1. (UNIFESP –
SP)
SENHOR FEUDAL
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
Oswald de Andrade
O título do poema de Oswald remete o leitor à
Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma o
conceito de
a) fé religiosa.
b) relação de vassalagem.
c) idealização do amor.
d) saudade de um ente distante.
e) igualdade entre as pessoas.
2. (UEL -
Londrina) O nome de Oswald de Andrade está associado
a) a um novo tratamento ficcional do
regionalismo nordestino.
b) a poemas líricos que ainda carregam
influência simbolista.
c) ao jornalismo político, demolidor, de
denúncia social.
d) a um nacionalismo que resgata em sua pureza
o indianismo romântico.
e) a uma
revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.
3. (UFPA) Oswald
de Andrade, para sistematizar os princípios da corrente Pau-Brasil, do nosso
Modernismo:
a) aproveitou-se
exclusivamente das ideias dadaístas.
b) aproveitou-se
de aspectos para os quais Pero Vaz de Caminha chama a atenção em sua Carta sobre
o descobrimento do Brasil.
c) aproveitou-se
das sugestões temáticas que se depreendem das sátiras de Gregório de Matos
Guerra.
d) valeu-se de
princípios da tradição poética parnasiana.
e) aproveitou a
sugestão romântica de libertar a imaginação e a fantasia.
4. (VUNESP) Oswald de Andrade pertenceu a um movimento literário que apresentava as
características:
a) rigor gramatical e métrica perfeita na
construção do verso.
b) preocupação com o culto e a descrição da
natureza e dos seres.
c) linguagem metafórica, sintaxe completa da
frase e temas religiosos.
d) bucolismo, idealização das personagens e
imitação dos modelos greco-latinos.
e) desrespeito
ao rigor gramatical, liberdade temática e regionalismo.
5. (U.F. do R.G. do SUL) Assinale a
alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo.
São duas obras inovadoras, lançadas na década
de 20. Em __________ Oswald de Andrade realiza a primeira grande experiência de
prosa modernista na ficção brasileira, compondo a obra predominantemente
através de capítulos curtos onde estão presentes elementos poéticos. Por seu
turno, Mário de Andrade, em _____________ , apropria-se lendas indígenas,
tradições populares e cenas da vida cotidiana para a criação do seu "herói
sem nenhum caráter".
Serafim Ponte Grande – Amar, Verbo
Intransitivo
a) Memórias Sentimentais de João Miramar –
Macunaíma
b) A
Escada Vermelha – Belazarte
c) Pau-Brasil – Primeiro Andar
d) O Rei da Vela – Paulicéia Desvairada.
6. (FGV 2005) Ao retornar da Europa, em 1912, entusiasmado com as ideias do _________
em especial naquilo que se refere a Arte e à Literatura, _______ passa a
preconizar que ambas devem adequar-se a era da velocidade das locomotivas, dos
aeroplanos, dos automóveis, à era das máquinas, enfim, ao desenvolvimento
tecnológico e que, para isso, era necessário romper com o passado, com a
tradição. Mais tarde, entra em contato com outras propostas vanguardistas
europeias, de que surgirão outros movimentos por ele liderados, como o
Movimento ________.
Preenche corretamente as lacunas a
alternativa:
a) Dadaísmo - Plínio Salgado - Verde-amarelo.
b) Concretismo - Manuel Bandeira -
Regionalista.
c) Futurismo
- Oswald de Andrade - Antropofágico.
d) Cubismo - Ronald de Carvalho -
Construtivista.
e) Surrealismo - Mário de Andrade - Nativista.
7. (PUC-RS
2010) Leia o trecho Memórias sentimentais de João
Miramar, de Oswald de Andrade.
"A costa brasileira depois de um pulo de
farol sumiu como um peixe. O mar era um oleado azul. O sol afogado queimava
arranha-céus de nuvens. Dois pontos sujaram o horizonte faiscando longínquos
bons dias sem tio. Os olhos hipócritas dos viajantes andavam longe dos livros -
agora polichinelos sentados nas cadeiras vazias."
A aproximação do texto literário à prosa
cinematográfica, caracterizada pela permite afirmar que o fragmento acima, de
autoria de Oswald de Andrade, enquadra-se na estética
a) simultaneidade de imagens / modernista
b) exaltação de objetos / romântica
c) presença da ironia / realista
d) idealização da paisagem / pós-moderna
e) exploração do local / simbolista
8. (UNESP
1990)
"Só a Antropofagia nos une. Socialmente.
Economicamente. Filosoficamente."
"Única lei do mundo. Expressão mascarada
de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões.
De todos os tratados de paz."
"Tupi, or not tupi that is the
question"
(Fragmento do "Manifesto
Antropófago" de Oswald de Andrade)
Analisando as ideias contidas nesses
fragmentos, assinale a única alternativa que julgar INCORRETA.
a) O "Manifesto Antropófago" de
Oswald de Andrade articula-se ao movimento antropófago do Modernismo
brasileiro, cuja expressão máxima se deu em "Macunaíma" de Mário de
Andrade.
b) Em "Tupi, or not tupi that is the
question", está implícita a crítica ao espírito de nacionalidade, falseado
pelo estrangeirismo exacerbado entre nós, até os adventos do Modernismo.
c) Ainda nos fragmentos acima citados, deve-se
entender não a aversão à cultura estrangeira, mas a dialética de conjunção das
raízes nacionais à cultura europeia.
d) A
leitura dos três fragmentos acaba por desvendar a crítica à cultura brasileira
que não estaria muito distante do primitivismo antropofágico.
e) O "Manifesto Antropófago" propõe a
mobilidade cultural advinda da mobilidade do pensamento e dos valores do homem
em sociedade.
9. (ENEM 2006)
Erro de Português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de Sol
O índio tinha despido
O português.
Oswald de Andrade. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
O primitivismo observável no poema acima, de
Oswald de Andrade, caracteriza de forma marcante
a) o regionalismo do Nordeste.
b) o concretismo paulista.
c) a
poesia Pau-Brasil.
d) o simbolismo pré-modernista.
e) o tropicalismo baiano.
10. (FGV-SP
2012)
Relicário
No baile da Corte
Foi o Conde d´Eu quem disse
Pra Dona Benvinda
Que farinha de Suruí
Pinga de Parati
Fumo de Baependi
É comê bebê pitá e caí
Oswald de Andrade
Com uma única exceção, as alternativas abaixo
indicam aspectos característicos da Poesia pau-brasil que aparecem no poema. A
referida exceção está em
a) procura da síntese e do despojamento
poéticos.
b) junção de poesia e humor.
c) desvalorização
da cultura popular.
d) tematização do passado brasileiro.
e) recurso à linguagem coloquial.
11. (UFES
2009)
Texto VII
Brasil
O Zé Pereira chegou de caravela
E preguntou pro guarani da mata virgem
– Sois cristão?
– Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da
Morte
Teterê tetê Quizá Quizá Quecê!
Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!
O negro zonzo saído da fornalha
Tomou a palavra e respondeu
– Sim pela graça de Deus
Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!
E fizeram o Carnaval
(ANDRADE, Oswald de. Primeiro Caderno do
Aluno de Poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 1991, p. 41.)
O poema de Oswald de Andrade, Texto VII,
encena a base da formação social brasileira, referindo-se ao carnaval como
símbolo da miscigenação e marca da nacionalidade. Com base em tal proposição e
no poema, é CORRETO afirmar que
a) a construção da identidade nacional
brasileira foi um projeto das elites coloniais para garantir a unidade do
território, indicado pela caravela portuguesa, no primeiro verso, e pela rima
em A/B/A/B.
b) a miscigenação não teve importância
ideológica, a partir do século XX, para a explicação da convivência harmônica
do povo brasileiro, chamada de democracia racial, cantada no poema pelas
onomatopeias do sexto verso.
c) o
verso sete aponta para o trabalho escravo, no qual se origina a inserção
precária de grande parte da população negra na economia e na sociedade atuais.
d) o desmatamento da Amazônia, ocorrido nos
dias atuais, é denunciado no poema ao referir-se à mata virgem e aos guaranis,
com o seu canto de morte retirado do poema indianista de Castro Alves.
e) a extensão do território nacional foi fixada
pelo carnaval, preconizado pela miscigenação e interpretado no poema como a
razão da conquista e cristianização dos indígenas pelos portugueses.
12. (PUC-RS)
"O fazendeiro criara filhos
Escravos escravas
Nos terreiros de pitangas e jabuticabas
Mas um dia trocou
O ouro da carne preta e musculosa
As gabirobas e os coqueiros
Os monjolos e os bois
Por terras imaginárias
Onde nasceria a lavoura verde do café."
Este poema de Oswald de Andrade exemplifica o
movimento nativista___________. O poeta, através de uma poesia reduzida ao
____________, buscou uma interpretação de seu país.
a) Antropófago - visual
b) Verde-amarelo - simbólico
c) Terra roxa e Outras Terras - discursivo
d) Anta - concreto
e) Pau-Brasil
- essencial.
13. (MACKENZIE
2009)
A descoberta
Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra
Oswald de Andrade, Pero Vaz Caminha
O texto exemplifica a seguinte característica
da poesia de Oswald de Andrade:
a) uso de metáforas inusitadas e tematização do
cotidiano.
b) a
síntese como expressão poética.
c) linguagem subjetiva no registro das nossas
origens heroicas.
d) uniformidade métrica e rítmica em composição
satírica.
e) a exaltação nacionalista.
GABARITO
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