1. (UCS
RS/2006) A expansão do Islamismo trouxe
significativas mudanças na vida europeia durante a Idade Média.
Analise, quanto à sua veracidade (V) ou
falsidade (F), as afirmativas abaixo referentes a essas mudanças.
(__) Por intermédio dos árabes, novos produtos
agrícolas chegaram ao Ocidente, como cânhamo, arroz, cana-de-açúcar, algodão,
laranja, limão, alface, amora; novas técnicas como o uso do açude e da azenha
(moinho de água); novas indústrias, como a do mosaico, da cerâmica e do vidro.
(__) No que diz respeito aos conhecimentos
científicos, os árabes trouxeram importantes contribuições, especialmente, para
a Astronomia, a Matemática, a Química e a Física: inventaram o ácido sulfúrico
e o álcool e introduziram os algarismos hindus, depois chamados arábicos, que
constituem um sistema de numeração utilizado até hoje.
(__) Em relação à economia, o domínio árabe na Península Ibérica e o
bloqueio do Mediterrâneo acentuaram as trocas comerciais e o processo de
urbanização no interior da Europa, contribuindo para a decadência do feudalismo
e o surgimento de um novo modo de produção: o capitalismo.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) VFV
b) VVV
c) VVF
d) FFV
e) FFF
2. (UPE/2004) Sobre a cultura islâmica, analise atentamente as afirmativas abaixo.
I) A cultura islâmica afirmou-se pela sua religiosidade
e pela falta de descobertas em outras áreas da produção cultural.
II) A interação da cultura islâmica com a
ocidental trouxe contribuições importantes e renovadoras.
III) As conquistas territoriais dos árabes
atingiram territórios do continente europeu.
IV) As divisões internas do islamismo causaram
disputas políticas que ainda permanecem na sociedade contemporânea.
V) Não há semelhanças entre o islamismo e o cristianismo.
Após a análise, conclui-se que
a) todas as afirmativas acima estão corretas.
b) apenas
as afirmativas I e V estão incorretas.
c) apenas as afirmativas III, IV e V estão
corretas.
d) apenas a alternativa V está incorreta.
e) apenas a afirmativa III está incorreta.
3. (UFAL/2006)
Arábia é uma região na qual o sol é tórrido
de rachar o chão, como no Nordeste brasileiro. Apesar das condições geográficas
adversas, os árabes desenvolveram, no século VII do calendário cristão, uma
intensa atividade comercial, inclusive transportando mercadorias em caravanas
que atravessavam os desertos. Nesse contexto histórico, os árabes criaram e
passaram a divulgar o islamismo que, dentre outros aspectos,
a) defendia a separação do poder político e
espiritual, com a argumentação de que a fé deve estar dissociada da razão.
b) condenava os cristãos por acreditarem na
ideia de um Deus único, inspirados nos fundamentos do politeísmo judaico.
c) condenava
a adoração de ídolos e imagens e afirmava a existência de um Deus único, inspirados
na fé cristã e judaica.
d) defendia a unidade das Igrejas cristã e
judaica como forma de consagrar a paz e o respeito entre os povos de diferentes
religiões.
e) condenava as práticas religiosas dos
profetas hebreus que eram hostilizados por serem seguidores de Jesus Cristo.
4. (EFOA
MG/2007) Entre os séculos VI e VII da Era Cristã, o
mundo árabe foi marcado pela divulgação das ideias do profeta Maomé, que
influenciariam a vida e os costumes dos árabes a partir do advento de uma nova
religião, o Islamismo, reunindo elementos judaicos e cristãos e pregando a
existência de um deus único, Alá.
Sobre as causas para o rápido processo de
expansão muçulmana, é CORRETO afirmar que:
a) o auxílio dado pelo Papado aos membros do
califado, responsáveis pela divulgação do Islamismo, diminuiu a influência do
Catolicismo ortodoxo e do Judaísmo no Oriente Próximo.
b) a aceitação pela Igreja Ortodoxa das ideias
pregadas por Maomé e seus seguidores provocou uma disputa entre iconoclastas e
iconólatras, contribuindo para o fortalecimento do Islã na região de Bizâncio.
c) a tradução do livro sagrado do Islamismo – o
Corão – para as línguas ocidentais permitiu a divulgação dos preceitos de Maomé
na Península Ibérica, que foi controlada pelos árabes entre os séculos VIII e
XV.
d) o acordo político e religioso entre xiitas,
sunitas e sufitas após a morte de Maomé permitiu a superação das disputas
internas do Islamismo e a instauração de um Estado Teocrático na Península
Arábica.
e) a
política de expansão árabe, motivada pelo crescimento populacional e escassez
de terras férteis na Península Arábica, baseou-se na guerra santa e na
tolerância religiosa para com os povos conquistados.
5. (UNIOESTE
PR/2008) Considerada a religião que mais cresce no
mundo, predominando em alguns dos países detentores das maiores reservas
petrolíferas mundiais, o islamismo passou a ter maior visibilidade no Ocidente
a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001. Das afirmações abaixo,
assinale a INCORRETA:
a) O berço do islamismo é a Arábia Saudita, que
abriga as cidades de Meca e Medina.
b) A perseguição sofrida por Maomé e seus
seguidores, quando da formulação dos princípios religiosos, levou-os a migrar
de Meca para Medina. Essa migração, denominada Hégira, define o início do
calendário muçulmano.
c) Nos territórios palestinos, o estado de
guerra com Israel fortaleceu grupos religiosos radicais (Hamas, Jihad Islâmica,
Brigadas de Mártires de Al Aqsa), bem como a influência do islamismo na
política.
d) O Irã tornou-se uma república islâmica a
partir de 1979, com a deposição do Xá e a instalação de um estado teocrático
com o poder nas mãos dos aiatolás.
e) O
islamismo é uma religião politeísta e, por isso, está restrita aos territórios
árabes na atualidade.
6. (UPE/2011) O Islamismo – religião pregada por Maomé e seus seguidores – tem hoje
mais de 1 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo, sendo ainda predominante no
Oriente Médio, região onde surgiu. Um dos principais fundamentos da expansão
muçulmana é a Guerra Santa. A respeito dos muçulmanos, é CORRETO afirmar que
a) a expansão árabe-muçulmana acabou por
islamizar uma série de povos, exclusivamente árabes.
b) o povo árabe palestino, atuando na revolução
armada palestina, rejeita qualquer solução que não a libertação total do Estado
de Israel.
c) em Medina, a religião criada por Maomé,
embora tenha crescido rapidamente e tenha criado a Guerra Santa – Gihad – não
teve caráter expansionista.
d) a história do Líbano contemporâneo esteve
sempre ligada à busca de um certo equilíbrio entre várias comunidades que
compõem o país, especialmente as duas mais importantes: xiitas e cristãos.
e) a facção dos fundamentalistas islâmicos pertence à corrente xiita,
sendo que os mais radicais repudiam os valores do mundo ocidental moderno.
7. (UCS
RS/2011) Considere as seguintes afirmativas sobre os
princípios do Islamismo – religião fundada pelo profeta Maomé, no início do
século VII, na Arábia – e seus seguidores, os muçulmanos.
I. A ideia da guerra santa está presente entre
os muçulmanos. Denominada jihad, ela teve um papel decisivo como fundamentação
ideológica na expansão do mundo árabe.
II. Creem na vida após a morte, aceitam a ideia
de alma e compreendem que a salvação está condicionada às boas ações e à
obediência cega a Alá.
III. São defensores da indissolubilidade do casamento monogâmico, em função
da sua herança judaico-cristã.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
8. (UCS
RS/2012) Atualmente, o islamismo é a religião com
maior número de seguidores no mundo. Seus preceitos pregam a paz, a justiça e a
generosidade entre as pessoas. No entanto, os jornais veiculam com frequência
notícias sobre muçulmanos, como também são chamados os adeptos do islamismo,
envolvidos em conflitos e situações relacionadas à violência e à intolerância
religiosa.
(PELLEGRINI, Marco Cesar (Org.). Novo olhar
história. São Paulo: FTD, 2010. p. 169.)
Sobre o islamismo, é correto afirmar que
a) surgiu na Arábia e, hoje, é possível afirmar
que todos os árabes são muçulmanos, seguindo os valores e os ideais pregados
por Maomé.
b) muitas pessoas, com a expansão islâmica, foram convertidas ao
islamismo; desse modo, nem todos os árabes são muçulmanos e nem todos os muçulmanos
são árabes.
c) a conversão ao islamismo foi um fenômeno
ligado à expansão muçulmana nos séculos VII e VIII, pois os árabes impunham sua
religião aos povos dominados, inclusive de forma violenta.
d) o movimento islâmico não teve como se
expandir para a África subsaariana, uma vez que sua doutrina prega a
superioridade racial árabe sobre as demais.
e) a tomada de lugares santos do islamismo,
localizados na Palestina, deu aos califas motivos suficientes para a pregação
da guerra santa, a hégira.
9. (IFGO/2012) Segundo o historiador Alexandre A. E. Roche,
“Para compreender o alcance dos movimentos de
reivindicações das populações árabe-muçulmanas sunitas do Marrocos, da Argélia,
da Tunísia, da Líbia, do Egito, do Sudão (Norte), dos territórios palestinos,
da Jordânia, do Líbano, da Síria, do Iraque, de Omã, do Iêmen, dos Emirados e
da Arábia Saudita, é importante partir da constatação de que o mundo
árabe-muçulmano sunita evoluiu muito nos últimos 20 anos, tanto no plano do
pensamento político jurídico-religioso quanto nas práticas sociais, políticas e
religiosas, assim como nas referências aos defensores da sunna (tradição)”.
ROCHE, Alexandre A. E. A Primavera do Mundo
Árabe-Sunita: o Islã árabe-sunita entre o Wahhabismo conservador e o espírito
crítico, entre a política do petróleo e a independência econômica.
Disponível em:
. Acesso
em: 03 dez. 2011.
Sobre a civilização islâmica, marque a
alternativa incorreta.
a) O islamismo teve seu início no século VII
d.C, com Maomé. Afirmando-se profeta, Maomé criou uma religião que condenava o
politeísmo e apresentava um sincretismo dos dogmas cristãos e judaicos, tendo
Alá como o único Deus.
b) Na religião islâmica, além do Corão ou
Alcorão (Al Quran), existe outra fonte de revelação feita por Alá, a Sunna ou
“tradição”. Os seguidores da Sunna e do Alcorão recebem o nome de sunitas, já
os xiitas seguem exclusivamente o Alcorão.
c) No
Islamismo, criado por Maomé, não há na verdade muita diferença entre sunitas e
xiitas, pois ambos os grupos são a favor das “tradições” islâmicas e contrários
a qualquer influência do ocidente.
d) O Islã, ao mesmo tempo em que tem como um de
seus preceitos a prática da caridade, também possibilitou que os Califas
criassem a Djihad (guerra santa) para impulsionar o expansionismo árabe.
e) A ruína do Império Islâmico tem suas origens
na perda da unidade religiosa, quando facções começaram a ganhar força. Nessas,
destacaram-se os sunitas e xiitas. O primeiro grupo era seguidor da Sunna
(tradição), já o segundo, mais radical, originou-se no tempo do Cafifa Ali ibn
Abi Talib, primo e genro de Maomé.
10. (ACAFE
SC/2014) A Guerra Civil da Síria trouxe novas
discussões na comunidade internacional: utilização de armas químicas, direitos
humanos, intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas) no conflito. O
islamismo também está em evidência em relação as suas duas principais
correntes: os Sunitas e os Xiitas.
Acerca dos Sunitas e Xiitas e da própria
Síria é correto afirmar, exceto:
a) Em escala mundial, os sunitas são a facção
islâmica mais numerosa.
b) O Irã, de maioria Xiita, defende o governo
Sírio, sendo contrário a uma intervenção armada na região.
c) As divergências entre sunitas e xiitas
remontam as disputas pela hegemonia do islamismo após a morte do profeta Maomé.
d) A
Arábia Saudita, país de maioria Xiita, apoia incondicionalmente o governo de
Bashar al-Assad.
11.
(UFRN/1996) Ó vós que sois crentes! O Jejum foi-vos
prescrito, como foi prescrito àqueles que existiram antes de vós. O mês de
Jejum é o mês de Ramadão, no qual se fez descer a Revelação como diretiva para
os homens... Aquele, de entre vós, que esteja doente ou em viagem, jejuará um
número igual de outros dias...
(Surata II, 179,l81).
A instituição de um jejum sagrado no mês de
Ramadão constitui um preceito:
a) da Bíblia, livro sagrado do Cristianismo.
b) do Torah, livro sagrado do Judaísmo.
c) do Zend-Avesta, livro sagrado do
Zoroastrismo.
d) do
Corão, livro sagrado do Islamismo.
e) do Ramayana, livro sagrado do Budismo.
12. (ACAFE
SC/2002) Nos últimos tempos o Islamismo ganhou muita
notoriedade no Ocidente sendo, na atualidade, uma das maiores religiões do
mundo.
Sobre essa religião, assinale a alternativa
incorreta.
a) As revelações que Alá fez para Maomé estão
reunidas no Alcorão, livro sagrado da religião islâmica.
b) Maomé, fundador do Islã, devido a conflitos
com mercadores de Meca, fugiu para a cidade de Medina. Tal fato recebeu o nome
de Hégira.
c) Caracteriza-se
pelo politeísmo, sendo que seu templo religioso, a sinagoga, tem a entrada
principal direcionada para a cidade de Meca.
d) O Islamismo, nos primórdios, sofreu
influência do cristianismo e do judaísmo.
e) Devido à severa proibição religiosa da
idolatria, a reprodução de figuras humanas, em estátuas, não era permitida.
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