela espiritualidade, um dos temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.
d) O
Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco os procedimentos e os temas
do Romantismo, valorizando o sentimento nacionalista e as ideias
abolicionistas.
e) Para os
simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se
alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.
10. (PUC - PR-2007) Identifique nos versos finais do poema “O assinalado”,
de Cruz e Sousa citados os elementos que caracterizam a poesia simbolista do
autor. Depois assinale a alternativa correta.
“Tu és o Poeta, o grande Assinalado
que povoas o mundo despovoado,
de belezas eternas, pouco a pouco.
Na Natureza prodigiosa e rica
Toda a audácia dos nervos justifica
Os teus espasmos imortais de louco!”
a) A poesia
é criação de belezas eternas.
b) A poesia é
a linguagem que provoca a loucura do poeta.
c) O poeta se
distingue dos mortais comuns porque é louco.
d) A natureza
oculta a loucura do poeta.
e) O poeta á
assinalado porque contribui para povoar o mundo.
11. (UEL-1995) Assinale a alternativa cujos termos preenchem
corretamente as lacunas do texto inicial.
Pode-se afirmar que a poesia ___________ não
teve, entre nós, a mesma repercussão que teve na Europa. De qualquer modo, essa
poética voltada para as sonoridades, os amplos espaços, o Absoluto, o desejo do
infinito, e estilisticamente apoiada em sinestesias, enumerações, assonâncias e
aliterações, permitiu a ___________ consagrar-se com seus versos.
a)
pré-romântica - Casimiro de Abreu.
b) pré-modernista
- Raimundo Correia.
c) neoclássica
- Basílio da Gama.
d) simbolista - Cruz e Sousa.
e) parnasiana
- Machado de Assis.
12. (UFMG-2003) Com base na leitura de Broquéis, de Cruz e Sousa, é
INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
a) de
tendência naturalista, que se compraz na descrição mórbida dos sentimentos,
embora mostre otimismo em relação ao homem.
b) próxima da
música, não apenas no plano temático, mas, sobretudo, no trabalho detalhista da
sonoridade.
c) abstrata,
pois se afasta de situações cotidianas e, além disso, exprime um intenso
sentimento de dor e de angústia.
d) de
atmosfera intensamente misteriosa, criada pelo forte impulso de transfiguração
da realidade imediata.
13. (UCMG) Das
características da obra de Cruz e Sousa indicadas abaixo, a única que, sendo de
cunho pessoal, foge aos modelos simbolistas é:
a) culto da
imprecisão, do misterioso e do vago.
b) exploração
consciente da musicalidade das palavras.
c) lirismo
impregnado de tom dramático e humanitário.
d) presença de
vocabulário com palavras raras e expressivas.
e) tentativa
de superação no transcendental e no místico.
14. (UEL)
“Faz descer sobre mim os brandos véus da
calma,
Sinfonia da Dor, ó Sinfonia muda,
Voz de todo meu Sonho, ó noiva da minh’alma,
Fantasma inspirador das Religiões de Buda.”
A estrofe acima é de Cruz e Sousa, e nela
estão os seguintes elementos típicos da poesia simbolista:
a) realidade
urbana, linguagem coloquial, versos longos.
b) erotismo,
sintaxe fluente e direta, ironia.
c) desprezo
pela métrica, linguagem concretizante, sátira.
d) filosofia
materialista, linguagem rebuscada, exotismo.
e) misticismo,
linguagem solene, valorização do inconsciente.
15. (CESCEM) “É, mais pedras, mais pedras se sobreporão às pedras já
acumuladas, mais pedras, mais pedras, mais pedras... Pedras destas odiosas,
caricatas e fatigantes civilizações e sociedades... E as estranhas paredes hão
de subir - longas, negras, terríficas! Hão de subir, subir mudas, silenciosas,
até às Estrelas, deixando-te para sempre perdidamente alucinado e emparedado
dentro do teu Sonho..."
É comum, durante o Simbolismo, a criação de
textos como o acima transcrito. Com base nesse excerto de Cruz e Sousa podemos
dizer que se trata de:
a) uma
crônica historiográfica.
b) uma
tragédia em moldes clássicos.
c) um romance
em que predomina a descrição
d) um poema em
prosa.
e) uma sátira
aos costumes.
16. (PUC-RS 2006) Morte e ________ são temas presentes tanto na poesia de
________ quanto na de _________, considerados as duas principais matrizes do
________ no Brasil, movimento do final do século XIX, de inspiração francesa.
As lacunas podem ser correta e
respectivamente preenchidas por
a) mitologia -
Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Parnasianismo
b) melancolia
- Alphonsus de Guimaraens - Raimundo Correa - Simbolismo
c) religiosidade
- Cruz e Sousa - Alphonsus de Guimaraens - Simbolismo
d) amor -
Olavo Bilac - Raimundo Correa - Parnasianismo
e) natureza -
Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Simbolismo
17. Espcex (Aman) 2015
O texto a seguir refere-se a qual poeta
brasileiro?
“Em sua obra, o drama da existência revela
uma provável influência das ideias pessimistas do filósofo alemão Schopenhauer,
que marcaram o final do século XIX. Além disso, certas posturas verificadas em
sua poesia – o desejo de fugir da realidade, de transcender a matéria e
integrar-se espiritualmente no cosmo – parecem originar-se não apenas do
sentimento de opressão e mal-estar produzido pelo capitalismo, mas também do
drama racial e pessoal que o autor vivia.”
a) Gregório de
Matos
b) Castro
Alves
c) Machado de
Assis
d) Cruz e
Sousa
e) Lima
Barreto
18. (UCMG) Das características da
obra de Cruz e Sousa indicadas abaixo, a única que, sendo de cunho pessoal,
foge aos modelos simbolistas é:
a) culto da imprecisão, do misterioso e do vago.
b) exploração consciente da musicalidade das palavras.
c) lirismo impregnado de tom dramático e humanitário.
d) presença de vocabulário com palavras raras e expressivas.
e) tentativa de superação no transcendental e no
místico.
19. (Enem
2014)
Vida obscura
Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para
ti foi negro e duro.
Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te
mais simples e mais puro.
Ninguém te viu o sofrimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o
coração te apunhalou no mundo,
Mas eu que sempre te segui os passos
sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu
suspiro como foi profundo!
(SOUSA, C.
Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961)
Com uma obra
densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu
lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto,
essa percepção traduz-se em
a) sofrimento
tácito diante dos limites impostos pela discriminação.
b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento
social.
c) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas
degradantes.
d) frustração amorosa canalizada para as atividades
intelectuais.
e) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé
cristã.
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