1. (Ufes)
Maior importância conferida às sensações produzidas pelas coisas do que às
coisas em si, visão do tempo como algo que não se pode captar e aparência
fugidia das pessoas, objetos e paisagens são algumas das características de um
estilo de época que se conhece como:
a) Romantismo.
b)
Parnasianismo.
c) Simbolismo.
d)
Impressionismo.
e) Modernismo.
2. (FUVEST-SP) Encontre a alternativa em que há erro na correlação
estética/característica:
a)
Romantismo/sentimentalismo
b)
Naturalismo/determinismo
c) Parnasianismo/descritivismo
d) Simbolismo/materialismo
e)
Modernismo/nacionalismo
3. (UFV-MG)
Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do
Simbolismo.
a)
impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo
b) hermetismo intencional, alquimia verbal,
musicalidade
c) favor da
forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações
d) atmosfera
de imprecisão, realismo cru, religiosidade
e)
complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.
4. (PUC-RS) A
crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:
a) branca
b) negra
c) rubra
d) roxa
e) azul
5. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o
objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma
característica do:
a) Romantismo,
sobretudo na obra de Castro Alves
b) Barroco,
principalmente em Gregório de Matos
c) Simbolismo, representado pelas obras de
Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens
d)
Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira
e)
Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.
6. (UEL-PR)
Assinale a alternativa que contém apenas características da estética
simbolista:
a) temática
social; hermetismo; valorização dos tons fortes; materialismo; antítese.
b) temática
intimista; ocultismo; valorização dos tons fortes; espiritualidade; sinestesia.
c) temática
intimista; hermetismo; valorização do branco e da transparência;
espiritualidade; sinestesia.
d) temática
bucólica; hermetismo; valorização do branco e da transparência;
espiritualidade; antítese.
e) temática
bucólica; ocultismo; valorização das tonalidades verdes; materialismo;
sinestesia.
7. (FUVEST/GV-SP) Opondo-se à razão, predominante na poesia ligada ao
realismo, os poetas passam a repudiar esse vínculo e se voltam para a esfera do
sonho, para o despertar das forças inconscientes que "a Arte deveria
suscitar magicamente". Donde as atmosferas difusas, a predominância das
cores e dos sons, a busca da correspondência dos sentidos. De que movimento
literário se trata?
a)
Surrealismo.
b) Romantismo.
c) Modernismo.
b) Futurismo.
e) Simbolismo.
8. (UFMA)
Sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, na Literatura Brasileira, é correto
afirmar que:
a) os estilos
são absolutamente distintos quanto à técnica da versificação.
b) os dois
estilos se aproximam pelas preferências temáticas.
c) à
metafísica do primeiro, juntou-se o realismo do segundo.
d) os dois
estilos se aproximam quanto à técnica da versificação.
e) não há
proximidade entre os dois.
9. (Unificado-RS)
"Nasce a manhã, a luz tem cheiro...
Ei-la que assoma
Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã
nasce...
Oh sonora audição colorida do aroma!"
A linguagem poética, em todas as épocas, foi
e é simbólica; o Simbolismo recebeu esse nome por levar essa tendência ao
paroxismo.
Os versos acima atestam essa exuberância,
pela fusão de imagens auditivas, olfativas e visuais, constituindo rico exemplo
de:
a) eufemismo
b)
polissíndeto
c) sinestesia
d) antítese
e) paradoxo
10. (PUC-RS)
"Noiva de Satanás, Arte maldita,
Mago Fruto letal e proibido,
Sonâmbula do além do Indefinido
Das profundas paixões, Dor Infinita"
A linguagem do poema situa-o no:
a) Romantismo.
b)
Parnasianismo.
c)
Impressionismo.
d) Simbolismo.
e) Modernismo.
11. (UCMG) Das características da
obra de Cruz e Sousa indicadas abaixo, a única que, sendo de cunho pessoal,
foge aos modelos simbolistas é:
a) culto da imprecisão, do misterioso e do vago.
b) exploração consciente da musicalidade das palavras.
c) lirismo impregnado de tom dramático e humanitário.
d) presença de vocabulário com palavras raras e
expressivas.
e) tentativa de superação no transcendental e no
místico.
12.
Subjetivismo, valorização do inconsciente e do subconsciente, busca do vago, do
diáfano, musicalidade, sugestão são características da poesia:
a) romântica.
b) barroca.
c) árcade.
d) simbolista.
e) parnasiana.
13. (ITA) Leia
os seguintes versos:
Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava...
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.
(SOUZA, Cruz e. “Cristais”, in Obras
completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)
Assinale a alternativa que reúne as
características simbolistas presentes no texto:
a) Sinestesia,
aliteração, sugestão.
b) Clareza,
perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração,
objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição
formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição
formal, objetividade, sinestesia.
14. (ENEM)
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis:
Fundação Catarinense de Cultura /Fundação Banco do Brasil, 1993.)
Os elementos formais e temáticos relacionados
com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas,
de Cruz e Sousa, são:
a) a opção
pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
b) a
prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.
c) o
refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas
universais.
d) a evidente
preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas
inovadoras.
e) a liberdade
formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em
favor de temas do cotidiano.
15. (PUC) No
poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:
a) inovações, simultaneidade de traços,
dinamicidade, ausência de sequência temporal e descritor-observador.
b)
Explicações, sequência de traços, estaticidade, sequência temporal e
narrador-personagem.
c)
Explicações, sequência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo
e ausência de narrador.
d) Invocações,
concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e
ausência de narrador.
e) Invocações,
concomitância de traços, estaticidade, sequência temporal e
descritor-observador.
16. (Fuvest)
– “Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranquila,
– Perdida voz que de entre as mais se exila,
– Festões de som dissimulando a hora.”
Os versos anteriores são marcados pela
presença ______________ e pela predominância de imagens auditivas, o que nos
sugere a sua inclusão na estética ________________.
Assinale a alternativa que completa os
espaços.
a) da
comparação – romântica
b) da
aliteração – simbolista
c) do
paralelismo – trovadoresca
d) da antítese
– barroca
e) do
polissíndeto – modernista
17. (Mackenzie) Assinale a alternativa que não se refere ao Simbolismo.
a) Na busca de
uma linguagem exótica, colorida, musical, os autores não resistem, muitas
vezes, à ideia de criar novos termos.
b) Ocorre
grande interesse pelo individual e pelo metafísico.
c) Há assuntos
relacionados ao espiritual, místico, religioso.
d) Nota-se o
emprego constante de aliterações e assonâncias.
e) Busca-se
uma poesia formalmente perfeita, impassível e universalizante.
18. (Cescem) Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se
contraponha frontalmente ao Parnasianismo é:
a) o
predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa de exprimir
com mais clareza as ambiguidades da alma.
b) a
consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo
lógico e analítico de interpretação do real.
c) a visão
materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de
sugestões plásticas que acentuam a ideia de sensualidade.
d) a adoção de
uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de
associações sensoriais.
e) o abandono
do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para
exprimir a fluidez onírica.
19. (UNID – SP) Não corresponde ao
Simbolismo a afirmativa:
a) No Brasil, o Simbolismo começa em 1893 com a publicação
de Missal e Broquéis, ambos de Cruz e Sousa.
b) Olavo Bilac, um dos poetas mais festejados do
período, escreveu o poema formal Profissão de fé.
c) Os versos “Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias
dos violões, vozes veladas...” fazem parte do poema “Violões que choram”.
d) O autor mais representativo desse movimento – Cruz e Sousa
– também é chamado de Cisne Negro.
e) Alphonsus de Guimarães é o autor de Ismália.
20. (Fac. Bandeirantes-PR) – O Simbolismo caracterizou-se por ser:
a)
positivista, naturalista, cientificista.
b) antipositivista,
antinaturalista, anticientificista.
c) objetivo,
racional.
d) volta aos
modelos greco-latinos.
e)
subjetivista, materialista.
21. (Uelondrina)
“Faz descer sobre mim os brandos véus da calma,
Sinfonia da Dor, ó Sinfonia muda,
Voz de todo meu Sonho, ó noiva da minh’alma,
Fantasma
inspirador das Religiões de Buda.”
A estrofe
acima é de Cruz e Sousa, e nela estão os seguintes elementos típicos da poesia
simbolista:
a) realidade urbana, linguagem coloquial, versos longos.
b) erotismo, sintaxe fluente e direta, ironia.
c) desprezo pela métrica, linguagem concretizante, sátira.
d) filosofia materialista, linguagem rebuscada, exotismo.
e) misticismo, linguagem solene, valorização do
inconsciente.
22. (CESCEM) O Simbolismo enveredou por caminhos algumas vezes
semelhantes aos Romantismo; é o que se pode depreender do fato de que os
autores simbolistas, via de regra:
a) aceitaram
que o real é aquilo que está refletido na consciência individual.
b) assumiram
uma postura esteticista, cultuaram a forma e a expressão ortodoxa.
c) utilizaram
uma linguagem enxuta, direta e contundente, que dizia a expressão de seus temas
ao essencial.
d) adotaram
uma expressão oralizada, valendo-se dos recursos da fala popular.
e) impuseram à
literatura uma concepção positiva do mundo, segundo a qual o homem exprime as
contradições e grandezas da sociedade em que vive.
23. (CESCEM) “É, mais pedras, mais
pedras se sobreporão às pedras já acumuladas, mais pedras, mais pedras, mais
pedras... Pedras destas odiosas, caricatas e fatigantes civilizações e
sociedades... E as estranhas paredes hão de subir - longas, negras, terríficas!
Hão de subir, subir mudas, silenciosas, até às Estrelas, deixando-te para
sempre perdidamente alucinado e emparedado dentro do teu Sonho..."
É comum,
durante o Simbolismo, a criação de textos como o acima transcrito. Com base
nesse excerto de Cruz e Sousa podemos dizer que se trata de:
a) uma crônica historiográfica.
b) uma tragédia em moldes clássicos.
c) um romance em que predomina a descrição
d) um poema em prosa.
e) uma sátira aos costumes.
24. (UNIP-SP) A negação do positivismo, do materialismo e das
estéticas neles fundamentadas, a criação poética como fruto do inconsciente, da
intuição, da sugestão, da associação de imagens e ideias; o tom vago,
impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são
características do:
a) Realismo.
b) Simbolismo.
c)
Naturalismo.
d) Romantismo.
e)
Parnasianismo.
25. (FUVEST)
“E fria, fluente, frouxa claridade
flutua como as brumas de
[um letargo”
Nestes versos de Cruz e Sousa encontra-se um
dos traços característicos do estilo simbolista:
a) utilização
do valor sugestivo da música e da cor.
b) rima
aproximativa: uso de aliterações.
c) presença de
onomatopeia.
d) uso de
antinomia.
e) emprego de
expressões arcaicas.
GABARITO
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