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Questões sobre Émile Durkheim II



1. (CEPS-UFPA 2018) Em relação à perspectiva teórica de Émile Durkheim, é correto afirmar:
A) A especialização contida na divisão do trabalho supõe que o trabalhador deve ficar restrito a sua tarefa sem interagir com seus colaboradores, e sem receber sua ação.
B) A divisão do trabalho só produz consequências desagradáveis sob circunstâncias anormais e não em virtude de uma necessidade de sua natureza.
C) A punição é uma reação social ao crime que tem um caráter essencialmente educativo, pois visa promover a reintegração do infrator à sociedade.
D) As sociedades mudam a base de sua solidariedade social passando de um perfil mais complexo e diferenciado para um perfil mais simples.
E) Os sistemas sociais evidenciam os sistemas de ideias cujos valores, crenças e normas ampliam os limites dos pensamentos e ações dos indivíduos.


2. (IFB 2017) Os fatos sociais são, para Durkheim, maneiras de agir, de pensar ou sentir que são exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo. Para ele, os sociólogos devem considerar algumas regras na observação dos fatos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta as regras de observação dos fatos sociais.
A) Expressar suas pré-noções, definir previamente os fenômenos tratados a partir dos caracteres que lhes são comuns e considerá-los independentemente de suas manifestações individuais, da maneira mais objetiva possível.
B) Afastar sistematicamente as pré-noções, definir previamente os fenômenos tratados a partir dos caracteres que lhes são comuns e considerá-los independentemente de suas manifestações individuais, da maneira mais objetiva possível.
C) Afastar sistematicamente as pré-noções, definir a posteriori os fenômenos a partir de caracteres gerais e considerá-los, independentemente de suas manifestações individuais, da maneira mais objetiva possível.
D) Expressar suas pré-noções, definir previamente os fenômenos tratados a partir dos caracteres que lhes são comuns e considerá-los dependentes de suas manifestações gerais, da maneira mais objetiva possível.
E) Afastar sistematicamente as pré-noções, definir a posteriori os fenômenos a partir de caracteres gerais e considerá-los dependentes de suas manifestações gerais, da maneira mais objetiva possível.


3. (IBADE 2016) O pensamento político de Emile Durkheim, embora profundo e contundente, tende a ser negligenciado e suplantado pela proeminência de sua sociologia. Numa das pujantes análises sobre as relações políticas existentes em sua obra, ele assevera ser a tarefa do Estado transcender o “pensamento irrefletido da multidão”, isto é, “sobrepor a esse pensamento irrefletido, um pensamento mais meditado e, por força, diferente. É e deve ser, foco de representações novas originais, as quais devem pôr a sociedade em condições de conduzir-se com maior inteligência que quando é simplesmente movida por sentimentos obscuros, a agir dentro dela”
(DURKHEIM, Emile (1983) Lições de Sociologia. São Paulo, Edusp, p.84).
Nessa esteira, o papel do governo, segundo ele, deve ser o de:
A) estruturar uma organização democrática da política sob a forma de parlamento democrático constitucionalista.
B) erigir-se na forma de um sistema de controle absoluto.
C) proceder à supressão das classes sociais visando uma estrutura de associações sindicais niveladas.
D) constituir um sistema racional-legal de viés monarquista parlamentar.
E) servir-se de todos os meios disponíveis para descobrir, além do que e como pensa a sociedade, também o que é mais útil a ela.


4. (IBADE 2016) “O que vem a ser uma coisa? A coisa se opõe à ideia assim como o que se conhece a partir de fora se opõe ao que se conhece a partir de dentro. É coisa todo objeto do conhecimento que não é naturalmente penetrável à inteligência, tudo aquilo de que não podemos fazer uma noção adequada por um simples procedimento de análise mental, tudo o que o espírito não pode chegar a compreender a menos que saia de si mesmo, por meio de observações e experimentações, passando progressivamente dos caracteres mais exteriores e mais imediatamente acessíveis aos menos visíveis e aos mais profundos”.
(DURKHEM, Emile. As Regras do Método Sociológico (1995) São Paulo, Martins Fontes. p. XVII).
O sociólogo francês Emile Durkheim vale-se dessa caracterização para fundamentar um tratamento científico dos fenômenos sociais cujo conceito angular é o de:
A) anomia.
B) solidariedade mecânica.
C) solidariedade orgânica.
D) fato social.
E) entropia.


5. (IBADE 2016) Durkheim, ao definir o conceito de fato social, assinalou quatro características constitutivas, sem as quais o referido fenômeno não é integralmente apreendido. São elas:
A) a distinção, o individualismo, a luta de classes, e a anomia.
B) o poder de coerção, a existência de alguma sanção determinada contra quem tentar agredi-lo, a resistência generalizada contra quem tentar violá-lo, e a independência de qualquer forma individual.
C) o poder de transubstanciação, sua capacidade de reversão, a inexistência de qualquer sanção contra os que o agridem, e sua suscetibilidade à influência individual.
D) sua determinação absoluta pela luta de classes, a prevalência do caráter racional orientado aos valores, a reconfiguração da divisão social do trabalho, e a presença indelével da anomia.
E) a completa ausência da coerção, a prevalência da racionalidade, o desprezo ao social, e a influência da moda.


6. (IBFC 2013) Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Ainda sobre Durkheim, constituída por um conjunto de regras e normas que existem fora das nossas consciências individuais, a sociologia para Emile Durkheim tem como objeto de estudo os fatos sociais, cujas principais características consistem em, além de serem coercitivos, serem também____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A) disciplinadores e gerais
B) exteriores e gerais
C) recorrentes e gerais.
D) normativos e gerais.


GABARITO
1:B - 2:B - 3:E - 4:D - 5:B - 6:B
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