6. (UNIOESTE 2013) “Não é fácil definir se a ideia dos poemas homéricos, segundo a qual o
Oceano é a origem de todas as coisas, difere da concepção de Tales, que
considera a água o princípio original do mundo; seja como for, é evidente que a
representação do mar inesgotável colaborou para a sua expressão. Em todas as
partes da Teogonia, de Hesíodo, reina a vontade expressa de uma compreensão
construtiva e uma perfeita coerência na ordem racional e na formulação dos problemas.
Por outro lado, a sua cosmologia ainda apresenta uma irreprimível pujança de
criação mitológica, que, muito mais tarde, ainda age sobre as doutrinas dos
“fisiólogos”, nos primórdios da filosofia “científica”, e sem a qual não se poderia
conceber a atividade prodigiosa que se expande na criação das concepções
filosóficas do período mais antigo da ciência”
Werner Jaeger.
Considerando o texto acima sobre o surgimento
da filosofia na Grécia, seguem as afirmativas abaixo:
I. O surgimento da filosofia não coincide com
o início do uso do pensamento racional.
II. O surgimento da filosofia não coincide
com o fim do uso do pensamento mítico.
III. Tales de Mileto, no século VI a.C., ao
propor a água como princípio original do mundo, rompe, definitivamente, com o
pensamento mítico.
IV. Mitos estão presentes ainda nos textos
filosóficos de Platão (século IV a.C.), como, por exemplo, o mito do julgamento
das almas.
V. Os primeiros filósofos gregos, chamados
“pré-socráticos”, em sua reflexão, não se ocupavam da natureza (Physis).
Das afirmativas feitas acima
A) apenas a
afirmação V está correta.
B) apenas as
afirmações III e V estão corretas.
C) apenas as
afirmações II e IV estão corretas.
D) apenas as
afirmações I, II e IV estão corretas.
E) apenas as
afirmações I, III e V estão corretas.
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