1. (UFPE) “Se suas
cartas não apresentam valor literário reconhecível, os demais aspectos da obra
do missionário – um representado por criações literárias com objetivo
pedagógico em relação à catequese, outro por criações desinteressadas – devem
ser literariamente valorizados, sobretudo o teatro em verso”.
O texto refere-se aos textos produzidos no século
XVI por:
a)
José de Anchieta.
b)
Pero Vaz de Caminha.
c)
Antônio Vieira.
d)
Bento Teixeira.
e)
Manuel da Nóbrega.
2. (Unifor/CE) A obra catequética
de José de Anchieta, os sermões do Padre Antônio Vieira e a lírica de Tomás
Antônio Gonzaga:
a)
representam gêneros e estilos diversos da literatura do período colonial;
b)
constituem o que se costuma caracterizar como literatura de informação;
c)
constituem obras do mesmo gênero, distribuídas em períodos diversos;
d)
representam os momentos mais altos do estilo barroco;
e)
constituem obras de gêneros diferentes, produzidas no século XVII.
3. (Fed. Lavras - MG)
Todas as alternativas são corretas sobre o Padre José de Anchieta, exceto:
a)
Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
b)
Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos.
c)
Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos
nativos.
d)
Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter
pedagógico.
e)
Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.
4. (FEI-SP) Dos oito (autos)
que lhe são atribuídos, o melhor é o intitulado na festa de São Lourenço,
representado, pela primeira vez, em Niterói, em 1583. Seu autor é:
a)
José de Anchieta.
b)
Gregório de Matos.
c)
Bento Teixeira.
d)
Padre Manuel da Nóbrega.
e)
Gabriel Soares de Sousa.
5. (UNIMEP) “Esta virtude
estrangeira / me irrita sobremaneira./ Quem a teria trazido/com seus hábitos
polidos estragando a terra inteira? /Quem é forte como eu? / Como eu,
conceituado? / Sou diabo bem assado,/ Boa medida é beber / cauim até vomitar. /
Que bom costume é bailar! /Adornar-se, andar pintado, / tingir penas, empenado
/ fumar e curandeirar / andar de negro pintado”.
(Auto de São Lourenço, José de Anchieta)
Nestes versos aparecem características da produção
poética de José de Anchieta, exceto:
a)
versos curtos de tradição popular;
b)
preocupação catequética;
c)
linguagem direta;
d)
tensão e elaboração artística renascentista;
e)
conflito entre o bem e o mal.
6. (UFMS) Assinale a única
alternativa correta.
As manifestações literárias no Brasil do século XVI
foram fundamentalmente:
a)
relatos de viajantes e missionários estrangeiros e escritos catequéticos do
padre José de Anchieta
b)
poemas épicos indianistas e poesia lírica de caráter religioso.
c)
teatro de sátira política e crônica sobre o cotidiano das pequenas cidades.
d)
obras de caráter pedagógico, de circulação restrita.
7. (Ufam) Leia as estrofes
abaixo, que constituem o início de um famoso poema chamado A Santa Inês:
“Cordeirinha linda,
como folga o povo
porque vossa vinda
lhe dá lume novo!
Cordeirinha santa,
de Iesu querida,
vossa santa vinda
o diabo espanta.”
Pela religiosidade e pelo didatismo do poema, seu
autor só pode ser:
a) Frei Vicente do
Salvador
b) José de
Anchieta
c) Gabriel Soares de
Sousa
d) Pero Lopes de
Sousa
e) Manuel da Nóbrega
8. (Ufam) A respeito das
primeiras manifestações literárias no Brasil, NÃO é correto afirmar:
a) José de
Anchieta escreveu um manual prático, intitulado Diálogo sobre a conversão do
gentio, com evidentes intenções pedagógicas, nele expondo sobre a melhor forma
de lidar com os indígenas.
b) Em sua Carta,
Pero Vaz de Caminha descreveu a paisagem do litoral brasileiro e o aspecto
físico dos índios, admirando-se da ausência de preconceito que eles
demonstravam em relação ao próprio corpo e à nudez.
c) Pero de Magalhães
Gandavo, demonstrando total incompreensão, julgou os índios de forma irônica,
dizendo que, por não possuírem em sua língua as letras F, L e R, não podiam ter
nem Fé, nem Lei, nem Rei.
d) Os textos dos
viajantes, no primeiro século de vida do Brasil, foram escritos com o objetivo
de informar a Coroa Portuguesa sobre as potencialidades econômicas da nova
terra.
e) A Carta de Pero
Vaz de Caminha é um documento fundado numa visão mercantilista (a conquista de
bens materiais) e no espírito religioso (dilatação da fé cristã e a conquista
de novas almas para a cristandade).
9. (UEL-PR) “José de
Anchieta, o Apóstolo do Brasil, trouxe em sua bagagem, vindo da Canárias onde
nasceu, mais do que seu pendor poético. Vinha ele com mais meia dúzia de bravos
com a espantosa missão de converter e educar os índios, que seus olhos e dos
outros, a princípio, não reconheciam qualquer cultura.”
DELACY, M. Introdução ao teatro. Petrópolis: Vozes,
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a
prática de catequização de José de Anchieta, considere as afirmativas a seguir:
I. Para catequizar,
Anchieta valeu-se de sua criatividade, usando cocares coloridos, pintura
corporal e outros adereços que os indígenas lhe mostravam.
II.Com a missão de
levar Jesus àqueles “bugres e incultos”, Anchieta se afastou de suas próprias
crenças convertendo-se à religião daquele povo.
III. Com a finalidade
de catequizar, Anchieta começou a escrever autos, baseados nos autos medievais,
nas obras de Gil Vicente e em encenações espanholas.
IV. Para implantar a
fé como lhe foi ordenado, Anchieta representava os autos na língua pátria de
Portugal.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
10. (UFV) Leia a estrofe
abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço
[tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a
estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a) Os meninos
índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível,
como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual
empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos
meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se
convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios
estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças
rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios
são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os
requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios
representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de
quem querem libertar-se tão logo seja possível.
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