1. (PUC-RS 2004) Autores como
_______, _________ e __________
contemporâneos de Euclides da Cunha, apresentaram novas facetas da
realidade brasileira, produzindo, respectivamente, romances que discutem temas
tais como: a imigração alemã, os costumes urbanos e o universo rural.
a)
Simões Lopes Neto / Raul Pompéia / Lima Barreto
b)
Graça Aranha / Lima Barreto / Monteiro Lobato
c)
Monteiro Lobato / Lima Barreto / Graça Aranha
d)
Raul Pompéia / Guimarães Rosa / Monteiro Lobato
e)
Graça Aranha / Raul Pompéia / Guimarães Rosa
2. (FASEH 2015) Considerando a
leitura da obra literária Urupês, de Monteiro Lobato, assinale a alternativa
INCORRETA.
a)
A obra traz, no conto intitulado “Urupês”, a figura de Jeca Tatu, o caboclo
lasso, mortiço e indolente apto a retratar as pessoas que sofriam os efeitos de
certos problemas sociais do Brasil da época.
b)
Escritor de um estilo mais simples, prático, direto, sem grandes volteios
linguísticos, Monteiro Lobato, na obra, abrange e emprega o andamento coloquial
brasileiro dentro de sua narrativa.
c)
Fruto de um sentimento de indignação, de irritação e mesmo de certa
intransigência ao observar as dificuldades que marcam o ser brasileiro, Lobato
utiliza constantemente a ironia.
d) A obra não
contém uma única história, mas vários contos passados na cidade de São Paulo,
enfocando o brasileiro como agente de mudanças políticas e sociais e vítima do
progresso desenfreado.
3. (IFRN/2013) Avalie as
afirmativas abaixo acerca do Pré-Modernismo brasileiro.
I.
Pré-Modernismo não constitui propriamente uma escola literária, mas um momento
de transição entre a tradição literária do séc. XIX e a sua ruptura radical,
proporcionada pelo Modernismo.
II.
Em relação às obras pré-modernistas, percebe-se uma divergência entre a prosa e
a poesia, pois, enquanto a prosa anunciava a modernidade, a poesia ainda
mantinha-se ligada aos temas recorrentes no séc. XIX.
III.
São considerados pré-modernistas escritores como Euclides da Cunha, Lima
Barreto e Monteiro Lobato, cujas obras expressaram uma visão crítica e
questionadora dos problemas brasileiros.
IV. A prosa pré-modernista
está ligada a um momento de importação da identidade do povo brasileiro e de
reinvenção de tipos marginalizados, como o sertanejo de Os sertões e o caipira
de Urupês.
Estão corretas as afirmativas
a) I e III.
b)
I e IV.
c)
II e III.
d)
II e VI.
4. A expressão
Pré-Modernismo traz implícita uma significação peculiar, uma vez que o termo
“pré” remete a uma situação de anterioridade, dentro de um contexto abrangente
e múltiplo de sentidos; modernismo, em lato sensu, refere-se à evolução, ao
progresso, e, em stricto sensu, especificamente a um gênero literário que
apresenta características próprias e inerentes. Dessa maneira, pode-se dizer
que, ao usar a expressão:
a)
pretende-se ensejar uma definição vaga do movimento que despontava.
b)
havia a certeza de que o movimento não teria repercussão.
c)
procurava-se refletir as contradições de uma realidade em que várias
correntes de pensamento se distinguiam e, ao mesmo tempo, contemplavam-se.
d)
rotulou-se um estilo literário e único, reflexo da situação estável que ora
existia.
e)
tematizou-se o sentimento como a única fonte de inspiração de seus integrantes.
5. (UNEMAT 2009) No romance Triste
fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto torna caricatural o nacionalismo
ingênuo e ufanista através do Major Policarpo Quaresma.
Nesse sentido o autor realiza:
a)
uma representação das conquistas utópicas do Major.
b)
uma crítica bem-humorada dos acontecimentos históricos e políticos durante a
fase de instalação da República.
c)
o ridículo da reivindicação do Major de tornar oficial a língua portuguesa.
d)
a presença de senso crítico do Major levando suas ideias à vitória.
e)
uma versão brasileira do protagonista bem-sucedido.
6. (UFC 2008) No cordel Antônio
Conselheiro, lemos:
"Este cearense nasceu / lá em Quixeramobim, /
se eu sei como ele viveu, / sei como foi o seu fim. / Quando em Canudos chegou,
/ com amor organizou / um ambiente comum / sem enredos nem engodos, / ali era
um por todos / e eram todos por um"
A história de António Conselheiro, líder da Revolta
de Canudos, evocada por Patativa, é tema também de:
a)
"O Quinze", de Raquel de Queiroz.
b) "Os
Sertões", de Euclides da Cunha.
c)
"Macunaíma", de Mário de Andrade.
d)
"Vidas Secas", de Graciliano Ramos.
e)
"Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa.
7. (PUC-RS 2008) __________ autor
de ___________ ,está situado na geração que se convencionou chamar __________ e
apresenta uma literatura voltada para as questões sociais do Brasil, compondo
retratos dos problemas das cidades.
Os dados que completam as lacunas estão reunidos
em:
a)
Monteiro Lobato - Cidades mortas - Pré-modernismo.
b)
Jorge Amado - Menino de engenho - Modernismo.
c)
Manuel Antônio de Almeida - Memórias de um Sargento de Milícias -
Pré-modernismo.
d)
Graciliano Ramos - Recordações do escrivão Isaías Caminha - Modernismo.
e)
Euclides da Cunha - Canaã - Pré-modernismo.
8. (UFRGS 2007) Considere as
seguintes afirmações a respeito do romance "O Triste Fim de Policarpo
Quaresma", de Lima Barreto.
I -
O protagonista não compreende bem o mundo em que vive, passando da ingênua
crença no idealismo dos homens, vistos como capazes de construir um Brasil
melhor, para o desencanto melancólico em relação às instituições e às suas
escolhas pessoais.
II -
Quaresma é condenado à morte, porque ofendeu moralmente o presidente da
República, quando este não analisou suas propostas de reforma rural, nem
atendeu às suas reivindicações.
III - No romance, são
introduzidos personagens representativos do subúrbio do Rio de Janeiro, como
Ricardo Coração dos Outros, com a sua fala popular e expressões típicas do
brasileiro da época.
Quais estão corretas?
a)
Apenas I.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas II e III.
e)
I, Il e III.
9. (MACKENZIE 2015)
O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas
inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões
nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a
Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de
altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou
repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o
consideravelmente para o interior.
De sorte que quem
o contorna, seguindo para o norte, observa notáveis mudanças de relevos: a
princípio o traço contínuo e dominante das montanhas, precintando-o, com
destaque saliente, sobre a linha projetante das praias, depois, no segmento de
orla marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, um aparelho litoral
revolto, feito da envergadura desarticulada das serras, riçado de cumeadas e
corroído de angras, e escancelando-se em baías, e repartindo-se em ilhas, e
desagregando-se em recifes desnudos, à maneira de escombros do conflito secular
que ali se trava entre os mares e a terra; em seguida, transposto o 15º
paralelo, a atenuação de todos os acidentes — serranias que se arredondam e
suavizam as linhas dos taludes, fracionadas em morros de encostas indistintas
no horizonte que se amplia; até que em plena faixa costeira da Bahia, o olhar,
livre dos anteparos de serras que até lá o repulsam e abreviam, se dilata em
cheio para o ocidente, mergulhando no âmago da terra amplíssima lentamente
emergindo num ondear longínquo de chapadas...
Este facies geográfico resume a morfogenia do
grande maciço continental.
Euclides da Cunha, Os Sertões.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o contexto
histórico e literário da prosa pré-modernista a que pertence o fragmento de Os
Sertões.
a)
Os prosadores pré-modernistas produziram uma literatura problematizadora da
realidade brasileira de sua época.
b)
Entre os temas pré-modernistas, está o subdesenvolvimento do sertão nordestino.
c)
A investigação social presente na prosa pré-modernista colabora para o aprofundamento
do sentimento ufanista nacional.
d)
A prosa da época é marcada por obras de análise e interpretação social
significativas para a literatura brasileira.
e)
O pré-modernismo antecipou formal ou tematicamente práticas e ideias que foram desenvolvidas
pelos modernistas.
10. (UFRGS 2001) Assinale a
alternativa INCORRETA sobre a obra de Monteiro Lobato.
a)
A obra literária de Lobato, um dos intelectuais mais importantes da sua época,
se insere no Regionalismo Pré-Modernista.
b)
O conto "Urupês", que dá título ao primeiro livro do autor, nasceu de
um panfleto em que Lobato criou a figura típica do "Jeca Tatu".
c)
As denúncias de Lobato sobre as queimadas nos campos e sobre o caboclo
miserável, indiferente e preguiçoso ajudaram a projetá-Io como ficcionista.
d)
Além de contos, crônicas e ensaios variados, a obra de Lobato compreende vários
textos de literatura infantil.
e)
A prosa de Lobato é marcada pelo gosto documental naturalista e pelo uso de
uma linguagem ornamentada, como pode ser comprovado nas obras "Fruto
Proibido", de 1895, "Sertão", de 1896, e "Canaã", de
1902.
11. (UFRGS – 2000)
Assinale com V (Verdadeiro) ou F (Falso) as afirmações abaixo sobre a obra Os
Sertões, de Euclides da Cunha.
(__) No
texto de Euclides da Cunha, misturam- se o requinte da linguagem, a intenção
científica e o propósito jornalístico.
(__) A
obra euclideana insere-se numa tradição da literatura brasileira que tematiza o
povoamento do sertão, iniciada ainda no Romantismo com autores como Bernardo
Guimarães.
(__) Euclides
da Cunha escreveu Os Sertões com base nas reportagens que realizou como
correspondente do jornal O Estado de São Paulo.
(__) Antônio
Conselheiro é uma personagem fictícia criada pelo imaginário do autor.
(__) O episódio de
Canudos, retratado no texto de Euclides da Cunha, faz parte dos movimentos de
protesto surgidos logo após a proclamação da Independência do Brasil.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
a)
V – F – V – F – F.
b)
V – V – V – F – F.
c)
F – F – V – V – F.
d)
F – V – F – F – V.
e)
V – V – F – F – F.
12. (UPF 2012) Em Triste fim de
Policarpo Quaresma, a personagem principal, nos instantes que antecedem sua
morte, conclui que todos os seus projetos haviam resultado em sucessivas decepções
e que a pátria que idealizara não existia. Nesses momentos, __________ do
protagonista e ___________ do narrador é que propiciam ao leitor a
possibilidade de tomar conhecimento de tais conclusões.
A alternativa que completa corretamente as lacunas
do texto anterior é:
a)
o ufanismo - a onisciência
b)
o patriotismo - a onisciência
c)
a tristeza - o ufanismo
d)
a tristeza - o patriotismo
e)
a reflexão - a onisciência
13. (UFRGS 2005) Considere as
seguintes afirmações sobre obras de Monteiro Lobato.
I.
Em "Urupês", "Cidades Mortas" e "Negrinha", ele
produz uma literatura comprometida predominantemente com os problemas
socioeconômicos do Brasil.
II.
Em "Urupês", ele atribui a culpa pelo atraso do Brasil ao caboclo,
por ele ser acomodado e inadaptável às mudanças necessárias ao desenvolvimento.
III. O título
"Cidades Mortas" alude as cidadezinhas do interior de São Paulo, que
perderam a sua importância económica face à Capital.
Quais estão corretas?
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e II.
e) I, Il e III.
14. (UFRGS- 2009) Os Sertões, de
Euclides da Cunha, é uma obra que
a)
narra um episódio de messianismo ocorrido em vilarejos do interior de
Pernambuco e do Sergipe no início do século XX.
b)
narra a formação e a destruição de um povoado sertanejo liderado por Antônio
Conselheiro na segunda metade do século XIX.
c)
denuncia a ocupação de um povoado sertanejo por forças armadas de Pernambuco e
do Sergipe aliadas a jagunços locais.
d)
expõe a liderança carismática de Antônio Conselheiro em seu esforço para
converter sertanejos monarquistas em republicanos.
e)
denuncia a campanha difamatória contra o exército brasileiro promovida por
jornais e políticos interessados em restaurar a monarquia.
15. (UFAM 2009) Assinale a opção
que NÃO apresenta de modo correto a relação entre o personagem e seu criador:
a)
O diretor Aristarco – Raul Pompéia
b)
O português João Romão – Lima Barreto
c)
Capitu, a dos olhos de ressaca – Machado de Assis
d)
Milkau, o imigrante alemão – Graça Aranha
e)
O doutor Cirino – Visconde de Taunay
16. (ENEM 2010)
Negrinha
Negrinha era uma
pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços
e olhos assustados.
Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus
primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e
trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças.
Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do
mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo
reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala
de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências,
discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma - “dama de grandes virtudes
apostólicas, esteio da religião e da moral”, dizia o reverendo.
Ótima, a dona Inácia.
Mas não admitia choro de criança. Ai! Punha-lhe os
nervos em carne viva. [...]
A excelente dona Inácia era mestra na arte de
judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos – e daquelas
ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se afizera
ao regime novo – essa indecência de negro igual.
LOBATO, M. Negrinha. In: MORICONE, I. Os cem
melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000
(fragmento).
A narrativa focaliza um momento histórico-social de
valores contraditórios. Essa contradição insere-se, no contexto, pela
a)
falta de aproximação entre a menina e a senhora, preocupada com as amigas.
b)
receptividade da senhora para com os padres, mas deselegante para com as
beatas.
c)
ironia do padre a respeito da senhora, que era perversa com as crianças.
d) resistência da
senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final do texto.
e)
rejeição aos criados por parte da senhora, que preferia tratá-los com castigos.
17. (Serrita PE 2015)
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos
mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro
lance de vista, revela o contrário...”
Os Sertões – Euclides da Cunha
a)
O autor quis mostrar que a superioridade do sertanejo em relação ao
litorâneo tem um fundamento racial.
b)
O autor valoriza a raça do homem do litoral.
c)
O autor usa uma linguagem romântica para descrever o sertanejo e os sertões.
d)
A denúncia do crime cometido pela nação conta si própria na Guerra de Canudos
não é o tema de “Os Sertões.
18. (MILTON CAMPOS 2013) Nos
diálogos presentes em Recordações do escrivão Isaías Caminha, transparecem
críticas à sociedade brasileira.
Isso NÃO se verifica em:
a)
– Ah, bom! Diga isso! Pela polícia, não;
ela vive com os bicheiros... Não serve pra nada, fique certo.
b)
– Você tem direito, seu Valentim... É...
Você trabalhou pelo Castro... Aqui para nós: se ele está eleito, deve-o a mim e
aos defuntos, e você que desenterrou alguns.
c)
– Nada há tão parecido como o pirata
antigo e o jornalista moderno: a mesma fraqueza de meios, servida por uma
coragem de salteador.
d) – Sou muito moço, tenho vinte e dois anos,
faço versos desde os dezoito; agora, fiz uma escolha e publiquei este volume...
19. (MACKENZIE 2015)
Morreu Peri,
incomparável idealização dum homem natural como o sonhava Rousseau, protótipo
de tantas perfeições humanas que no romance, ombro a ombro com altos tipos
civilizados, a todos sobreleva em beleza d’alma e corpo.
Contrapôs-lhe a
cruel etnologia dos sertanistas modernos um selvagem real, feio e brutesco,
anguloso e desinteressante, tão incapaz, muscularmente, de arrancar uma
palmeira, como incapaz, moralmente, de amar Ceci.
[...]
Não morreu,
todavia.
Evoluiu.
O indianismo está
de novo a deitar copa, de nome mudado. Crismouse de “caboclismo”. O cocar de penas
de arara passou a chapéu de palha rebatido à testa; a ocara virou rancho de
sapé; o tacape afilou, criou gatilho, deitou ouvido e é hoje espingarda
trochada; o boré descaiu lamentavelmente para pio de inambu; a tanga ascendeu a
camisa aberta ao peito.
Mas o substrato
psíquico não mudou: orgulho indomável, independência, fidalguia, coragem,
virilidade heroica, todo o recheio, em suma, sem faltar uma azeitona, dos Peris
e Ubirajaras.
Este setembrino
rebrotar duma arte morta inda se não desbagoou de todos os frutos. Terá o seu
“I Juca Pirama”, o seu “Canto do Piaga” e talvez dê ópera lírica.
[...]
Porque a verdade nua manda dizer que entre as raças
de variado matiz, formadoras da nacionalidade e metidas entre o estrangeiro
recente e o aborígene de tabuinha do beiço, uma existe a vegetar de cócoras,
incapaz de evolução, impenetrável ao progresso. Feia e sorna, nada a põe de pé.
Monteiro Lobato, “Urupês”.
Vocabulário:
boré: trombeta de
bambu usada pelos índios.
inambu: ave
desprovida completamente ou quase completamente de cauda.
ocara: choupana de
índios do Brasil.
sorna: indolente,
inerte.
trochada: cano de espingarda que foi torcido para
tornar-se reforçado.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da
produção literária de Monteiro Lobato:
a)
traços de suas crenças, de sua
indignação e de sua ideologia são apresentados em sua produção literária tanto
adulta quanto infantil.
b)
por meio da figura do caipira, “um Piraquara do Paraíba”, pretendeu retratar o
atraso da região interiorana paulista do Vale do Paraíba.
c)
em sua obra infantil existe o convívio
de personagens tipicamente brasileiros com personagens advindos da mitologia e
da literatura universal.
d)
a situação enfrentada pelos negros no
período pós-escravidão brasileira também faz parte de sua temática.
e)
só passou a ser considerado um grande literato a partir da publicação do
artigo “Paranóia ou mistificação”, em que critica a exposição de Anita Malfatti.
20. (FHA-MG/IBFC) Considere o
trecho abaixo, extraído de Os sertões, de Euclides da Cunha.
"Decididamente era indispensável que a
campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco
gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a
combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime
inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para
uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando trazer para o nosso tempo
e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários."
Analise as afirmações abaixo.
I.
O trecho indica a imparcialidade e a neutralidade de Euclides da Cunha,
escritor e jornalista, apenas preocupado, com uso do narrador em terceira
pessoa, em registrar o conflito.
II. Observa-se na
obra, representante do Pré-Modernismo, a descrição apoiada no cientificismo
para explicar o conflito, o povo e o cenário.
Está correto o que se afirma em
a)
somente I
b)
somente II
c)
I e II
d)
nenhuma
21. (UNEMAT 2010) Sobre
Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, pode-se afirmar:
a)
É um poema épico que conta a história de Marechal Floriano.
b)
É uma narrativa de ficção que conta a história de Brás Cubas.
c)
É um livro de memórias escrito por Riobaldo Tatarana.
d)
É um conto que narra a história de amor de Olga e Marechal Floriano.
e) É um romance em
que é narrada a história de um brasileiro visionário.
22. (UNCISAL 2016)
Os subúrbios do Rio de Janeiro são a mais curiosa coisa em matéria de
edificação de cidade. A topografia do local, caprichosamente montuosa, influiu
decerto para tal aspecto, mais influíram, porém, os azares das construções.
Nada mais
irregular, mais caprichoso, mais sem plano qualquer, pode ser imaginado. As
casas surgiam como se fossem semeadas ao vento e, conforme as casas, as ruas se
fizeram. Há algumas delas que começam largas como boulevares e acabam estreitas
que nem vielas; dão voltas, circuitos inúteis e parecem fugir ao alinhamento
reto com um ódio tenaz e sagrado.
Às vezes se
sucedem na mesma direção com uma frequência irritante, outras se afastam, e
deixam de permeio um longo intervalo coeso e fechado de casas. Num trecho, há
casas amontoadas umas sobre outras numa angústia de espaço desoladora, logo
adiante um vasto campo abre ao nosso olhar uma ampla perspectiva.
Marcham assim ao
acaso as edificações e conseguintemente o arruamento. Há casas de todos os
gostos e construídas de todas as formas.
Vai-se por uma rua a ver um correr de chalets, de
porta e janela, parede de frontal, humildes e acanhados, de repente se nos
depara uma casa burguesa, dessas de compoteiras na cimalha rendilhada, a se
erguer sobre um porão alto com mezaninos gradeados. Passada essa surpresa,
olha-se acolá e dá-se com uma choupana de pau-a-pique, coberta de zinco ou
mesmo palha, em torno da qual formiga uma população; adiante, é uma velha casa
de roça, com varanda e colunas de estilo pouco classificável, que parece vexada
a querer ocultar-se, diante daquela onda de edifícios disparatados e novos.
BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma.
São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. (Fragmento).
O texto acima apresenta, como características da
escrita de Lima Barreto,
a)
a análise da Guerra de Canudos e o otimismo acerca do futuro da nação.
b)
o nacionalismo ufanista e a tematização da escravidão indígena e africana.
c)
o uso de uma linguagem rebuscada e o tema da loucura nas classes menos
abastadas.
d)
o olhar para a realidade social do país e a opção por uma linguagem não
rebuscada.
e)
a predileção por figuras de linguagem que expressam contraste e o nacionalismo
ufanista.
23. (FCMMG 2015) Em "Pollice
verso", conto de Urupês, Monteiro Lobato traça a caricatura de um médico.
Assinale, entre as passagens extraídas desse conto, aquela em que melhor se
exemplifica a característica negativa do protagonista:
a) "-
É tão mosca-morta o Galena. gemeu o doente com cara de desconsolo. Andou anos a
tratar o Faria do Hotel como diabético, e já o dava por morto quando um
curandeiro da roça o pôs saníssimo com um coco da bahia comido em jejum."
b)
"No queixo trazia barba de médico francês, coisa que muito avulta a
ciência do proprietário. Doentes há que entre um doutor barbudo e um glabro,
ambos desconhecidos, pegam sem tir-te no peludo, convictos de que pegam no
melhor."
c)
"Como desadorasse a medicina, não vendo nela mais que um meio rápido de
enriquecer, nem sequer lhe interessava o "caso clínico" em si, como a
muitos."
d)
"- Descobri a vocação do Nico, disse o arguto sujeito à mulher. Dá um
ótimo esculápio. Inda agorinha o vi lá fora dessecando um sanhaço vivo."
24. Os sertões,
obra-prima de Euclides da Cunha, foi desenvolvido em três partes distintas.
Assinale, a esse respeito, a alternativa que mostra a ordem em que essas partes
aparecem no livro.
a)
A terra- A luta- O homem
b)
A luta- A terra- O homem
c)
O homem- A terra- A luta
d)
A luta- O homem- A terra
e)
A terra- O homem- A luta
25. (UNEMAT 2010) Assinale a
alternativa correta com relação ao romance de Lima Barreto, considerando que,
em Triste fim de Policarpo Quaresma, a tragédia do protagonista está
relacionada à/ao:
a)
falta de caráter de Policarpo.
b)
conluio político do protagonista com o marechal Floriano Peixoto.
c)
discordância de Policarpo quanto à realidade política brasileira.
d)
relação amorosa impossível com a recatada Olga.
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