10. (UNB 2012) No início do século XX, estudiosos esforçaram-se em mostrar a
continuidade, na Grécia Antiga, entre mito e filosofia, opondo-se a teses
anteriores, que advogavam a descontinuidade entre ambos.
A continuidade entre mito e filosofia, no
entanto, não foi entendida univocamente. Alguns estudiosos, como Cornford e
Jaeger, consideraram que as perguntas acerca da origem do mundo e das coisas
haviam sido respondidas pelos mitos e pela filosofia nascente, dado que os
primeiros filósofos haviam suprimido os aspectos antropomórficos e fantásticos
dos mitos.
Ainda no século XX, Vernant, mesmo aceitando
certa continuidade entre mito e filosofia, criticou seus
predecessores, ao rejeitar a ideia de que a
filosofia apenas afirmava, de outra maneira, o mesmo que o mito. Assim, a
discussão sobre a especificidade da filosofia em relação ao mito foi retomada.
Considerando o breve histórico acima,
concernente à relação entre o mito e a filosofia nascente, assinale a opção que
expressa, de forma mais adequada, essa relação na Grécia Antiga.
A) O mito é a
expressão mais acabada da religiosidade arcaica, e a filosofia corresponde ao
advento da razão liberada da religiosidade.
B) O mito é uma
narrativa em que a origem do mundo é apresentada imaginativamente, e a
filosofia caracteriza-se como explicação racional que retoma questões presentes
no mito.
C) O mito
fundamenta-se no rito, é infantil, pré-lógico e irracional, e a filosofia,
também fundamentada no rito, corresponde ao surgimento da razão na Grécia
Antiga.
D) O mito
descreve nascimentos sucessivos, incluída a origem do ser, e a filosofia
descreve a origem do ser a partir do dilema insuperável entre caos e medida.
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