1. (FUVEST-SP) Sobre o
romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:
a)
analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências
sociais.
b)
é um composto resultante de formas originais do conto.
c)
dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
d)
representa contestação política ao domínio português.
e)
mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
2. (UFES) Em relação
ao romance Lucíola, de José de Alencar, só não é correto dizer que:
a)
analisa o drama íntimo de uma mulher, dividida entre o amor conjugal e a
riqueza material.
b)
é escrito em forma de cartas, que serão reunidas e publicadas pela senhora
que aparece no texto.
c)
narrador em 1ª pessoa retrata um perfil de mulher aparentemente mundana e frívola.
d)
protagonista relata, através de sua visão romântica, a sina da prostituição de
Lúcia.
e)
autor revela aspectos negativos dos costumes burgueses do Rio de Janeiro de cem
anos atrás.
3. (USP) O
índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
a) retratado
com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado
sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto
episódico para descrição da natureza.
d) visto com o
desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e)
representado como um primitivo feroz e de maus instintos.
4. (PUC) Nos
romances Senhora e Lucíola, José de Alencar dá um passo em relação à crítica
dos valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas
personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se
dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque
a) pune os
protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz;
b) justifica o
conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios
idealizados; outros, brasileiros com maneiras europeias;
c) confirma os
valores burgueses, condenando os protagonistas à morte;
d) resolve a
contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e
poderosos;
e) permite
aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.
5. (PUC-SP-2001) A questão central, proposta no romance Senhora, de José
de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a
alternativa que não condiz com o enredo do romance.
a) O casamento
é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se
em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia
Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote,
sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O casamento
é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual
as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa
marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência
degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance
gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final
feliz, porque, nele, o amor tudo vence.
6. (UESPI 2012) O Romantismo brasileiro encerra determinadas
características próprias. Seja porque ele nasce quase conjugado com a nossa
Independência política e a criação do Estado-Nação, seja porque recaiu sobre os
escritores pátrios a missão de construir parte da nossa identidade nacional e
cultural. Ainda sobre o Romantismo no Brasil e a obra de José de Alencar,
assinale a alternativa correta.
a) Iracema não
só inaugurou o indianismo, como José de Alencar lhe deu continuidade ao
escrever O Guarani e Ubirajara.
b) Iracema se
enquadra dentro do chamado romance psicológico, que veio a ser cultivado por
quase todos os romancistas brasileiros.
c) A paisagem
brasileira foi sempre um elemento secundário ou quase inexistente na obra de
Alencar, particularmente em Iracema.
d) Os Timbiras
é um poema épico escrito por Alencar. Neste, ele retoma muitos dos personagens
que encontramos em Iracema.
e) Encontramos
em Iracema tanto um delineado argumento histórico quanto o lirismo que vai
caracterizar a literatura indigenista.
7. (PUC-SP-2003) Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a
jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares que brilhais como líquida
esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de
coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que
o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Esse trecho é o início do romance Iracema, de
José de Alencar. Dele, como um todo, é possível afirmar que
a) Iracema é
uma lenda criada por Alencar para explicar poeticamente as origens das raças
indígenas da América.
b) as
personagens Iracema, Martim e Moacir participam da luta fratricida entre os
Tabajaras e os Pitiguaras.
c) o romance, elaborado com recursos de
linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na
ficção romântica brasileira.
d) o nome da
personagem-título é anagrama de América e essa relação caracteriza a obra como
um romance histórico.
e) a palavra
Iracema é o resultado da aglutinação de duas outras da língua guarani e
significa “lábios de fel”.
8. (ITA-2005) O romance Senhora (1875) é uma das obras mais
representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a
formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando
pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma,
nessa obra, pelo fato de
a) o par
romântico central - Aurélia e Seixas - se casar no início do romance, pois se
apaixonam assim que se conhecem.
b) o amor de
Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso
até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente.
c) o casal
Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos socioeconômicos para se casar,
pois ela é pobre e ele é rico.
d) a união
efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas,
que o torna digno do amor de Aurélia.
e) o
enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas,
fatos que são expostos logo no início do livro.
9. (UFG-2007) No tocante à descrição dos costumes indígenas, José de
Alencar, em Ubirajara, retoma um procedimento já utilizado nos relatos dos
cronistas do século XVI. No romance, o tratamento das informações referentes à
cultura indígena resulta na
a)
transformação do passado colonial do Brasil.
b) idealização
da figura do indígena nacional.
c) indicação
dos sentidos da cultura autóctone.
d)
apresentação dos primeiros habitantes do Brasil.
e) introdução
do índio na literatura brasileira.
10. (PUC - PR-2007) Leia o texto e assinale a alternativa que identifica os
elementos românticos do trecho citado de Senhora, de José de Alencar:
“As cortinas cerraram-se, e as auras da
noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor
conjugal.”
a) a
perspectiva recatada e a afinidade entre sentimento e natureza.
b) a vida como
teatro e a intensa religiosidade.
c) a natureza
sem defeitos e o amor idealizado.
d) a noite
enquanto símbolo e a música como pano de fundo para o amor.
e) a linguagem
rebuscada e a idealização amorosa.
11. (PUC - PR-2007) Assinale a alternativa correta.
José de Alencar, na variedade de romances que
escreveu (urbanos, indianistas, de costumes, históricos, perfis de mulher),
pretendia construir:
a) uma obra
romanesca com os aspectos fundamentais da vida brasileira.
b) o novo
romance brasileiro.
c) uma
descrição da capacidade criativa do escritor brasileiro.
d) uma
oposição ao romance brasileiro sem qualidade literária que o precedeu.
e) uma
história indianista do Brasil.
12. (UFRR) A
obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro
tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro
tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o
Modernismo, ainda que modificados, foram:
a) Indianista
e histórico;
b) Histórico e
urbano;
c) Urbano e
regional;
d) Regional e
indianista;
e) Indianista
e urbano;
13. (UFPR) Qual
das informações sobre José de Alencar é correta?
a) Alencar
inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra Cinco minutos.
b) Alencar foi
um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas
reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.
c) Alencar,
apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora,
captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e
individual, em que podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
d) A obra de
José de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas
origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem
incursões pelo romance urbano.
e) O
indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica,
apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou
idealismo.
14. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, os trechos seguintes, que
caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:
- Procura focalizar a corte; retrata a vida
burguesa da época, utilizando histórias de amor como assunto das narrativas.
- Foi uma das soluções encontradas pelo
escritor brasileiro para repetir aqui a proposta europeia de volta ao passado.
A civilização indígena representou literariamente o aspecto mais autêntico de
nossa nacionalidade.
- Pretende trazer à tona figuras históricas
ou até figuras lendárias, situando-as em seu tempo e momentos reais.
- Retrata diferentes partes do país,
focalizando seus hábitos, costumes, linguagem, tradições; sempre em oposição
aos valores urbanos da corte.
Tais características referem-se,
respectivamente, aos romances:
a) históricos,
indianistas, urbanos, regionalistas.
b) regionalistas,
históricos, indianistas, urbanos.
c) indianistas,
históricos, regionalistas, urbanos.
d) urbanos,
indianistas, regionalistas, históricos.
e) urbanos,
indianistas, históricos, regionalistas.
15. (CEETEPS-SP) José de Alencar faz críticas às relações humanas na
sociedade carioca da sua época, preocupada apenas com a ostentação e o status
que só o dinheiro confere. Em três romances, o autor retrata perfis de mulheres
que, embora se defrontem com os homens, em plano de igualdade, são no final,
redimidas ou dominadas pelo amor. Trata-se de:
a) A escrava
Isaura, Iracema, D. Guidinha do Poço
b) Iaiá
Garcia, Viuvinha, Inocência
c) Diva,
Lucíola, Senhora
d) Luzia-Homem,
A Moreninha, As asas de um anjo
e) A pata da
gazela, Sonhos d’ouro, Leonor de Mendonça.
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