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Questões sobre cultura de massa e indústria cultural



1. (CEPS-UFPA 2018) Quanto às reflexões de teóricos vinculados à Teoria Crítica, é correto atribuir-lhes a seguinte noção:
A) A indústria cultural se opõe ao processo de racionalização da cultura ao proporcionar liberdade e da diversidade de acesso aos bens culturais.
B) A cultura é transformada em mercadoria formando uma indústria que, com base na racionalidade técnico-industrial, planeja, fabrica e distribui bens de consumo culturais.
C) A indústria cultural, ao popularizar as diversas manifestações culturais, tende a neutralizar a homogeneização das relações sociais.
D) Cultura de massa é um conceito que designa um tipo de manifestação construída de forma espontânea no seio da sociedade.
E) A razão positivista torna-se excessivamente crítica e com isso perde sua capacidade de compreender o papel da cultura na sociedade.


2. (IF-RS 2015) A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo, e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal temática tem sido densamente discutida na produção sociológica, especialmente desde a chamada Escola de Frankfurt. Sobre a análise sociológica do consumo, assinale se as sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
(__) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que a mídia não deve ser pensada como mero entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a indústria cultural, responsável pela disseminação de ideologias dominantes que permitiam a domesticação das massas.
(__) Walter Benjamin indica que a difusão em massa é um dos elementos básicos da obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e, através da reprodução, a obra de arte ganha em valor de exibição sem perder seu valor de culto e sua aura.
(__) Para Theodor Adorno a mídia transformava a cultura em mercadoria, servindo ao processo de acumulação de capital, de forma que produtos estandardizados difundiam clichês e estereótipos, mas tal processo encontrava oposição por parte dos consumidores, que escolhiam os produtos conforme seu gosto particular.
(__) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução   das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do real e a exacerbação do consumismo supérfluo e inútil como busca de felicidade e gratificação instantâneas.
(__) As análises recentes têm mostrado que a flexibilização dos padrões de consumo e a demanda por produtos customizados ao gosto do cliente impulsionam o que vem sendo denominado de produção flexível – a produção de mercadorias e serviços em menor escala, orientados a nichos de mercado específicos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo:
A) V-F-F-V-V.
B) F-V-F-V-V.
C) V-F-V-V-F.
D) V-F-F-V-F.
E) F-V-V-F-V.


3. (FUNCAB 2014) A palavra cultura agrega múltiplas concepções: cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou de elite, cultura de massa, cultura alternativa ou contracultura, cultura de classe. Sob esse aspecto, é INCORRETO o que se afirmar em:
A) A música sertaneja do interior do Brasil e os ditos “sambas de raiz” dos morros cariocas são expressões típicas da cultura de massa
B) A oposição entre cultura popular e cultura erudita está centrada nas contradições sociais de classe, segundo estudiosos marxistas.
C) A expressão “subcultura” é usada para designar a parte de um conjunto cultural mais vasto, no qual se integram as culturas de classe.
D) A contracultura ou cultura alternativa enfatiza a natureza e a espiritualidade.
E) A cultura erudita ou de elite está associada às camadas sociais média e alta, embora seja transformada pela indústria cultural para o consumo de massa.


4. (FADESP 2017) Theodor Adorno e Max Horkheimer conceituam indústria cultural como
A) obra de arte como desvinculada da indústria cultural.
B) fenômeno que preserva a auréola com relação à obra de arte.
C) obra de arte como não fazendo parte das relações mercadológicas das elites.
D) o momento da exploração comercial da obra de arte por meio de sua reprodutividade para o mercado.



GABARITO
1:B - 2:A - 3:A - 4:D


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