1. (Enem – 2014 – 3ª aplicação) Para o sociólogo, Don Slater, as pessoas compram a versão mais cara de
um produto não porque tem maior valor de uso do que a versão mais barata, mas
porque significa status e exclusividade; e, claro, esse status provavelmente
será indicado pela etiqueta de um designer ou de uma loja de departamentos.
BITTENCOURT, R. Sedução para o consumo.
Revista Filosofia, n. 66, ano VI, dez. 2011.
Os meios de comunicação, utilizados pelas
empresas como forma de vender seus produtos, fazem parte do cotidiano social e
tem por um de seus objetivos induzir as pessoas a um(a)
a) vida livre de ideologias.
b) pensamento reflexivo e crítico.
c) consumo desprovido de modismos.
d) atitude consumista massificadora.
e) postura despreocupada com estilos.
2. (Enem – 2014 – 3ª aplicação) Tecnocracia e democracia são antitéticas: se o protagonista da sociedade
industrial é o especialista, impossível que venha a ser o cidadão qualquer. A
democracia sustenta-se sobre a hipótese de que todos podem decidir a respeito
de tudo. A tecnocracia, ao contrário, pretende que sejam convocados para
decidir apenas aqueles poucos que detêm conhecimentos específicos.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo:
Paz e Terra, 2000.
Na democracia, a participação dos cidadãos nas
decisões deve ser a mais ampla possível. De acordo com o texto, o exercício
pleno da democracia pressupõe
a) que as decisões sejam tomadas a partir de
um princípio democrático, ou seja, todos têm o direito de opinar a respeito de
tudo.
b) que aqueles que detêm conhecimento técnico
em determinado assunto sejam os únicos a poderem
opinar e decidir sobre o mesmo.
c) que os detentores do conhecimento técnico
tenham preferência para decidir, pois a democracia se confunde com a
especialização.
d) uma forma de democracia na qual todos podem opinar,
mas apenas dentro de sua especialidade.
e) a inclusão do conhecimento técnico como
critério de julgamento, visto que ele serviria para agilizar o processo de
escolha.
3. (Enem – 2014 – 3ª aplicação)
Texto I
Art. 233 – O marido é o chefe da sociedade
conjugal, função que exerce com a colaboração da mulher, no interesse comum do
casal e dos filhos.
Código Civil, 1916. Disponível
em:www.dji.com.br. Acesso em: 2 out. 2011.
Texto II
Art. 5º
II – no âmbito da família, compreendida como
a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados,
unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa; Parágrafo
único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação
sexual.
Lei Maria da Penha. Lei n. 11.340 de 7 de
agosto de 2006. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 out. 2011
(adaptado).
As leis de um país expressam o processo de
mudanças na sociedade. Nessa perspectiva, ao comparar o Código Civil de 1916 e
a Lei Maria da Penha, as mudanças na definição jurídica do conceito de família
no Brasil
a) sinalizam a inclusão das uniões
homoafetivas no conceito de família, criando um marco legal para os movimentos
que lutam pela diversidade sexual.
b) restringem os questionamentos aos direitos
relacionados à situação feminina, mantendo o papel do
homem como chefe da sociedade conjugal.
c) remetem às origens primárias da família,
confirmando a relação entre homem, mulher e seus filhos
como a base da instituição familiar.
d) reforçam os papéis tradicionais atribuídos
aos sexos, concebendo direitos e deveres em conformidade com o gênero.
e) reconhecem a necessidade de homens e
mulheres em formar pequenos grupos, concedendo à família a função de manter a
estabilidade social.
4. (Enem – 2014 – 3ª aplicação)
Capítulo XIII
Dos vadios e capoeiras
Art. 402. Fazer nas ruas e praças publicas
exercicios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem;
andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão
corporal, provocando tumultos ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta,
ou incutindo temor de algum mal:
Pena – de prisão cellular por dous a seis
mezes.
Paragrapho unico. É considerado circumstancia
agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes, ou cabeças,
se imporá a pena em dobro.
BRASIL. Código Penal de 1890. Disponível em:
www.senado.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
A mudança diante da prática cultural descrita
está relacionada à
a) verificação de que a ampliação do patrimônio
possibilita novos mercados de trabalho.
b) compreensão de que a capoeira deixou de ser
um elemento identitário para os negros.
c) comprovação de que a prática da capoeira foi
fundamental para a abolição da escravatura.
d) legitimação da contribuição dos negros
como componente fundamental da cultura brasileira.
e) crença de que uma etnia minoritária precisa
ter seus costumes preservados pelos legisladores.
5. (Enem – 2014 – 3ª aplicação) Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),
82,7% da renda mundial encontrava-se nas mãos dos 20% mais ricos, enquanto os
20% mais pobres detinham apenas 1,4% da renda; quatro anos depois, os 20% mais
ricos haviam aumentado sua parcela para 85% da riqueza.
VIZENTINI, P. F. A nova ordem global:
relações internacionais do século 20. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999.
Que característica socioeconômica está
evidenciada no texto?
a) Homogeneidade social.
b) Concentração de renda.
c) Desemprego estrutural.
d) Crescimento macroeconômico.
e) Expansão populacional.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:A - 4:D - 5:B
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