1. (FUVEST)
"Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito."
A concepção de poema como peça de
ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos versos
acima, é característica fundamental do:
a) Romantismo
b)
Trovadorismo
c) Movimento
Antropofágico
d) Arcadismo
e) Parnasianismo.
2. (UM-SP)
Assinale a alternativa que não se aplica à estética parnasiana.
a) predomínio
da forma sobre o conteúdo
b) tentativa
de superar o sentimento romântico
c) constante
presença da temática da morte
d) correta
linguagem, fundamentada nos princípios dos clássicos
e) predileção
pelos gêneros fixos, valorizando o soneto.
3. (Fund.S.André-SP) Poemas como "Anoitecer" e "A
cavalgada", de Raimundo Correia, ou "Vaso chinês" e "Vaso
grego", de Alberto de Oliveira, exemplificam uma feição típica do
Parnasianismo. É ela:
a) descritivismo.
b) pendor
filosofante.
c) a
preocupação com temas particulares e individuais.
d) a
valorização da Antiguidade greco-latina.
e) a expressão
indireta do autor.
4. (PUC-RS) Alberto de Oliveira é
considerado o mais característico poeta parnasiano, pois suas obras evidenciam:
a) erudição linguística, descrição subjetiva e alusão à
mitologia greco-latina.
b) culto à forma, descritivismo e retorno aos motivos
clássicos.
c) preciosismo linguístico, recuperação dos moldes
clássicos e devaneio sentimentalista.
d) lirismo comedido, sentimento nacionalista e apuro
vocabular.
e) descrição pormenorizada, ruptura com os motivos clássicos
e busca da palavra exata.
5. (FESP) A
designação "arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:
a) Conceptista
b) Cultista
c) Parnasiana
d) Simbolista
e) Modernista
6. (UFRS)
"É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato
dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo. O nome
da escola vinha de Paris e remontava a antologias publicadas [...] sob o título
de Parnasse Contemporain, que incluíam poemas de Gautier, Banville e Lecomte de
Lisle. Seus traços de relevo: o gosto da descrição nítida, concepções
tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal de
impessoalidade que partilhavam com os realistas do tempo." (Alfredo Bosi)
Com base no texto acima, referente ao
Parnasianismo brasileiro, são feitas as seguintes inferências:
I -
Parnasianismo opôs-se a princípios românticos como a subjetividade e a relativa
liberdade do verso.
II - Tendo seu
nome calcado num termo criado na França, o Parnasianismo brasileiro seguiu um
caminho estético próprio, independente e original.
III -
Parnasianismo e Realismo são correntes literárias com ideais e princípios
estéticos totalmente diferenciados.
Quais estão corretas?
a) Apenas
I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e
II.
d) Apenas II e
III
e) I, II e
III.
7. (UF-PA) À
subjetividade romântica os parnasianos contrapuseram a impessoalidade objetiva;
Bilac, parnasiano por excelência, por vezes foge do rigorismo objetivista de
sua escola como, por exemplo, nos versos em que o eu do poeta se manifesta
claramente. É o que se vê em:
a)
"Fernão Dias Paes Leme agoniza. Um lamento/ Chora largo, a rolar na longa
voz do vento."
b) "Pára!
Uma terra nova ao teu olhar fulgura!/ Detém-te! Aqui, de encontro a verdejantes
plagas"
c) "E
eu, solitário, solto a face, e tremo,/ Vendo o teu vulto que desaparece."
d) "Chega
do baile. Descansa/ Move a ebúrnea ventarola."
e) "E
ei-la, a morte! E ei-lo, o fim! A palidez aumenta; Fernão Dias se esvai, numa
síncope lenta."
8. (PUC-RS)
"Esta de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do
Olimpo, a um novo deus servia."
A poesia que
se concentra na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe
de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da:
a) espiritualização da vida
b) visão do real.
c) arte pela arte.
d) moral das coisas.
e) nota do intimismo.
9. (CFET-PA) Todas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção
de:
a)
Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o
concreto.
b) Os parnasianos
assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma
atitude pessoal.
c) Os
parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antiguidade
Clássica.
d)
Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela
poesia.
e) Os
parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma
linguagem rebuscada e artificial.
10. (MACKENZIE) Não caracteriza a estética parnasiana:
a) A
exaltação do “eu” e fuga da realidade presente
b) A
objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma
c) A perfeição
formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos
d) A oposição
aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas
e) A obsessão
pelo adorno e contenção lírica
11. (FGV)
Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:
a) A
inspiração é mais importante que a técnica.
b) Culto da
forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou
raras.
c) O nome do
movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
d) Sua poesia
é marcada pelo sentimentalismo.
e) No Brasil,
o Parnasianismo conviveu com o Barroco.
12. (UFRS-RS) Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes
afirmações.
I – Pode ser
considerado um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do
racionalismo clássico.
II – Apresenta
características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.
III – Definiu-se,
no Brasil, com o livro “Poesias”, de Olavo Bilac, publicado em 1888.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I
e III.
d) Apenas II e
III.
e) I, II e
III.
13. (UFPB) A
propósito da poesia parnasiana, é correto afirmar que ela:
a)
caracteriza-se como forma de evocação de sentimentos e emoções.
b) revela-se
no emprego de palavras de grande valor conotativo e ricas em sugestões
sensoriais.
c) acentua
a importância da forma, concebendo a atividade poética como a habilidade no
manejo do verso.
d) faz alusões
a elementos evocadores de rituais religiosos, impregnando a poesia de
misticismo e espiritualidade.
e) explora
intensamente a cadeia fônica da linguagem, procurando associar a poesia à
música.
14. (MACK-SP) “Praticam uma poesia predominantemente descritiva,
interessada em representar plasticamente paisagens e ambientes, reduzindo o
mais possível o envolvimento emotivo do poeta com os temas tratados. Por outro
lado, há uma supervalorização da chamada forma poética, onde há busca constante
de perfeição técnica nas rimas, vocabulário selecionado”.
Assinale a alternativa em que encontra o nome
do movimento literário a que se refere o trecho citado.
a) Parnasianismo.
b) Romantismo.
c) Modernismo.
d) Simbolismo.
e) Arcadismo
15. (UFPA) O
poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, contém uma crítica à escola:
a) modernista.
b) simbolista.
c) parnasiana.
d) realista.
e) literária
16. (PUCCAMP)
O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;
Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a
ambição
Na torturada entranha abriu da terra nobre;
E cada cicatriz brilha como um brasão.
O ângelo plange ao longe em doloroso dobre.
O último ouro do sol morre na cerração.
E, austero, amortalhando a urbe gloriosa e
pobre,
O crepúsculo cai como uma extrema-unção.
Podemos reconhecer nas estrofes acima, de
Olavo Bilac, as seguintes características do estilo de época que marcou sua
poesia:
a) Interesse
pela descrição pormenorizada da paisagem, numa linguagem que procura
impressionar os sentidos.
b) Uso do
vocabulário próprio para acentuar o mistério, a realidade oculta das coisas,
que deve ser sugerida por meio de símbolos.
c) Valorização do passado histórico, em busca
da definição da nacionalidade brasileira.
d) Utilização
exagerada de hipérboles, perífrases e antíteses, no desejo de não nomear
diretamente as coisas, mas de fazer alusão a elas.
e) Busca de
imagens naturais e vocabulário simples, predileção pelo verso branco e negação
de inversões sintáticas.
17. (CEFET-PA) Leia os versos:
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhantes copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que a suspendia.
Então e, ora repleta ora esvaziada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Todas de
roxas pétalas colmada.
(Alberto de
Oliveira)
Assinale a
alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:
a) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e
subjetivismo;
b) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com
sentimentalismo amoroso;
c) revalorização das ideias iluministas e descrição do
passado.
d) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema
ligado à Grécia antiga.
e) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.
18. (UFPE) É
incorreto afirmar que, no Parnasianismo:
a) a natureza
é apresentada objetivamente;
b) a
disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante
por obedecer a uma ordenação lógica;
c) a
valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização
da forma do poema;
d) a natureza
despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos
literários;
e) as inúmeras
descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta,
porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.
19. (UFAM)
Todas as características de estilo abaixo relacionadas pertencem ao
Parnasianismo, exceto:
a) O apuro
quanto à parte formal.
b) A reserva
nas efusões pessoais.
c) A procura
de rimas ricas.
d) A
imaginação criadora.
e) O uso de
descrições.
20. (UEL) O
Parnasianismo brasileiro foi um movimento.
a) Poético
do final do século XIX e início do século XX.
b)
Lítero-musical do final do século XVIII e início do século XIX.
c) Poético do
final do século XVIII e início do século XIX.
d) Teatral do
final do século XX.
e)
Lítero-musical do início do século XX.
21. (UNIFESP) No Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Oswald de Andrade faz
o seguinte comentário sobre os poetas parnasianos: “Só não se inventou uma
máquina de fazer versos - já havia o poeta parnasiano.”
O que o poeta modernista está criticando nos
parnasianos é
a) a demasiada
liberdade no ato da criação, que os torna máquinas poéticas.
b) o abandono
da Arte pela arte, com a criação objetiva e anticonvencional.
c) a
preocupação com a perfeição formal e com o subjetivismo.
d) o
formalismo e a impessoalidade comuns em seus textos.
e) o exagero
na expressão das emoções, apesar da criação poética mecânica.
22. (PUC-RS)
“Tu, artista, com zelo,
Esmerilha e investiga!
Níssia, o melhor modelo
Vivo, oferece, da beleza antiga.
Para esculpi-la, em vão, árduos, no meio
De esbraseada arena,
Batem-se, quebram-se em fatal torneio,
Pincel, lápis, buril, cinzel e pena.”[...]
O trecho evidencia tendências ___________, na
medida em que ______________ o rigor formal e utiliza-se de imagens
_____________.
a) românticas
- neutraliza - abstratas
b) simbolistas
- valoriza - concretas
c) parnasianas - exalta - mitológicas
d) simbolistas
- busca - cotidianas
e) parnasianas
- evita - prosaicas
23. (UF-ES) O
ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o
objetivo do poeta é criar obras que expressem:
a) um conteúdo
social, de interesse universal.
b) a noção do
progresso da sua época.
c) uma
mensagem educativa, de natureza moral.
d) uma lição
de cunho religioso.
e) Belo,
criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.
24. (FMTM-FCC) "Admitida esta necessidade, não admitamos confusões
entre os que se resignam ao poetar espontâneo e os que ambicionam ao sacerdócio
do poeta artístico. Não tragam os aprendizes para a oficina da joalheria um
material indigno, vocação errada, incapacidade, pechisbeque e miçangas, em vez
de ouro e pérolas, preguiça em vez de paciência, negligência em vez de vontade
e gosto."
O excerto acima representa um fragmento do
programa estético do
a) Arcadismo
b) romantismo
c) Parnasianismo
d) Simbolismo
e) Modernismo
25. (F.Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana
defendiam:
a) engajamento
político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia
inflamada e eloquente.
b) a ideia de
que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à
expressão direta das emoções mais profundas.
c) a
simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e
uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.
d) abandono
das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento
dos poemas em verso livre do Modernismo.
e) a
disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a
resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.
GABARITO
1 Comentários
Muito legal
ResponderExcluir