1. (FMABC-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Parnasianismo:
a)
subjetivismo, imaginação e sentimentalismo.
b) "Sob o
manto diáfano da fantasia, a nudez crua da verdade."
c) impassibilidade,
perfeição formal, rimas raras, seleção vocabular.
d) registro de
impressões, emoções e sentimentos despertados no espírito do poeta.
2. (FEI-SP) São
características do Parnasianismo, do qual Olavo Bilac é legítimo representante:
a) predomínio
da razão, individualismo.
b)
determinismo biológico, retorno à Idade Média.
c) culto da
forma, arte pela arte.
d)
objetividade, sentimentalismo exagerado.
3. (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do
Parnasianismo, exceto:
a) prevalência
de formas fixas de composição poética.
b) anseio de liberdade criadora.
c) preocupação
com a perfeição formal.
d) gosto pela
precisão descritiva.
e) ideal de
objetividade no tratamento dos temas.
4. (PUC-MG)
“Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.”
trecho do poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta:
a) distanciado
da realidade.
b) engajado.
c) crítico.
d) irônico.
e) informal.
5. (PUC-RS) Vila Rica
“O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;
Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a
ambição
Na torturada entranha abriu da terra nobre:
E cada cicatriz brilha como brasão.
[...]
Como uma procissão espectral que se move …
Dobra o sino… Soluça um verso de Dirceu …
Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros
chove.”
O poema, pertencente ao autor de “Profissão
de Fé”, não segue rigidamente o padrão ___________ no que se refere à
___________.
a) romântico /
idealização do mundo
b) simbolista
/ busca do eu profundo
c) parnasiano
/ alienação dos problemas sociais
d) simbolista
/ inteligibilidade sintática
e) parnasiano
/ sonoridade dos versos
6. (PUC-RS)
“Tu,
artista, com zelo, Esmerilha e investiga!
Níssia, o melhor modelo Vivo,
oferece, da beleza antiga. Para esculpi-la,
em vão, árduos, no meio. De
esbraseada arena, Batem-se, quebram-se em
fatal torneio, Pincel, lápis,
buril, cinzel e pena.” [...]
O trecho evidencia tendências
__________, na medida em que __________ o
rigor formal e utiliza-se de imagens __________.
a) Românticas/
neutraliza/ abstratas
b)
simbolistas/ valoriza/ concretas
c) parnasianas/ exalta/ mitológicas
d)
simbolistas/ busca/ cotidianas
e)
parnasianas/ evita/ prosaicas
7. (FUND. UNIV. RIOGRANDE) Marque a afirmativa correta:
a) O
Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na
poesia.
b) O
Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O
Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d) O
Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e) O
Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter
sugestivo e musical.
8. (CEFET-PAR)
E sobre mim, silenciosa e triste,
A Via-Láctea se desenrola
Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo
Bilac)
Sobre o fragmento poético não é correto
afirmar:
a) A
“Via-Láctea” sofre um processo de personificação.
b) A cena é
descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.
c) A opção
pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes” visa a presentificar
o movimento dos astros.
d) Há
predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e) A visão de
mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.
9. (UFTM 2011) Considere as informações.
É na convergência de ideais antirromânticos,
como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a
poética [desse movimento literário].
(...)
Seus traços de relevo: o gosto da descrição
nítida (a mimese pela mimese), concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e
rima e, no fundo, o ideal da impessoalidade que partilhavam com os [escritores]
do tempo.
(Alfredo Bosi. História concisa da Literatura
Brasileira.)
O texto alude aos poetas
a) ultrarromânticos,
que romperam com a poesia indianista e ufanista. a exemplo de Alvares de Azevedo.
b) realistas,
que trataram. em sua obra poética, de temas ligados ao cotidiano, tal como fez
Machado de Assis.
c) parnasianos,
que, afastando-se dos ideais românticos, buscavam a linguagem isenta de
subjetivismo. a exemplo de Olavo Bilac.
d) simbolistas,
que romperam com o pessimismo romântico e propuseram uma poética
espiritualizada. como fez Cruz e Souza.
e) modernistas.
que. negando os preceitos da poesia romântica. buscavam uma poética nacional, a
exemplo de Mário de Andrade.
10. (FGV 2005) Assinale a alternativa correta a respeito do
Parnasianismo:
a) A
inspiração é mais importante que a técnica.
b) Culto da
forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, as rimas ricas ou
raras.
c) O nome do
movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
d) Sua poesia
é marcada pelo sentimentalismo.
e) No Brasil,
o Parnasianismo conviveu com o Barroco.
11. (Espcex 2014) Quanto à poesia parnasiana, é correto afirmar que se
caracteriza por
a) buscar uma
linguagem capaz de sugerir a realidade, fazendo, para tanto, uso de símbolos,
imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos, tudo
com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo, antilógico e
antirracional.
b) cultivar o
desprezo pela vida urbana, ressaltando o gosto pela paisagem campestre; elevar
o Ideal de uma vida simples, integrada a natureza; conter nos poemas elementos
da cultura greco-latina; apresentar equilíbrio espiritual, racionalismo.
c) apresentar
interesse por temas religiosos, refletindo o conflito espiritual, a morbidez
como forma de acentuar o sentido trágico da vida, além do emprego constante de
figuras de linguagem e de termos requintados.
d) possuir
subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo, ampliando a experiência da
sondagem Interior e preparando o terreno para investigação psicológica.
e) pretender
ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção
dos sentimentos e a perfeição formal.
12. (UFRGS 2006) Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes
afirmações.
I - Pode ser
considerado um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do
racionalismo clássico.
II - Apresenta
características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.
III - Definiu-se,
no Brasil, com o livro "Poesias", de Olavo Bilac, publicado em 1888.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I
e III.
d) Apenas II e
III.
e) I, Il e
III.
13. (UEL 1995) Assinale a alternativa cujos termos preenchem
corretamente as lacunas do texto inicial.
Esses poetas dedicavam-se, muitas vezes, a
escrever sobre um "vaso grego", uma "taça de coral", uma
"brilhante copa". Ao mesmo
tempo em que admiravam os "áureos relevos", o "fino lavor"
e o som "canoro e doce" desses objetos, viam-se a si mesmos como
artesãos do verso, verdadeiros "ourives" da língua. Essa tendência preciosista teve em
____________ e _____________dois dos principais representantes, dentro do
estilo ______________.
a) Castro
Alves e Gonçalves Dias - romântico
b) Olavo
Bilac e Alberto de Oliveira - parnasiano
c) Gonçalves
Dias e Olavo Bilac - romântico
d) Alberto de
Oliveira e Castro Alves - parnasiano
e) Gonçalves
Dias e Alberto de Oliveira - parnasiano
14. (UEL 1998) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira representam um estilo
de época de acordo com o qual
a) o valor
estético deve resultar da linguagem subjetiva e espontânea que brota
diretamente das emoções.
b) a forma
literária não pode afastar-se das tradições e das crenças populares, sem as
quais não se enraíza culturalmente.
c) a poesia
deve sustentar-se enquanto forma bem lapidada, cuja matéria-prima é um
vocabulário raro, numa sintaxe elaborada.
d) devem ser
rejeitados os valores do antigo classicismo, em nome da busca de formas
renovadas de expressão.
e) os versos
devem fluir segundo o ritmo irregular das impressões, para melhor atender ao
ímpeto da inspiração.
15. (UFAM 2010) Coloque V para afirmativas verdadeiras e F para as
falsas. Assinale a sequência correta.
Pode-se descrever o Parnasianismo como um
movimento
(__) cujo
conteúdo é mais importante que a forma de seus textos.
(__) que
trabalha com temas greco-latinos e prefere formas fixas, como o soneto.
(__) que legou
obras de cunho social, preocupado com a situação do país em seu tempo.
(__) cujo
descritivismo dos poemas se iguala ao Romantismo, ambos preocupados com o
ambiente político de seus respectivos momentos históricos.
(__) em que a
mulher é apresentada como a musa inspiradora, situada em meio à natureza
brasileira.
a) F – V – F –
V – F
b) V – V – F –
F – V
c) F – V – F – F – F
d) F – F – F –
V – V
e) V – F – F –
F – V
16. (UFAL 2000) As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no
Brasil:
I. Para bem
definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um
joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma
matéria preciosa.
II. Pelas
convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade
e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.
III. Por se
identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais
representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.
Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e II,
apenas
c) I e III,
apenas
d) II e III,
apenas.
e) I, II e
III
17. (UNIFESP 2013) Essa poesia não logrou estabelecer-se em Portugal. De
origem francesa, suas primeiras manifestações datam de 1866, quando um editor
parisiense publica uma coletânea de poemas; em 1871 e 1876, saem outras duas
coletâneas. Os poetas desse movimento literário pregam o princípio da Arte pela
Arte, isto é, defendem uma arte que não sirva a nada e a ninguém, uma arte
inútil, uma arte voltada para si própria. A Arte procuraria a Beleza e a
Verdade que existiriam nos seres concretos, e não no sentimento do artista. Por
isso, o belo se confundiria com a forma que o reveste, e não com algo que
existiria dentro dele. Daí vem que esses poetas sejam formalistas e preguem o
cuidado da forma artística como exigência preliminar. Para consegui-lo,
defendem uma atitude de impassibilidade diante das coisas: não se emocionar
jamais; antes, impessoalizar-se tanto quanto possível pela descrição dos
objetos, via de regra inertes ou obedientes aos movimentos próprios da Natureza
(o fluxo e refluxo das ondas do mar, o voo dos pássaros, etc.). Esteticistas,
anseiam uma arte universalista.
Em Portugal, tentou-se introduzir esse
movimento; certamente, impregnou alguns poetas, exerceu influência, mas não
passou de prurido, que pouco alterou o ritmo literário do tempo. Na verdade, o
modo fortuito como alguns se deixaram contaminar da nova moda poética revelava
apenas veleidade francófila, em decorrência de razões de gosto pessoal ou de
grupos restritos: faltou-lhes intuito comum.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa,
1999 (adaptado).
As informações apresentadas no texto
referem-se à literatura
a) simbolista,
cuja busca pelo Belo implicou a liberdade na expressão dos sentimentos. O texto
deixa claro que essa literatura alcançou notável aceitação entre os poetas da
época.
b) simbolista,
cuja preocupação com a expressão do sentimento filia-se à tradição poética do
Renascimento. O texto deixa claro que essa literatura teve um desenvolvimento
tímido na cena literária portuguesa.
c) parnasiana,
cuja preocupação com a objetividade a opõe ao subjetivismo romântico. O texto
deixa claro que essa literatura não se impôs na cena literária portuguesa.
d) parnasiana,
cuja liberdade de expressão e cujo compromisso social permitem fundamentar a
Arte pela Arte. O texto deixa claro que essa literatura teve pouco espaço na
cena literária portuguesa.
e) realista,
cuja influência da tradição clássica é fundamental para se chegar à perfeição.
O texto deixa claro que essa literatura teve uma disseminação irregular na cena
literária portuguesa.
18. (UFRR 2016) Assinale a afirmação INCORRETA acerca do movimento
literário parnasiano.
a) Enquanto a
poesia romântica dava maior valor à inspiração do que ao acabamento formal, o
Parnasianismo atribuiu grande valor à estética do texto.
b) Foi o
livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do
Parnasianismo brasileiro.
c) Em virtude
da preocupação com a forma do poema - que se refletia na precisão das palavras,
na riqueza das rimas e no respeito pelas regras de composição poética - o
trabalho do poeta parnasiano comumente é comparado ao de um ourives ou
escultor.
d) O movimento
parnasiano tem suas raízes na França, com a publicação, em 1866, da antologia
poética O Parnaso Contemporâneo.
e) Quanto à
mulher, a poesia parnasiana a vê sob o prisma da sensualidade e do erotismo,
privilegiando a descrição de seus aspectos físicos.
19. (FUVEST)
"Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito."
A concepção de poema como peça de
ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos versos
acima, é característica fundamental do:
a) Romantismo
b) Trovadorismo
c) Movimento
Antropofágico
d) Arcadismo
e) Parnasianismo.
20. (PUCC-SP) É incorreto afirmar que no Parnasianismo:
a) a natureza
é apresentada objetivamente.
b) a
disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante
por obedecer a uma ordenação lógica.
c) valorização
dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do
poema.
d) a natureza
despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos
literários.
e) as inúmeras
descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta,
porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.
21. (UNIFESP 2006)
Leia os versos de Olavo Bilac e responda
Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
E a força e a graça na simplicidade.
Nos versos, apresenta-se uma concepção de
arte baseada __________, própria dos poetas _________.
Na frase, os espaços devem ser preenchidos
por
a) na
expressão dos sentimentos ... românticos.
b) na sugestão
de sons e imagens ... parnasianos.
c) na
contestação dos valores sociais ... simbolistas.
d) no
extremo rigor formal ... parnasianos.
e) na
expressão dos conflitos humanos ... simbolistas.
(Unifesp 2004) O poema a seguir, de
Raimundo Correia, é a base para as três questões seguintes:
As pombas Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se
outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada... E à tarde, quando a rígida noitada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Rufiando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada... Também dos corações onde abotoam, Os
sonhos, um por um céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da
adolescência as asas soltam Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles
aos corações não voltam mais...
22. O poema de Raimundo
Correia ilustra o Parnasianismo brasileiro. Dele, podem-se depreender a
seguintes características desse movimento literário:
a) soneto em versos decassílabos, com predominância de
descrição e vocabulário seleto.
b) versos livres, com predominância de narração e ênfase
nos aspectos sonoros.
c) versos sem rima, liberdade na expressão dos sentimentos
e recorrência às imagens.
d) soneto com versos livres, exploração do plano imagético
e sonoro.
e) soneto com rimas raras, com descrição e presença da
mitologia.
23. Os dois últimos versos
do poema revelam
a) um enobrecimento da velhice após a realização dos sonhos
de juventude.
b) uma mentalidade conformista em relação ao amor e às
desilusões vividas na juventude.
c) uma irritação com a dificuldade de se realizarem os
sonhos.
d) um relativo menosprezo para com os sentimentos humanos
vividos na juventude.
e) uma visão pessimista da condição humana em relação à
vida e ao tempo.
24. Há uma equivalência
entre os dois quartetos e os dois tercetos do poema As pombas. Assim, é correio
afirmar que pombas, metaforicamente, representa
a) a adolescência
b) os sonhos
c) os corações
d) o envelhecimento
e) a desilusão
25. (UNB 2012) Vaso grego
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que a suspendia
Então e, ora repleta ora esvazada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Toda de roxas pétalas colmada.
Depois... Mas o lavor da taça admira,
Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,
lgnota voz, quai se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.
Alberto de Oliveira. Poesias completas. In:
Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197. p.144.
A partir da leitura do soneto Vaso grego,
assinale a opção correta a respeito do tratamento estético conferido aos mitos
antigos pela poética parnasiana.
a) recorrência
a temas mitológicos atraía o leitor comum e amenizava os efeitos de
distanciamento impostos a ele pelo rebuscamento da linguagem parnasiana.
b) Os mitos
antigos são atualizados na poesia parnasiana e recebem um significado poético
novo, que promove a ruptura efetiva com o passado e a tradição mítica.
c) O
tratamento estético dos mitos gregos na poesia parnasiana aproxima o antigo
mundo mitológico dos problemas imediatos e concretos da vida social brasileira.
0 Comentários