Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões sobre Max Weber II



1. (UERR 2018) A partir da leitura do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (Martin Claret, 2003), marque a questão correta.
A) A consciência de estar na plena graça de Deus e ser por ele visivelmente abençoado, o empresário burguês, desde que se mantivesse dentro dos limites da correção formal, e tivesse uma conduta moral irrepreensível e não fizesse uso escandaloso de sua riqueza, podia perseguir seus interesses de lucro como dever cumprido.
B) A ideia de lucro e riqueza estava persistentemente em contradição à moral religiosa protestante, considerando que aos olhos de Deus, bens terrenos são parte da ganância e apego às coisas materiais, vícios do espírito do capitalismo em expansão no século XVIII.
C) O poder da ascese religiosa fez gerar trabalhadores conscienciosos em relação aos seus direitos, dando a eles a certeza de que a repartição desigual da riqueza e a ideia de lucro não é parte da vontade da Divina Providência.
D) Um dos elementos componentes do espírito capitalista moderno, e não só deste, mas da própria cultura moderna, diz que a conduta de vida racional fundada na ideia de profissão como vocação, nasceu do espírito da ascese cristã presente nas corporações de ofício desde a Idade Média.
E) Ao se transferir das celas dos mosteiros medievais para a vida profissional, os pressupostos técnicos e econômicos passaram a dominar a moralidade intramundana e assim contribuiu [com sua parte] para edificar esse poderoso cosmos da ordem econômica moderna, cuja ética católica moldou a cultura ocidental impondo um estilo de vida a todos os indivíduos que nasceram dentro dessa engrenagem, e que não cessará até que se queime a última centelha de combustível fóssil.


2. (CEPS-UFPA 2018) Em relação à orientação da ação no pensamento de Max Weber, é correto afirmar que
A) uma ação social não pode simultaneamente ser considerada racional em relação a fins e a valores.
B) age de modo estritamente em relação a fins quem, sem considerar as consequências previsíveis, se comporta segundo suas convicções.
C) a relação social se caracteriza pela probabilidade de que uma determinada forma de conduta social tenha seu sentido partilhado.
D) a ação em relação a valores é aquela orientada de acordo com o nexo racional que vincula os meios aos fins.
E) a relação social é efêmera, não tem continuidade e não persiste no decorrer do tempo.


3. (CEPS-UFPA 2018) Assinale a afirmativa correta.
A) Para Weber, a racionalização da vida moderna tem relação direta com o estilo de vida oriental, uma vez que primeiramente surgiram formas incipientes de capitalismo na índia e na China.
B) Só foi possível ao capitalismo tornar-se a força mais decisiva na vida humana por ter surgido em um contexto pouco racionalizado ao qual pôde impor a sua lógica.
C) A defesa da objetividade em Weber decorre de sua concepção de que a realidade empírica é, na sua plenitude, inesgotável e infinita, o que implica problematizar qualquer observação.
D) Weber demonstrou bastante otimismo em relação à racionalização, particularmente no caso da ciência, que produziu um encantamento fundamental para o mundo.
E) Com o reencantamento do mundo produzido pela racionalidade moderna, surgem novas formas de investigar o sentido das objetividades, principalmente a objetividade da própria ciência.


4. (UERR 2018) Para Max Weber, a racionalização da vida penetra inteiramente o tecido da vida social, a ponto de transformar inteiramente a sociedade. Mas as revoluções são também agentes de mudança da estrutura da realidade, situação em que os líderes religiosos têm desempenhado importantes papéis ao longo da história. São líderes dotados de uma força especial que canaliza as insatisfações sociais, organizam e atraem seguidores para movimentos sociais que transformam a sociedade, nela provocando profundas mudanças. Essa forma de liderança tem uma autoridade especial que seria dada por Deus, pelo destino, pela história ou outra autoridade sagrada. Assinale a alternativa correta para o caráter desse tipo puro de dominação legítima:
A) Caráter tradicional.
B) Caráter racional.
C) Caráter carismático.
D) Caráter populista.
E) Caráter religioso.


5. (FADESP 2017) Para Max Weber, os elementos fundamentais da dominação racional são
A) carência de autoridade institucional para o exercício de mando e de prestígio
B) união entre patrimônio público e privado para garantir o desempenho das atividades racionais de modo pleno.
C) busca de regras consensuais, considerando-se os papéis exercidos pelas representações políticas, a nível municipal, estadual e federal.
D) exercício contínuo do poder com regras definidas oficialmente, com determinadas competências, com caráter voluntário e com limites coercitivos.


6.(CEPERJ 2013) Em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses dois países são:
A) França e Alemanha
B) Espanha e França
C) Inglaterra e Alemanha
D) EUA e França
E) Itália e França


GABARITO
1:A - 2:C - 3:C - 4:C - 5:D - 6:C






Postar um comentário

0 Comentários