Temporalidade indígena
Segundo o
indianista J. A. Peret (1975), os indígenas cumprem com os encontros combinados
sem o uso de calendários. Toda ideia de tempo dos povos Tupi eram baseadas na
observação das variações dos fenômenos da natureza e das estações como os
ventos, as chuvas, entre outras. A principal unidade de medida do tempo para os
povos indígenas Tupinambás era feita a partir das fases da lua. Quando se
pergunta a idade de um indígena, é comum a resposta ser: “eu nasci há tantas
luas passadas”.
Numa
temporalidade dividida em horas, minutos e segundos do relógio de ponteiro ou digital,
calculamos as horas de forma minuciosa, por outro lado, quando se pensa o tempo
pelas fases da lua têm-se uma percepção de tempo menos apressada e cometer um
atraso seria chegar em outra fase da lua que não a combinada.
Além da
observação das fases da lua os povos indígenas também possuíam outras maneiras
de delimitar o Tempo. O movimento do sol dava-lhes a noção de passagem do ano.
As chuvas e ventos indicavam a passagem dos meses. Pela observação das fases da
lua e dos movimentos das águas conseguiam ter uma perfeita noção de tempo.
Também escolhiam as épocas de colheita de certos produtos, desova dos peixes
entre outras, como formas de se medir o tempo. Outros povos indígenas contam o
tempo pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno, pela época de
colheita dos frutos, pelas enchentes e secas.
O que
demonstra o equilíbrio e a forte ligação dos indígenas com a natureza. A
observação da natureza fornece dessa forma, informação suficiente para os povos
indígenas terem noções de tempo os quais guiam suas atividades culturais,
religiosas e cotidianas, como podemos observar no calendário dos índios
Karajás:
Maybã (é tempo de milho verde), corresponde a Janeiro;
Baebara (o rio parou de encher) mês de Fevereiro;
Tubyraçó (começou a vazante) mês de Março;
We-ra (já tem praia de fora) Abril;
Rarado-uebto (as árvores tem flores que alimentam os
animais) Maio;
ENSINO
RELIGIOSO: Diversidade Cultural e Religiosa
Atividades: Copiar e responder as questões 1 e 2 no caderno.
1. (Suporte Geográfico) Além da _____________
das fases da lua os povos indígenas também possuíam outras maneiras de delimitar
o Tempo. O movimento do sol dava-lhes a noção de ___________ do ano. As chuvas
e ventos indicavam a __________ dos meses.
A
alternativa que melhor completa as lacuna acima é:
a) passagem,
passagem, observação.
b) passagem,
observação, passagem.
c) observação,
passagem, passagem.
2. Explique o
significado dos seguintes períodos do calendário dos índios Karajás:
a) Maybã:
b) Baebara
c) Tubyraçó:
d) We-ra:
e) Rarado-uebto:
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