1. (UEL) Assinale a
alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:
a)
Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem
delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e
linguísticas do Modernismo.
b)
Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o
Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas,
sobretudo na poesia.
c)
Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da
literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois
problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d)
Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões", ultrapassa o relato
meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e
revelar a face trágica da nação brasileira.
e)
Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao
academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a
postura moderna do escritor.
2. (PUC-SP)
"Iria
morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada.
Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la
muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade.
Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na
velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava?
matando-o. E o que não deixará de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo.
Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que
parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara,
ele não experimentara.
Desde
dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de
estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se
fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do
Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não.
Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas
agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma!
Nenhuma!"
(Lima
Barreto)
As
obras do autor desse trecho integram o período literário chamado
Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque ele:
a) desenvolve temas do
nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.
b) engloba toda a produção
literária que se fez antes do Modernismo.
c) antecipa temática e
formalmente as manifestações modernistas.
d) se preocupa com o estudo das
raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.
e) prepara pela irreverência de
sua linguagem as conquistas estilísticas do Modernismo.
3. (UEL-PR) Nas duas primeiras
décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão
diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) a intenção de retratar o
Brasil de modo otimista e idealizante.
b) a adoção da linguagem
coloquial das camadas populares do sertão.
c)
a expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira.
d) a prática de um
experimentalismo linguístico radical.
e) o estilo conservador do
antigo regionalismo romântico.
4. (UFRGS-RS) Lima Barreto é um autor
que se caracteriza por criar tipos:
a) rústicos, ligados ao campo.
b) aristocratas, ligados ao
campo.
c) aristocratas, ligados à
cidade.
d) burgueses, ligados à cidade.
e) populares, ligados ao
subúrbio.
5. (PUC-RS) Na figura de ____________,
Monteiro Lobato criou o símbolo do brasileiro abandonado ao seu atraso e
miséria pelos poderes públicos.
a) O Cabeleira
b) Jeca Tatu
c) João Miramar
d) Blau Nunes
e) Augusto Matraga
6. (FAUS-SP) Criador da literatura
infantil brasileira. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo
evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado.
a) Monteiro Lobato
b) Jorge de Lima
c) Rui Barbosa
d) José de Anchieta
e) José Lins do Rego
7.
(FATEC-SP) Assinale
a alternativa incorreta.
a) Nos primeiros vinte anos
deste século, a produção literária brasileira é marcada por diversidades,
abrangendo, ao mesmo tempo, obras que questionam a realidade social e obras
voltadas para os lugares-comuns herdados de autores anteriores.
b) Pode-se afirmar que um dos
traços modernos de Euclides da Cunha é o compromisso com os problemas de seu
tempo.
c) A importância da obra de
Lima Barreto situa-se no plano do conteúdo, a partir do qual se revela seu
caráter polêmico; a linguagem descuidada, porém, revela pouca consciência
estética, em virtude de sua formação literária precária.
d) O estilo parnasiano permanece
influenciando autores e caracterizando boa parte da obra poética escrita
durante o período pré-modernista.
e) Graça Aranha faz parte do
conjunto mais significativo de escritores do Pré-Modernismo. Nos anos
anteriores à Semana de Arte Moderna, Graça Aranha interveio a favor da
renovação artística a que se propunham os escritores modernistas.
8. (PUC-RS)
"Triste a
escutar, pancada por pancada.
A sucessividade
dos segundos,
Ouço em sons
subterrâneos, do orbe oriundos,
O choro da energia abandonada."
A crítica reconhece na poesia de Augusto dos Anjos,
como exemplifica a estrofe, a forte presença de uma dimensão:
a)
niilista.
b)
patológica.
c)
cósmica.
d)
estética.
e)
metafísica.
9. (FCC-BA) Obra pré-modernista
eivada de informações histórias e científicas, primeira grande interpretação da
realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero em que vivia o
jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia contra o
fanatismo religioso advindo da miséria e do abandono do homem do sertão.
Trata-se de:
a) O sertanejo, de José de
Alencar.
b) Pelo sertão, de Afonso
Arinos.
c) Os Sertões, de Euclides da
Cunha.
d) Grande Sertão: veredas, de
Guimarães Rosa.
e) Sertão, de Coelho Neto.
10. (FUVEST) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo
exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três
diferentes projetos, que objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam,
sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:
a)
escolar, agrícola e militar;
b)
linguístico, industrial e militar;
c) cultural,
agrícola e político;
d)
linguístico, político e militar;
e)
cultura, industrial e político.
11. (UFTM) Considere os dados:
I. Contraste entre um Brasil
arcaico – representado principalmente pelo tradicionalismo agrário – e outro,
com novos centros urbanos marcados pelo início da industrialização e pela
emergência de novas classes socioeconômicas.
II. Problematização da realidade
social e cultural, pela revelação das tensões da vida nacional.
III. Primeira Guerra Mundial e
crise da República Velha.
IV. Modernidade estilística e
negação do estilo da belle époque.
Caracterizam
o período histórico e cultural do Pré-Modernismo, em que se insere Lima
Barreto, os dados contidos em:
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
12. (FCC-BA) Fazendo um
paralelo entre Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Grande Sertão: Veredas, de
Guimarães Rosa, pode-se afirmar:
a)
Em ambas as obras predomina o espírito científico, sendo analisados aspectos da
realidade brasileira.
b)
Ambas têm por cenário o sertão do Brasil setentrional, sendo numerosas as
referências à flora e à fauna.
c)
Ambas as obras, criações de autores dotados de gênio, muito enriqueceram a
nossa literatura regional de ficção.
d)
Ambas têm como principal objetivo denunciar o nosso subdesenvolvimento, revelando
a miséria física e moral do homem do sertão.
e)
Tendo cada uma suas peculiaridades estilísticas, são ambas produto de
intensa elaboração de linguagem.
13.
(UNIVEST) Triste
Fim de Policarpo Quaresma,
de Lima Barreto, é
a) a narrativa da vida e morte
de um funcionário humilde conformado com a realidade social do seu tempo.
b) uma autobiografia em que a
personagem-título expõe sua insatisfação com relação a burocracia carioca.
c) o relato das aventuras de um
nacionalista ingênuo e fanático que lidera um grupo de oposição no início da
República.
d) um livro de memórias em que o
personagem-título, através de um artifício narrativo, conta as atribulações de
sua vida até a hora da morte.
e) a história de um
nacionalista fanático que, quixotescamente, tenta resolver sozinho os males
sociais de seu tempo.
14. (UFRGS-RS) Uma atitude
comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de
Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser
definida como
a)
a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas
românticas e realistas.
b)
pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que
julgavam por demais europeizadas.
c)
a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz
nessa matéria.
d)
uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e)
aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira,
desde suas primeiras manifestações.
15. (UFR-RJ) "Crítico feroz do
Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor dos
valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande obra
infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo."
O
nome do autor a que se refere a afirmativa acima é:
a) Lima Barreto
b) José Lins do Rego
c) Monteiro Lobato
d) Mário de Andrade
e) Cassiano Ricardo
16. (UFR-RJ) O autor de Triste fim de
Policarpo Quaresma é um pré-modernista e aborda em seus romances a vida simples
dos pobres e dos mestiços. Reveste o seu texto com a linguagem descontraída dos
menos privilegiados socialmente.
O
autor descrito acima é:
a) Graciliano Ramos
b) Euclides da Cunha
c) Graça Aranha
d) Manuel Bandeira
e) Lima Barreto
17. (FEI) Uma das obras citadas
abaixo foi escrita por Lima Barreto. Assinale-a:
a) Canaã.
b) Os sertões.
c) Triste fim de Policarpo Quaresma.
d) Eu.
e) Urupês.
18. (UNESP) Volume contendo doze
histórias tiradas do sertão paulista, foi citado por Rui Barbosa, em discurso
no Senado, apontando o personagem Jeca Tatu como o protótipo do camponês
brasileiro.
Aponte
o autor e sua obra:
a) Monteiro Lobato –
Urupês.
b) Lima Barreto – Cemitério dos
vivos.
c) Monteiro Lobato – Cidades
mortas.
d) Coelho Neto – Fogo
fátuo.
e) Euclides da Cunha –
Contrastes e confrontos.
19. (PUC-RS) A obra pré-modernista de
Euclides da Cunha situa-se a ... e a ...
a) História – Psicologia.
b) Geografia – Economia.
c) Literatura –
Sociologia.
d) Arte – Filosofia.
e) Teologia – Geologia.
20. (PUC-RS) A literatura do pré-modernismo
brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato,
caracteriza-se pela:
a) descrição e romantização da
sociedade rural.
b) interpretação e polêmica
voltadas para a problemática social.
c) análise e idealização da
sociedade urbana.
d) restauração e mitificação da
temática histórica.
e) reconstrução e fabulação da
sociedade indígena.
21. (UNESPAR 2011)
Assinale a alternativa correta quanto ao Pré-modernismo.
a)
São autores do Pré-modernismo Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, Lima
Barreto, autor de Triste fim de Policarpo Quaresma e Monteiro Lobato, autor de
Urupês
b)
As obras do período resumem os ideais da Semana de Arte Moderna, através da
quebra das tradições e do desvio sistemático das estruturas consagradas.
c)
A poesia pré-modernista revela influências do Parnasianismo, através da
construção de poemas de forma fixa, uso de rimas ricas, presença da mitologia e
da cultura greco-romana, seleção vocabular.
d)
São obras constitutivas do período: Juca Mulato, de Menotti Del Picchia; Cinza
das Horas, de Manuel Bandeira; e Memórias Sentimentais de João Miramar, de
Oswald de Andrade.
e)
Período marcado pelo romance urbano que acaba com a descrição do regional, a
fim de valorizar as várias transformações sociais no país, tais como o êxodo
rural e o crescimento das cidades, da criminalidade e da corrupção.
22. (UNESPAR 2010)
Leia as seguintes afirmações sobre o Pré-modernismo brasileiro e depois
assinale a alternativa correta:
I)
Pode-se chamar de pré-modernista aquilo que se produziu na literatura antes da
Semana de Arte Moderna e que problematiza a nossa realidade social e cultural.
II)
A descrição minuciosa que Euclides da Cunha faz do homem, da terra e da luta
situa Os Sertões, ao mesmo tempo, nos planos científico e histórico.
III) Foi um momento de
ruptura que, apesar de ainda não estar de acordo com o ideário de 1922,
criticava o Brasil arcaico e rompia com a República Velha, desenvolvendo a
problemática da situação vigente.
Está(ão) correta(s):
a)
somente I.
b)
somente I e II.
c)
somente I e III.
d)
somente II e III.
e) I, II e III.
23. (UFV-MG–2010) Leia
as afirmativas seguintes, relacionadas ao Pré-Modernismo brasileiro:
I.
Lima Barreto, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato são autores pré-modernistas,
cujas obras revelam interesse pela realidade brasileira.
II.
As obras dos escritores pré-modernistas anteciparam alguns pressupostos
temáticos e / ou formais do Modernismo.
III. Denomina-se
Pré-Modernismo o período de transição entre as tendências artísticas do final
do século XIX e o Modernismo.
Está CORRETO o que se afirma em:
a)
II, apenas.
b)
III, apenas.
c)
I, II e III.
d)
I e II, apenas.
24. (UFAL–2010) Acerca das
vanguardas europeias, analise as proposições a seguir.
1.
Na literatura, as técnicas de pintura cubista correspondem à fragmentação da
realidade, à superposição e simultaneidade de planos – por exemplo, reunir
assuntos aparentemente sem nexo, misturar assuntos, espaços e tempos
diferentes.
2.
As propostas futuristas para a linguagem literária defendiam, dentre outras: as
“palavras em liberdade”, por alterações sintáticas; a abolição dos adjetivos e
dos advérbios; e a abolição da pontuação.
3.
O Expressionismo se revela, na literatura, pelo culto ao belo, pela organização
canônica das frases e pela preferência por temas que expressavam o universo
interior dos escritores, como os sentimentos de amor, de medo e de dor.
4.
Na literatura, o Dadaísmo caracteriza-se pela agressividade, improvisação,
desordem, livre associação de palavras e pela invenção de palavras com base
apenas em seu significante.
Estão CORRETAS:
a)
1, 2, 3 e 4.
b)
2, 3 e 4, apenas.
c)
1, 3 e 4, apenas.
d)
1, 2 e 3, apenas.
e)
1, 2 e 4, apenas.
25. (UNIFOA-MG) Além da obra infantil,
extremamente conhecida, Monteiro Lobato deixou contos em que trata de temática
ligada ao homem do interior paulista, suas características e pensamentos. Tal
obra costuma ser encaixada num período literário conhecido como:
a) Pré-modernismo
b) Realismo
c) Naturalismo
d) Modernismo
e) Romantismo
GABARITO
1 Comentários
Descobri seu blog hoje e já salvei, com certeza vai me ajudar bastante!! Valeu
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