1. (CONSULPLAN 2018) “Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona, foi um importante
bispo, cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354. Era filho de
mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação,
teve importante influência do maniqueísmo.”
(Reale, 1990. V 1. P. 428-34.)
Sobre Santo Agostinho e seu pensamento,
analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as
falsas.
(__) Apesar de
Agostinho ter vivido uma experiência de conversão ao cristianismo, a fé sempre
foi questão secundária em seu pensamento.
(__) O mal não
é um ser, mas deficiência e privação do ser. Se o mal fosse uma substância,
seria um bem.
(__) Agostinho
organiza o mundo e a sociedade em uma unidade coletiva denominada Cidade de
Deus, desconsiderando qualquer outra forma metafísica.
(__) Os bens
finitos devem ser usados como meios e não serem transformados em objetos de
fruição e deleite, como se fossem fins.
A sequência
está correta em
A) F, V, F, V.
B) V, F, V, F.
C) F, V, V, F.
D) V, V, F, F.
2. (CESPE 2009) A obra Cidade de Deus, de Santo Agostinho, tem como tema central
A) a constituição de uma
filosofia da história com base na providência divina e em sua justificação
teológica.
B) a afirmação das verdades
reveladas e da teologia cristã como base da política mundana.
C) a retomada dos argumentos
platônicos expostos em A República como base para a constituição da cidade de
Deus.
D) a constituição dos
princípios da cidade de Deus em conflito com a cidade terrena, ou a cidade do
diabo.
3. (IDECAN 2016) “Antes de Deus ter criado o mundo, as ‘ideias’ já existiam dentro de sua cabeça. Assim, é atribuído a Deus as ideias eternas.”
(Gaarder,
1995:194.)
Essa citação
representa um argumento
A) moderno de refutação do
ateísmo iluminista.
B) de comparação entre a
teologia aristotélica e platônica.
C) relacional entre a
filosofia Aristotélica e a construída por Agostinho.
D) de ligação entre a
filosofia de Platão e o pensamento cristão medieval.
4. (IFB 2017) As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável. ‘Para que o castigo produza o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime’” (Beccaria, apud Foucault, 1987).
O presente
argumento refere-se a seguinte regra:
A) especificação ideal.
B) idealidade suficiente.
C) certeza perfeita.
D) quantidade mínima.
E) efeitos colaterais.
5. (IFB 2017) O panoptismo é uma
realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e
punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio
da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de
luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A
plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A
visibilidade é uma armadilha” (p. 166). Assinale a alternativa que NÃO
apresenta o efeito mais importante do Panóptico.
A) Induzir no detento um
estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento
automático do poder.
B) O poder deve ser
visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve
estar o tempo todo também de olho naquele que o observa.
C) Fazer com que a
vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação.
D) A perfeição do poder
tende a tornar inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural
deve ser uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente
daquele que o exerce.
E) Os detentos se encontram
presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores.
GABARITO
1:A - 2:A - 3:D - 4:A - 5:B
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