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Questão sobre Heráclito de Éfeso



1. (CEPERJ 2013) Entre os primeiros pensadores da filosofia, foi recorrente a referência a elementos naturais como a água, o fogo, a terra e o ar para a explicação da realidade. Um desses casos é encontrado na seguinte sentença. “Este mundo, o mesmo de todos os (seres), nenhum deus, nenhum homem o fez, mas era, é e será um fogo sempre vivo, acendendo-se em medidas e apagando-se em medidas". Essa frase, como consta no volume dedicado aos pré-socráticos da coleção Os pensadores, é atribuída a:
A) Tales de Mileto
B) Heráclito de Éfeso.
C) Parmênides de Eleia.
D) Pitágoras de Samos.
E) Demócrito de Abdera.


2. (IF-RS) Relacione as figuras dos filósofos pré-socráticos Parmênides de Eleia e Heráclito de Éfeso com os elementos de suas respectivas teorias.
I. Parmênides de Eleia.
II. Heráclito de Éfeso.
( ) Indivisível, é, pois, todo idêntico; nem algo em uma parte mais, que o impedisse de conter-se, nem também algo menos, mas é todo cheio do que é, por isso é todo contínuo.
( ) A guerra é mãe de todas as coisas e de todas, rainha. Das coisas contrárias nasce a harmonia mais bela, e tudo se gera por via de contraste.
( ) Quem desce ao mesmo rio vem ao encontro de águas sempre novas. Descemos e não descemos ao mesmo rio, nós mesmos somos e não somos.
( ) O mesmo é o pensar e aquilo em função do que é o pensamento porque sem o ser, no qual é expresso, não encontrarás o pensar: de fato é ou será nada fora do ser.
( ) Todas as coisas se trocam por fogo e o fogo por todas as coisas, como mercadorias se trocam por ouro e o ouro por mercadorias.
A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:
A) II, I, II, I, II.
B) I, II, II, I, II.
C) I, II, II, II, I.
D) II, II, I, I, II.
E) I, II, I, II, I.


3. (UFU – 2007) Heráclito de Éfeso viveu entre os séculos VI e V a.C. e sua doutrina, apesar de criticada pela filosofia clássica, foi resgatada por Hegel, que recuperou sua importante contribuição para a Dialética. Os dois fragmentos a seguir nos apresentam este pensamento.
• “Este mundo, igual para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi, é e será um fogo eternamente vivo, acendendo-se e apagando-se conforme a medida.” (fragmento 30).
• “Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água, e da água a alma.” (fragmento 36).
De acordo com o pensamento de Heráclito, marque a alternativa INCORRETA.
A) As doutrinas de Heráclito e de Parmênides estão em perfeito acordo sobre a imutabilidade do ser.
B) Para Heráclito, a ideia de que “tudo flui” significa que nada permanece fixo e imóvel.
C) Heráclito desenvolve a ideia da harmonia dos contrários, isto é, a permanente conciliação dos opostos.
D) A expressão “devir” é adequada para compreendermos a doutrina de Heráclito.


4. (UFU 1999) Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático, compreendia que
I. o ser é vir a ser.
II. o vir a ser é a luta entre os contrários.
III. a luta entre os contrários é o princípio de todas as coisas.
IV. da luta entre os contrários origina-se o não ser.
Assinale
A) se apenas I, II e III estiverem corretas.  
B) se apenas I, III e IV estiverem corretas.
C) se apenas II, III e IV estiverem corretas.
D) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.


5. (FUMARC 2018) Leia o texto a seguir:
“Heráclito dizia que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio. Já Parmênides dizia que seria contraditório buscar a essência naquilo que está sempre mudando. O ser é e o não ser não é”
(COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 209-210. Adaptado).
De acordo com o texto acima, Heráclito se contrapõe a Parmênides, porque ele defende
A) a constante criação divina de seres a partir do nada, enquanto Parmênides não aceita a participação do divino no cosmos.
B) a inexistência do ser como princípio metafísico do cosmos, enquanto Parmênides defende a existência do ser.
C) o movimento constante entre opostos como princípio metafísico do cosmos, enquanto Parmênides defende a permanência da essência.
D) que a fluidez do cosmos prova que o nada não pode existir, enquanto Parmênides defende a existência do nada.
E) que os rios gregos estão sempre mudando de curso, enquanto Parmênides aceita a possibilidade de mapas geográficos precisos.


GABARITO
1:B - 2:B - 3:A - 4:A - 5:C






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