1. (EsPCEX/2014) É correto afirmar, em relação à poesia do
segundo momento modernista brasileiro, que
a) deixa de ser influenciada por Mário e Oswald de Andrade.
b) o poeta para de se questionar como indivíduo e como artista.
c) amadurece e amplia as conquistas da geração anterior.
d) fortalece a busca pela poesia construtiva e apolitizada.
e) se liberta das profundas transformações ocorridas no período.
2. (PUC-RS) O livro de Cecília Meireles que evoca os "tempos do ouro"
denomina-se:
a) Romanceiro da Inconfidência.
b) Balada para el-Rei.
c) Vaga música.
d) Retrato natural.
e) Romance de Santa Clara.
3. (UFAC/2011) Carlos Drummond de Andrade é um grande poeta da denominada Segunda
Geração do Modernismo cujas principais características são:
I. Grande preocupação com a renovação da
linguagem.
II. Arte pela arte.
III. Produção com forte dimensão social.
a) Somente a afirmação I está correta.
b) As afirmações II e III estão corretas.
c) As afirmações I e III estão corretas.
d) Somente a afirmação III está correta
e) Somente a afirmação II está correta
4. (MACK) "Romanceiro da Inconfidência" é um longo poema que revê nossa
época árcade. Seu autor é:
a) Mário de Andrade.
b) Oswald de Andrade.
c) Carlos Drummond de Andrade.
d) Cecília Meireles.
e) Vinícius de Moraes.
5. (UEL-PR) Na década de 30 do nosso século:
a) o Modernismo viu esgotados seus ideais, com
a retomada de uma prosa e de uma poesia de caráter conservador.
b) a
poesia se renovou significativamente, graças a poetas como Carlos Drummond de
Andrade e Murilo Mendes.
c) não houve surgimento de grandes romancistas,
o que só viria a ocorrer na década seguinte.
predominou, ainda, o ideário modernista dos
primeiros momentos, sendo central a figura de Graça Aranha.
d) a poesia abandonou de vez o emprego do
verso, substituindo-o pela composição de palavras soltas no espaço da página.
6. (FATEC)
E o olhar estaria ansioso esperando
e a cabeça ao sabor da mágoa balançado
e o coração fugindo e o coração voltando
e os minutos passando e os minutos
passando...
(Vinícius de Moraes, O olhar para trás)
A figura de linguagem que predomina nestes
versos é:
a) A metáfora, expressa pela analogia entre o
ato de esperar e o ato de balançar.
b) A sinestesia, manifestada pela referência à
interação dos sentidos: visão e coração no momento de espera.
c) O
polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e
para conotar a intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do
ato de esperar.
d) O pleonasmo, marcado pela repetição
desnecessária da conjunção coordenada sindética aditiva e.
e) O paradoxo, expresso pela contradição das
ações manifestadas pelos verbos no gerúndio.
7. (UFES) Das obras abaixo, a única não escrita por Cecília Meireles:
a) Mar absoluto.
b) Retrato natural.
c) Vaga música.
d) Lição de coisas.
e) Poemas escritos na Índia.
8. (USF 2011) Considere as afirmações a seguir sobre Vinícius de Moraes e sua poesia.
(__) Sua vertente social fica explícita em
poesias como A Rosa de Hiroxima, em que as atrocidades causadas pela guerra
tornam-se objeto de reflexão sobre a própria existência e sobrevivência do
homem.
(__) Em Soneto da Separação, as antíteses marcam
a oscilação das relações amorosas, que em determinado momentos são eternas, mas
logo se tornam fugidias e acabam por, não mais que de repente, terminar.
(__) A alegoria e o rebuscamento estilístico
marcam acentuadamente algumas de suas poesias, como em Soneto da Fidelidade, em
que o poeta coloca-se em uma posição paradoxal: embora cante a fidelidade, tem
certeza de que o amor é efêmero.
(__) Em Poética, o autor enfatiza o momento em que as situações acontecem,
não as situações por si mesmas. Nos versos “Nasço amanhã / Ando onde há espaço:
/ — Meu tempo é quando.”, essa disposição simboliza uma maior importância ao
momento presente, que deve ser vivido em toda a sua essência.
Assinale a opção que apresenta o correto
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V – V
b) V –
V – F – V
c) F – F – V – V
d) F – V – F – F
e) V – F – F – F
9. (UFRS) Poeta que estreou em 1930, com Alguma poesia, e cuja obra apresenta,
por um lado, o cotidiano com o humor nele contido e, por outro, a visão
transcendente da realidade diária. Trata-se de:
a) Carlos
Drummond de Andrade.
b) Augusto Frederico Schmidt.
c) Manuel Bandeira.
d) Murilo Mendes.
e) Cassiano Ricardo.
10. (Univ. São
Francisco) Sobre Carlos Drummond de Andrade, é
incorreto afirmar que:
a) o
autor dedicou sua carreira exclusivamente à poesia.
b) a obra poética do autor percorreu várias
fases, representando a própria evolução da poesia moderna brasileira.
c) utiliza em muitos de seus poemas o verso
livre, correspondendo aos ideais renovadores instaurados em 1922.
d) cita em muitos poemas Itabira, sua cidade
natal.
e) estreou em 1930 com o livro Alguma Poesia.
11. (FUVEST) Com o próprio título indica, no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília
Meireles, os romances têm como referência nuclear já frustrada rebelião na Vila
Rica do Século XVIII. No entanto, deve-se reconhecer que:
a) A base histórica utilizada no poema
converte-se no lirismo transcendente e amargo que caracteriza as outras obras
da autora.
b) As intenções ideológicas da autora e a
estrutura narrativa do poema emprestam ao texto as virtudes de uma elaborada
prosa poética.
c) A imaginação poética dá à autora a
possibilidade de interferir no curso dos episódios essenciais da
rebelião, alterando-lhes o rumo.
d) A
matéria histórica tanto alimenta a expressão poética no desenvolvimento dos
fatos centrais quanto motiva o lirismo reflexivo.
e) A preocupação com a fidedignidade histórica
e com o tom épico atenua o sentimento dramático da
vida, habitual na poesia da autora.
12. (FEI-SP)
"Alguns anos vivi em Itabira
Principalmente nasci em Itabira
Por isso sou triste, orgulhoso: de
ferro."
(Carlos Drummond de Andrade)
Sobre o autor do texto, é incorreto afirmar:
a) fato de ter nascido em Itabira, Minas
Gerais, foi um dos temas recorrentes de sua obra literária.
b) escreveu
o mais famoso dos romances modernos de nossa literatura: Vaga música.
c) poeta, contista, ensaísta e cronista,
desprezou o nacionalismo folclórico e exótico da geração que o antecedeu, em
busca de uma maturidade estética.
d) nas suas poesias [sic], encontram-se a
ironia, o humor, a linguagem cotidiana usada em versos livres, próprios da
poesia modernista; muitos dos seus sentimentos pessoais são revelados com
sensibilidade e leve amargura.
e) seu poema "No meio do caminho"
constitui um marco do Movimento Modernista.
13. (UFJF
2011) Leia os versos, abaixo, de autoria de
Vinícius de Moraes.
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
MORAES, Vinícius de.Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro, Aguiar, 1974, p. 265.
Nesse poema, o autor
a) condena a ação de países poderosos,
convocando a humanidade a um protesto coletivo.
b) critica
as armas nucleares, denunciando os efeitos devastadores da bomba atômica.
c) denuncia a ação criminosa dos guerrilheiros,
desaprovando suas ações de extermínio.
d) protesta contra os crimes de guerra,
denunciando a impunidade dos governantes.
14. (ITA 2003) Cecília Meireles, poeta da segunda fase do Modernismo Brasileiro, faz
parte da chamada “Poesia de 30”. Sobre esta autora e seu estilo, é CORRETO
afirmar que ela
a) seguiu rigidamente o Modernismo Brasileiro,
produzindo uma poesia de consciência histórica.
b) não seguiu rigidamente o Modernismo
Brasileiro, produzindo uma obra de traços parnasianos.
c) seguiu rigidamente o Modernismo Brasileiro,
produzindo uma poesia panfletária e musical.
d) não
seguiu rigidamente nenhuma corrente do Modernismo Brasileiro, produzindo uma
poesia lírica, mística e musical.
15. (FCC) Assinale a alternativa em que se resume a trajetória da poesia de
Carlos Drummond de Andrade.
a) Nasce mística e elevada; desencanta-se e se
faz satírica; readquire uma visão religiosa e adota posição combativa em favor
da salvação do Homem.
b) Nasce influenciada pelo simbolismo;
conquista a simplicidade da linguagem coloquial; passa a tematizar sobretudo a
morte, em tom frio e superior.
c) Nasce
irônica e corrosiva; adota posição combativa e socializante ao tempo da Segunda
Guerra; desencanta-se e se faz amarga e metafísica; volta-se para a memória
autobiográfica e para a crítica da sociedade de consumo.
d) Nasce influenciada pelo surrealismo;
encontra seu próprio caminho nos experimentos de vanguarda; supera o conceito
de verso e explora sugestivamente o branco da página.
e) Nasce romântica e amorosa; faz-se católica e
mística, abandonando a sensualidade da primeira fase; explora temas bíblicos em
tom elevado.
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Bo.dia
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