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QUESTÕES SOBRE MACHADO DE ASSIS II



1. (UEL-1995) É correto afirmar sobre Machado de Assis:
I. Foi sobretudo pela imaginação de suas narrativas, mais do que pelo estilo ou senso de realismo, que se notabilizou como nosso maior ficcionista do século XIX.
II. Seus primeiros romances consagraram-no como um grande prosador realista, mas a partir de MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS sua obra tomou o rumo inesperado da ficção fantástica.
III. Seus contos, sobretudo a partir de PAPÉIS AVULSOS, são obras-primas de análise psicológica, alegorizacão social e interpretação das fraquezas humanas.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação II é verdadeira.
b) Apenas a afirmação III é verdadeira.
c) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.


2. (Fuvest-1997) Com essa história enjoada de traiu ou não traiu, de Capitu ser anjo ou demônio, o leitor de Dom Casmurro acaba se esquecendo do fundamental: as memórias são do velho narrador, não da mulher, e o autor é Machado de Assis, e não um escritor romântico dividido entre mistérios. Aceitas as observações anteriores, o leitor de Dom Casmurro deverá
a) identificar o ponto de vista de Capitu, considerando ainda o universo próprio da ficção naturalista.
b) reconhecer os limites do tipo de narrador adotado, subordinando-o ao peculiar universo de valores do autor.
c) aceitar os juízos do velho narrador, por meio de quem se representa a índole confessional de Machado de Assis.
d) rejeitar as acusações do jovem Bentinho, preferindo-lhes a relativização promovida pelo velho narrador.
e) relativizar o ponto de vista da narração, cuja ambiguidade se deve à personalidade oblíqua de Capitu.


3. (Faap-1996) OLHOS DE RESSACA
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momentos houve que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Machado de Assis
Texto extraído do romance:
a) "Memórias Póstumas de Brás Cubas"
b) "Dom Casmurro"
c) "Quincas Borba"
d) "Esaú e Jacó"
e) "Memorial de Aires"


4. (Mack-2002) ...isto de método, sendo, como é, uma cousa indispensável, todavia é melhor tê-lo sem gravata nem suspensórios, mas um pouco à fresca e à solta (…) É como a eloquência, que há uma genuína e vibrante, de uma arte natural e feiticeira, e outra tesa, engomada e chocha.
Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas
Assinale a afirmação correta sobre a passagem acima transcrita.
a) Apresenta episódios entrelaçados segundo relações de causa e efeito, constituindo, portanto, exemplo de linguagem narrativa.
b) Constitui fragmento dissertativo, pois o emissor argumenta para defender um certo ponto de vista.
c) Exibe traços de subjetividade, pois o emissor expressa seu estado de espírito diante de um fato que o emocionou.
d) Expõe uma teoria mediante discurso tipicamente científico e apresenta fatos da experiência que a comprovam.
e) É exemplo de discurso didático em que o leitor, explicitamente referido, é chamado a opinar.


5. (UFRN-2002) Sobre os contos de Várias Histórias, de Machado de Assis, é correto afirmar que:
a) pertencem à fase romântica do escritor.
b) caracterizam o universo regionalista.
c) fixam situações específicas da sociedade brasileira da época.
d) recuperam, pela ficção, aspectos autobiográficos da infância do autor.


6. (Mack-1998) Sobre Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que:
a) Em sua extensa obra, ainda se podem encontrar peças de teatro, crônicas e ensaios.
b) Seus primeiros romances como Ressurreição e Iaiá Garcia apresentam traços ainda ligados ao Romantismo.
c) Sua poesia apresenta, muitas vezes, características próprias do Parnasianismo como a busca da perfeição formal e um vocabulário elevado.
d) Nos contos, não se percebem elementos que o consagraram nos romances, evidenciando as características que o diferenciam na literatura brasileira.
e) Os romances de sua Segunda fase tornam-se totalmente realistas, evidenciando as características que o diferenciam na literatura brasileira.


7. (UFSE-1997) A originalidade do ponto de vista do narrador de MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS permitiu que Machado de Assis escrevesse um romance.
a) de caráter fantástico, no qual pôde desenvolver sua aptidão para a literatura com fundamentos surrealistas.
b) essencialmente irônico, ao mesmo tempo em que dotava o narrador de uma distância crítica incontestável.
c) em terceira pessoa, contrariando a índole confessional que marcara toda a sua ficção anterior.
d) realista, a partir de um narrador que tudo observara e documentara em páginas só publicáveis depois de sua morte.
e) satírico-histórico, cujo argumento remontava ao tempo das capitanias hereditárias, no Brasil colonial.


8. (FEI-1995) Leia com atenção:
"Em seu último romance, Machado de Assis revela-nos uma outra face. O romancista espiritualiza-se, afastando-se da análise das desgraças humanas. Sensíveis mutações ocorrem, então, em seu espírito, refletindo desprendimento e abnegação. Reconhece-se no casal Aguiar e D.Carmo o próprio romancista e D.Carolina, acentuando a coincidência das iniciais: Aguiar e Assis, Carmo e Carolina, além dos traços autobiográficos na descrição do casal harmônico".
Trata-se do romance:
a) "Quincas Borba"
b) "Esaú e Jacó"
c) "Ressurreição"
d) "D.Casmurro"
e) "Memorial de Aires"


9. (Faap-1997) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens."
Machado de Assis
Machado de Assis ficou célebre pelo romance:
a) paisagista.
b) de fuga - evasão.
c) psicológico.
d) histórico.
e) medieval.

10. (Mack-2002) Assinale a alternativa INCORRETA sobre o estilo de Machado de Assis.
a) Sua linguagem irônica e sarcástica está relacionada à quebra de valores absolutos.
b) A linguagem metafórica, usada com frequência, concretiza conceitos e juízos de valor.
c) Realizou rupturas na organização linear do texto narrativo, impondo outra lógica à sequência de capítulos.
d) Utilizou-se com frequência da metalinguagem, fazendo referências ao próprio ato de narrar.
e) A ruptura com a tradição literária deu origem a um estilo irreverente, afastado da norma culta.


11. (Fuvest-2000) Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.
(Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, capítulo primeiro)
Considerando-se este fragmento no contexto da obra a que pertence, é correto afirmar que, nele,
a) o discurso argumentativo, de tipo racional e lógico, apresenta afirmações que ultrapassam a razão e o senso comum.
b) a combinação de hesitações e autocrítica já caracteriza o tom de arrependimento com que o defunto autor relatará sua vida improdutiva.
c) as hesitações e dúvidas revelam a presença de um narrador inseguro, que teme assumir a condução da narrativa e a autoridade sobre os fatos narrados.
d) as preocupações com questões de método e as reflexões de ordem moral mostram um narrador alheio às meras questões literárias, tais como estilo e originalidade.
e) as considerações sobre o método e sobre a lógica da narração configuram o modo característico de se iniciar o romance no Realismo.


12. (PUC-SP-2001) O conto “A Cartomante” integra a obra Várias Histórias de Machado de Assis. Dele é incorreto afirmar que
a) se desenvolve a partir da afirmação de Horácio de que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.
b) apresenta um triângulo amoroso no qual Rita, casada com Vilela, o atrai com o amigo Camilo.
c) caracteriza a personagem feminina como uma dama formosa e tonta e mostra-a insinuante como uma serpente.
d) apresenta um final feliz já que a previsão da cartomante sobre o amor dos dois realiza-se plenamente.
e) se trata de uma narrativa tradicional com estrutura bem definida, conduzindo a história para um clímax inesperado, o chamado elemento surpresa.


13. (Mack-2001)
I
A lição é que não peçais nunca dinheiro grosso aos deuses, senão com a cláusula expressa de saber que é dinheiro grosso. Sem ela, os bens são menos que as flores de um dia. Tudo vale pela consciência. (...) Passai das riquezas materiais às intelectuais: é a mesma cousa. Se o mestre-escola da tua rua imaginar que não sabe vernáculo nem latim, em vão lhe provarás que ele escreve como Vieira ou Cícero, ele perderá as noites e os sonos em cima dos livros, comerá as unhas em vez de pão, encanecerá ou encalvecerá, e morrerá crendo que mal distingue o verbo do advérbio.
Machado de Assis
II
Poucos dias depois morreu... Não morreu súdito nem vencido. Antes de principiar a agonia, que foi curta, pôs a coroa na cabeça, - uma coroa que não era, ao menos, um chapéu velho ou uma bacia, onde os espectadores palpassem a ilusão. Não, senhor; ele pegou em nada, levantou nada e cingiu nada; só ele via a insígnia imperial, pesada de ouro, rútila de brilhantes e outras pedras preciosas. O esforço que fizera para erguer meio corpo não durou muito; o corpo caiu outra vez; o rosto conservou porventura uma expressão gloriosa.
- Guardem a minha coroa, murmurou. Ao vencedor...
A cara ficou séria, porque a morte é séria; dous minutos de agonia, um trejeito horrível, e estava assinada a abdicação.
Machado de Assis
Assinale a alternativa correta sobre o texto II.
a) Pertence a Quincas Borba, romance que, por meio da história de Rubião, apresenta uma triste visão da condição humana.
b) A frase final do personagem é Ao vencedor, a coroa!, que adquire, no contexto da obra, um sentido trágico.
c) É parte do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, que exemplifica a visão benevolente de Machado de Assis sobre a sociedade carioca do século XIX.
d) Corresponde ao capítulo final de D. Casmurro, obra que introduziu o estilo realista no Brasil.
e) Narrado em primeira pessoa, pertence a romance memorialista cujo protagonista defende princípios do Humanitismo.


14. (Mack-2001) A enferma era uma senhora viúva, tísica, tinha uma filha de quinze ou de dezesseis anos, que estava chorando à porta do quarto. A moça não era formosa, talvez nem tivesse graça; os cabelos caíam-lhe despenteados, e as lágrimas faziam-lhe encarquilhar os olhos. Não obstante, o total falava e cativava o coração. O vigário confessou a doente, deu-lhe a comunhão e os santos óleos. O pranto da moça redobrou tanto que senti os meus olhos molhados e fugi. Vim para perto de uma janela. Pobre criatura! A dor era comunicativa em si mesma; complicada da lembrança de minha mãe, doeu-me mais, e, quando enfim pensei em Capitu, senti um ímpeto de soluçar também (…)
A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora; (…) As tochas acesas, tão lúgubres na ocasião, tinham-me ares de um lustre nupcial … Que era lustre nupcial? Não sei; era alguma coisa contrária à morte, e não vejo outra mais que bodas.
Considere as afirmações.
I -Na descrição da filha da viúva (segundo período), o narrador-personagem apresenta uma atitude romântica.
II - No fato narrado, o protagonista sobrepõe o mundo imaginário às circunstâncias objetivas da realidade circundante.
III - O texto foi extraído de romance brasileiro da primeira metade do século XIX.
Assinale:
a) se todas estiverem corretas.
b) se apenas II estiver correta.
c) se apenas II e III estiverem corretas.
d) se apenas I e III estiverem corretas.
e) se todas estiverem incorretas.


15. (ITA-2001) Podemos afirmar que na obra D. Casmurro, Machado de Assis
a) defende a tese de que o meio determina o homem porque descreve a personagem Capitu desde o início como uma futura adúltera.
b) defende a tese determinista porque o meio em que Bentinho e Capitu vivem determina a futura tragédia.
c) não defende a tese determinista, apontando antagonismo entre o meio e a tragédia final.
d) defende a tese determinista ao demonstrar a influência da educação religiosa na formação de Capitu.
e) não defende a tese determinista de modo explícito porque não fica clara a relação entre o meio e o fim trágico dos personagens.


16. (Mack-2002) Assinale a alternativa correta sobre Machado de Assis.
a) Embora tenha sido um dos maiores escritores brasileiros do século XIX, não conseguiu em vida o reconhecimento de sua obra.
b) Uma de suas linhas temáticas está presente na valorização do comportamento do homem burguês.
c) Introduziu o Realismo no Brasil em 1881, mas enveredou para o estilo naturalista ao tematizar aspectos patológicos do comportamento.
d) Uma das marcas de seu estilo é a linguagem crítica, que se apresenta de maneira direta e seca.
e) Vivendo num período de culto ao cientificismo, questionou lucidamente o valor absoluto das verdades científicas.  


17. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2016) O trecho a seguir foi extraído de O Alienista, de Machado de Assis.
Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas; o nosso médico mergulhou inteiramente no estudo e na prática da medicina. Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção, — o recanto psíquico, o exame da patologia cerebral. Não havia na colônia, e ainda no reino, uma só autoridade em semelhante matéria, mal explorada, ou quase inexplorada. Simão Bacamarte compreendeu que a ciência lusitana, e particularmente a brasileira, podia cobrir-se de “louros imarcescíveis”, — expressão usada por ele mesmo, mas em um arroubo de intimidade doméstica; exteriormente era modesto, segundo convém aos sabedores.
A respeito da obra O Alienista, é correto afirmar que se trata de obra de
a) crítica ao cientificismo do século XIX, visto com poderes para interferir na sociedade.
b) teor filosófico, na qual o narrador desenvolve conceitos sobre as correntes da filosofia.
c) finalidade moralista, escrita com o intuito de criar personagens modelares de conduta.
d) cunho espiritualista na qual as personagens se ocupam de questões transcendentais.
e) influência religiosa, na qual Simão Bacamarte constrói um centro de recuperação de pessoas carentes.


18. (UNIRG TO/2016) A respeito da obra de Machado de Assis, assinale a alternativa incorreta.
a) Descreve a realidade com forte conteúdo otimista.
b) O narrador conversa com o leitor e analisa a própria narrativa.
c) Usa o humor frequentemente para criticar o ser humano e suas fraquezas.
d) Preocupa-se mais com a análise das personagens do que com a ação.


19. (Fac. Direito de Franca SP/2016) As mulheres na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, não aparecem sob a forma idealizada, castas e ingênuas, mas muitas vezes, ambiciosas, sedutoras, adúlteras e até mesmo torpes. Sarcasticamente são caracterizadas pelo narrador, com representações florais, que, em alguns casos, mais ofendem que exaltam. Assim, identifique, abaixo, as correspondências que não se comprovam.
a) Venância, o lírio do vale, era filha do Cotrim e sobrinha de Brás Cubas, e o designativo de seu nome remete à flor das damas de seu tempo.
b) Marcela, a flor das graças, pela beleza e sedução com que envolveu o narrador e pela paixão verdadeiramente sempre devotada a ele.
c) Eulália, Nhã-Loló, a flor do pântano, assim referida pelo ambiente social em que vivia, de família pobre e de costumes e afinidades sociais duvidosos, cujo pai era viciado em brigas de galo.
d) Eugênia, a flor da moita, cujo apelido se deve ao fato de ser filha espúria, concebida em situação clandestina, a partir de um beijo furtivo entre D. Eusébia e Dr. Vilaça.


20. (Centro Universitário de Franca SP/2016) Leia o trecho inicial do conto “A chave”, de Machado de Assis.
Não sei se lhes diga simplesmente que era de madrugada, ou se comece num tom mais poético: a aurora, com seus róseos dedos… A maneira simples é o que melhor me conviria a mim, ao leitor, aos banhistas que estão agora na Praia do Flamengo, – agora, isto é, no dia 7 de outubro de 1861, que é quando tem princípio este caso que lhes vou contar. Convinha-nos isto; mas há lá um certo velho, que me não leria, se eu me limitasse a dizer que vinha nascendo a madrugada, um velho que… Digamos quem era o velho.
Imaginem os leitores um sujeito gordo, não muito gordo, – calvo, de óculos, tranquilo, tardo, meditativo. Tem sessenta anos: nasceu com o século. Traja asseadamente um vestuário da manhã; vê-se que é abastado ou exerce algum alto emprego na administração. Saúde de ferro. Disse já que era calvo; equivale a dizer que não usava cabeleira. Incidente sem valor, observará a leitora, que tem pressa. Ao que lhe replico que o incidente é grave, muito grave, extraordinariamente grave. A cabeleira devia ser o natural apêndice da cabeça do Major Caldas, porque cabeleira traz ele no espírito, que também é calvo.
Calvo é o espírito. O Major Caldas cultivou as letras, desde 1821 até 1840 com um ardor verdadeiramente deplorável. Era poeta; compunha versos com presteza, retumbantes, cheios de adjetivos, cada qual mais calvo do que ele tinha de ficar em 1861.
(Obra completa, vol. 2, 1992.)
Uma característica recorrente na obra de Machado de Assis, presente nesse trecho, é:
a) a situação da narrativa em um cenário fantástico, que não encontra paralelo com a realidade factual, como se observa em: “banhistas que estão agora na Praia do Flamengo” (1° parágrafo).
b) o emprego de uma linguagem grandiloquente, com a descrição exagerada do cenário, como se observa em: “vinha nascendo a madrugada” (1° parágrafo).
c) a conversa com os leitores como parte da construção da narrativa, como se observa em: “Incidente sem valor, observará a leitora, que tem pressa” (2° parágrafo).
d) o uso de um narrador em terceira pessoa, que não se mostra no texto, como se observa em: “Não sei se lhes diga simplesmente que era de madrugada” (1° parágrafo).
e) a preferência por representar personagens do povo, pertencentes à classe social menos privilegiada, como se observa em: “vê-se que é abastado” (2° parágrafo).


21. (PUC RS/2017) Leia a passagem a seguir, retirada de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
“– “Morto! morto!” dizia consigo.
E a imaginação dela, como as cegonhas que um ilustre viajante viu desferirem o voo desde o Ilisso às ribas africanas, sem embargo das ruínas e dos tempos, – a imaginação dessa senhora também voou por sobre os destroços presentes até às ribas de uma África juvenil… Deixá-la ir; lá iremos mais tarde; lá iremos quando eu me restituir aos primeiros anos. Agora, quero morrer tranquilamente, metodicamente, ouvindo os soluços das damas, as falas baixas dos homens, a chuva que tamborila nas folhas de tinhorão da chácara, e o som estrídulo de uma navalha que um amolador está afiando lá fora, à porta de um correeiro. Juro-lhes que essa orquestra da morte foi muito menos triste do que podia parecer. De certo ponto em diante chegou a ser deliciosa. A vida estrebuchava-me no peito, com uns ímpetos de vaga marinha, esvaía-se-me a consciência, eu descia à imobilidade física e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra e lodo, e coisa nenhuma.
Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.”
Com base na obra de Machado de Assis, preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) Tanto Dom Casmurro quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas têm em comum o fato de serem livros narrados em primeira pessoa. Além disso, ambos os personagens pertencem à elite carioca do século XIX.
(__) O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas encerra-se com um capítulo todo feito de negativas, no qual o narrador enumera uma série de faltas de que sofreu em vida, entre elas o fato de não ter tido filhos e, assim, não ter transmitido a ninguém a herança de nossa miséria.
(__) Há um consenso entre os críticos quanto a Dom Casmurro ser um romance baseado nas memórias sinceras de um homem traído.
(__) Machado atuou em diversas áreas das Letras brasileiras. O autor escreveu romances, contos, crítica literária; porém, deixou de lado o teatro e a poesia.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F – F – V – V
b) F – V – V – F
c) V – V – F – F
d) V – V – V – F
e) V – F – F – V


22. (ACAFE SC/2017) Em relação à obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis, marque com V as citações verdadeiras e com F as falsas.
(__) Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.
(__) ‘Confeitaria do Custódio’. Muita gente certamente lhe não conhecia a casa por outra designação. Um nome, o próprio nome do dono, não tinha significação política ou figuração histórica, ódio nem amor, nada que chamasse a atenção dos dois regimes, e conseguintemente que pusesse em perigo os seus pastéis de Santa Clara, menos ainda a vida do proprietário e dos empregados. Por que é que não adotava esse alvitre? Gastava alguma coisa com a troca de uma palavra por outra, Custódio em vez de Império, mas as revoluções trazem sempre despesas.
(__) Aires quis aquietar-lhe o coração. Nada se mudaria; o regime, sim, era possível, mas também se muda de roupa sem trocar de pele. Comércio é preciso. Os bancos são indispensáveis. No sábado, ou quando muito na segunda-feira, tudo voltaria ao que era na véspera, menos a constituição.
(__) Entre a morte de Quincas Borba e a minha, mediaram os sucessos narrados na primeira parte do livro. O principal deles foi a invenção do emplasto Brás Cubas, que morreu comigo, por causa da moléstia que apanhei.
A sequência correta é:
a) V - F - F - V
b) V - F - V - F
c) F - V - V - F
d) F - V - F - V


23. (PUC-PR) Com base na leitura de Dom Casmurro, e considerando a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira, identifique as alternativas como VERDADEIRAS ou FALSAS:
(__) Escrito quando o Realismo era a estética dominante, Dom Casmurro é antes um “romance filosófico” que um “romance social”.
(__) Ao contrário de diversas heroínas românticas, punidas com a morte por comportamentos inadequados para os padrões de sua época, a principal personagem feminina de Dom Casmurro não morre no final da narrativa.
(__) Ainda que acreditasse não ser pai de Ezequiel, Bento Santiago não deixou que isso interferisse na relação pai-filho, e sempre quis ter o rapaz muito perto de si.
(__) Assim como em Esaú e Jacó, a presença do Imperador e as referências à vida política brasileira são constantes em Dom Casmurro e interferem nos acontecimentos narrados.
A sequência correta é:
a) V, F, F, F
b) F, F, F, V
c) F, V, F, V
d) V, V, V, F
e) F, V, F, F


24. (UFU-MG) Considere a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, e as afirmativas que se seguem:
I. Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
II. Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
III. A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma característica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro — obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
IV. “Olhos de ressaca” — referência dada a Capitu — evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascínio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
V. Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a família de Capitu.
Assinale:
a) Se apenas IV é correta.
b) Se apenas I, II são corretas.
c) Se apenas III e V são corretas.
d) Se apenas V é correta.
e) Nenhuma delas é correta.


25. (PUCCAMP-SP) O trecho abaixo é parte do último capítulo de Dom Casmurro, de Machado de Assis:
O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. I: “Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti”. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.
Invocando aqui a memória e o testemunho do leitor de sua história, o narrador arremata a narrativa:
a) lembrando que os ciúmes de Bentinho por Capitu poderiam perfeitamente ser injustificáveis.
b) concluindo que a única explicação para a traição de Capitu é a força caprichosa de circunstâncias acidentais.
c) citando uma passagem da Bíblia, à luz da qual acaba admitindo a possibilidade da inocência de Capitu.
d) pretendendo que a personalidade de Capitu tenha se desenvolvido de modo a cumprir uma natural inclinação.
e) se mostra reticente quanto à convicção de que fora traído, sugerindo que continuará ponderando os fatos.


GABARITO

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