1. (UEL) Assinale a alternativa
cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial. Como bom
barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos
fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os "falsos fidalgos".
O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel _____________,
que _____________ compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela
expressividade.
a) do Brasil do século XIX - Gregório de Matos
b) da sociedade mineira do século XVIII - Cláudio Manuel da
Costa
c) da Bahia do século XVII - Gregório de Matos
d) do ciclo da cana-de-açúcar - Antônio Vieira
e) da exploração do ouro em Minas - Cláudio Manuel da
Costa.
2. (UEL) Identifique a afirmação
que se refere a Gregório de Matos:
a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza
um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no
restante do século XIX.
b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o
presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas
combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.
c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais
liberal, o que mais claramente manifestou as ideias da ilustração francesa.
d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os
vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do
engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.
e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do
chamado ciclo do ouro é prova de que seus talentos não se restringiam ao
lirismo amoroso.
3. (UEL) O
século XVI deve ser reconhecido, na história da literatura brasileira, como um
período de
a) manifestações
literárias voltadas basicamente para a informação sobre a colônia e para a
catequese dos nativos.
b) amadurecimento
dos sentimentos nacionalistas que logo viriam a se expressar no Romantismo.
c) exaltação
da cultura indígena, tema central dos poemas épicos de Basílio da Gama e Santa
Rita Durão.
d) esgotamento
do estilo e dos temas barrocos, superados pelos ideais estéticos do Arcadismo.
e) valorização
dos textos cômicos e satíricos, em que foi mestre Gregório de Matos.
4. A
alternativa que apresenta as principais características do Barroco é:
a) Racionalismo,
Universalismo, perfeição formal, presença de elementos da mitologia
greco-latina e humanismo.
b)
Pastoralismo, bucolismo, nativismo, tom confessional, espontaneidade dos
sentimentos e exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.
c) Preocupação
formal, preferência por temas descritivos, objetivismo, apego à tradição
clássica e vocabulário culto.
d)
Subjetivismo e individualismo, eurocentrismo, patriarcalismo e nacionalismo
exacerbado.
e) Apelo
religioso, misticismo, erotismo, castigo como decorrência do pecado, fugacidade
da vida e instabilidade das coisas.
5. A exaltação
da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito entre o
humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade
medieval são características do
a)
Classicismo.
b) Arcadismo.
c) Romantismo.
d) Barroco.
e)
Condoreirismo.
6. (F.C. Chagas-BA) Assinale o texto que, pela linguagem e pelas ideias,
pode ser considerado como representante da corrente barroca.
a)
"Brando e meigo sorriso se deslizava em seus lábios; os negros caracóis de
suas belas madeixas brincavam, mercê do Zéfiro, sobre suas faces... e ela
também suspirava."
b)
"Estiadas amáveis iluminavam instantes de céus sobre ruas molhadas de
pipilos nos arbustos dos squares. Mas a abóbada de garoa desabava os
quarteirões."
c) "Os
sinos repicavam numa impaciência alegre. Padre Antônio continuou a caminhar
lentamente, pensando que cem vezes estivera a cair, cedendo à fatalidade da
herança e à influência do meio que o arrastavam para o pecado."
d) "De
súbito, porém, as lancinantes incertezas, as brumosas noites pesadas de tanta
agonia, de tanto pavor de morte, desfaziam-se, desapareciam completamente como
os tênues vapores de um letargo..."
e) "Ah!
Peixes, quantas invejas vos tenho a essa natural irregularidade! A vossa
bruteza é melhor que o meu alvedrio. Eu falo, mas vós não ofendeis a Deus com
as palavras: eu lembro-me, mas vós não ofendeis a Deus com a memória: eu
discorro, mas vós não ofendeis a Deus com o entendimento: eu quero, mas vós não
ofendeis a Deus com a vontade."
7. (UMCP-SP) O culto do contraste, pessimismo, acumulação de
elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos
aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:
a) Barroco
b) Realismo
c) Rococó
d) Naturalismo
e) Romantismo
8. (FUVEST-SP) O bifrontismo do homem, santo e pecador; o impulso
pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por modelos; o culto do contraste; a
riqueza de pormenores – são traços constantes da:
a) composição
poética parnasiana
b) poesia
simbolista
c) produção
poética arcádica de inspiração bucólica
d) poesia
barroca
e) poesia
condoreirista
9. (FUVEST-SP) "Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a
semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão
pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair são os que se
contentam com pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta.
Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a
seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura, e hão-lhes de contar os passos.
Ah! dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, achar-vos-ei com mais paço; os de
lá, com mais passos..."
Essa passagem é representativa de uma das
tendências estéticas típicas da prosa seiscentista, a saber:
a)
Sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de D.Sebastião, rei de
Portugal, morto na batalha de Alcácer-Quibir.
b) a busca do
exotismo e da aventura ultramarina, presentes nas crônicas e narrativas de
viagem.
c) a exaltação
do heroico e do épico, por meio das metáforas grandiloquentes da epopeia.
d) lirismo
trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo passionais e místicas.
e)
Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética
10. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta.
a) Julgada
em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação
barroca.
b) Na poesia
de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e
sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.
c) A
literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas,
com uma intenção doutrinária.
d) Com Antônio
Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.
e) Não se deve
dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca,
mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.
11. (UFRS)
Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte
barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e
contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo
e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico,
sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A oposição
entre Reforma e Contrarreforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas
de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas:
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I
e III.
e) I, II e
III.
12. (UFRS) Com
relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
a) Os Sermões,
do Padre Antônio Vieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as
preocupações do autor com problemas brasileiros da época, por exemplo, a
escravidão.
b) Os
conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco corresponderam, na forma literária,
ao uso exagerado de paradoxos e inversões sintáticas.
c) A poesia
barroca foi a confirmação, no plano estético, dos preceitos renascentistas de
harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século XVI, que chegaram ao Brasil
no século XVII, adaptados, então, à realidade nacional.
d) Um dos
temas principais do Barroco é a efemeridade da vida, questão que foi tratada no
dilema de viver o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a vida
eterna.
e) A escultura
barroca teve no Brasil o nome de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que,
no século XVII, elaborou uma arte de tema religioso com traços nacionais e
populares, numa mescla representativa do Barroco.
13. (E. A.LAVRAS) A opção que não apresenta características do Barroco é:
a) sentimento
trágico da existência, desengano, desespero;
b) gosto pela
grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo;
c) gosto de
cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos
túmulos;
d) tentativa
de conciliar polos opostos: o ideal cristão medieval e os valores pagãos do
renascimento;
e) a
natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos
modelos greco-latinos.
14. (CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
a) preferência
pelos aspectos científicos da vida.
b) tentativa
de reunir, num todo, realidades contraditórias.
c) angústia
diante da transitoriedade da vida.
d) preferência
pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de
mostrar ao homem a sua miséria.
e) intenção de
exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.
15. (UEL-PR) Assinale a alternativa em que se considera a produção
literária no Brasil do século XVI.
a) Uma
literatura religiosa de cunho estritamente indianista.
b) Uma
literatura brasileira, feita segundo padrões do classicismo português.
c) Uma
importante produção de poesia lírica e épica, a partir de temas brasileiros.
d) Uma literatura de viagem de grande valor
estético e cultural.
e) Uma
literatura religiosa e informativa de fraco valor estético.
16. (UFRS)
Considere as afirmações abaixo:
I. Barroco
literário, no Brasil, correspondeu a um período em que o incremento da
atividade mineradora proporcionou o desenvolvimento urbano e o surgimento de
uma incipiente classe média formada por funcionários, comerciantes e
profissionais liberais.
II. Uma das
feições da poesia barroca era o chamado conceptismo – exploração de conceitos e
ideias abstratas através de evoluções engenhosas do pensamento.
III. A
ornamentação da linguagem, que caracterizou o Barroco brasileiro, pode ser
identificada pelo uso repetido de jogos de palavras, pela construção frasal e
pelo emprego da antítese.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas
II e III
e) I, II e III
17. (CEFET-MG) Das alternativas
abaixo, apenas uma não apresenta características da obra do poeta barroco
Gregório de Matos. Assinale-a:
a) Sentido vivo de pecado aliado à busca do perdão e da
pureza espiritual.
b) Poesia com força crítica poderosa, pessoal e social,
chegando à irreverência e à obscenidade.
c) Destaca a beleza física da amada e a sua
transitoriedade.
d) Realça a beleza da flora, fauna e da paisagem
brasileiras, em manifestação nativista.
e) Tentativa de conciliar elementos contraditórios, busca
da unidade sob a diversidade.
18. (FATEC)
Quando jovem, Antônio Vieira acreditava nas palavras, especialmente nas que
eram ditas com fé. No entanto, todas as palavras que ele dissera, nos púlpitos,
na salas de aula, nas reuniões, nas catequeses, nos corredores, nos ouvidos dos
reis, clérigos, inquisidores, duques, marqueses, ouvidores, governadores,
ministros, presidentes, rainhas, príncipes, indígenas, desses milhões de
palavras ditas com esforço de pensamento, poucas - ou nenhuma delas - havia
surtido efeito. O mundo continuava exatamente o de sempre. O homem, igual a si
mesmo. Ana Miranda, BOCA DO INFERNO
Essa passagem do texto faz referência a um
traço da linguagem barroca presente na obra de Vieira; trata-se do:
a) gongorismo,
caracterizado pelo jogo de ideias.
b) cultismo,
caracterizado pela exploração da sonoridade das palavras.
c) cultismo,
caracterizado pelo conflito entre fé e razão.
d)
conceptismo, caracterizado pelo vocabulário preciosista e pela exploração de
aliterações.
e) conceptismo,
caracterizado pela exploração das relações lógicas, da argumentação.
19. (MACKENZIE) Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na obra de
José de Anchieta, encontram-se poesias seguindo a tradição medieval e textos
para teatro com clara intenção catequista.
b) A
literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um
levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.
c) A literatura
seiscentista reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o
espírito, o pecado e o perdão.
d) O Barroco
apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos,
interrogações.
e) O
Conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante,
enquanto o Cultismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio
lógico, racionalista.
20. (FUVEST) Os sonetos de Bocage
que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa
apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente,
Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. Sob esse aspecto, são
traços comuns a ambos os poetas:
a) presunção de superioridade, crítica da vaidade,
preconceito de cor.
b) sensualismo, crítica da presunção, elogio da mestiçagem.
c) presunção de superioridade, elogio da nobreza local,
sátira da mestiçagem.
d) sensualismo, crítica da nobreza antiga, preconceito de
cor.
e) estilo tropical, crítica da vaidade, elogio da mestiçagem.
21. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a
frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das
impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
a) simples; a
antítese; parnasiana.
b) rebuscada; a antítese; barroca.
c) objetiva; a
metáfora; simbolista.
d) subjetiva;
o verso livre; romântica.
e) detalhada;
o subjetivismo; simbolista.
22. Com
referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O Barroco
estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem
centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento,
com base na cultura greco-latina.
c) O Barroco
apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre
tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o
antropocentrismo renascentista.
d) A arte
barroca é vinculada à Contrarreforma.
e) O barroco
caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
23. (FEI)
Em tristes sombras morre a formosura,
em contínuas
tristezas a alegria
Nos versos
citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste
em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O
nome desta figura de linguagem é:
a) metáfora
b) aliteração
c) eufemismo
d) antítese
e) sinédoque
24. (SANTA CASA) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta
barroco a assumir uma atitude que:
a) descrê da
misericórdia divina e contesta os valores da religião;
b) desiste de
lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;
c) se deixa
subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;
d) se revolta
contra os insondáveis desígnios de Deus;
e) quer
gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.
25. (MACKENZIE) Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Em seus
sermões, de estilo conceptista, o Padre Antônio Vieira segue os moldes da
parenética medieval.
b) Caracteriza
o Barroco a tentativa de unir os valores medievais aos renascentistas.
c) O poema
épico Prosopopeia foi escrito em versos decassílabos e oitava-rima e é
considerado o marco inicial do Barroco no Brasil.
d) Apesar de
conhecido como poeta satírico, Gregório de Matos também escreveu poesia lírica
e religiosa.
e) O
cultismo caracteriza-se como uma sequência de raciocínios lógicos, usando uma
retórica aprimorada, que despreza a linguagem rebuscada.
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