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QUESTÕES SOBRE ORIENTE MÉDIO E ISLAMISMO IV



1. (UECE/2008) Sobre os fundamentos do Islã ou Islame, assinale o correto.
a) É uma religião politeísta que surgiu no final do século IV d.C. e tem em Maomé seu principal mártir. Seu livro sagrado é o Talmude.
b) É uma religião monoteísta que surgiu no século X d.C.. Sua sede religiosa é a cidade de Medina e seu livro sagrado é a Kaaba.
c) É uma religião politeísta que surgiu no século I d.C.. Sua sede é Jerusalém, Maomé seu fundador e não tem um livro sagrado.
d) É uma religião monoteísta que surgiu no século VII d.C. Seu profeta é Maomé e seu livro sagrado é o Alcorão.


2. (UECE/2008) A invasão do Kwait por tropas do Iraque, iniciada em 02 de agosto de 1990, deu início à Guerra do Golfo. Sobre esse conflito militar são feitas as seguintes afirmações:
I. Sem a sanção da ONU, o conflito teve uma longa duração. Não foram utilizados armamentos ou técnicas avançadas de guerra. Os Estados Unidos não se preocuparam em empregar armas sofisticadas e avançadas tecnologicamente.
II. Ficou conhecida como “a guerra pós-moderna” devido a utilização de sofisticados equipamentos eletrônicos, bombas guiadas a laser e mísseis teleguiados. Se constituiu em uma intervenção militar eficaz e rápida.
III. Foi travada por uma coalização internacional liderada pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque. Obteve a sanção da ONU.
Assinale o correto.
a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações I e III são falsas.
c) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.


3. (UFLA MG/2008) Em um rap contra o terrorismo, um “George Bush” virtual assume que o que faz, na luta contra o terror, é correto e que ele próprio irá esmagar os insurgentes.
Num trecho da música, “Bush” afirma: “Veja só o Iraque. Já disse que os libertei? Vocês todos podem me agradecer por isso.”
Marque a alternativa CORRETA sobre a alusão que a letra da música faz ao momento político vivenciado pelo Iraque.
a) Ao fim do regime do Taleban, que, a partir da intolerância religiosa, governava todos os países do Oriente Médio.
b) Ao conflito da Caxemira, devido às disputas pelo controle do petróleo nessa região iraquiana.
c) À derrubada de Sadan Hussein após a invasão das forças americanas, sem a permissão da ONU.
d) À invasão da Península do Sinai pelo Iraque, que passou a controlar as armas químicas e biológicas produzidas a partir de então.


4. (UFPE/2008) No Oriente Médio, as disputas políticas existentes mostram o fortalecimento das crenças islâmicas nas últimas décadas. Uma análise histórica da trajetória do Islamismo nos afirma que essa religião:
a) teve uma atuação pouco importante para a vida cultural do povo árabe na Idade Média, mas foi aceita pelos grupos mais tradicionais.
b) representou uma crença ética e escatológica, fundada em profetas do bem, sem ter semelhanças com o cristianismo.
c) contribuiu, com suas crenças monoteístas, para a construção da identidade política de todos os asiáticos.
d) restringiu sua atuação aos países do Oriente Médio e da África, sem repercussões nos povos do Ocidente.
e) justificou a participação de líderes religiosos na política, ideia que se mantém na contemporaneidade.


5. (UNIOESTE PR/2008) Considerada a religião que mais cresce no mundo, predominando em alguns dos países detentores das maiores reservas petrolíferas mundiais, o islamismo passou a ter maior visibilidade no Ocidente a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001. Das afirmações abaixo, assinale a INCORRETA:
a) O berço do islamismo é a Arábia Saudita, que abriga as cidades de Meca e Medina.
b) A perseguição sofrida por Maomé e seus seguidores, quando da formulação dos princípios religiosos, levou-os a migrar de Meca para Medina. Essa migração, denominada Hégira, define o início do calendário muçulmano.
c) Nos territórios palestinos, o estado de guerra com Israel fortaleceu grupos religiosos radicais (Hamas, Jihad Islâmica, Brigadas de Mártires de Al Aqsa), bem como a influência do islamismo na política.
d) O Irã tornou-se uma república islâmica a partir de 1979, com a deposição do Xá e a instalação de um estado teocrático com o poder nas mãos dos aiatolás.
e) O islamismo é uma religião politeísta e, por isso, está restrita aos territórios árabes na atualidade.


6. (UPE/2008) Os muçulmanos expandiram sua cultura na Idade Média e receberam influência importante do Cristianismo na sua religião, mostrando que havia trocas culturais na Idade Média, em vários campos do conhecimento. Além disso, na sua Filosofia, os muçulmanos
a) reproduziram as reflexões dos gregos pré-socráticos sem originalidade.
b) conseguiram reunir importantes ensinamentos de Aristóteles.
c) definiram princípios revolucionários na ética, baseados nos sofistas.
d) negaram a importância do neoplatonismo para a ciência.
e) combateram a razão, sempre destacando o poder da fé.


7. (CEFET PR/2008) Na sua origem, os árabes eram povos semitas nômades que habitavam a península arábica já na segunda metade do II milênio a.C. e que tinham por base a língua comum, com variações de dialetos. Nos dias atuais, contudo, essa designação abrange todos os povos de idioma árabe que habitam a região que vai da Mauritânia, na costa atlântica da África, ao sudoeste do Irã, abrangendo o Maghreb (norte da África), Egito, Sudão, a península arábica, Síria e Iraque e que professam, em sua maioria, a religião islâmica. Sobre o Islã, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Fundado por Maomé no século VII da era cristã, o Islã congrega elementos do judaísmo e do cristianismo, já que os muçulmanos consideram Maomé o último de vários profetas, entre eles, Adão, Abraão, Moisés e Jesus.
b) Apesar das contribuições do judaísmo e do cristianismo, o Islã aceita o politeísmo, baseado na crença dos beduínos (habitantes do deserto), contudo, a adoração de ídolos e forças da natureza foi submetida à supremacia de Alá, uma espécie de Deus maior.
c) Os principais preceitos do Islã, e que devem ser seguidos por seus fiéis, encontram-se reunidos no Alcorão, livro sagrado escrito a partir das sínteses dos ensinamentos de Maomé.
d) O Islã não pode ser considerado apenas uma doutrina religiosa, pois legisla, ao mesmo tempo, sobre a vida interior, política e jurídica da comunidade.
e) Levado por conquistadores e mercadores árabes, o Islã difundiu-se rapidamente por uma imensa área geográfica, que em certa época chegou a se estender da Índia até a península ibérica e atualmente é uma das religiões mais difundidas no mundo.


8. (FFFCMPA RS/2008) Em junho de 2007, a imprensa mundial dedicou espaço para o aniversário da Guerra dos Seis Dias ocorrida em 1967 no Oriente Médio. No conflito as forças armadas de Israel atacaram de surpresa o Egito, a Jordânia e a Síria sob a alegação de que os três Estados árabes preparavam uma agressão conjunta a Israel. Com apoio norte-americano, Israel saiu vitorioso e conseguiu triplicar seu território com a anexação da península do Sinai, colinas de Golan, Faixa de Gaza, Cisjordânia.
Passados quarenta anos, os conflitos entre palestinos e israelenses ainda persistem devido, principalmente, às seguintes razões:
I. A cidade de Jerusalém é considerada sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos. A internacionalização da cidade, hoje sob a tutela de Israel, que não abre mão de seu domínio, corresponde a um dos pontos mais delicados nas negociações de paz na região.
II. O acirramento de atos terroristas palestinos contra Israel, os quais são reforçados pela união dos grupos Hamas e Fatah que, através de um acordo político, dividem o governo da Autoridade Nacional Palestina.
III. A imperativa necessidade de controlar as fontes de água na região, que se encontram fundamentalmente no rio Jordão e nos aquíferos subterrâneos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, e são imprescindíveis para atender as demandas de consumo da população, da agricultura e da indústria.
Quais estão corretas?
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e III.
e) apenas II e III.


9. (UFU MG/2008) Leia, a seguir, alguns dos trechos do discurso de George W. Bush sobre o início da Guerra no Iraque, na madrugada do dia 20 de março de 2003.
Meus companheiros cidadãos, neste momento as forças norte-americanas e de coalizão estão no estágio inicial da operação militar para desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo.
[...]
Nós entramos no Iraque com respeito a seus cidadãos, sua grande civilização e às crenças religiosas que praticam. Não temos ambições no Iraque, a não ser remover uma ameaça e restaurar o controle do poder a seu próprio povo.
[...]
Que Deus abençoe nosso país e todos que o defendem.
Folha Online, 20/03/2003 - 01h18 www1.folha. uol.com.br.Trad. de Luciana
Coelho e Cristina Amorim.
A respeito da Guerra no Iraque e, considerando os trechos acima, pode-se afirmar que
I. é um conflito que teve “como estopim” os ataques aéreos ao território americano no dia 11 de setembro de 2001. Desde então, o presidente norte americano George W. Bush investiu na liderança da luta contra o que se resume no termo “terrorismo”, quer seja no plano interno quer seja no plano externo.
II. a invasão do Iraque, pelos Estados Unidos e seus aliados, não pode ser explicada apenas pela necessidade de “desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo”, como afirma o trecho acima. Deve-se considerar, também, os interesses norte-americanos no acesso e controle dos recursos petrolíferos iraquianos.
III. o poderio norte-americano é calcado unicamente em ideais humanitários e na forte capacidade militar que os EUA têm para resolver conflitos em outros países, com uma experiência acumulada desde a Guerra Fria, quando iniciaram suas intervenções internacionais.
IV. mesmo agindo sob mandato da ONU, a decisão dos Estados Unidos de invadirem o Iraque foi condenada pelos países europeus, como a Inglaterra, Itália, França e Alemanha, tradicionais aliados de Saddam Hussein, que temiam o alastramento do conflito para todo o Oriente Médio.
Marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
a) III e IV
b) I e II
c) I e III
d) II e IV


10. (UNIMONTES MG/2008) Esgotadas as tentativas de solução pacífica para que o Iraque desocupasse o Kuwait, a ONU autorizou o uso da força por parte dos Estados Unidos e seus aliados em 1991.
Sobre esse conflito e a atual intervenção dos EUA no Iraque, pode-se afirmar que
I. o objetivo da ONU, aprovando a guerra, não era ocupar o país, mas expulsar as forças de Saddam Hussein do Kuwait e aplicar sanções econômicas ao Iraque.
II. a guerra se caracterizou pela morte de milhares de soldados e civis, de ambos os lados beligerantes, devido ao emprego de armas químicas e biológicas por parte de Saddam Hussein.
III. a semelhança entre a Guerra do Golfo, em 1991, e a que teve início em 2003, movida pelos EUA, foi o apoio da ONU aos Estados Unidos e aliados para realizarem a ação bélica.
IV. o Iraque invadiu o Kuwait sob o argumento da necessidade de retificar a fronteira com esse país, traçada pelas antigas potências imperialistas, e melhorar seu acesso ao mar.
Estão CORRETAS as afirmativas
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I e II, apenas.


11. (UESPI/2009) A expansão muçulmana trouxe uma outra dinâmica histórica ao mundo medieval. Ela não se restringiu às conquistas militares, mas também teve repercussões no campo da cultura.
Com relação à filosofia durante a expansão muçulmana, destaca-se:
a) o interesse pelo estudo das obras e propostas de Aristóteles.
b) o retorno do pensamento das escolas pré-socráticas.
c) a prevalência do idealismo platônico nos princípios éticos.
d) a organização de um pensamento materialista contra a religião.
e) a afirmação de princípios vindos dos sofistas gregos.


12. (UFT TO/2009) “A primeira guerra quente do mundo pós-Guerra Fria começou pouco antes das 3 horas da madrugada de quinta–feira no Golfo Pérsico. Uma guerra pós-moderna, como nunca se viu antes fora das telas do cinema e dos monitores de videogame. Uma guerra com nome de filme - Tempestade no Deserto -, assistida ao vivo pela televisão e destinada a dobrar um ditador de opereta, mas sanguinário”.
(Fonte: Reportagem publicada na revista Veja em 16 de janeiro de 1991.)
Sobre a guerra do Golfo Pérsico é INCORRETO afirmar:
a) Em julho de 1990, Saddam Hussein acusou o Kuwait pela elevação nos preços de petróleo, vendendo menos do que a cota estabelecida pela Opep. O Kuwait reivindicou indenizações e territórios iraquianos. O Iraque negou-se a ceder. Em represália, tropas Kuwaitiana invadiram o país.
b) Em janeiro de 1991, os Estados Unidos, agindo em nome das Nações Unidas, comandaram um fulminante ataque aéreo e de mísseis contra o Iraque, na chamada operação Tempestade no Deserto.
c) Em 1993, o Iraque sofreu novos ataques dos Estados Unidos, depois que Saddam Hussein impediu a entrada de inspetores da ONU no país.
d) Em 1998, o Iraque deixou de colaborar com a comissão da ONU e, em dezembro do mesmo ano, em outra operação militar conhecida como Raposa do Deserto. Mísseis norte-americanos causaram morte e destruição entre a população iraquiana.


13. (ESCS DF/2009) No dia 14 de maio de 2008, os judeus comemoraram o sexagésimo aniversário do Estado de Israel, fundado na Palestina, no território definido pela Organização das Nações Unidas em 1947. Com a criação do Estado Judeu as relações árabe-israelenses foram marcadas por sucessivos conflitos que se estendem até hoje.
Um dos incidentes marcantes das relações árabe-israelenses, foi:
a) o conflito que teve início no dia 15 de maio de 1948, com um ataque surpreendente de Israel contra a liga Árabe, formada pelo Iraque, Líbano, Jordânia, Síria e Egito, com o propósito de incorporar a região de Jerusalém;
b) a Guerra de Suez que envolveu o Reino Unido, França e Israel contra o Egito em razão da desnacionalização do canal de Suez e do bloqueio do porto israelense de Eilath determinados pelo governo egípcio do Coronel Gamal Abdel Nasser;
c) a Guerra dos Seis Dias promovida por Israel contra a Síria, o Egito e a Jordânia, em que os judeus ocuparam a Cisjordânia, as Colinas de Golã e a Faixa de Gaza que permitiu a menor distensão do território israelense;
d) a Guerra Yom Kippur de 1973, em que egípcios e os sírios promoveram uma ofensiva vitoriosa sobre Israel, permitindo a retomada dos territórios da Península do Sinai e das Colinas de Golã;
e) a negativa, em 1994, do Primeiro Ministro Israelense Yitzhak Rabin em reconhecer pelo protocolo de Oslo a autogestão palestina sobre a Faixa de Gaza e Jericó.


14. (UEL PR/2009) Assinale a alternativa que contém apenas países em que mais de 60% da população é islâmica.
a) Bósnia e Laos.
b) Chade e Armênia.
c) Filipinas e Cazaquistão.
d) Paquistão e Turquia.
e) Uganda e Vietnã.


15. (ESPCEX/2012) O conflito árabe-israelense está relacionado com a criação de um Estado judeu na Palestina em 1948. Essa região era então habitada por árabes muçulmanos que se opuseram à divisão das terras. As guerras entre os dois povos transformaram o Oriente Médio numa das regiões mais instáveis do globo.
Leia as afirmações abaixo sobre esse conflito e suas origens:
I – A ONU não apoiou e se absteve de qualquer envolvimento no processo de criação do Estado de Israel, já que pretendia evitar o surgimento de novos conflitos após a Segunda Guerra Mundial.
II – A mais decisiva das guerras árabe-israelenses, do ponto de vista da alteração das fronteiras, foi a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel ocupou o Sinai, a Faixa de Gaza, Cisjordânia e as Colinas de Golan.
III – Os conflitos acabaram levando à formação de campos de refugiados, onde passaram a viver milhares de palestinos.
IV – Em 1973, com a Guerra do Yom Kippur, a OPEP interrompeu o fornecimento de petróleo para os países aliados de Israel, provocando grande aumento no preço do produto.
V – Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética buscaram uma política neutra e não tiveram nenhum envolvimento nas guerras árabe-israelenses.
Assinale a única alternativa em que todos os itens estão corretos
a) II, III, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) II, IV e V.
e) I, IV e V.


16. (UNESP SP/2009) As caravanas do Sudão ou do Niger trazem regularmente a Marrocos, a Tunes, sobretudo aos Montes da Barca ou ao Cairo, milhares de escravos negros arrancados aos países da África tropical (...) os mercadores mouros organizam terríveis razias, que despovoaram regiões inteiras do interior. Este tráfico muçulmano dos negros de África, prosseguindo durante séculos e em certos casos até os mais recentes, desempenhou sem dúvida um papel primordial no despovoamento antigo da África.
(Jacques Heers, O trabalho na Idade Média.)
O texto descreve um episódio da história dos muçulmanos na Idade Média, quando
a) Maomé começou a pregar a Guerra Santa no Cairo como condição para a expansão da religião de Alá, que garantia aos guerreiros uma vida celestial de pura espiritualidade.
b) atuaram no tráfico de escravos negros, dominaram a África do Norte, atravessaram o estreito de Gibraltar e invadiram a Península Ibérica.
c) a expansão árabe foi propiciada pelos lucros do comércio de escravos, que visava abastecer com mão-de-obra negra as regiões da Península Ibérica.
d) os reinos árabes floresceram no sul do continente africano, nas regiões de florestas tropicais, berço do monoteísmo islâmico.
e) os árabes ultrapassaram os Pirineus e mantiveram o domínio sobre o reino Franco, até o final da Idade Média ocidental.


17. (UNIFESP SP/2009) Os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos causaram um grande impacto em diversas partes do mundo. Da queda do regime do Talebã no Afeganistão a leis restringindo liberdades civis na Europa, a tragédia americana estabeleceu uma nova era nas relações internacionais e abalou governos.
(O mundo após 11 de setembro, in BBCBrasil.com, 11.09.2002, www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1911_mundo911/)
Entre os impactos provocados pelos ataques terroristas ao World Trade Center de Nova Iorque, em 11 de setembro de 2001, podemos citar a
a) ação decisiva dos Estados Unidos na intermediação dos conflitos entre Israel e palestinos para solucionar a crise do Oriente Médio.
b) vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais, tornando-se o primeiro afro-americano a governar os Estados Unidos.
c) retomada dos conflitos no Oriente Médio, com a ocupação do Kuwait por tropas iraquianas e a repressão contra os curdos.
d) pressão norte-americana sobre o governo do Paquistão para que participasse do combate ao terrorismo islâmico.
e) crescente preocupação diplomática e militar norte–americana com os governos de esquerda latino-americanos.


18. (FMJ SP/2008) Sobre a expansão muçulmana, iniciada a partir do século VII, pode-se dizer que
a) foi causada pela escassez de terra cultivável na península arábica e pela necessidade de reagir aos ataques cristãos sobre regiões do Oriente Médio.
b) atingiu fundamentalmente regiões da Ásia situadas ao norte e leste da península arábica, tendo pequeno alcance sobre o Oriente Próximo e Europa.
c) foi marcada pela extrema violência dos exércitos árabes, que escravizavam a maior parte da população civil das regiões conquistadas.
d) teve pouca influência sobre as civilizações dominadas em termos culturais, uma vez que os árabes davam pouca importância ao conhecimento.
e) teve seu início a partir da unificação religiosa das tribos árabes e um de seus objetivos fundamentais era a difusão do islamismo.


19. (UFCG PB/2009) “Nos filmes e na televisão o árabe é associado à libidinagem ou à desonestidade sedenta de sangue. Aparece como um degenerado supersexuado, capaz, é claro, de intrigas astutamente tortuosas, mas essencialmente sádico, traiçoeiro, baixo. Traficante de escravos, cameleiro, cambista, trapaceiro pitoresco: estes são alguns dos papéis tradicionais do árabe no cinema. O chefe árabe (de saqueadores, piratas, insurgentes ‘nativos’) é muitas vezes visto rosnando para o herói e a loira ocidentais capturados (ambos impregnados de integridade): ‘Meus homens vão matar vocês’[...] A maior parte das imagens apresenta massas enraivecidas ou miseráveis, ou gestos irracionais”.
(SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p.291).
A partir do texto do historiador Edward Said e de seus conhecimentos sobre a temática, é correto afirmar que a representação que o cinema ocidental elabora sobre o povo árabe é marcada pelo (a):
I. Preconceito, identificando-o como pessoas enraivecidas, miseráveis e excêntricas, cujos gestos denunciam a violência cotidiana.
II. Pitoresco, desconstruindo a leitura de que o árabe é supersexuado, sádico, degenerado e traiçoeiro.
III. Estereotipia, representando-o como “portadores” de atitudes irracionais, chefiado por homens sanguinários, trapaceiros e hostis aos ocidentais.
IV. Multiplicidade, criticando a imagem de que todos os árabes são insurgentes, violentos e intolerantes às práticas político-culturais-religiosas ocidentais.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) II e IV.
e) I e III.


20. (UFMS/2009) Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, as fronteiras na Palestina deixaram de ser desenhadas por disputas entre franceses e britânicos e passaram a ser refeitas no calor do conflito árabe-israelense. Desde então, as guerras expulsaram milhares de palestinos de suas vilas e propriedades, transformando seus descendentes no maior contingente de refugiados do mundo na atualidade. Paralelamente, impulsionada pela migração, a população israelense cresceu, consolidando demograficamente o Estado judeu. O fortalecimento econômico israelense resultou da articulação entre o apoio externo e o sucesso militar com capital e tecnologia. Em contrapartida, nos territórios palestinos, cuja pouca infraestrutura é arrasada a cada conflito, persistem a pobreza e uma economia dependente de fatores externos, como as doações internacionais e o movimento de trabalhadores controlado por Israel. Mesmo dentro da Cisjordânia, esse movimento é cada vez mais limitado. Em resposta aos atentados terroristas contra a sua população, em 2002, Israel iniciou a construção de um muro em áreas próximas ao seu território. Na prática, os palestinos têm dificuldades até para se locomover de uma cidade a outra. Com a persistência do conflito e a piora das condições nos territórios palestinos, agrava-se o contraste no padrão de vida entre as duas populações, que se reflete, por exemplo, nos altos índices de desemprego entre os palestinos.
(Guia do Estudante. Atualidades. SP: Ed. Abril, 2008. Adaptado).
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) Criado no contexto do surgimento da Guerra Fria, o Estado de Israel constituiu-se numa espécie de “ponta-de-lança” dos interesses geopolíticos franceses, britânicos e soviéticos, que procuravam solidificar seu domínio no Oriente Médio contra as pretensões norte-americanas e da Arábia Saudita.
b) O momento chave para a expansão das fronteiras israelenses, na Palestina, foi a Guerra do Yon Kippur, em 1948, quando, em seis dias de combates, os israelenses anexaram o Canal de Suez e a Faixa de Gaza, administrados pelo Egito, apossaram-se de Jerusalém e da Cisjordânia, ambos administrados pela Jordânia, e tomaram as Colinas de Golã da Síria, praticamente triplicando os territórios judeus na região.
c) Apesar do refluxo das guerras externas com vizinhos árabes, há duas décadas Israel enfrenta levantes da população palestina, conhecidos como Intifadas, que se materializam em sangrentos confrontos urbanos, fortemente reprimidos, situação que agrava ainda mais o extremismo e a ameaça das práticas terroristas de grupos fundamentalistas islâmicos.
d) No plano político, a vitória do partido moderado Hamas, nas eleições legislativas palestinas de 2006, levou a uma abertura das negociações de paz com os israelenses, pois, ao contrário do derrotado grupo fundamentalista islâmico Fatah, que prega a extinção do Estado de Israel, o Hamas propõe a criação de um Estado Palestino que conviva com Israel.
e) Uma importante iniciativa internacional, para tentar resolver os históricos conflitos no Oriente Médio, foi o Acordo de Oslo, firmado entre israelenses e palestinos em 1993 sob a mediação dos EUA, o qual prevê a criação, sob o controle administrativo do grupo fundamentalista islâmico Hizbollah, de um Estado Palestino formado pela Península do Sinai e a Cisjordânia, ambos territórios conquistados por Israel na Guerra de Suez, em 1973.


21. (UFT TO/2008) “Não é preciso mais escolher ser pró-Israel ou pró-Palestina, é preciso ser pró-paz.”
(Escritor israelense Amós Oz defende imaginação contra o fanatismo. Folha de S.Paulo, 24/05/2004).
Considerando a criação do Estado da Palestina, é INCORRETO afirmar:
a) a recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, gerou uma declaração de guerra contra o Estado de Israel, por alguns países da Liga Árabe, em 15 de maio de 1948. Esse conflito que terminou em janeiro de 1949, envolveu Israel, Egito, Iraque, Jordânia, Líbano, Síria e a Arábia Saudita.
b) a Guerra dos Seis Dias (1967) foi consequência da atuação da OLP (Organização para Libertação da Palestina), da permanência das tropas da ONU na região e do bloqueio do golfo da Ácaba que prejudicava interesses israelenses. O Egito, a Síria e a Jordânia foram atacados e os judeus dominaram toda a Península do Sinai, a Cisjordânia e as colinas de Golan, na Síria.
c) no século XIX, surgiu na Europa um movimento político e religioso que ficou conhecido como Al fatah que visava o restabelecimento na Palestina, de um Estado judaico. Sediado em Viena, esse movimento ganhou poder e influência com a atuação de Theodor Hertzl (1860-1904), um jornalista austríaco que defendia a formação de uma nação judaica num território unificado.
d) em 1993, Yitzhak Rabin, primeiro ministro de Israel, e Yasser Arafat, líder da OLP, firmam em Washington, um acordo prevendo a criação de uma Autoridade Nacional Palestina, com autonomia administrativa e policial, em alguns pontos do território palestino. Prevê-se também a progressiva retirada das forças israelenses de Gaza e da Cisjordânia.


22. (CEFET PR/2009) O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto; com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região.
b) Os seguidores do alcorão, livro sagrado do Islã, acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo através da Guerra Santa. Firmes nesta crença, eles expandiram sua religião ao Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina.
c) Nos campos artístico e literário, os árabes deixaram poucas contribuições, pois a cultura árabe foi muito limitada pelas restrições religiosas.
d) Em 711, os árabes dominaram grande parte da península ibérica, espalhando sua cultura pela região da Espanha e Portugal. Em 732, foram vencidos pelos francos, que barraram a expansão deste povo pelo norte da Europa.
e) Durante o período de conquistas, os árabes ampliaram seu conhecimento através da absorção das culturas de outros povos, levando-as adiante a cada nova conquista. Foram eles que difundiram as obras de grandes pensadores como Aristóteles pela Europa medieval.


23. (FGV/2009) A religião muçulmana e a civilização islâmica surgiram na península Arábica no século VII e propagaram-se rapidamente pelo Oriente Médio e norte da África. A esse respeito é correto afirmar que:
a) a divisão entre xiitas e sunitas ocorreu ainda no século VII, devido à suspeita do envolvimento do califa Ali no assassinato de seu antecessor Otmã, o que representou o primeiro grande conflito interno muçulmano.
b) apesar das influências judaicas e cristãs, a religião muçulmana diferenciou-se pelo seu monoteísmo flexível, que permitiu o culto animista e a aceitação de entidades míticas.
c) apesar de assentado na religião, o Islão estabeleceu, desde o século VII, a separação entre os poderes religiosos e laicos, permitindo o seu acentuado desenvolvimento científico e cultural.
d) o Corão, o livro sagrado da religião muçulmana, é a compilação das revelações divinas feitas a diversos profetas e dos relatos da vida de Maomé escritos por seus seguidores.
e) em virtude do seu acirrado dogmatismo religioso, a cultura islâmica manteve-se completamente imune a influências culturais em seu processo de expansão, nos séculos VII e VIII.


24. (Mackenzie SP/2009) “Em nenhum outro lugar, o passado reverbera no presente de maneira tão profunda.”
Revista Superinteressante, referindo-se à cidade de Jerusalém, 02/2008
I. Jerusalém, berço do Judaísmo, é considerada pelos judeus a capital eterna e indivisível do Estado de Israel.
II. Na Guerra dos 6 Dias (1967), entre Israel e a Liga Árabe, Israel conquistou Jerusalém Oriental, que estava sob domínio da Jordânia desde a Guerra de independência de Israel, entre 1948/1949.
III. No início da década de 1990, apesar da assinatura do Acordo de Oslo entre Yitzhak Rabin e Yasser Arafat, a disputa pelo controle de Jerusalém não foi solucionada, tornando-se um obstáculo para a paz na região.
Considerando I, II e III acima, o texto da Revista se reforça pelo que se afirma
a) em I e em II, somente.
b) em II e em III, somente.
c) em I e em III, somente.
d) em I, somente.
e) em I, em II e em III.


25. (UFLA MG/2009) O final do ano de 2008 foi marcado pelos conflitos na Faixa de Gaza, que envolveram governo de Israel e o Hamas. Sobre o Hamas, podese afirmar, EXCETO:
a) O Hamas é um Movimento de Resistência Islâmica e tem como objetivo lutar contra Israel e promover a criação de um Estado islâmico palestino.
b) Na década de 1990, o Hamas iniciou uma série de atentados, condenados por muitos países, na tentativa de enfraquecer as negociações de paz entre o Estado de Israel e Iasser Arafat.
c) Embora lute contra a presença israelense na região, o Hamas reconhece a legitimidade do Estado de Israel e, em sua carta de princípios, anseia somente pela criação do Estado Palestino.
d) Ao vencer as eleições em 2006, o Hamas assumiu o poder na Palestina, até então nas mãos do Fatah, que, após conflitos, foi expulso de Gaza.



GABARITO



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