1. (PUC-RS) A obra
pré-modernista de Euclides da Cunha situa-se a ________ e a _________ .
a)
História – Psicologia.
b)
Geografia – Economia.
c)
Literatura – Sociologia.
d)
Arte – Filosofia.
e)
Teologia – Geologia.
2. (PUC-RS) A literatura do pré-modernismo
brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato,
caracteriza-se pela:
a)
descrição e romantização da sociedade rural.
b)
interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
c)
análise e idealização da sociedade urbana.
d)
restauração e mitificação da temática histórica.
e)
reconstrução e fabulação da sociedade indígena.
3. (FCC-BA) Obra
pré-modernista eivada de informações histórias e científicas, primeira grande
interpretação da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero
em que vivia o jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia
contra o fanatismo religioso advindo da miséria e do abandono do homem do
sertão. Trata-se de:
a)
O sertanejo, de José de Alencar.
b)
Pelo sertão, de Afonso Arinos.
c)
Os Sertões, de Euclides da Cunha.
d)
Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa.
e)
Sertão, de Coelho Neto.
4. (UFC 2008) No cordel Antônio
Conselheiro, lemos:
"Este
cearense nasceu / lá em Quixeramobim, / se eu sei como ele viveu, / sei como
foi o seu fim. / Quando em Canudos chegou, / com amor organizou / um ambiente
comum / sem enredos nem engodos, / ali era um por todos / e eram todos por
um"
A
história de António Conselheiro, líder da Revolta de Canudos, evocada por Patativa,
é tema também de:
a) "O Quinze", de
Raquel de Queiroz.
b)
"Os Sertões", de Euclides da Cunha.
c) "Macunaíma", de
Mário de Andrade.
d) "Vidas Secas", de
Graciliano Ramos.
e) "Grande Sertão:
Veredas", de Guimarães Rosa.
5. (MACKENZIE
2015)
O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas
inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões
nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a
Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de
altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou
repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o
consideravelmente para o interior.
De
sorte que quem o contorna, seguindo para o norte, observa notáveis mudanças de
relevos: a princípio o traço contínuo e dominante das montanhas, precintando-o,
com destaque saliente, sobre a linha projetante das praias, depois, no segmento
de orla marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, um aparelho litoral
revolto, feito da envergadura desarticulada das serras, riçado de cumeadas e
corroído de angras, e escancelando-se em baías, e repartindo-se em ilhas, e
desagregando-se em recifes desnudos, à maneira de escombros do conflito secular
que ali se trava entre os mares e a terra; em seguida, transposto o 15º
paralelo, a atenuação de todos os acidentes — serranias que se arredondam e
suavizam as linhas dos taludes, fracionadas em morros de encostas indistintas
no horizonte que se amplia; até que em plena faixa costeira da Bahia, o olhar,
livre dos anteparos de serras que até lá o repulsam e abreviam, se dilata em
cheio para o ocidente, mergulhando no âmago da terra amplíssima lentamente
emergindo num ondear longínquo de chapadas...
Este
facies geográfico resume a morfogenia do grande maciço continental.
Euclides
da Cunha, Os Sertões.
Assinale
a alternativa INCORRETA sobre o contexto histórico e literário da prosa
pré-modernista a que pertence o fragmento de Os Sertões.
a) Os prosadores pré-modernistas
produziram uma literatura problematizadora da realidade brasileira de sua
época.
b) Entre os temas
pré-modernistas, está o subdesenvolvimento do sertão nordestino.
c) A investigação social
presente na prosa pré-modernista colabora para o aprofundamento do sentimento
ufanista nacional.
d) A prosa da época é marcada
por obras de análise e interpretação social significativas para a literatura
brasileira.
e) O pré-modernismo antecipou
formal ou tematicamente práticas e ideias que foram desenvolvidas pelos modernistas.
6. (UFRGS – 2000) Assinale com V (Verdadeiro)
ou F (Falso) as afirmações abaixo sobre a obra Os Sertões, de Euclides da
Cunha.
(__)
No
texto de Euclides da Cunha, misturam- se o requinte da linguagem, a intenção
científica e o propósito jornalístico.
(__)
A
obra euclideana insere-se numa tradição da literatura brasileira que tematiza o
povoamento do sertão, iniciada ainda no Romantismo com autores como Bernardo
Guimarães.
(__)
Euclides
da Cunha escreveu Os Sertões com base nas reportagens que realizou como
correspondente do jornal O Estado de São Paulo.
(__)
Antônio
Conselheiro é uma personagem fictícia criada pelo imaginário do autor.
(__)
O
episódio de Canudos, retratado no texto de Euclides da Cunha, faz parte dos
movimentos de protesto surgidos logo após a proclamação da Independência do
Brasil.
A
sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – F – V – F – F.
b) V – V – V – F – F.
c) F – F – V – V – F.
d) F – V – F – F – V.
e) V – V – F – F – F.
7. (UFRGS- 2009) Os Sertões, de Euclides da
Cunha, é uma obra que
a) narra um episódio de
messianismo ocorrido em vilarejos do interior de Pernambuco e do Sergipe no
início do século XX.
b) narra a formação e a
destruição de um povoado sertanejo liderado por Antônio Conselheiro na segunda
metade do século XIX.
c) denuncia a ocupação de um
povoado sertanejo por forças armadas de Pernambuco e do Sergipe aliadas a
jagunços locais.
d) expõe a liderança carismática
de Antônio Conselheiro em seu esforço para converter sertanejos monarquistas em
republicanos.
e) denuncia a campanha
difamatória contra o exército brasileiro promovida por jornais e políticos
interessados em restaurar a monarquia.
8. (Serrita PE
2015)
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos
mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro
lance de vista, revela o contrário...”
Os
Sertões – Euclides da Cunha
a) O autor quis mostrar que a
superioridade do sertanejo em relação ao litorâneo tem um fundamento racial.
b) O autor valoriza a raça do
homem do litoral.
c) O autor usa uma linguagem
romântica para descrever o sertanejo e os sertões.
d) A denúncia do crime cometido
pela nação conta si própria na Guerra de Canudos não é o tema de “Os Sertões.
9. (FHA-MG/IBFC) Considere o trecho abaixo,
extraído de Os sertões, de Euclides da Cunha.
"Decididamente
era indispensável que a campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à
função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia
um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela
campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos
abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando
trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes
compatriotas retardatários."
Analise
as afirmações abaixo.
I. O trecho indica a
imparcialidade e a neutralidade de Euclides da Cunha, escritor e jornalista,
apenas preocupado, com uso do narrador em terceira pessoa, em registrar o
conflito.
II. Observa-se na obra,
representante do Pré-Modernismo, a descrição apoiada no cientificismo para
explicar o conflito, o povo e o cenário.
Está
correto o que se afirma em
a) somente I
b) somente II
c) I e II
d) nenhuma
10. Os sertões, obra-prima de
Euclides da Cunha, foi desenvolvido em três partes distintas. Assinale, a esse
respeito, a alternativa que mostra a ordem em que essas partes aparecem no
livro.
a) A terra- A luta- O homem
b) A luta- A terra- O homem
c) O homem- A terra- A luta
d) A luta- O homem- A terra
e) A terra- O homem- A luta
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