1. (Faap-1997) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que
adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e
amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em
capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto
homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão
prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes
mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro,
que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para
não discernir os risos e as lágrimas dos homens."
Machado de Assis
Machado de Assis filia-se (e o trecho é
exemplo disso) ao estilo de época do:
a) arcadismo
b) romantismo
c) realismo
d) simbolismo
e) modernismo.
2. (UFMG-1998) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas
sobre o narrador do romance O Ateneu, exceto:
a) O narrador
entremeia à narrativa dos acontecimentos da vida escolar as suas opiniões.
b) O
narrador dá mais ênfase aos fatos sociais do que aos da sua experiência
pessoal.
c) O narrador
estrutura o enredo, revelando a existência de etapas no processo de formação de
sua personalidade.
d) O narrador
apresenta as relações entre os personagens de modo a desnudar alguns aspectos
ocultos dessas relações.
3. (PUC - MG-2007) A literatura de Eça de Queirós ocupa-se frequentemente
de contrapor as características do Realismo às da literatura romântica.
Em José Matias, essa contraposição só NÃO se demonstra:
a) pelo contraste
entre a descrição idealizada da personagem Elisa e suas ações no enredo do
conto.
b) pela
oposição que marca as visões de mundo do narrador e do personagem principal,
este idealista, aquele racionalista.
c) pela
posição que assumem na trama, em relação a Elisa, o apontador de obras públicas
e José Matias.
d) pela referência,
predominante no conto, a outras obras do próprio autor representantes do
Realismo literário português.
4. (UEMG-2007) Com relação às técnicas e estratégias narrativas
adotadas na obra “DOM CASMURRO”
, SÓ NÃO é CORRETO afirmar que
a) o narrador
estabelece diálogos com um suposto ‘leitor incluso’.
b) o texto
apresenta relações intertextuais com a tradição filosófica, artística e
literária.
c) a narrativa
contém recursos metalinguísticos, sobretudo no diálogo narrador / leitor.
d) o
memorialismo da narrativa é comprometido com a fidelidade dos fatos ocorridos.
5. (PUC-RS)
Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
a) apresenta
todas as características do Realismo, exceto a influência do meio sobre o
comportamento do indivíduo.
b) tem como matéria-prima as recordações e
impressões da personagem principal.
c) constitui-se
num documento fotográfico da realidade objetiva.
d) segue uma
ordem cronológica, apoiando-se no real.
não se atém a reflexões críticas em relação
ao contexto social.
6. (FMTM-2005) O cônego Dias era muito conhecido em Leiria. Ultimamente
engordara, o ventre saliente enchia-lhe a batina; e a sua cabecinha grisalha,
as olheiras papudas, o beiço espesso faziam lembrar velhas anedotas de frades
lascivos e glutões.
(Eça de Queirós, O crime do padre Amaro)
No trecho selecionado, estão presentes
importantes características da literatura de Eça de Queirós. Essas
características são:
a) o
idealismo, a linguagem coloquial e o tom sarcástico.
b) o
psicologismo, a linguagem prolixa e o tom retórico.
c) o
criticismo, a linguagem concisa e o tom reflexivo.
d) o elitismo,
a linguagem rebuscada e o tom aristocrático.
e) o
anticlericalismo, a linguagem mordaz e o tom descritivo.
7. (IBMEC-2006) Leia atentamente o fragmento abaixo e assinale a alternativa
que apresenta o autor e a obra a que se refere.
“Livre das convenções sociais, pois está
morto, o narrador fala não só de sua vida mas de todos os que com ele
conviveram, revelando a hipocrisia das relações humanas. Ao longo da obra são
narrados vários casos: sua paixão juvenil pela bela e interesseira Marcela, que
o amou ‘durante quinze meses e onze contos de réis’; sua amizade com o filósofo
maluco Quincas Borba; seus amores clandestinos com uma mulher casada,
Virgília.”
a) Memórias
póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis.
b) Memórias
póstumas de Brás Cubas — José de Alencar.
c) Memórias
sentimentais de João Miramar — Oswald de Andrade.
d) Memórias de
um sargento de milícias — Manuel Antonio de Almeida.
e) Memórias de
sargento de milícias — Lima Barreto.
8. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de O Ateneu.
a) Por
apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um romance que tem
uma classificação rigorosa como representante de uma ou outra tendência
literária.
b) Tem como
narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos ocorridos com ele no
passado.
c) A ação
desse romance transcorre no ambiente fechado de um internato, onde convivem
crianças, adolescentes, professores e empregados.
d) A maioria
das personagens do romance é apresentada de uma forma caricatural, realçando
seus aspectos negativos.
e) Em
função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da análise psicológica
de personagens.
9. (FMTM-2005) O cônego Dias era muito conhecido em Leiria. Ultimamente
engordara, o ventre saliente enchia-lhe a batina; e a sua cabecinha grisalha,
as olheiras papudas, o beiço espesso faziam lembrar velhas anedotas de frades
lascivos e glutões.
(Eça de Queirós, O crime do padre Amaro)
Ao apresentar o cônego Dias, o narrador o faz
de forma irônica e sarcástica. No texto, isso pode ser verificado:
I. pelo uso
sistemático de adjetivos que, pelo contexto, assumem conotação pejorativa;
II. pela
caracterização psicológica do personagem;
III. pelo uso da
palavra beiço (para designar lábio).
Está correto o contido apenas em
a) II.
b) III.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.
10. (UEL-1995) É correto afirmar sobre Machado de Assis:
I. Foi
sobretudo pela imaginação de suas narrativas, mais do que pelo estilo ou senso
de realismo, que se notabilizou como nosso maior ficcionista do século XIX.
II. Seus
primeiros romances consagraram-no como um grande prosador realista, mas a
partir de MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS sua obra tomou o rumo inesperado da
ficção fantástica.
III. Seus
contos, sobretudo a partir de PAPÉIS AVULSOS, são obras-primas de análise
psicológica, alegorizacão social e interpretação das fraquezas humanas.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a
afirmação II é verdadeira.
b) Apenas a
afirmação III é verdadeira.
c) Apenas as
afirmações I e II são verdadeiras.
d) Apenas as
afirmações II e III são verdadeiras.
e) As
afirmações I, II e III são verdadeiras.
11. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa correta a respeito de O Ateneu,
romance de Raul Pompéia:
a) romance
de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter-ego do
autor.
b) romance
romântico que explora as relações pessoais de adolescentes no colégio, acenando
para o homossexualismo latente.
c) romance
naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o materialismo de sua
mulher com os alunos.
d) romance
realista que apresenta um padrão de excelência da escola brasileira do final do
Império.
e) romance da
escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem assinalada pelo
incêndio do prédio, no final da narrativa.
12. (PUC-SP-2003) Das alternativas abaixo, indique a que NÃO condiz com o
romance O Primo Basílio, de Eça de Queirós.
a) É uma obra
realista-naturalista e nela o narrador aparece como um observador imparcial que
vê os acontecimentos com neutralidade.
b) Apresenta
como tema central o adultério e o autor explora o erotismo ao detalhar a
relação entre os amantes.
c) Mostra-se como
uma lente de aumento sobre a intimidade das famílias e revela criticamente a
pequena burguesia do final do século XIX em Lisboa.
d) Ataca as
instituições sociais como a Família, a Igreja, a Escola e o Estado, sempre com
a preocupação de fazer um vasto inquérito da sociedade portuguesa e moralizar
os costumes da época.
e)
Caracteriza-se por ironia fina, caricaturismo e humor na composição das
personagens, entre as quais se destaca o Conselheiro Acácio.
13. (Fuvest-1997) Com essa história enjoada de traiu ou não traiu, de
Capitu ser anjo ou demônio, o leitor de Dom Casmurro acaba se esquecendo do
fundamental: as memórias são do velho narrador, não da mulher, e o autor é
Machado de Assis, e não um escritor romântico dividido entre mistérios. Aceitas
as observações anteriores, o leitor de Dom Casmurro deverá
a) identificar
o ponto de vista de Capitu, considerando ainda o universo próprio da ficção
naturalista.
b) reconhecer os limites do tipo de narrador
adotado, subordinando-o ao peculiar universo de valores do autor.
c) aceitar os
juízos do velho narrador, por meio de quem se representa a índole confessional
de Machado de Assis.
d) rejeitar as
acusações do jovem Bentinho, preferindo-lhes a relativização promovida pelo
velho narrador.
e) relativizar
o ponto de vista da narração, cuja ambiguidade se deve à personalidade oblíqua
de Capitu.
14. (UFSC) A(s)
citação(ões) extraída(s) do livro O Ateneu é(são):
a) "Na
repartição, os pequenos empregados, amanuenses e escreventes, tendo notícia desse
seu estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chamá-lo -
Ubirajara."
b) "...
chegou a senhora do diretor, D. Ema. Bela mulher em plena prosperidade dos
trinta anos de Balzac, formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém,
o tronco sobre quadris amplos, fortes como a maternidade..."
c) "Aristarco
todo era um anúncio. Os gestos calmos, soberanos, era um rei – o autocrata
excelso."
d) "Ralf pega a velha maleta do Homig,
abre-a devagarinho, como quem abre uma gaiola de pássaro, para pegá-lo
mansamente."
e) "Entrei
apressado, atravessei o corredor do lado direito e no meu quarto dei com
algumas pessoas soltando exclamações. Arredei-as e estaquei; Madalena estava
estirada na cama, branca, de olhos vidrados, espuma nos cantos da boca."
15. (PUC-SP-2002) A obra O Primo Basílio, escrita por Eça de Queirós em
1878, é considerada uma das mais representativas do romance
realista-naturalista português. Indique a alternativa abaixo que NÃO confirma o
conteúdo desse romance.
a) Romance de
tese, apresenta os mecanismos do casamento e analisa o comportamento da pequena
burguesia de Lisboa.
b) Luísa,
personagem central do romance, é caracterizada como uma mulher romântica,
sonhadora e frágil, comportamento esse que a predispõe ao adultério.
c) O narrador
do romance aproxima-se bastante do modelo proposto pela literatura realista,
que se caracteriza pela objetividade e pelo senso da minúcia.
d) Entre as
diferentes personagens que se movem na narrativa, está o Conselheiro Acácio,
homem de caráter marcado por sagacidade, espírito crítico, franqueza e
originalidade.
e) Basílio,
personagem que dá título ao romance, não se compromete nem se envolve
emocionalmente; apenas busca na aventura amorosa uma maneira agradável de
ocupar o tempo.
16. (Faap-1996) OLHOS DE RESSACA
Enfim, chegou a hora da encomendação e da
partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance
consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só
Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra,
queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns
instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe
saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as
dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na
sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece
que a retinha também. Momentos houve que os olhos de Capitu fitaram o defunto,
quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como
a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Machado de Assis
Texto extraído do romance:
a)
"Memórias Póstumas de Brás Cubas"
b) "Dom Casmurro"
c)
"Quincas Borba"
d) "Esaú
e Jacó"
e)
"Memorial de Aires"
17. (UM-SP)
Assinale a alternativa correta sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompéia.
a) romance
se realiza pelo processo memorialista do narrador, permeado por uma profunda
visão crítica.
b) Trata-se de
uma crônica de saudades, em que o narrador revela, a cada instante, vontade de
voltar.
Ateneu representa uma apologia aos colégios
internos como forma ideal para a formação do adolescente.
c) Apesar da
tentativa de atingir um estilo realista, a obra mantém uma estrutura romântica
aos moldes de José de Alencar.
d) Todas as
personagens do romance buscam identificar-se com o diretor do Ateneu.
18. (Fuvest-2002) Como se sabe, Eça de Queirós concebeu o livro O primo
Basílio como um romance de crítica da sociedade portuguesa, cujas “falsas
bases” ele considerava um “dever atacar”.
A crítica que ele aí dirige a essa sociedade
incide mais diretamente sobre
a) o plano da
economia, cuja estagnação estava na base da desordem social.
b) os problemas
de ordem cultural, como os que se verificavam na educação e na literatura.
c) a excessiva
dependência de Portugal em relação às colônias, responsável pelo parasitismo da
burguesia metropolitana.
d) a extrema
sofisticação da burguesia de Lisboa, cujo luxo e requinte conduziam à
decadência dos costumes.
e) os grupos
aristocráticos, remanescentes da monarquia, que continuavam a exercer sua
influência corruptora em pleno regime republicano.
19. (Mack-1998) Sobre Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que:
a) Em sua
extensa obra, ainda se podem encontrar peças de teatro, crônicas e ensaios.
b) Seus
primeiros romances como Ressurreição e Iaiá Garcia apresentam traços ainda
ligados ao Romantismo.
c) Sua poesia apresenta,
muitas vezes, características próprias do Parnasianismo como a busca da
perfeição formal e um vocabulário elevado.
d) Nos
contos, não se percebem elementos que o consagraram nos romances, evidenciando
as características que o diferenciam na literatura brasileira.
e) Os romances
de sua Segunda fase tornam-se totalmente realistas, evidenciando as
características que o diferenciam na literatura brasileira.
20. (UNICENTRO) A única passagem que NÃO encontra apoio em A Cidade e as
Serras, de Eça de Queirós, é:
a) Em A Cidade
e as Serras, José Fernandes, de rica família proveniente de Guiães, região
serrana de Portugal, narra a história de Jacinto de Tormes, seu amigo também
fidalgo, embora nascido e criado em Paris.
b) A Cidade e
as Serras explora uma grave tese sociológica: ser-nos preferível viver e
proliferar pacificamente nas aldeias a naufragar no estéril tumulto das
cidades.
c) Para
Jacinto, Portugal estava associado à infelicidade, enquanto Paris associava-se
à felicidade; ao longo do romance, contudo, essa opinião se modifica.
d) No romance
dois ambientes distintos são enfocados ao longo das duas partes em que o livro
pode ser dividido: a civilização e a natureza.
e) Já
avançado em idade, Jacinto se aborrece com as serras e tenciona reviver as
orgias parisienses, mas faltam-lhe, agora, saúde e riqueza.
21. (UDESC 2008) Analise as afirmações abaixo, em relação ao O Ateneu.
I - O diretor
que esse fragmento menciona foi sempre um homem magnânimo e justo, atento às
necessidades dos educandos de seu colégio.
II - O Ateneu é
um romance memorialista, com as ações acontecendo em tempo anterior ao da
narração dos fatos.
III - Apresentando
características do Romantismo, em seu lançamento o romance foi saudado pela
forma como o autor urdiu uma história repleta de intrigas.
IV - O Ateneu
representa um mundo fechado; ao querer moldar os meninos que ali estudam, acaba
por deformar-lhes a personalidade.
V - Ema, esposa
de Aristarco, transforma se em dedicada professora para os alunos.
VI - A história
aborda dois anos da vida do narrador, em um internato masculino. É narrada em
primeira pessoa, por Sérgio já adulto.
Assinale a alternativa cujas afirmações se
justificam pelo texto.
a) Somente as
afirmativas II e V são verdadeiras.
b) Somente as
afirmativas I, III e V são verdadeiras.
c) Somente
as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) Somente as
afirmativas IV e VI são verdadeiras.
22. (Faap-1997) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que
adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e
amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em
capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto
homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão
prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes
mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro,
que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para
não discernir os risos e as lágrimas dos homens."
Machado de Assis
Machado de Assis ficou célebre pelo romance:
a) paisagista.
b) de fuga -
evasão.
c) psicológico.
d) histórico.
e) medieval.
23. (UFRGS-RS) Leias as afirmações sobre o romance O Ateneu, de Raul
Pompeia.
I. Sérgio, em
seu relato memorialista, revela a outra face da fachada moralista e virtuosa
que circundava O Ateneu, a face em que se incluem a corrupção, o interesse
econômico, a bajulação, as intrigas e a homossexualidade entre os adolescentes.
II. A narrativa,
ainda que feita na primeira pessoa, evita o comentário subjetivo e as
impressões individuais, uma vez que o narrador adota uma postura rigorosa,
condizente com o cientificismo da época.
III. Através da
figura de Dr. Aristarco, diretor do colégio, com sua retórica pomposa e vazia,
Raul Pompeia critica o sistema educacional da época e a hipocrisia da
sociedade.
Quais estão corretas:
a) apenas I
b) apenas
II
c) apenas I e
III
d) apenas II e
III
e) I, II e III
24. (FAAP 1997) Eça de Queirós só não escreveu:
a) O Primo
Basílio.
b) O Crime do
Padre Amaro.
c) A Ilustre
Casa de Ramires.
d) A Cidade e
as Serras.
e) Euríco,
o Presbítero.
25. (Mack-2002) Assinale a alternativa INCORRETA sobre o estilo de
Machado de Assis.
a) Sua
linguagem irônica e sarcástica está relacionada à quebra de valores absolutos.
b) A linguagem
metafórica, usada com frequência, concretiza conceitos e juízos de valor.
c) Realizou
rupturas na organização linear do texto narrativo, impondo outra lógica à
sequência de capítulos.
d) Utilizou-se
com frequência da metalinguagem, fazendo referências ao próprio ato de narrar.
e) A ruptura
com a tradição literária deu origem a um estilo irreverente, afastado da norma
culta.
GABARITO
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