1. (UFPA)
Oswald de Andrade, para sistematizar os princípios da corrente Pau-Brasil, do
nosso Modernismo:
a)
aproveitou-se exclusivamente das ideias dadaístas.
b) aproveitou-se
de aspectos para os quais Pero Vaz de Caminha chama a atenção em sua Carta
sobre o descobrimento do Brasil.
c)
aproveitou-se das sugestões temáticas que se depreendem das sátiras de Gregório
de Matos Guerra.
d) valeu-se de
princípios da tradição poética parnasiana.
e) aproveitou
a sugestão romântica de libertar a imaginação e a fantasia.
2. (FMU-SP) O
tema da pátria distante foi retomado por muitos poetas. Um deles, Oswald de
Andrade, do Modernismo.
São características do Modernismo:
a) linguagem
coloquial; valorização do nacional; tom irônico; liberação absoluta da forma.
b)
nacionalismo; tom irônico; linguagem retórica; liberdade de composição.
c) saudosismo;
crítica social; verde-amarelismo; regras rígidas de composição.
d) linguagem
retórica; saudosismo; nacionalismo; regras rígidas de composição.
e) linguagem
retórica; liberdade de composição; cientificismo; tom irônico.
3. (ENEM) Após
estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou
a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa,
Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou
as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que
valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas
a) buscaram
libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as
cores, a originalidade e os temas nacionais.
b) defenderam
a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita,
afetando a criação artística nacional.
c)
representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo
como finalidade a prática educativa.
d) mantiveram
de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade
artística ligada à tradição acadêmica.
e) buscaram a
liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas
abordados.
4. (ITA)
Assinale a melhor opção, considerando as seguintes asserções sobre Fabiano,
personagem de Vidas Secas, de Graciliano Ramos:
I) Devido às
dificuldades pelas quais passou no sertão, tornou- se um homem rude, mandante
da morte de vários inimigos seus.
II)
Comparava-se, com orgulho, aos animais, pois era um homem errante que vivia
fugindo da seca.
III) Sentia-se
fraco para exigir seus direitos diante de patrões e autoridades, por isso não
se considerava um homem, mas um bicho.
Está (ão) correta(s):
a) Apenas a I.
b) Apenas a
III.
c) I e III.
d) Apenas a
III.
e) I e III.
5. (PUCCAMP) Sobre José Lins Rego, é correto afirmar que:
a) se definiu,
certa vez, como “apenas um baiano romântico e sensual”, assumindo-se como
contador de histórias de pescadores e marinheiros de sua terra.
b) retratou em
sua obra a dura relação entre o homem e o meio, em especial a condição subumana
do nordestino retirante.
c) sempre
se declarou escritor espontâneo e instintivo, consciente de que sua obra
continha muito de sua experiência pessoal em regiões da Paraíba e de
Pernambuco.
d) escreve a
saga da pequena burguesia depois de 1930, num tom leve e descontraído de
crônica e costumes.
e) é
considerado mais por ter publicado a obra marco da literatura social
nordestina, A Bagaceira, do que pelos méritos de grande escritor.
6. (PUCCAMP) A leitura de romances como Vidas Secas, São Bernardo ou
Angústia permite afirmar sobre Graciliano Ramos que:
a) sua grande
capacidade fabuladora e o tom lírico de sua linguagem servem a uma obra
dominada pelo impulso, em que se mesclam romantismo e realismo, poesia e
documento.
b) sua obra
transcende as limitações do regional ao evoluir para uma perspectiva universal,
ao mesmo tempo que sua expressão parte para o experimentalismo e para as
invenções vocabulares inovadoras.
c) sua obra,
preocupada em fixar os costumes e falas locais do meio rural e da cidade, é um
registro fiel da realidade nordestina, quase um documento transfigurado em
ficção.
d) sua obra,
toda condicionada pela realidade humana e social de uma árida região de
coronéis e cangaceiros, apresenta uma narrativa linear, mas de linguagem
exuberante, própria dos grandes contadores de história.
e) tanto o
enfoque trágico do destino do homem ligado às raízes regionais quanto a análise
dos conflitos existenciais do homem urbano conferem uma dimensão universal à
sua obra.
7. (UEL-PR) As
reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem:
a) a fixação
do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas.
b) a
possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético
literário.
c) a aversão
dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São
Paulo.
d) a preferência pelas manifestações
artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo.
e) o pouco
amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.
8. (FMTM-MG) A literatura das duas primeiras décadas do século XX
pode ser chamada “eclética” porque:
a) convivem,
na época, diversas correntes estéticas.
b) estavam
vivos os melhores poetas parnasianos.
c) há o
domínio da prosa sobre a poesia.
d) amadurecem
as ideias que preparam o Modernismo.
e) a prosa se
volta para a problemática das regiões brasileiras.
9. (UFRGS-RS) O sapo-tanoeiro Parnasiano aguado, Diz: – ‘Meu
cancioneiro É bem martelado… O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, pertence
ao primeiro momento do Modernismo brasileiro, em que ocorreu uma tomada de
posição contra:
a) a expressão
de sentimentos, o culto de temas clássicos, a atitude impessoal e erudita do
poeta.
b) a
interferência emocional do poeta, a linguagem classicizante, as rimas ricas.
c) o culto
de rimas ricas, o metro perfeito, a expressão classicizante.
d) a ênfase
oratória, as atitudes sentimentais, a poesia pessoal.
e) a poesia de
expressão pessoal, a linguagem menos rigorosa, a ausência de rimas.
10. (Unifran-SP) O Modernismo no Brasil revolucionou as normas
literárias, perdurando por várias décadas. Assinale a alternativa que apresenta
declarações concernentes a esse movimento.
a) Na primeira
fase do movimento, surgiram grandes poetas, mas destaca-se especialmente o
chamado “romance revolucionário” ou “romance modernista”.
b) Oswald de
Andrade, escritor e poeta paulista, foi um dos autores mais marcantes da
segunda fase. Seu texto foi dos mais inovadores e corrosivos da estética
regionalista.
c) A
primeira fase do movimento foi marcada pela desintegração da linguagem
tradicional devido à busca da expressão regional e à adoção das conquistas de
vanguarda.
d) Apesar das
inovações, esse movimento prendeu-se à concepção tradicional de literatura,
esquecendo a história da atualidade e fixando-se em valores do passado.
e) Esse
movimento foi iniciado com a Semana de Arte Moderna em 1922, englobando várias
artes: literatura, música, pintura e escultura. O polo principal foi São Paulo,
na época já um florescente parque industrial.
11. (PUC-RS) Todas as afirmativas a seguir relacionam-se ao
Modernismo na sua primeira fase, exceto:
a) Os
movimentos de vanguarda europeus, a brutalidade da Primeira Guerra Mundial,
dentre outros fatores, favoreceu a busca por uma estética desvinculada de
quaisquer dogmatismos.
b) No Brasil,
os movimentos primitivistas foram uma resposta à busca da expressão nacional.
c) A conjunção
entre primitivismo do folclore e universo urbano foi uma possibilidade
modernista.
d) As
inovações de ordem temática e formal permitiram a delimitação clara entre prosa
e poesia modernistas.
e) A paródia
aos textos e estilos consagrados da literatura brasileira é uma das
possibilidades modernistas.
12. (UDESC) – A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das
grandes aspirações renovar o ambiente artístico e cultural do país, produzindo
uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem,
contudo, perder o caráter nacional; para isso contou com a participação de
escritores, artistas plásticos, músicos, entre outros. Analise as sequências
que reúnam as proposições corretas em relação à Semana da Arte Moderna.
I. O movimento modernista
buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a
natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem.
II. A exposição da artista
plástica Anita Malfatti representou um marco para o modernismo brasileiro; suas
obras apresentavam tendências vanguardistas europeias, o que de certa forma
chocou grande parte do público; foi criticada pela corrente conservadora, mas
despertou os jovens para a renovação da arte brasileira.
III. O escritor Graça Aranha
foi quem abriu o evento com a sua conferência inaugural “A emoção estética na
Arte Moderna”; em seguida, apresentou suas obras Pauliceia desvairada e Amar,
verbo intransitivo.
IV. O maestro e compositor
Villa-Lobos foi um dos mais importantes e atuantes participantes da Semana.
V. As esculturas de Brecheret, impregnadas de modernidade,
foram um dos estandartes da Semana; sua maquete do Movimento às Bandeiras foi
recusada pelas autoridades paulistas; hoje, umas das esculturas públicas mais
admiradas em São Paulo.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, de cima para baixo.
a) II, III e V.
b) II, IV e V
c) I e III.
d) I e IV.
e) II e V.
13. (UFPI-PI) A alternativa em que todas as características
correspondem ao Modernismo é:
a) concepção
lúdica da arte, rigor formal.
b) moralismo,
idealização da mulher.
c) verso
livre, experimentalismo.
d) jogo
antitético, culto da natureza
e) senso do
mistério, liberdade formal.
14. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma característica que
não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930).
a) Ruptura
radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado, quebra total
da rotina literária.
b) Caráter
turbulento, polemista, de demolição de valores.
c) Exaltação
exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido
como um valor em si.
d) Movimento
de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da
originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de “errar”.
e) Apesar
de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o
purismo da linguagem.
15. (PUC-RJ) O movimento artístico-literário que mobilizou parcela
significativa da intelectualidade brasileira durante a década de 20 e procurou
romper com os padrões europeus da criação tinha como proposta:
I. a tentativa
de buscar um conteúdo mais popular para a problemática presente nas diferentes
formas de manifestação artística.
II. a tentativa
de recuperação das idealizações românticas ligadas à temática do índio
brasileiro.
III. a
valorização do passado colonial, ressaltada a influência portuguesa sobre a
nossa sintaxe.
IV. a tentativa
de constituição, no campo das artes, da problemática da nacionalidade,
ressaltadas as peculiaridades do povo brasileiro.
V. a
desvalorização da problemática regionalista, contida nas lendas e mitos
brasileiros.
Assinale:
a) se
somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
b) se somente
as afirmativas I e V estiverem corretas.
c) se somente
as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se somente
as afirmativas III e IV estiverem corretas.
e) se somente
as afirmativas II e V estiverem corretas.
16. (Vunesp-SP) Quais destes fragmentos resumem propostas do Modernismo
brasileiro?
I. “A língua
sem arcaísmo, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de
todos os erros. Como somos.”
II. “Contra o
índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e
genro de D. Antônio de Mariz.”
III. “A pena é
um pincel.” “Eu limo sonetos engenhosos e frios”.
IV. “Nomear um
objeto significa suprimir as três quartas partes do gozo de uma poesia, que
consiste no prazer de adivinhar pouco a pouco. Sugerir, eis o sonho.”
V. “A poesia
existe nos fatos.
Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes
da favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.”
a) I, III e IV
b) II, III e
IV
c) I, II e III
d) I, II e
V
e) II, IV e V
17. (UFPa-PA) As ideias de Marinetti influenciaram muito os nossos
autores. Dele, os escritores brasileiros seguiram:
a) a
exacerbação do nacional e a sintaxe tradicional.
b) a paixão
pela metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito.
c) a negação do passado e o uso de palavras
em liberdade.
d) o conceito
de felicidade na vida em contato com a natureza, e a fé na razão e na ciência.
e) o gosto
pelo psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.
18. (PUC-Campinas-SP) Assinale a alternativa em que se encontram preocupações
estéticas da primeira geração modernista.
a) “Não entrem
no verso culto o calão e o solecismo, sintaxe truncada, o metro cambaio, a
indigência das imagens e do vocábulo, a vulgaridade do pensar e do dizer.”
b) “Vestir a
ideia de uma forma sensível, que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas
que, servindo para exprimir a ideia, dela se tornaria submissa.”
c) “Minhas
reivindicações? Liberdade. Uso dela; não abuso. E não quero discípulos. Em
arte: escola = imbecilidade de muitos para vaidade de um só.”
d) “Na
exaustão causada pelo sentimentalismo, a alma ainda trêmula e ressoante da
febre do sangue, a alma que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que
pode senão fazer o poema dos grandes amores da vida real?”
e) “O poeta
deve ter duas qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação,
este, seu guia, muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver
beleza sem obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.”
19. (PUC-RS) A literatura do pré-modernismo brasileiro, nas obras de
Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, caracteriza-se pela:
a) descrição e
romantização da sociedade rural.
b) interpretação e polêmica voltadas para a
problemática social.
c) análise e
idealização da sociedade urbana.
d) restauração
e mitificação da temática histórica.
e)
reconstrução e fabulação da sociedade indígena.
20. (UEL-PR) Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de
Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm em como
elemento comum:
a) a intenção
de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) a adoção de
linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) a
expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira.
d) a prática
de um experimento linguístico radical
e) o estilo
conservador do antigo regionalismo romântico
21. (UEL)
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Pré-modernismo:
a) Não se
caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem
delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e
linguísticas do Modernismo.
b) Algumas
correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo,
exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo
na poesia.
c) Tanto Lima
Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura
pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a
realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da
Cunha, com a obra “Os Sertões”, ultrapassa o relato meramente documental da
batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica
da nação brasileira.
e) Nos
romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao
academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a
postura moderna do escritor.
22. (ENEM) “Poética”, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do
movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora críticas e
propostas que representam o pensamento estético predominante na época.
Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de
ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr.
diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai
averiguar no dicionário
o cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas
[...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
- Não quero mais saber do lirismo que não é
libertação.
(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa.
Rio de janeiro: José Aguilar, 1974)
Com base na leitura do poema, podemos afirmar
corretamente que o poeta:
a) Critica o lirismo louco
do movimento modernista.
b) Critica todo e qualquer
lirismo na literatura.
c) Propõe o retorno ao
lirismo do movimento clássico.
d) Propõe o retorno do
movimento romântico.
e) Propõe a criação de um novo lirismo.
23. (UFC) – Macunaíma – obra-prima de Mário de Andrade – é um dos
livros que melhor representam a produção literária brasileira do presente
século. Sua principal característica é:
a) traçar, como no
Romantismo, o perfil do índio brasileiro como protótipo das virtudes nacionais.
b) Ser um livro em que se
encontram representados os princípios que orientam o movimento modernista de
22, dentre os quais o fundamental é a aproximação da literatura à música.
c) Analisar, de modo
sistemático, as inúmeras variações sociais e regionais da língua portuguesa no
Brasil, destacando em especial o tupi-guarani.
d) Ser um texto em que o autor subverte, na linguagem literária os padrões
vigentes, ao fazer conviver, sem respeitar limites geográficos, formas linguísticas
oriundas das mais diversas partes do Brasil.
e) Exaltar, de forma
especial, a cultura popular regional, particularmente a representativa do Norte
e Nordeste brasileiro.
24.
(ESPM-2007) Os poetas e escritores modernistas, dentre
outras posturas, defenderam a linguagem coloquial, incorporaram léxico e
construções de extração popular e regional e valorizaram elementos nacionais.
Pode-se identificar num outro momento anterior da literatura que, dentro de um
espírito nacionalista, também houve a defesa de uma possível “língua
brasileira”, fato este verificado pela frase:
a) “Porque o escrever —
tanta perícia, / Tanta requer, / Que ofício tal... nem há notícia / De outro
qualquer.” (Olavo Bilac)
b) “O defeito que eu vejo
nessa lenda [Iracema], o defeito que vejo em todos os livros brasileiros, e
contra o qual não cessarei de bradar intrepidamente é a falta de correção na
linguagem portuguesa, ou antes a mania de tornar o brasileiro uma língua
diferente do velho português (...)” (Pinheiro Chagas)
c) “O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar
uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a
pêra, o damasco e a nêspera?” (José de Alencar)
d) “Quando sinto a
impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita” (Mário
de Andrade)
e) “A grande poesia
consiste na linguagem carregada de significação no mais alto grau possível”
(Ezra Pound)
25.
(Mack-2007) Considere as seguintes afirmações acerca da
poesia modernista brasileira.
I. Valorizou a concepção
idealizada da figura feminina.
II. No tratamento de alguns
temas, manteve um diálogo irreverente com a tradição literária.
III. Recuperou a imagem da
“mulher fatal”, enaltecida pelos clássicos, mas em versos livres e brancos.
IV. Adotou uma linguagem prosaica, cujo ritmo fluente revela
a marca da oralidade.
Assinale:
a) se apenas I estiver
correta.
b) se apenas IV estiver correta.
c) se apenas I e III
estiverem corretas.
d) se apenas I e IV
estiverem corretas.
e) se apenas II e IV estiverem corretas.
GABARITO
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