1. (FCC 2015) No que se refere à investigação sociológica proposta por Durkheim, os
quatro passos seguintes são fundamentais:
I. Escolher as
propriedades características dos fatos sociais.
II. Delimitar o
grupo de fenômenos a serem estudados.
III. Comprovar que
um fenômeno é a causa do outro.
IV. Investigar as
causas e as funções.
A sequência lógica correta desses passos é:
A) IV, I, III e
II.
B) II, I, IV
e III.
C) IV, III, I e
II.
D) III, IV, I e
II.
E) II, III, IV e
I.
2. (IF-PA 2015) Para saber qual a religião mais primitiva e mais simples que a
observação nos permite conhecer, é preciso primeiro definir o que convém
entender por religião, caso contrário correríamos o risco de chamar de religião
um sistema de ideias e de práticas que nada teria de religioso, ou deixar de
lado fatos religiosos sem perceber sua verdadeira natureza.
(DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da
Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 1ªed. Tradução Paulo Neves.
São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 3).
Diante disto, qual a alternativa que melhor
se aproxima da definição de Religião para Durkheim:
A) A religião
tem como princípio a existência de um grupo especializado na produção dos bens
religiosos (o clero) e de um grupo que produz excedente econômico (os leigos)
para sustentar esse grupo especializado que, em troca, produz o sustento
espiritual.
B) A religião é
a teoria geral deste mundo, o seu resumo enciclopédico, a sua lógica em forma
popular, o seu point d’honneur espiritualista, o seu entusiasmo, a sua sanção
moral, o seu complemento solene, a sua base geral de consolação e de
justificação. É a realização fantástica da essência humana, porque a essência
humana não possui verdadeira realidade.
C) A religião
tem um aspecto intelectual, o dogma; um aspecto afetivo, o amor, que se
manifesta no culto; um aspecto prático que se denomina regime. A religião,
portanto, torna uma sociedade estável visto que ela é para a sociedade o que a
saúde é para o corpo.
D) A religião
é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, ou
seja, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade
moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem.
E) A religião é
um sistema estruturado de símbolos pelos quais grupos humanos formulam a última
razão de ser da vida e do mundo em que vivem e em redor de que se organizam
certa unidade com progressiva especialização de papéis.
3. (NUCEPE 2015) O suicídio (1897) inaugura a maneira científica de olhar os fatos
sociais. Há três tipos de suicídio, de acordo com a teoria de Émile Durkheim. O
suicídio que acontece quando há ausência de regras na sociedade, gerando o
caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida, é chamado de
A) suicídio
altruísta.
B) suicídio
egoísta.
C) suicídio
anômico.
D) suicídio
moderno.
E) suicídio
anímico.
4. (NUCEPE 2015) A obra que estabelece a base para a sociologia como ciência, escrita
por Émile Durkheim, fundador da escola francesa e um dos pais da Sociologia, é
intitulada de:
A) O capital
(1867).
B) Economia e
Sociedade (1922).
C) As regras
do método sociológico (1895).
D) Formas
elementares da vida religiosa (1912).
E) A ética
protestante e o espírito do capitalismo (1920).
5. (FGV 2014) Analise o fragmento a seguir.
O funcionalismo é um modelo explicativo
importante nas teorias sociológicas contemporâneas e uma de suas raízes
intelectuais é o conceito de função desenvolvido por Durkheim, em As Regras do
Metodo Sociológico (1895). Para o sociólogo francês, os elementos que compõem a
sociedade devem ser estudados a partir da identificação das suas funções, vale
dizer do papel que desempenham para fazer funcionar a sociedade. Assim, por
exemplo, a função _____ é codificar e sacralizar as normas sociais, ao passo
que a função______ é reagir e punir as violações das normas, enquanto a função
______ é sustentar a vida material.
Assinale a opção que completa corretamente as
lacunas do fragmento acima.
A) da religião -
da economia - do direito.
B) do direito -
da religião - da economia.
C) do direito -
da economia- da religião.
D) da economia-
do direito - da religião.
E) da
religião - do direito - da economia.
6. (FGV 2014) Ao investigar os tipos de coerção exercidos sistematicamente sobre os
indivíduos e as forças que mantém uma sociedade coesa, Durkheim caracteriza a
"solidariedade orgânica", a qual se manifesta
A) nas
sociedades primitivas.
B) nas
sociedades modernas.
C) nas
sociedades tribais.
D) nas
sociedades pré-modernas.
E) nas
sociedades simples.
GABARITO
1:B - 2:D - 3:C - 4:C - 5:E - 6:B
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