1. (FUVEST-SP)
"Clessi
(choramingando) – O olhar daquele homem despe a gente!
Mãe
(com absoluta falta de compostura) – Você exagera, Scarlett!
Clessi
– Rett é indigno de entrar numa casa de família!
Mãe
(cruzando as pernas; incrível falta de modos) – Em compensação, Ashley é
espiritual demais. Demais! Assim também não gosto.
Clessi
(chorando despeitada) – Ashley pediu a mão de Melânie! Vai-se casar com
Melânie!
Mãe
(saliente) – Se eu fosse você preferia Rett.
(Noutro
tom) Cem vezes melhor que outro!
Clessi
(chorosa) – Eu não acho!
Mãe
(sensual e descritiva) – Mas é, minha filha! Você viu como ele é forte? Assim!
forte mesmo!"
No trecho acima, as personagens de Vestido de
noiva subitamente se põem a recitar diálogos do filme E o vento levou. No
contexto dessa obra de Nélson Rodrigues, esse recurso de composição
configura-se como:
a) crítica à internacionalização da cultura,
reivindicando o privilégio dos temas nacionais.
b) sátira
do melodrama, o que dá dimensão autocrítica à peça.
c) sátira do cinema, indicando a superioridade
estética do teatro.
d) intertextualidade, visando indicar o caráter
universal das paixões humanas.
e) metalinguagem, visando revelar o caráter
ficcional da construção dramática.
2. (F.C.
Chagas-Ba) Peça de Nélson Rodrigues que se desenvolve
em diferentes planos: o da vida real, concreta, objetiva; o da vida da
imaginação, desregrada, liberta. Consiste no que se pode chamar de
"tragédia da memória" e afirmou-se como um marco do teatro moderno
brasileiro. Trata-se de:
a) Álbum de família
b) A falecida.
c) Vestido
de noiva.
d) Navalha na carne.
e) Beijo no asfalto.
3. (PUC-SP) A respeito da obra Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é INCORRETO
afirmar que:
a) apresenta um enredo que se apoia na ação de
uma moça que roubou o namorado da irmã.
b) tem como verdadeiro núcleo e ponto de apoio
de construção do texto o interesse de Alaíde por Madame Clessi, despertado
pelos pormenores do diário e pelas fotografias encontradas no sótão.
c) se constrói a partir de três planos
diferentes, dos quais o da alucinação se caracteriza como espaço de encontro de
Alaíde e Madame Clessi.
d) se desenvolve na faixa de tempo explicitada
no plano da realidade, que vai do momento do acidente à morte de Alaíde.
e) está
centrada na figura da mulher-de-véu, antagonista e móvel da ação e que provoca
o desfecho trágico do assassinato de Pedro.
4. (UFAC) Em Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, observa-se a instauração de 3
planos distintos de ações. Considerando essa afirmativa, marque a alternativa
que se relaciona corretamente com a obra.
a) Não há nenhuma relação evidente entre esses
planos.
b) No plano da realidade, os conflitos
familiares da protagonista são expostos.
c) No plano do delírio, a protagonista revela
toda sua verdadeira natureza.
d) No plano da realidade, a protagonista
encontra as repostas que busca.
e) Na
plano da memória, a protagonista resgata aspectos de sua vida.
GABARITO
0 Comentários