1. (UEBA) Leia atentamente os trechos abaixo:
Poeta modernista da 3ª Geração, criou uma
"poesia substantiva" em que da palavra se retiram os resíduos
sentimentais. É autor do antológico poema Morte e Vida Severina.
Ficcionista da Geração de 45 do Modernismo
brasileiro, criou uma obra com timbre personalíssimo em que se destacam o uso
intensivo da metáfora insólita, a entrega ao fluxo da consciência e a ruptura
com o enredo factual. Entre tantos, escreveu Laços de família.
Estamos falando, respectivamente, de:
a) João
Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector
b) Carlos Drummond de Andrade e Cecília
Meireles.
c) Murilo Mendes e Rachel de Queiroz.
d) Jorge de Lima e Lígia Fagundes Telles.
e) Vinícius de Moraes e Adélia Prado.
2. (FMTM) "Pela primeira vez um autor nacional vai além, nesse campo quase
virgem de nossa literatura, da simples aproximação; pela primeira vez um autor
penetra até o fundo a complexidade psicológica da alma, alcança em cheio o
problema intelectual, vira no avesso, sem piedade nem concessões, uma vida
eriçada de recalques".
O juízo crítico acima refere-se ao romance de
estreia de Clarice Lispector:
a) Quinze
b) Perto
do Coração Selvagem
c) Escolha o seu Sonho
d) A Casa da Paixão
e) As Meninas.
3.
(PUCC-SP) João Cabral de Melo Neto é o poeta do
Modernismo que se salienta por um constante combate ao sentimentalismo. "É
o engenheiro da poesia." Busca concisão e precisão nos seus poemas. No
entanto, num terreno oposto, faz poesia de participação. Um seu poema,
divulgado como peça teatral, justamente realiza uma análise social do homem
nordestino, porém sem arroubos sentimentais.
O poema em causa é:
a) "Invenção de Orfeu". Murilo Mendes
b) "Morte
e vida severina".
c) "Jeremias sem chorar". Cassiano
Ricardo
d) "Brejo das almas". Carlos Drummond
de Andrade
e) n.d.a.
4. (UFOP) A respeito do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é incorreto
dizer que:
a) incorporando romances e histórias populares
do Nordeste brasileiro, é um texto cuja vinculação com os mistérios e
moralidades medievais é bastante nítida.
b) tem fortes particularidades de um
metateatro, principalmente na construção da personagem Palhaço.
c) apresenta uma longa rubrica inicial, com
precisas indicações para o diretor, para o cenógrafo e para o sonoplasta.
d) desprezando
a cultura religiosa das personagens que habitam seu cenário, tem um desfecho
inverossímil e incompatível com o contexto que representa.
e) é um texto estruturado com excepcional
dinamismo, dado que os diálogos são curtos e as ações muito rápidas.
5.
(UEL-PR) No poema Morte e vida severina, podem-se
reconhecer as seguintes características da poesia de João Cabral de Melo Neto:
a) sátira aos coronéis do Nordeste e versos
inflamados.
b) experimentalismo concretista e temática
urbana.
c) memorialismo nostálgico e estilo oral.
d) personagens
da seca e linguagem disciplinada.
e) descrição da paisagem e intenso
subjetivismo.
6. (UF-BA) "Este pequeno mundo do sertão, este mundo original e cheio de
contrastes, é para mim o símbolo, diria mesmo o modo de meu universo. Nós, os
homens do sertão, somos fabulistas por natureza. Eu trazia sempre os ouvidos
atentos, escutava tudo o que podia e comecei a transformar em lenda o ambiente
que me rodeava, porque este, em sua essência, era e continua sendo uma
lenda."
O depoimento acima é do escritor:
a) Rubem Braga
b) Dalton Trevisan
c) Erico Verissimo
d) João
Guimarães Rosa
e) Mário de Andrade
7. (PUC-RS) A partir do livro de estreia, _______________, uma das características
do estilo de Clarice Lispector é a adjetivação ___________________.
a) O lustre – pictórica
b) A maçã no escuro – preciosa
c) A cidade sitiada – coloquial
d) Perto do coração selvagem – surpreendente
e) A legião estrangeira – popular
8.
(FUVEST-SP) É correto afirmar que no poema dramático
Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto:
a) a sucessão de frustrações vividas por
Severino faz dele um exemplo típico de herói moderno, cuja tragicidade se
expressa na rejeição à cultura a que pertence.
b) a cena inicial e a final dialogam de modo a
indicar que, no retorno à terra de origem, o retirante estará munido das
convicções religiosas que adquiriu com o mestre carpina.
c) o destino que as ciganas preveem para o
recém-nascido é o mesmo que Severino já cumprira ao longo de sua vida, marcada
pela seca, pela falta de trabalho e pela retirada.
d) o poeta buscou exprimir um aspecto da vida
nordestina no estilo dos autos medievais, valendo-se da retórica e da
moralidade religiosa que os caracterizavam.
c) o
"auto de natal" acaba por definir-se não exatamente num sentido
religioso, mas enquanto reconhecimento da força afirmativa e renovadora que
está na própria natureza.
9. (UNAERP-SP) Leia o fragmento:
"O preço do feijão
não cabe no poema. O preço do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão"
A sua é uma poesia de protesto,
principalmente em "Poema sujo". Participou da fase concretista.
Exímio jornalista, privilegia o social.
Falamos de:
a) Carlos Nejar.
b) João Cabral de Melo Neto.
c) Moacyr Scliar.
d) Gonçalves Dias.
e) Ferreira
Gullar.
10.
(PUCCAMP) Em sua obra, "a tendência regionalista
acaba assumindo a característica de experiência estética universal,
compreendendo a fusão entre o real e o mágico, de forma a radicalizar os
processos mentais e verbais inerentes ao contexto fornecedor de matéria-prima.
O folclórico, o pitoresco e o documental cedem lugar a uma maneira nova de
repensar as dimensões da cultura, flagrada em suas articulações no mundo da
linguagem".
Esse conjunto de características descreve a
obra de:
a) Clarice Lispector
b) José Cândido de Carvalho
c) Erico Verissimo
d) Jorge Amado
e) Guimarães
Rosa
11.
(PUC-SP) "Entre a paisagem/ (fluía)/ de homens
plantados na lama;/ de casas de lama/ plantadas em ilhas/ coaguladas na lama/
paisagem de anfíbios/ de lama e lama./ Como o rio,/ aqueles homens/ são como
cães sem plumas./ Um cão sem plumas/ é mais/ que um cão saqueado;/ é mais que
um cão assassinado."
As estrofes acima são exemplos do traço de
____________ e de ___________ que existe no poema de João Cabral de Melo Neto.
a) rebeldia, ódio pela sociedade
b) melancolia, indiferença pelo mundo
c) ternura, paixão pela existência
d) compaixão,
solidariedade ao homem
e) saudade, medo do quotidiano.
12. (UNICENTRO
2009) O termo “auto”, presente no título da obra
de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida, refere-se a:
a) uma tradição folclórica regionalista que faz
alusão ao discurso filosófico.
b) uma improvisação inerente ao gênero da obra.
c) uma visão moderna de se representar peças
pautadas no coloquialismo.
d) uma nova versão de contos populares que se
aproxima da literatura pós-moderna.
e) uma composição alegórica de cunho moral e religioso.
13.
(PUCC-SP) "Sertão. Sabe o senhor: o sertão é onde
o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. Viver é
muito perigoso."
Pelo fragmento acima, de Grande sertão:
veredas, de João Guimarães Rosa, percebemos que neste romance, como em outros
textos regionalistas do autor:
a) o conflito entre o eu e o mundo se realiza
pela interação entre as personagens e o sertão, que acaba por ser mítico e
metafísico.
b) o sertão é um lugar perigoso, onde os
habitantes sofrem as agressões do meio hostil e adverso à sobrevivência humana.
c) não
existe uma região a que geograficamente se possa chamar "sertão": ela
é fruto da projeção do inconsciente das personagens.
d) a periculosidade da vida das personagens
está circunscrita ao meio físico e social em que vivem.
e) há um conceito muito restrito de sertão,
reduzido a palco de luta entre bandos de jagunços.
14. (FUVEST) A respeito de Clarice Lispector, nos contos de Laços de Família, seria
correto afirmar que:
a) parte frequentemente de acontecimentos
surpreendentes para banalizá-los.
b) elabora
o cotidiano em busca de seu significado oculto.
c) é altamente intimista, vasculhando o âmago
das personagens com rara argúcia.
d) é regionalista hermética.
e) opera na área da memória, da autoanálise e
do devaneio.
15.
(ITA-SP) "A preocupação com a construção da
poesia, encarada como fruto do trabalho paciente e lúcido, é uma constante em
sua obra, que também trata, com raro senso de equilíbrio, de problemas sociais.
Em uma delas, enveredando pela poesia de fundo histórico, trata do destino
trágico de frei Caneca, condenado à morte em 1825 por sua participação na
Confederação do Equador."
As informações acima referem-se a:
a) Tomás Antônio Gonzaga.
b) Jorge de Lima.
c) Cláudio Manuel da Costa.
d) Cecília Meireles.
e) João
Cabral de Melo Neto.
16. (F.C.
Chagas-Ba) Peça de Nélson Rodrigues que se desenvolve
em diferentes planos: o da vida real, concreta, objetiva; o da vida da
imaginação, desregrada, liberta. Consiste no que se pode chamar de
"tragédia da memória" e afirmou-se como um marco do teatro moderno
brasileiro. Trata-se de:
a) Álbum de família
b) A falecida.
c) Vestido
de noiva.
d) Navalha na carne.
e) Beijo no asfalto.
17.
(F.Objetivo-SP) Sobre Guimarães Rosa podemos afirmar que:
a) foi autor regionalista, seguindo a linha do
regionalismo romântico.
b) inovou sobretudo nos temas, explorando tipos
inéditos.
c) escreveu obra política de contestação à
sociedade de consumo.
d) sua obra se revela intimista com raízes
surrealistas.
e) inovou
sobretudo o aspecto linguístico, revelando trabalho criativo na exploração do
potencial da língua.
18. (PUC-SP) A respeito da obra Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é INCORRETO
afirmar que:
a) apresenta um enredo que se apoia na ação de
uma moça que roubou o namorado da irmã.
b) tem como verdadeiro núcleo e ponto de apoio
de construção do texto o interesse de Alaíde por Madame Clessi, despertado
pelos pormenores do diário e pelas fotografias encontradas no sótão.
c) se constrói a partir de três planos
diferentes, dos quais o da alucinação se caracteriza como espaço de encontro de
Alaíde e Madame Clessi.
d) se desenvolve na faixa de tempo explicitada
no plano da realidade, que vai do momento do acidente à morte de Alaíde.
e) está
centrada na figura da mulher-de-véu, antagonista e móvel da ação e que provoca
o desfecho trágico do assassinato de Pedro.
GABARITO
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