1. (FGV/2005) Leia o texto. Depois, ASSINALE A ALTERNATIVA FALSA a respeito do
assunto nele tratado.
Para os muçulmanos, só existe um Deus, cujo
nome é Alá. E o último profeta de Alá foi Maomé. Maomé não é deus, mas um homem
por intermédio de quem Alá revelou sua vontade ao mundo. Maomé é reverenciado
pelos islâmicos, mas não adorado. Tudo e todos dependem de Alá.
(Fonte: www.bbcbrasil.com.br)
a) Todos os islâmicos de qualquer parte do
mundo e de qualquer etnia pertencem à mesma comunidade chamada de “umá”. Os
islâmicos são orientados a seguir a vontade de Deus pelo Corão, o livro sagrado
considerado pelos muçulmanos como a palavra de Deus.
b) Os islâmicos acreditam em anjos e em
profetas como, por exemplo, Abraão ou lbraim, Moisés ou Musa, Davi ou Dawu,
Jesus ou Isa. Mas, de todos esses, Maomé seria o último profeta.
c) Para
os muçulmanos, não haverá um julgamento final, algum dia, como acreditam os
cristãos. Não existe predestinação (Alá não decidiu o que vai acontecer, por
isso os seres humanos continuam tomando decisões). Segundo a crença, Deus é
tudo e está em tudo. Não tem forma e só pode ser visto pelos iluminados.
d) O ser humano pode se aproximar de Deus por
meio de orações e recitação do Corão. Para os islâmicos, Deus não tem filho ou
parentes, e não há outro deus superior a Alá.
e) A oração cinco vezes por dia é a base da fé
islâmica, feita na mesquita ou em qualquer outro lugar. Antes das orações da
tarde, nas sextas-feiras, o imã da mesquita fala sobre um assunto relevante
baseado no corão ou na história, sobre a vida de Maomé. O imã não é um
sacerdote, mas um islâmico devoto que conhece bem o corão e goza de grande
respeito na comunidade muçulmana.
2. (UECE/2002) Em relação à Civilização Muçulmana é verdadeiro afirmar:
a) a
tradição religiosa proibia a reprodução da figura humana nas artes.
b) a expansão árabe restringiu-se ao território
africano, em virtude do domínio comercial romano no mediterrâneo.
c) a literatura e a poesia foram menosprezadas
pelos árabes, em respeito às determinações do Corão.
d) o apogeu do Islã se consolidou na primeira
metade do século XIX.
3. (UFCG
PB/2006) “A hostilidade para com os Bizantinos não
ia, para os cristãos medievais que estavam em contato com eles, sem uma crise
de consciência. Perante os muçulmanos, porém, não parecia haver problemas. O
muçulmano era o infiel, o inimigo de eleição com quem se não podia pactuar.”
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente
medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1995, v. I, p. 183.
Considerando as ideias abordadas no texto, é
INCORRETO afirmar que
a) o intercâmbio cultural e econômico entre
cristãos e muçulmanos permaneceu, apesar das tensões religiosas.
b) o soberano bizantino era considerado
legítimo representante de Deus na terra, ideia que o aproximava da condição de
sacerdote.
c) a
expansão muçulmana fortaleceu a intolerância sobre cristãos e judeus nos
territórios conquistados.
d) Maomé foi representado como espantalho e
anticristo no medievo, o que contribuiu, em parte, para a ocorrência de guerras
entre cristãos e muçulmanos.
e) a IV Cruzada, ocorrida em 1203, teve como
objetivo a tomada de Constantinopla, justificada pela compreensão de que os
bizantinos foram responsáveis pelo cisma cristão.
4. (EFOA
MG/2007) Entre os séculos VI e VII da Era Cristã, o
mundo árabe foi marcado pela divulgação das ideias do profeta Maomé, que
influenciariam a vida e os costumes dos árabes a partir do advento de uma nova
religião, o Islamismo, reunindo elementos judaicos e cristãos e pregando a
existência de um deus único, Alá.
Sobre as causas para o rápido processo de
expansão muçulmana, é CORRETO afirmar que:
a) o auxílio dado pelo Papado aos membros do
califado, responsáveis pela divulgação do Islamismo, diminuiu a influência do
Catolicismo ortodoxo e do Judaísmo no Oriente Próximo.
b) a aceitação pela Igreja Ortodoxa das ideias
pregadas por Maomé e seus seguidores provocou uma disputa entre iconoclastas e
iconólatras, contribuindo para o fortalecimento do Islã na região de Bizâncio.
c) a tradução do livro sagrado do Islamismo – o
Corão – para as línguas ocidentais permitiu a divulgação dos preceitos de Maomé
na Península Ibérica, que foi controlada pelos árabes entre os séculos VIII e
XV.
d) o acordo político e religioso entre xiitas,
sunitas e sufitas após a morte de Maomé permitiu a superação das disputas
internas do Islamismo e a instauração de um Estado Teocrático na Península
Arábica.
e) a
política de expansão árabe, motivada pelo crescimento populacional e escassez
de terras férteis na Península Arábica, baseou-se na guerra santa e na
tolerância religiosa para com os povos conquistados.
5. (ESPM/2007)
Quando vos dispuserdes à oração, purificai
ante o rosto, as mãos até os cotovelos, a face até as orelhas, e os pés até os
tornozelos. O asseio é a chave da oração.
Socorrei vossos filhos, vossos parentes, os
órfãos, os pobres, os peregrinos; o bem que fizerdes será conhecido do
Onipotente. Dai esmola de dia, à noite, em público ou em segredo; sereis
recompensados pelas mãos do Eterno e ficareis isentos dos terrores e tormentos.
Aquele que dá por ostentação é semelhante a um rochedo coberto de pó; vem a
chuva e não lhe resta senão sua dureza.
No mês de Ramadã, comer e beber só vos é
permitido até o momento em que a claridade vos deixar distinguir um fio branco
de um fio preto: jejuai então do começo do dia até a noite e passai o dia em
oração.
(Leonel Itaussu e Luís César. História Antiga
e Medieval)
Quanto ao trecho apresentado no enunciado
devemos relaciona-lo com:
a) O
Alcorão e algumas das obrigações dos muçulmanos.
b) O Suna e algumas das obrigações dos
muçulmanos.
c) O Talmud e algumas das obrigações dos
muçulmanos.
d) O Tora e algumas das obrigações dos
muçulmanos.
e) O Zend-Avesta e algumas das obrigações dos
muçulmanos.
6. (UPE/2008) Os muçulmanos expandiram sua cultura na Idade Média e receberam
influência importante do Cristianismo na sua religião, mostrando que havia
trocas culturais na Idade Média, em vários campos do conhecimento. Além disso,
na sua Filosofia, os muçulmanos
a) reproduziram as reflexões dos gregos
pré-socráticos sem originalidade.
b) conseguiram reunir importantes ensinamentos de Aristóteles.
c) definiram princípios revolucionários na
ética, baseados nos sofistas.
d) negaram a importância do neoplatonismo para
a ciência.
e) combateram a razão, sempre destacando o
poder da fé.
7. (UNESP
SP/2009) As caravanas do Sudão ou do Niger trazem
regularmente a Marrocos, a Tunes, sobretudo aos Montes da Barca ou ao Cairo,
milhares de escravos negros arrancados aos países da África tropical (...) os
mercadores mouros organizam terríveis razias, que despovoaram regiões inteiras
do interior. Este tráfico muçulmano dos negros de África, prosseguindo durante
séculos e em certos casos até os mais recentes, desempenhou sem dúvida um papel
primordial no despovoamento antigo da África.
(Jacques Heers, O trabalho na Idade Média.)
O texto descreve um episódio da história dos
muçulmanos na Idade Média, quando
a) Maomé começou a pregar a Guerra Santa no
Cairo como condição para a expansão da religião de Alá, que garantia aos
guerreiros uma vida celestial de pura espiritualidade.
b) atuaram
no tráfico de escravos negros, dominaram a África do Norte, atravessaram o
estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica.
c) a expansão árabe foi propiciada pelos lucros
do comércio de escravos, que visava abastecer com mão-de-obra negra as regiões
da Península Ibérica.
d) os reinos árabes floresceram no sul do
continente africano, nas regiões de florestas tropicais, berço do monoteísmo
islâmico.
e) os árabes ultrapassaram os Pirineus e
mantiveram o domínio sobre o reino Franco, até o final da Idade Média
ocidental.
8. (FMJ
SP/2008) Sobre a expansão muçulmana, iniciada a
partir do século VII, pode-se dizer que
a) foi causada pela escassez de terra
cultivável na península arábica e pela necessidade de reagir aos ataques
cristãos sobre regiões do Oriente Médio.
b) atingiu fundamentalmente regiões da Ásia
situadas ao norte e leste da península arábica, tendo pequeno alcance sobre o
Oriente Próximo e Europa.
c) foi marcada pela extrema violência dos
exércitos árabes, que escravizavam a maior parte da população civil das regiões
conquistadas.
d) teve pouca influência sobre as civilizações
dominadas em termos culturais, uma vez que os árabes davam pouca importância ao
conhecimento.
e) teve
seu início a partir da unificação religiosa das tribos árabes e um de seus
objetivos fundamentais era a difusão do islamismo.
9. (FGV/2009) A religião muçulmana e a civilização islâmica surgiram na península
Arábica no século VII e propagaram-se rapidamente pelo Oriente Médio e norte da
África. A esse respeito é correto afirmar que:
a) a
divisão entre xiitas e sunitas ocorreu ainda no século VII, devido à suspeita
do envolvimento do califa Ali no assassinato de seu antecessor Otmã, o que
representou o primeiro grande conflito interno muçulmano.
b) apesar das influências judaicas e cristãs, a
religião muçulmana diferenciou-se pelo seu monoteísmo flexível, que permitiu o
culto animista e a aceitação de entidades míticas.
c) apesar de assentado na religião, o Islão
estabeleceu, desde o século VII, a separação entre os poderes religiosos e
laicos, permitindo o seu acentuado desenvolvimento científico e cultural.
d) o Corão, o livro sagrado da religião
muçulmana, é a compilação das revelações divinas feitas a diversos profetas e
dos relatos da vida de Maomé escritos por seus seguidores.
e) em virtude do seu acirrado dogmatismo
religioso, a cultura islâmica manteve-se completamente imune a influências
culturais em seu processo de expansão, nos séculos VII e VIII.
10.
(UFPR/2011) A presença islâmica na Península Ibérica
estende-se desde 711, data da Batalha de Guadalete, quando os visigodos são
vencidos pelos invasores árabes, até o século XV, quando, em 1492, os reis
católicos da Espanha conquistam o reino de Granada, último núcleo muçulmano na
Península. Tal convivência entre as culturas ocidental e árabe num mesmo espaço
geográfico, durante cerca de sete séculos, teve como consequência principal:
a) a realização de uma síntese cultural que
gera, nos séculos medievais, uma cultura peninsular mais pobre do que em
qualquer outra parte da cristandade ocidental.
b) a
interpretação e atualização da cultura clássica na cristandade ocidental
através das contribuições dos árabes.
c) uma simpatia permanente entre cristãos e
árabes que limitou o movimento das Cruzadas na Terra Santa.
d) o atraso da Península Ibérica nas ciências
ditas experimentais – medicina, astronomia, matemática, cartografia e
geografia.
e) o desenvolvimento de um estilo artístico nas
mesquitas que privilegia as representações de figuras humanas.
11. (UPE/2011) O Islamismo – religião pregada por Maomé e seus seguidores – tem hoje
mais de 1 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo, sendo ainda predominante no
Oriente Médio, região onde surgiu. Um dos principais fundamentos da expansão
muçulmana é a Guerra Santa. A respeito dos muçulmanos, é CORRETO afirmar que
a) a expansão árabe-muçulmana acabou por
islamizar uma série de povos, exclusivamente árabes.
b) o povo árabe palestino, atuando na revolução
armada palestina, rejeita qualquer solução que não a libertação total do Estado
de Israel.
c) em Medina, a religião criada por Maomé,
embora tenha crescido rapidamente e tenha criado a Guerra Santa – Gihad – não
teve caráter expansionista.
d) a história do Líbano contemporâneo esteve
sempre ligada à busca de um certo equilíbrio entre várias comunidades que
compõem o país, especialmente as duas mais importantes: xiitas e cristãos.
e) a facção dos fundamentalistas islâmicos pertence à corrente xiita,
sendo que os mais radicais repudiam os valores do mundo ocidental moderno.
12. (UCS
RS/2011) Considere as seguintes afirmativas sobre os
princípios do Islamismo – religião fundada pelo profeta Maomé, no início do
século VII, na Arábia – e seus seguidores, os muçulmanos.
I. A ideia da guerra santa está presente entre
os muçulmanos. Denominada jihad, ela teve um papel decisivo como fundamentação
ideológica na expansão do mundo árabe.
II. Creem na vida após a morte, aceitam a ideia
de alma e compreendem que a salvação está condicionada às boas ações e à
obediência cega a Alá.
III. São defensores da indissolubilidade do casamento monogâmico, em função
da sua herança judaico-cristã.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
GABARITO
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