1. (UFPA) Na
última década do século XIX surge, no Brasil, a manifestação de um estilo de
época que é o:
a)
Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o
simbolismo.
b) Romantismo,
que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade
política e literária passou a exprimir.
c)
Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.
d) Arcadismo,
que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a
natureza.
e) Simbolismo, que encontrou uma posição
hostil por parte dos parnasianos, ao ponto de quase passar despercebido.
2. (PUCCAMP-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas
identificados com um movimento artístico cujas características são:
a) o jogo de
contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.
b) a busca
da transcendência, a preponderância do simbolismo entre as figuras e o cultivo
de um vocabulário ligado às sensações.
c) a
espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.
d) o perfeccionismo
formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário preciso.
e) o jogo dos
sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na
adjetivação
3. (UFSCAR-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o
objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma
característica do:
a) Romantismo,
sobretudo na obra de Castro Alves.
b) Barroco,
principalmente em Gregório de Matos.
c) Simbolismo,
representando pelas obras de Cruz e Sousa e Aphonsus de Guimaraens.
d)
Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.
e)
Pré-modernismo, principalmente em Jorge de Lima.
4. (FEM-PA) Seus poemas sugerem um
clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente
vagos e imprecisos. Trata-se de ________ que escreveu _______ e, como poeta,
está vinculado ao _________.
a) Vinícius de Moraes / Sonetos e Baladas / Modernismo.
b) Álvares de Azevedo / Lira dos Vinte Anos / Romantismo.
c) Cruz e Sousa / Faróis / Simbolismo.
d) Olavo Bilac / O Caçador de Esmeraldas / Parnasianismo.
e) Cecília Meireles / Vaga Música / Modernismo.
5. Indique a única alternativa que apresenta os
valores da estética simbolista:
a) A lógica, o
mistério e a sensibilidade.
b) A intuição,
a ciência e a sonoridade.
c) O ilógico,
o simbolismo e o científico.
d) A
intuição, a musicalidade e a espiritualidade.
e) A
evidência, a coerência e o simbólico.
6. (Enem 2014)
Vida obscura
Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para
ti foi negro e duro.
Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te
mais simples e mais puro.
Ninguém te viu o sofrimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o
coração te apunhalou no mundo,
Mas eu que sempre te segui os passos
sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu
suspiro como foi profundo!
(SOUSA, C.
Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961)
Com uma obra
densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu
lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto,
essa percepção traduz-se em
a) sofrimento
tácito diante dos limites impostos pela discriminação.
b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento
social.
c) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas
degradantes.
d) frustração amorosa canalizada para as atividades
intelectuais.
e) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé
cristã.
7. (Mackenzie)
“Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento…
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
As estrofes anteriores, claramente
representativas do__________, não apresentam ___________.
Assinale a alternativa que completa
corretamente AS DUAS lacunas anteriores.
a) Romantismo
– sinestesia
b) Simbolismo
– aliterações e assonâncias
c) Romantismo
– musicalidade
d)
Parnasianismo – metáforas e metonímias
e) Simbolismo – versos brancos e livres
8. (ITA-2002) Leia os seguintes versos:
Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava...
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.
(SOUZA, Cruz e. “Cristais”, in Obras
completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)
Assinale a alternativa que reúne as
características simbolistas presentes no texto:
a) Sinestesia,
aliteração, sugestão.
b) Clareza,
perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração,
objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição
formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição
formal, objetividade, sinestesia.
9. (ESPM SP/2015) Do léxico de Cruz e
Sousa, especialmente o dos primeiros livros, já se disse que, além da presença explicável
de termos litúrgicos, traía a obsessão do branco, fator comum a tantas de suas
metáforas (…) Ao que se pode acrescer a não menor frequência de objetos
luminosos ou translúcidos.
(Alfredo
Bosi, História Concisa da Literatura Brasileira)
Os versos
que confirmam de modo mais preciso as características apontadas no texto são:
a) Ó Formas alvas, brancas. Formas claras De luares, de
neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos
turíbulos das aras... (“Antífona”)
b) Para as Estrelas de cristais gelados As ânsias e os
desejos vão subindo, Galgando azuis e siderais noivados De nuvens brancas a
amplidão vestindo. (“Siderações”)
c) Nesse lábio mordente e convulsivo, Ri, ri risadas de
expressão violenta O Amor, trágico e triste, e passa, lenta, A morte, o espasmo
gélido, aflitivo... (“Lésbia”)
d) Alma! Que tu não chores e não gemas, Teu amor voltou
agora. Ei-lo que chega das mansões extremas, Lá onde a loucura mora!
(“Ressurreição”)
e) As minhas carnes se dilaceraram E vão, das llusões que
flamejaram, Com o próprio sangue fecundando as terras...(“Clamando”)
10. (ESAPP-modificado) Assinale a única afirmação coerente com as
características do movimento simbolista:
a) Algumas
obras são bastante herméticas, justificando a referência a um estilo
“nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma
linguagem de compreensão extremamente difícil.
b) Evita
radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões
esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.
c) Nas obras
há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e
transcendente, mas apenas manifestações da matéria.
d) Preferência
pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da
escravatura.
e) Exacerbado
sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do
indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.
11. (FGV 2005) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do
Simbolismo:
a) Utiliza o
valor sugestivo da música e da cor.
b) Dá ênfase a
imaginação e à fantasia.
c) Procura a
representação da realidade do subconsciente.
d) É uma
atitude objetiva, em oposição ao subjetivismo dos parnasianos.
e) No Brasil,
produziu, entre outras, a poesia de Cruz e Sousa e, em Portugal, a de Antônio
Nobre.
12. (ITA 2002)
Leia os seguintes versos:
Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava...
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo perfumava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguída espiral que iluminam,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.
(SOUZA, Cruz e. 'Cristais', in 'Obras
completas' Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)
Assinale a alternativa que reúne as
características simbolistas presentes no texto:
a) Sinestesia,
aliteração, sugestão.
b) Clareza,
perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração,
objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição
formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição
formal, objetividade, sinestesia.
13. (PUC-RS 2006) Morte e ________ são
temas presentes tanto na poesia de ________ quanto na de _________,
considerados as duas principais matrizes do ________ no Brasil, movimento do
final do século XIX, de inspiração francesa.
As lacunas
podem ser correta e respectivamente preenchidas por
a) mitologia - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens -
Parnasianismo
b) melancolia - Alphonsus de Guimaraens - Raimundo Correa -
Simbolismo
c) religiosidade - Cruz e Sousa - Alphonsus de
Guimaraens - Simbolismo
d) amor - Olavo Bilac - Raimundo Correa - Parnasianismo
e) natureza - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens -
Simbolismo
14. (PUC-PR 2009) Assinale o que for
INCORRETO a respeito da estética simbolista e da poesia de Cruz e Sousa.
a) Os poetas simbolistas se opunham ao objetivismo
cientificista dos realistas/naturalistas.
b) Cruz e Sousa é o maior representante da estética
simbolista no país. Porém, nas primeiras décadas do século XX, observa-se urna
grande expansão do Simbolismo no Sul do Brasil, sendo o Paraná um dos estados
com maior número de manifestações poéticas dessa escola, seja pelas revistas
que foram criadas, seja pelos poetas que foram revelados.
c) Verifica-se na estética simbolista o culto à
musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade, um dos
temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.
d) O Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco
os procedimentos e os temas do Romantismo, valorizando o sentimento
nacionalista e as ideias abolicionistas.
e) Para os simbolistas, a poesia, experiência
transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e
das vivências.
15. (UEG 2006) ÚLTIMOS VERSOS
Na tristeza do céu, na tristeza do mar,
eu vi a lua cintilar.
Como seguia tranquilamente
por entre nuvens divinais!
Seguia tranquilamente
como se fora a minh'Alma,
silente,
calma,
cheia de ais.
A abóboda celeste,
que se reveste
de astros tão belos,
era um país repleto de castelos.
E a alva lua, formosa castelã,
seguia
envolta num sudário alvissimo de lã,
como se fosse
a mais que pura Virgem Maria...
Lua serena, tão suave e doce,
do meu eterno cismar,
anda dentro de ti a mágoa imensa
do meu olhar!
GUIMARAENS, Alphonsus de. 'Melhores poemas'.
Seleção de Alphonsus de Guimaraens Filho. São Paulo: Global, 2001. p. 161.
Entre as características poéticas de
Alphonsus de Guimaraens, predomina no poema apresentado
a) o diálogo
com amada.
b) o
poema-profanação.
c) as
imagens de morte.
d) o poema-oração.
16. (UEPA 2012) Respirando os ares da modernidade literária, a estética
simbolista revela-se uma reação artística a referencialidade que violentamente
restringe a palavra poética ao mundo das coisas e conceitos. No intuito de
libertar a linguagem poética, o Simbolismo explora diversos recursos sensoriais
a fim de sugerir mistérios. Simbolista, Alphonsus de Guimaraens escreve muitos
textos que apelam para o símbolo visual, a imagem, carregado de insinuações de
misticismo e morte.
Marque a alternativa cujos versos se
relacionam ao comentário acima.
a) Queimando a
came como brasas,
Venham
as tentações daninhas,
Que
eu lhes parei, bem sob as asas,
A
alma cheia de ladainhas.
b) Quando
Ismália enlouqueceu,
Pôs-se
na torre a sonhar...
Viu
uma lua no céu,
Viu
outra lua no mar.
c) Encontrei-te.
Era o mês... Que importa o mês? agosto,
Setembro,
outubro, maio, abril, janeiro ou março,
Brilhasse
o luar, que importa? ou fosse o sol já posto,
No
teu olhar todo o meu sonho andava esparso.
d) Lua eterna
que não tiveste fases,
Cintilas
branca, imaculada brilhas,
E
poeiras de astros nas sandálias trazes...
e) Venham
as aves agoireiras,
De
risada que esfria os ossos...
Minh'alma, cheia de caveiras,
Está branca de padre-nossos.
17. (UFRRJ 2003) Leia o fragmento a seguir do poema 'Evocações' de
Alphonsus de Guimaraens:
"Na primavera que era a derradeira,
Mãos estendidas a pedir esmola
Da estrada fui postar-me à beira.
Brilhava o sol e o arco-íris era a estola
Maravilhosamente no ar suspensa"
Como se sabe, Alphonsus de Guimaraens é tido
como um dos mais importantes representantes do Simbolismo no Brasil. No
fragmento acima, pode-se destacar a seguinte característica da escola a qual
pertence:
a) bucolismo,
que se caracteriza pela participação ativa da natureza nas ações narradas.
b) intensa
movimentação e alta tensão dramática.
c) concretismo
e realismo nas descrições.
d) foco no
instante, na cena particular e na impressão que causa.
e) tom poético
melancólico, apresentando a natureza como cúmplice na tristeza.
18. Espcex (Aman) 2015
O texto a
seguir refere-se a qual poeta brasileiro?
“Em sua
obra, o drama da existência revela uma provável influência das ideias
pessimistas do filósofo alemão Schopenhauer, que marcaram o final do século
XIX. Além disso, certas posturas verificadas em sua poesia – o desejo de fugir
da realidade, de transcender a matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo –
parecem originar-se não apenas do sentimento de opressão e mal-estar produzido
pelo capitalismo, mas também do drama racial e pessoal que o autor vivia.”
a) Gregório de Matos
b) Castro Alves
c) Machado de Assis
d) Cruz e Sousa
e) Lima Barreto
19. (UFMA 2009) O Simbolismo prima pelo subjetivismo, busca a sublimação
e valoriza o inconsciente/ subconsciente, daí o desenvolvimento de uma
linguagem específica e tem como características:
a) musicalidade, sugestão, linguagem
simbólica.
b) linguagem
simbólica, humanitismo, sugestão.
c) sugestão,
musicalidade, culto da forma.
d) humanitismo,
linguagem simbólica, denúncia.
e) culto da
forma, sugestão, humanitismo.
20. (UNESP) Assinale
a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.
a) Culto do
contraste, que opõe elementos como amor e sofrimento, vida e morte, razão e fé,
numa tentativa de conciliar polos antagônicos.
b) Busca do
equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, através, sobretudo, de
uma linguagem simples, porém nobre.
c) Culto do
sentimento nativista, que faz do homem primitivo e sua civilização um símbolo
de independência espiritual, política, social e literária.
d) Exploração
de ecos, assonância, aliterações, numa tentativa de valorizar a sonoridade da
linguagem, aproximando-a da música.
e) Preocupação
com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos
científicos, o que revela a objetividade do poeta.
21. (UFAM 2009) Assinale a afirmativa que NÃO se refere de modo correto
ao Simbolismo:
a) Surgido da
inteligência europeia, afirmou-se como uma oposição vigorosa ao triunfo do fato
e das coisas sobre o sujeito.
b) É uma
reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que
proliferaram na segunda metade do século XIX.
c) Os cultores
desse estilo tinham a aspiração de integrar a poesia na vida cósmica,
privilégio que tradicionalmente coube à religião e à filosofia.
d) As posturas
estéticas do período almejavam a apreensão direta de valores transcendentais,
como o Bem, o Verdadeiro, o Sagrado.
e) Converge
para ideais antirromânticos, abrindo caminho para o exercício de uma outra
linguagem, mais aderente aos sentidos e aos objetos.
22. (UFAM 2010) Considere o poema
abaixo, de Alphonsus de Guimaraens:
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra
lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria
descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe
do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua
do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo
desceu ao mar...
Sobre ele é
incorreto afirmar que
a) é um texto que caracteriza a essência do Simbolismo ao
usar a loucura e a torre como alegorias do distanciamento do mundo terreno.
b) a presença da música, da cor prateada, da loucura, do
mar e do céu, confirmam a inserção do texto no Simbolismo.
c) a dualidade corpo e alma está presente no poema, nas
imagens do mar e do céu, unidas pelo objeto de desejo: a lua.
d) é um poema que traz como tema o suicídio religioso.
e) Ismália recebeu um par de asas para o corpo e outro para
a alma, conduzindo a alma ao céu e o corpo ao mar, desfazendo a ideia de
suicídio, que pressuporia queda.
23. (PUC - PR-2007) Identifique nos versos
finais do poema “O assinalado”, de Cruz e Sousa citados os elementos que
caracterizam a poesia simbolista do autor. Depois assinale a alternativa
correta.
“Tu és o Poeta, o grande Assinalado
que povoas o mundo despovoado,
de belezas eternas, pouco a pouco.
Na Natureza prodigiosa e rica
Toda a audácia dos nervos justifica
Os teus
espasmos imortais de louco!”
a) A poesia é criação de belezas eternas.
b) A poesia é a linguagem que provoca a loucura do poeta.
c) O poeta se distingue dos mortais comuns porque é louco.
d) A natureza oculta a loucura do poeta.
e) O poeta á assinalado porque contribui para povoar o
mundo.
24. (UEL-1995) Assinale a alternativa
cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.
Pode-se
afirmar que a poesia ___________ não teve, entre nós, a mesma repercussão que
teve na Europa. De qualquer modo, essa poética voltada para as sonoridades, os
amplos espaços, o Absoluto, o desejo do infinito, e estilisticamente apoiada em
sinestesias, enumerações, assonâncias e aliterações, permitiu a ___________ consagrar-se
com seus versos.
a) pré-romântica - Casimiro de Abreu.
b) pré-modernista - Raimundo Correia.
c) neoclássica - Basílio da Gama.
d) simbolista - Cruz e Sousa.
e) parnasiana - Machado de Assis.
25. (UFMG-2003) Com base na leitura de
Broquéis, de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
a) de tendência naturalista, que se compraz na descrição
mórbida dos sentimentos, embora mostre otimismo em relação ao homem.
b) próxima da música, não apenas no plano temático, mas,
sobretudo, no trabalho detalhista da sonoridade.
c) abstrata, pois se afasta de situações cotidianas e, além
disso, exprime um intenso sentimento de dor e de angústia.
d) de atmosfera intensamente misteriosa, criada pelo forte
impulso de transfiguração da realidade imediata.
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