1. (F.Carlos
Chagas-SP) A obra de Jorge Amado, em sua fase inicial,
aborda o problema da:
a) seca periódica que devasta a região do
Piauí.
b) decadência da aristocracia da cana-de-açúcar
diante do aparecimento das usinas.
c) luta pela posse da terra na região cacaueira de Ilhéus.
d) vida nas salinas, que destrói paulatinamente
os trabalhadores.
e) aristocracia cafeeira, que se vê à beira da
falência com a crise de 29.
2. (MACK-SP) "[...] fecundo contador de histórias regionais, definiu-se certa
vez 'apenas um baiano romântico e sensual'. Definição justa, pois resume o
caráter de um romancista voltado para os marginais, os pescadores e os
marinheiros de sua terra..."
Pelas características expostas no trecho
acima, é possível afirmar que se refere a importante autor regionalista
brasileiro.
Assinale a alternativa em que se encontra o
nome do mesmo.
a) José Lins do Rego.
b) Guimarães Rosa.
c) José Américo de Almeida.
d) Jorge
Amado.
e) Graciliano Ramos.
3. (U.E.
Londrina) Na sua obra, podem-se distinguir alguns
grandes afrescos da região do cacau, certamente suas invenções mais felizes,
que animam de tom épico as lutas entre coronéis e exportadores.
O texto acima refere-se
a) a Graciliano Ramos em Vidas Secas e São
Bernardo.
b) a Erico Verissimo em O Tempo e o Vento e O
Resto é Silêncio.
c) a Raquel de Queiroz em O Quinze e João
Miguel.
d) a
Jorge Amado em Terras Do-Sem-fim e São Jorge dos Ilhéus.
e) a José Lins do Rego em Fogo Morto e Menino
de Engenho.
4. (FATEC) Pode-se afirmar que Jorge Amado, cujos oitenta anos foram largamente
comemorados, apresenta duas vertentes na sua produção literária. Seus primeiros
romances distinguem-se pela denúncia social, com matizes políticos e
depoimentos líricos a respeito dos desvalidos da vida. A partir dos anos 50,
seus romances abandonam os esquemas de literatura ideológica e retratam os
costumes provincianos, o pitoresco regional e o humorismo extraído do
cotidiano. Assinale a alternativa que contém uma obra de cada uma dessas fases,
respectivamente.
a) Jubiabá – O País do Carnaval
b) A Tenda dos Milagres – Gabriela, Cravo e
Canela
c) Capitães
de Areia – Teresa Batista Cansada de Guerra
d) O Cavaleiro da Esperança – Terras do Sem-Fim
e) Tieta do Agreste – Dona Flor e seus Dois Maridos.
5. (UFPE) Os comentários a seguir foram publicados na imprensa por ocasião da
morte de um romancista brasileiro famoso. Analise-os.
1) "Mais do que qualquer outro autor, ele
deixou um legado literário, detentor de enorme carisma. Suas tramas parecem
puxar um prazeroso fio condutor de imagens que remetem às praias, ladeiras e
paisagem humana, gente, mitos africanos e sabores de seu estado natal."
(Schneider Carpegiani /JC)
2) "Apesar de estar o autor situado dentro
do Romance Regional de 30, esse gênero não o limita, pois é um enorme
guarda-chuva, abarcando várias facções. Diferente dos demais autores desta
fase, suas narrativas trazem uma mínima tensão entre mundo e personagem. Estes
se resolvem bem, sabendo adaptar-se às situações." (Lourival de Holanda /
UFPE)
3) "Quem nasceu primeiro, a mulher brasileira, tal como é divulgada,
ou essa imagem retratada em vários personagens desse criador admirado pelas
suas criaturas adoráveis, sensuais, brejeiras, que viraram mulheres-símbolos de
uma nação cuja variedade racial é a maior característica?" (Flávia de
Gusmão /JC)
O autor em questão é:
a) José Lins do Rego
b) Gilberto Freyre
c) Jorge
Amado
d) Guimarães Rosa
e) Graciliano Ramos
6. (UFPE 2001) "Irmão ... é uma palavra boa e amiga. Se acostumaram a chamá-la de
irmã. Ela também os trata de mano, de irmão. Para os menores é como uma
mãezinha. Cuida deles. Para os mais velhos é como uma irmã que brinca
inocentemente com eles e com eles passa os perigos da vida aventurosa que
levam.
Mas nenhum sabe que para Pedro Bala, ela é a
noiva. Nem mesmo o Professor sabe. E dentro do seu coração Professor também a
chama de noiva."
(Jorge Amado: "Capitães da Areia").
Considerando a obra e o autor do texto,
assinale a alternativa INCORRETA.
a) O autor faz parte do romance regional de 30,
quando se aprofundaram as radicalizações políticas na realidade brasileira.
b) Jorge Amado representa a Bahia,
"descobrindo" mazelas, violências e identificando grupos
marginalizados e revolucionários em "Capitães da Areia".
c) Dora,
Pedro Bala e Professor são alguns dos personagens da narrativa, que aborda a
dramática vida dos camponeses das fazendas de cacau no sul da Bahia.
d) O tom da narrativa aproxima-se do
Naturalismo, alternando trechos de lirismo e crueza. O nível de linguagem é
coloquial e popular.
e) "Capitães da Areia " pertence à
primeira fase da produção de Jorge Amado, quando era notório seu engajamento
com a política de esquerda. Daí o esquematismo psicológico: o mundo dividido em
heróis (o povo) e bandidos (a burguesia).
7. (FATEC 2010)
Logo depois transferiu-se para o trapiche
[local destinado à guarda de mercadorias para importação ou exportação] o
depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas
entraram então para o trapiche.
Não mais estranhas, porém, que aqueles
meninos, moleques de todas as cores e de idades, as mais variadas, desde os 9
aos 16 anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e
dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à
chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos
navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações...
(AMADO, Jorge. O trapiche. Capitães de Areia.
São Paulo: Livraria Martins Ed., 1937. Adaptado.)
Capitães de Areia é um romance, de Jorge
Amado, que trata
a) da vida de órfãos sobreviventes de um
naufrágio ocorrido perto da cidade de Pernambuco.
b) do sofrimento de um grupo de meninos
sobreviventes de uma chacina no Rio de Janeiro.
c) do drama vivenciado por jovens chineses e
africanos encontrados nos porões de um navio no porto de Santos.
d) da pobreza vivida pelos jovens fugidos de um
reformatório em busca do sonho de liberdade em Recife.
e) das
histórias cotidianas de meninos de rua que lutam pela sobrevivência em
Salvador.
8. (FATEC
2014)
“A cidade está alegre, cheia de sol. Os dias
da Bahia parecem dias de festa, pensa Pedro Bala, que se sente invadido também
pela alegria. Assovia com força, bate risonhamente no ombro de Professor. E os
dois riem, e logo a risada se transforma em gargalhada. No entanto, não têm
mais que uns poucos níqueis no bolso, vão vestidos de farrapos, não sabem o que
comerão. Mas estão cheios da beleza do dia e da liberdade de andar pelas ruas
da cidade. E vão rindo sem ter do que, Pedro Bala com o braço passado no ombro
de Professor. De onde estão podem ver o Mercado e o cais dos saveiros e mesmo o
velho trapiche onde dormem.”
(http/www.culturabrasil.org/zip/ Acesso em:
20.03.14. Adaptado)
É correto afirmar que esse fragmento foi
extraído do romance
a) “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo.
b) “São Bernardo”, de Graciliano Ramos.
c) “Capitães
da areia”, de Jorge Amado.
d) “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.
e) “Sagarana”, de Guimarães Rosa.
9. (UEAP 2009) Considerando que a narrativa do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado
está organizada em três partes, assinale a alternativa correta.
a) A primeira parte trata da desintegração do
bando, dos principais líderes; a segunda segue com o relato da história de amor
que surge quando Dora torna-se a primeira “capitã da areia” e, finalmente, na
terceira parte o autor traça o perfil dos meninos que compõe o bando.
b) A narrativa
começa com a apresentação dos meninos, segue com Dora, a “capitã da areia”; e
termina com a desintegração do bando e seus destinos.
c) A primeira parte sobre Pedro Bala, o líder;
a segunda sobre Volta Seca, que é afilhado de Lampião e sonha em tornar-se
cangaceiro; e, a terceira sobre o Professor, menino muito talentoso que lê e
desenha.
d) A primeira parte revela a indignação do
narrador diante da tomada da cidade da Bahia pelos meninos de rua; a segunda
marca a perplexidade de se ver uma menina fazendo parte do bando; a terceira
trata do relato impiedoso do trágico e inevitável destino dos meninos do bando.
e) Nas três partes, a narrativa apresenta
apenas, os problemas enfrentados pelos meninos que vivem no cais da Bahia, sem,
contudo, fazer referência aos maus tratos sofridos por eles.
10 (UNIOESTE
2017) Em Terras do sem fim, quem é a personagem
que, caracterizada pelo engrandecimento, aparece no romance através de
histórias marcadas pela superstição, violência e desonestidade: venda da alma
ao diabo, tocaia interesseira e mortes bárbaras: “cortara-lhe as orelhas, a
língua, o nariz e os ovos”?
a) Coronel
Horácio da Silveira.
b) Coronel Teodoro Martins.
c) Sinhô Badaró.
d) Juca Badaró.
e) Negro Damião.
11 (UNIOESTE
2017) Qual alternativa NÃO procede a respeito de
Terras do sem fim, de Jorge Amado?
a) Na posse pelas terras para o plantio do
cacau, o código que regula as relações de mandonismo dos coronéis é a lei do
gatilho.
b) A narrativa da história das três irmãs
prostitutas – Maria, Lúcia, Violeta – é intercalada à da morte e translado do
pai defunto.
c) Ao
descobrir a paixão da esposa Ester pelo advogado Virgílio, o Coronel Horácio
assassina os dois amantes numa “pensão de luxo”, em Ilhéus.
d) Depois de ouvir a leitura da Bíblia, feita
por Don’Ana, Sinhô Badaró ordena a invasão das matas de Sequeiro Grande, porque
essa era a “vontade de Deus”.
e) O romance inicia com uma viagem de navio em
cujos espaços delineiam-se os grupos que darão suporte à narrativa, marcada por
“terras, dinheiro, cacau e morte”.
12. (ITA) Sobre o romance “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, é INCORRETO
afirmar que:
a) se trata de um livro cuja personagem central
é coletiva, um grupo de meninos de rua, e isso o aproxima de “O cortiço”, de
Aluísio Azevedo.
b) as principais personagens masculinas são
Pedro Bala, Sem Pernas, Volta Seca, Pirulito e Professor, e a figura feminina
central é Dora.
c) há uma certa herança naturalista, visível na
precoce e promíscua vida sexual dos adolescentes.
d) os vestígios românticos aparecem em algumas
cenas de jogos e brincadeiras infantis e na caracterização de Dora.
e) todos
os meninos acabam encontrando um bom rumo na vida, apesar das dificuldades.
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