1. (USP) O
índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
a) retratado
com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado
sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto
episódico para descrição da natureza.
d) visto com o
desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e)
representado como um primitivo feroz e de maus instintos.
2. (UEL)
Assinale a alternativa que completa adequadamente a asserção:
O Romantismo, graças à ideologia dominante e
a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma
época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por
a)
teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença.
b)
etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.
c) egocentrismo,
hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
d)
teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
c)
egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.
3. (USC) A
respeito do Romantismo no Brasil, pode-se afirmar que:
a) sua ação
nacionalista deu origem às condições políticas que propiciaram a nossa
Independência;
b) coincidiu com o momento decisivo de
definição da nacionalidade e colaborou para essa definição;
c) espelhou
sempre as influências estrangeiras, em nada aproveitando os costumes e a cor
locais;
d) foi
decisivo para o amadurecimento dos sentimentos nativistas que culminaram na
Inconfidência Mineira;
e) ganhou
relevo apenas na poesia, talvez por falta de talentos no cultivo da ficção.
4. (F. C. CHAGAS) O movimento romântico, cujas origens estão na Alemanha e
na Inglaterra, adquiriu na literatura brasileira um reflexo extraordinário
porque:
a) nossas
letras contavam, à época, com artistas do talento de um Machado de Assis e de
um Raul Pompéia;
b) coincidiu
com o momento decisivo de definição da nossa nacionalidade e de valorização do
nosso passado histórico;
c)
prosperavam, entre nós, os sentimentos nativistas elevados ao mais alto plano
estético, como demonstram os poemas "O Uruguai" e
"Caramuru";
d) nosso
complexo cultural de colonizadores encontrava na prosa intimista sua expressão
mais adequada e natural;
e) nossos
homens de letras e de ciências criaram teorias em que se demonstrava a flagrante
superioridade do pensamento anglo-germânico sobre o de outros povos.
5. (PUC)
Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem-dotado de sua geração,
Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
a) Conde Lopo;
b) Macário;
c) espumas
Flutuantes;
d) Noite na
Taverna;
e) Pedro Ivo.
6. (F.C. CHAGAS) A poesia confessional e fantasia de Álvares de Azevedo
pertence a uma geração romântica situada entre a de
a) Gonçalves
Dias e a de Cláudio Manuel da Costa;
b) Gonçalves
de Magalhães e a de Gonçalves Dias;
c) Castro
Alves e a de Cruz e Sousa;
d) Gonçalves
Dias e a de Castro Alves;
e) Cláudio
Manuel da Costa e a de Tomás Antônio Gonzaga.
7. (FEI)
Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista
a poesia romântica brasileira:
1. primeira geração
2. segunda geração
3. terceira geração
|
(__)
abolicionismo
(__)
condoreirismo
(__)
autocomiseração exacerbada
(__) obsessão
pela morte
(__)
indianismo
(__)
nacionalismo
|
Agora,
escolha a alternativa que apresenta a sequência correta dos numerais:
a) 2 - 3 - 2 -
1 - 2 - 1
b) 1 - 3 - 2 -
1 - 2 - 3
c) 3 - 2 - 2 -
1- 2 - 2
d) 2 - 1 - 2 -
2 - 1 - 1
e) 3 - 3 -
2 - 2 - 1 - 1
8. (F.C. CHAGAS) A palavra de Castro Alves seria, no contexto em que se
inseriu, uma palavra aberta à realidade da nação, indignando-se o poeta com o
problema do escravo e entusiasmando-se com o progresso e a técnica que já
atingiam o meio rural. Esse último aspecto permite afirmar que Castro Alves
a)
identifica-se aos poetas da segunda geração romântica no que se refere à
concepção da natureza como refúgio.
b) afasta-se,
nesse sentido, de outros poetas, como Fagundes Varela, que o consideram o campo
um antídoto para os males da cidade;
c) trata a
natureza da mesma forma que o poeta árcade que o antecedeu;
d) antecipa o
comportamento do poeta parnasiano que se entusiasma com a realidade exterior;
e) idealiza a
natureza da pátria, buscando preservar a sua simplicidade e pureza, tal como
Gonçalves Dias.
9. (FUVEST)
Lucíola e Senhora; O Gaúcho, Sertanejo; e o Guarani e As Minas de Prata
representam na obra de Alencar, de acordo com os seus conteúdos e seus
cenários, romances de tipos, respectivamente:
a) urbanos,
regionalistas e pré-históricos;
b)
documentais, sociais e histórico-indianistas;
c) europeus,
nacionais e indianistas;
d)
psicológicos, documentais e folclóricos;
e) realistas,
impressionistas e românticos.
10. (PUC) Nos
romances Senhora e Lucíola, José de Alencar dá um passo em relação à crítica
dos valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas
personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se
dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque
a) pune os
protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz;
b) justifica o
conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios
idealizados; outros, brasileiros com maneiras europeias;
c) confirma os
valores burgueses, condenando os protagonistas à morte;
d) resolve a
contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e
poderosos;
e) permite
aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.
11. (Fuvest-2001)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso ... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira
dos vinte anos)
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com
intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e
tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a
a) ironia
romântica.
b) tendência
romântica ao misticismo.
c) melancolia
romântica.
d) aversão dos
românticos à natureza.
e) fuga
romântica para o sonho.
12. (PUC-SP-2001) A questão central, proposta no romance Senhora, de José
de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a
alternativa que não condiz com o enredo do romance.
a) O casamento
é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se
em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia
Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote,
sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O
casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo
no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa
marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência
degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance
gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final
feliz, porque, nele, o amor tudo vence.
13. (UEL-1995) O romance é um gênero literário que veio a se
desenvolver no século _________ , retratando sobretudo __________ ; era muito
comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de _______________ .
Preenchem corretamente as lacunas do texto
acima, pela ordem:
a) XVII - a
alta aristocracia - conto.
b) XVIII -
o mundo burguês - folhetim.
c) XVIII - o
mundo burguês - crônica.
d) XIX - o
mundo burguês - folhetim.
e) XIX - a
alta aristocracia - crônica.
14. (UEL-1996) Assinale a letra correspondente à alternativa que
preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado.
Vista de forma panorâmica, a poesia romântica
brasileira é muito rica em temas e em tons: estão nela a bravura do silvícola
cantada por _____________ , a timidez amorosa e idealizante da lira de _____________
, a pujança oratória dos versos _____________ de Castro Alves.
a) Casimiro de
Abreu - Olavo Bilac - líricos.
b) Fagundes
Varela - Gonçalves Dias - anti-abolicionistas.
c) Gonçalves
Dias - Álvares de Azevedo - condoreiros.
d) Álvares de
Azevedo - Fagundes Varela - satíricos.
e) Olavo Bilac
- Casimiro de Abreu - libertários.
15. (FEI-1995) Assinalar a alternativa que contém três poetas
representantes, respectivamente, das três gerações românticas:
a) Tobias
Barreto - Fagundes Varela - Joaquim M. de Macedo.
b) Casimiro de
Abreu - José de Alencar - Bernardo Guimarães.
c) Gonçalves
Dias - Álvares de Azevedo - Castro Alves.
d) Junqueira
Freire - Castro Alves - Tobias Barreto.
e) Álvares de
Azevedo - Bernardo Guimarães - José de Alencar.
16. (UFMG-1997) É característica da Lira dos vinte anos, de Alvares de
Azevedo:
a) a
apresentação do índio como símbolo da nacionalidade brasileira.
b) a
manifestação do mal - do - século, pessimismo e desejo de morrer.
c) a opção por
uma poesia de denúncia social, engajada na luta abolicionista.
d) a
representação de uma natureza brasileira, tropical e exótica.
17. (UFMG-1997) A personagem Leonardo Filho, do romance Memórias de um
Sargento de Milícias:
a) apresenta
um forte moralismo que o faz traçar um quadro crítico dos costumes e das
classes sociais do início do século XIX.
b)
classifica-se como um típico herói romântico, por seus infortúnios amorosos.
c) mostra-se
como um vadio, que vive ao sabor do acaso, nada aprendendo com a experiência.
d) participa
da condição servil, apresentando visões variadas da sociedade em que vive, a
partir das diversas posições que nela ocupa.
18. (UFC-2003) Analise as declarações sobre o Romantismo no Brasil.
I. O público
leitor romântico se constituiu basicamente de mulheres e estudantes.
II. Com a
popularização do romance romântico, obras passaram a ser escritas para o
consumo.
III. O romance
romântico veio atender uma necessidade de um público predominantemente rural.
a) Apenas I é
verdadeira.
b) Apenas II é
verdadeira.
c) Apenas III
é verdadeira.
d) Apenas I
e II são verdadeiras.
e) I, II e III
são verdadeiras.
19. (PUC - PR-2007) Assinale a alternativa que identifica as qualidades do
Romantismo presentes no poema "O poeta", de Álvares de Azevedo:
"no meu leito adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!"
a) é do
Romantismo pela imagem da mulher amada idealizada.
b) O poema
pertence ao Romantismo porque tem rimas emparelhadas.
c) porque tem
metáforas.
d) porque
apresenta um poeta enamorado.
e) porque
trata a natureza de forma humanizada.
20. (PUC - PR-2007) Assinale a alternativa correta.
A poesia brasileira do Romantismo do século
XIX pode ser dividida em:
a) três
fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva,
e a poesia liberal e social.
b) duas fases:
a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista.
c) três fases:
a subjetiva, a nacionalista e a experimental.
d) quatro
fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva.
e) duas fases:
a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.
21. (FGV - SP-2007) Leia o texto a seguir,
de Iracema, de José de Alencar, e responda às questões a ele pertinentes.
Quanto mais seu passo o aproxima da cabana, mais lento se
torna e pesado. Tem medo de chegar; e sente que sua alma vai sofrer, quando os
olhos tristes e magoados da esposa entrarem nela.
Há muito que a palavra desertou seu lábio seco; o amigo
respeita este silêncio, que ele bem entende. É o silêncio do rio quando passa
nos lugares profundos e sombrios.
Tanto que os dois guerreiros tocaram as margens do rio,
ouviram o latir do cão a chamá-los e o grito da ará, que se lamentava. Estavam
mui próximos à cabana, apenas oculta por uma língua de mato. O cristão parou
calcando a mão no peito para sofrear o coração, que saltava como o poraquê
- O latido de Japi é de alegria, disse o chefe.
- Porque chegou; mas a voz da jandaia é de tristeza.
Achará o guerreiro ausente a paz no seio da esposa solitária, ou terá a saudade
matado em suas entranhas o fruto do amor?
O cristão moveu o passo vacilante. De repente, entre os
ramos das árvores, seus olhos viram sentada, à porta da cabana, Iracema com o
filho no regaço, e o cão a brincar. Seu coração o arrojou de um ímpeto, e a
alma lhe estalou nos lábios:
- Iracema!...
ALENCAR,
José de. Iracema. São Paulo: FTD, 1991, p. 86.
Assinale a
alternativa correta em relação ao romance.
a) Seu autor escreveu também A Moreninha.
b) Nele, não se ressaltam valores culturais, apenas
políticos.
c) O irmão de Iracema é o legendário índio Peri.
d) A natureza não passa de pano de fundo da narrativa.
e) É narrado, em terceira pessoa, por um narrador
onisciente.
22. (UNIP-SP) Assinale a característica não aplicável à poesia
romântica:
a) artista
goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;
b) importante
é o culto da forma, a arte pela arte;
c) a poesia é
primordialmente pessoal, intimista e amorosa;
d) enfatiza-se
a auto expressão, o subjetivismo, o individualismo;
e) a linguagem
do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.
23. (UESPI 2012) O Romantismo brasileiro encerra determinadas
características próprias. Seja porque ele nasce quase conjugado com a nossa
Independência política e a criação do Estado-Nação, seja porque recaiu sobre os
escritores pátrios a missão de construir parte da nossa identidade nacional e
cultural. Ainda sobre o Romantismo no Brasil e a obra de José de Alencar,
assinale a alternativa correta.
a) Iracema não
só inaugurou o indianismo, como José de Alencar lhe deu continuidade ao
escrever O Guarani e Ubirajara.
b) Iracema se
enquadra dentro do chamado romance psicológico, que veio a ser cultivado por
quase todos os romancistas brasileiros.
c) A paisagem
brasileira foi sempre um elemento secundário ou quase inexistente na obra de
Alencar, particularmente em Iracema.
d) Os Timbiras
é um poema épico escrito por Alencar. Neste, ele retoma muitos dos personagens
que encontramos em Iracema.
e) Encontramos
em Iracema tanto um delineado argumento histórico quanto o lirismo que vai
caracterizar a literatura indigenista.
24. (UPE 2011) Considerando a escola literária Romantismo, analise as
afirmativas a seguir:
I. “Minha
terra tem palmeiras,/ Onde canta o sabiá;/ As aves que aqui gorjeiam,/ Não
gorjeiam como lá.” Nesta estrofe, Castro Alves pretende trazer à tona o
espírito nacionalista que tomou conta do Brasil durante conturbado período
histórico.
II. Em “Se eu
morresse amanhã, viria ao menos/ Fechar meus olhos minha triste irmã;/ Minha
mãe de saudades morreria/ Se eu morresse amanhã”, Álvares de Azevedo apresenta
um eu lírico tomado pela dor e pela tristeza, sentimentos comuns a sua poesia.
III. “São duas
flores unidas,/ São duas rosas nascidas/ Talvez no mesmo arrebol,/ Vivendo no
mesmo galho,/ Da mesma gota de orvalho,/ Do mesmo raio de sol”. Nesta estrofe
do poema “As duas flores”, Castro Alves dá indícios de uma estética
subjetivista.
IV. Em “Meu
canto de morte,/ Guerreiros, ouvi: Sou filho das selvas,/ Nas selvas, cresci;/
Guerreiros, descendo/ Da tribo Tupi”, Gonçalves Dias assim como José de
Alencar, em O guarani, tenta evidenciar a cultura indígena no Brasil.
V. Castro
Alves, Álvares de Azevedo e Gonçalves Dias, a despeito de suas diferenças
temporais e estéticas, podem ser entendidos como poetas com a seguinte visão de
mundo: A racionalidade humana deve ser o crivo da vida.
Está CORRETO o que se afirma em
a) I, II e
III.
b) I, IV e V.
c) I, III e
IV.
d) II, III e IV.
e) II, IV e V.
25. (UNEMAT 2008) O indianismo na narrativa romântica brasileira é:
a) uma
forma de apresentar o índio como motivo estético e idealizado.
b) um meio de
demonstrar que o índio era inofensivo para o Império brasileiro.
c) um modelo
francês a ser seguido no Brasil.
d) um modelo
de realidade exótica que não interessava ao público europeu.
e) uma forma
de fazer os índios aceitarem a sua própria condição de raça inferior.
GABARITO
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