1. (UFRN) Sobre Gonçalves
Dias, é correto afirmar:
a)
natural do Ceará, escreveu obras indianistas como A Confederação dos Tamoios e
Ubirajara.
b)
poeta gaúcho, destacou-se, dentro do Romantismo, pela poesia lírica e
sentimental como, por exemplo, Lira dos Vinte Anos e A Noite na Taverna.
c)
poeta maranhense, um dos principais representantes do Romantismo, escreveu
poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo,
Timbiras.
d)
natural de Minas Gerais, foi um dos representantes do Pré-Modernismo ao
escrever Inspirações do Claustro.
e)
poeta paulista, pertencente ao Parnasianismo, ficou famoso com a obra
Conferências Literárias.
2. (Faap-1997)
"Minha terra
tem palmeiras
Onde canta o
sabiá;
As aves que aqui
gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Gonçalves Dias
O texto acima pertence ao estilo de época do:
a)
barroco
b)
arcadismo
c)
romantismo
d)
parnasianismo
e)
modernismo
3. (Mack-2004) Contemporâneo de
Manuel Antônio de Almeida, Gonçalves Dias escreveu, em um de seus poemas:
No meio das tabas
de amenos verdores,
Cercada de troncos
- cobertos de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação (...)
Assinale a afirmação correta sobre o poeta.
a)
Sua poesia indianista expressa concepção lírica e épica das nossas origens,
reafirmando, no Brasil, os propósitos nacionalistas do Romantismo.
b)
O embate entre o bem e o mal, típico tema romântico, assume para ele a forma da
luta do oprimido contra o opressor, o que lhe permitiu uma visão ampla e humana
do escravo.
c)
Sua poesia confessional, ao gosto do público médio de seu tempo, alia, de
maneira singela, a natureza e os sentimentos, como se vê nos versos citados.
d)
Sua concepção de arte deu origem a poemas em que a linguagem verbal busca
reproduzir objetiva e realisticamente objetos decorativos, como um vaso chinês
ou uma estátua grega.
e)
Em seus poemas, perde-se o rigor parnasiano, e o intenso trabalho com a
sonoridade busca a liberação dos sentidos, “cárcere das almas”, que impede o
acesso ao Nirvana.
4. (UEL) Gonçalves Dias se
destaca no panorama da primeira fase romântica pelas suas qualidades superiores
de artista. Nele:
a)
a pátria é retratada de maneira que se tenha um registro fiel da sua fauna e
flora, sem interferência da emoção do poeta, como em “Canção do Exílio”.
b) a persistência
de traços do espírito clássico impede o exagero do sentimentalismo, encontrado,
por exemplo, em Casimiro de Abreu.
c)
o indianismo é fiel à verdade da vida indígena, não apresentando a distorção
poética observada em outros escritores.
d)
protótipo do byroniano, convivem lado a lado o humor negro e o extremo
idealismo.
e)
predomina a poesia lírica de recuperação da infância, com acentuado tom
saudosista, tão evidente em “Meus Oito Anos”.
5. (UFOP) A afirmativa
correta é:
a)
Gonçalves Dias em sua poesia busca a perfeição formal e o absoluto rigor da
métrica, de acordo com o que preconiza a estética romântica.
b)
Gonçalves Dias, quase unanimemente considerado pela crítica o nosso primeiro
grande poeta romântico, explorou o tema indianista como afirmação da nossa
nacionalidade, segundo a crença romântica, e foi mais além ao mostrar-se
talentoso na exaltação da natureza e profundamente lírico em poemas como, por
exemplo: Ainda uma vez — Adeus!, Como! És tu?, dentre outros.
c)
Para Gonçalves Dias a poesia não narra, não descreve e não é didática. A poesia
deve apenas sugerir, pois faz uso da linguagem poética em oposição à linguagem
utilitária da prosa, da filosofia e da ciência que faz uso dos signos
ordinários do cotidiano.
d)
Talvez tenha sido Gonçalves Dias o único grande poeta brasileiro a alcançar
almejado ideal da “impassibilidade”, possibilitando, com isso, uma poesia
reveladora da realidade exterior, formando, com Castro Alves, a verdadeira
poesia empenhada de nossa literatura.
e)
Nenhuma das alternativas está correta.
6. (Unifesp-2003) Gonçalves Dias
consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada
tipicamente romântica porque
a)
apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras
de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso
de aliterações.
b)
exalta a terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo
sentimental, emotivo.
c)
utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é
hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d)
poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema
bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas
pronominais de primeira pessoa.
e)
refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva,
cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão
da realidade.
7. (PUC-RS)
CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem
palmeiras,
Onde canta o
Sabiá;
As aves, que aqui
gorjeiam,
Não gorjeiam como
lá.
Nosso céu tem mais
estrelas,
Nossas várzeas têm
mais flores,
Nossos bosques têm
mais vida,
Nossa vida mais
amores.
Em cismar, sozinho,
à noite,
Mais prazer
encontro eu lá;
Minha terra tem
palmeiras,
Onde canta o
Sabiá.
Minha terra tem
primores,
Que tais não
encontro eu cá;
Em cismar -
sozinho, à noite -
Mais prazer
encontro eu lá;
Minha terra tem
palmeiras,
Onde canta o
Sabiá.
Não permita Deus
que eu morra,
Sem que eu volte
para lá;
Sem que eu
desfrute os primores
Que não encontro
por cá;
Sem qu’in da
aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Para responder à questão, analisar as afirmativas
que seguem, sobre o texto.
I.
Através do texto, o poeta realiza uma viagem introspectiva a sua terra natal -
ideia reforçada pelo emprego do verbo "cismar".
II.
A exaltação à pátria perdida se dá pela referência a elementos culturais.
III.
"Cá" e "lá" expressam o local do exílio e o Brasil,
respectivamente.
IV. O pessimismo do
poeta, característica determinante do Romantismo, expressa-se pela saudade da
sua terra.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão
corretas:
a)
a I e a II, apenas;
b)
a I e a III, apenas;
c)
a II e a IV, apenas;
d)
a III e a IV, apenas;
e)
a I, a II, a III e a IV.
8. (FGV-SP 2012) Na historiografia
da literatura brasileira, reconhece-se em Gonçalves Dias o poeta que
a)
primeiro abandonou as influências literárias portuguesas e francesas.
b)
introduziu os índios como personagens em nossas letras.
c)
consolidou o Romantismo.
d)
antecipou o Parnasianismo.
e)
inaugurou o nativismo na literatura brasileira.
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