1. (UEL)
Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto
inicial. Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado
lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os
governadores, os "falsos fidalgos". O fato é que seus poemas
satíricos constituem um vasto painel _____________, que _____________ compôs
com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.
a) do Brasil
do século XIX - Gregório de Matos
b) da
sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da Costa
c) da Bahia
do século XVII - Gregório de Matos
d) do ciclo da
cana-de-açúcar - Antônio Vieira
e) da
exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da Costa.
2. (UEL)
Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos:
a) No seu
esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que
encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
b) Sua obra é
uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios
verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens
pré-românticas.
c) Dos poetas
arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente
manifestou as ideias da ilustração francesa.
d) Teve
grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do
poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o
estilo da época.
e) Sua famosa
sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que
seus talentos não se restringiam ao lirismo amoroso.
3. (CEFET-MG) Das alternativas abaixo, apenas uma não apresenta
características da obra do poeta barroco Gregório de Matos. Assinale-a:
a) Sentido
vivo de pecado aliado à busca do perdão e da pureza espiritual.
b) Poesia com
força crítica poderosa, pessoal e social, chegando à irreverência e à
obscenidade.
c) Destaca a
beleza física da amada e a sua transitoriedade.
d) Realça a
beleza da flora, fauna e da paisagem brasileiras, em manifestação nativista.
e) Tentativa
de conciliar elementos contraditórios, busca da unidade sob a diversidade.
4. (FUVEST) Os
sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região
colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que,
anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. Sob
esse aspecto, são traços comuns a ambos os poetas:
a) presunção
de superioridade, crítica da vaidade, preconceito de cor.
b)
sensualismo, crítica da presunção, elogio da mestiçagem.
c) presunção
de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem.
d)
sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de cor.
e) estilo
tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.
5. (FEI)
Em tristes sombras morre a formosura,
em contínuas tristezas a alegria
Nos versos citados acima, Gregório de Matos
empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de
significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de
linguagem é:
a) metáfora
b) aliteração
c) eufemismo
d) antítese
e) sinédoque
6. (UFRN) A
obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca
brasileira – compreende:
a) poesia
épico-amorosa e obras dramáticas.
b) poesia
satírica e contos burlescos.
c) poesia
lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d) poesia
confessional e autos religiosos.
e) poesia
lírica e teatro de costumes.
7. (UFV) Leia
o texto:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trota a toda ligeireza,
E imprime em toda flor sua pisada.
Oh, não aguardes, que a madura idade
Te converta essa flor, essa beleza,
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em
nada.
(Gregório de Matos)
Os tercetos acima ilustram:
a) caráter de
jogo verbal próprio da poesia lírica do séc. XVI, sustentando uma crítica à
preocupação feminina com a beleza.
b) jogo
metafórico do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando gozo do
momento.
c) estilo
pedagógico da poesia neoclássica, ratificando as reflexões do poeta sobre as
mulheres maduras.
d) as
características de um romântico, porque fala de flores, terra, sombras.
e) uma poesia
que fala de uma existência mais materialista do que espiritual, própria da
visão de mundo nostálgico-cultista.
8. (PUC-Campinas)
“Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.
Pode-se reconhecer nos versos acima de
Gregório de Matos:
a) caráter
de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de
sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.
b) caráter de
jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa
lamentação pela falta de fé do gentio.
c) estilo
pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções
de um autêntico moralizador.
d) caráter de
jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do
arrependimento do poeta pecador.
e) estilo
pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do
poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.
9. (FEI-SP) O
soneto abaixo transcrito pertence à obra de Gregório de Matos Guerra. Leia-o
com atenção:
Ofendi-vos, Meu Deus, bem é verdade,
É verdade, meu Deus, que hei delinqüido,
Delinqüido vos tenho e ofendido,
Ofendido vos tem minha maldade.
Maldade, que encaminha a vaidade,
Vaidade, que todo me há vencido;
Vencido quero ver-me e arrependido,
Arrependido a tanta enormidade.
Arrependido estou de coração,
De coração vos busco, dai-me os braços,
Abraços, que me rendem vossa luz.
Luz, que claro me mostra a salvação,
A salvação, pretendo em tais abraços,
Misericórdia, amor, Jesus, Jesus.
Agora, responda: Gregório de Matos Guerra
escreveu:
a) apenas
poesia sacra.
b) poesia
lírica, religiosa e amorosa, e sátiras.
c) poesia
lírica e satírica.
d) apenas
poesia satírica.
e) apenas
poesia lírica
10. (UFV/99) Considere as afirmações que se seguem. Todas elas
vinculam a poesia de Gregório de Matos aos princípios estéticos e ideológicos
do Barroco brasileiro, exceto:
a) A vertente
lírica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos,
da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre
e pastoril.
b) O “Boca do
Inferno” insurgiu-se não só contra os desmandos administrativos e políticos da
Bahia do século XVII, mas contra o próprio ser humano, que, na concepção do
poeta, é por natureza corrupto e mau.
c) Os poemas
religiosos de Gregório de Matos fundiram a contemplação da divindade, o
complexo de culpa, o desejo de arrependimento e o horror de ser pó, sensações,
enfim, frequentes no atormentado espírito barroco.
d) O
significado social do Barroco brasileiro foi marcante, uma vez que a poesia de
Gregório de Matos revestiu-se de alto sentido crítico aos vícios e violências
da sociedade colonial.
e) A produção
literária de Gregório de Matos dividiu-se entre a temática lírico-religiosa e
uma visão crítica das mazelas sociais oriundas do processo de colonização no
Brasil.
11. (Fatec)
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Lua se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos)
Sobre as características barrocas desse
soneto, considere as afirmações a seguir:
I. Há nele um
jogo simétrico de contrastes, expresso por pares antagônicos como Sol/Lua,
dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria, etc., que compõe a figura da antítese.
II. Este é um
soneto oitocentista, que cumpre os padrões da forma fixa, quais sejam, rimas
ricas, interpoladas nas quadras ("A-B-A-B") e alternadas nos tercetos
("A-B-B-A").
III. O tema do
eterno combate entre elementos mundanos e forças sagradas é indicado ali, por
"ignorância do mundo" e "qualquer dos bens", por um lado, e
por "constância", "alegria" e "firmeza", de
outro.
A respeito de tais afirmações, deve-se dizer
que:
a) somente
I está correta.
b) somente II
está correta.
c) somente III
está correta.
d) somente I e
III estão corretas.
e) todas estão
corretas.
12. (UFPR)
Considerando a poesia de Gregório de Matos e o momento literário em que sua
obra se insere, avalie as seguintes afirmativas:
1.
Apresentando a luta do homem no embate entre a carne e o espírito, a terra e o
céu, o presente e a eternidade, os poemas religiosos do autor correspondem à
sensibilidade da época e encontram paralelo na obra de um seu contemporâneo,
Padre Antônio Vieira.
2. Os poemas
erótico-irônicos são um exemplo da versatilidade do poeta, mas não são
representativos da melhor poesia do autor, por não apresentarem a mesma
sofisticação e riqueza de recursos poéticos que os poemas líricos ou religiosos
apresentam.
3. Como bom
exemplo da poesia barroca, a poesia do autor incrementa e exagera alguns
recursos poéticos, deixando sua linguagem mais rebuscada e enredada pelo uso de
figuras de linguagem raras e de resultados tortuosos.
4. A presença
do elemento mulato nessa poesia resgata para a literatura uma dimensão social
problemática da sociedade baiana da época: num país de escravos, o mestiço é um
ser em conflito, vítima e algoz em uma sociedade violentamente desigual.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as
afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as
afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente
as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as
afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
13. (Vunesp) Assinale o que for incorreto, sobre Gregório de Matos.
a) Divide-se a
poesia lírica de Gregório de Matos em três temáticas: poesia lírica amorosa;
poesia lírica reflexiva; poesia religiosa.
b) Na lírica
amorosa de Gregório de Matos, o elogio da formosura da mulher é, comumente,
vasado em comparações e metáforas associadas à natureza, celebrando a
superioridade daquela perante esta.
c) Ao elogio
da beleza feminina costuma somar-se o tema do "carpe diem", em que o
poeta convida a amada a desfrutar os prazeres da vida: Goza, goza da flor da
mocidade".
d) "carpe
diem" ganha um tom de apelo dramático urgente, quando associado aos temas
da fugacidade do tempo e da efemeridade de todas as coisas: "Oh não
aguardes que a madura idade/ Te converta essa flor, essa beleza,/ Em terra, em
cinza, em pó, em sombra, em nada".
e) Tendo em
vista os preceitos morais e religiosos da Contrarreforma, o poeta nunca recua
perante a tentação erótica: "Olhos meus, disse então por defender-me,/ Se
a beleza heis de ver para matar-me,/ Antes olhos cegueis, do que eu
perder-me".
14. (Enem-2014)
Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois mandado pela alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem pode ser senão um verdadeiro Deus,
que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.
DAMASCENO, D. (Org.). Melhores poemas:
Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.
Com uma elaboração de linguagem e uma visão
de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos
apresenta temática expressa por
a) visão cética
sobre as relações sociais.
b) preocupação
com a identidade brasileira.
c) crítica
velada à forma de governo vigente.
d) reflexão
sobre os dogmas do cristianismo.
e)
questionamento das práticas pagãs na Bahia.
15. (PUCC-SP)
"Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."
Pode-se reconhecer nos versos acima de
Gregório de Matos:
a) caráter de jogo verbal próprio do estilo
barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade
da Bahia.
b) caráter de
jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa
lamentação pela falta de fé do gentio.
c) estilo
pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das
funções de um autêntico moralizador.
d) caráter de
jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do
arrependimento do poeta pecador.
e) estilo
pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do
poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.
1 Comentários
Muito boa
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