1. (FUNDEP (Gestão de
Concursos) 2017) Chauí (2003) considera a
definição de universidade como instituição social, diferenciando-a de uma
organização prestadora de serviços.
Com base nas
ideias da autora sobre essa definição, é incorreto afirmar:
A) Para a instituição, o seu
princípio e sua referência normativa e valorativa são a sociedade.
B) Na universidade, enquanto
instituição social, a marca essencial da docência deve ser a formação.
C) A universidade, além da
vocação republicana, tornou-se também uma instituição social indissociável da
ideia de democracia e de democratização do saber, a partir do século XX.
D) Apermanência de uma
instituição social necessita muito mais de sua capacidade de adaptar-se
rapidamente a mudanças aceleradas da superfície do “meio ambiente” e muito
pouco de sua estrutura interna.
2. (UFMT 2016) Segundo Kant, na obra Metafísica dos
costumes, as leis da liberdade dizem respeito à filosofia prática e as leis da
natureza dizem respeito à filosofia teórica. Sobre as leis da liberdade, Kant
afirma: “Na medida em que elas dizem respeito apenas às ações exteriores e sua
conformidade a leis, chamam-se jurídicas, mas se exigem também que essas mesmas
devam ser os princípios de determinação das ações, elas são éticas, e diz-se: o
acordo com as primeiras é a legalidade das ações, o acordo com as segundas, a
moralidade das ações”.
Sobre as concepções de leis em Kant, marque V
para as verdadeiras e F para as falsas.
(__) A legalidade de uma ação está em
concordância com as leis jurídicas.
(__) O princípio de determinação da ação
moral concerne às leis da natureza.
(__) As leis da natureza e as leis da
liberdade concernem à filosofia prática.
(__) A moralidade de uma ação está em
concordância com as leis éticas.
Assinale a sequência correta.
A) F, V, F, F
B) F, F, F, V
C) V, F, F, V
D) V, V, V, F
3. (IDECAN 2016) Deus é uma ideia complexa composta por ideias simples e
antropomórficas, baseadas em impressões sensíveis. Essa concepção de Deus se
refere à filosofia de:
A) Rousseau.
B) John Locke.
C) David Hume.
D) Immanuel
Kant.
4. (Colégio Pedro II 2016) Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos grande parte
dela. A vida, se bem empregada, é suficientemente longa e nos foi dada com
muita generosidade para realização de importantes tarefas. Ao contrário, se
desperdiçada no luxo e na indiferença, se nenhuma obra é concretizada, por fim,
se não se respeita nenhum valor, não realizamos aquilo que deveríamos realizar,
sentimos que ela realmente se esvai.
(SÊNECA. Sobre a brevidade da vida. Porto
Alegre: L&PM, 2007, p. 26.)
Tendo como base o texto acima, é correto
afirmar que
A) grande parte
da ética apresentada por Sêneca está calcada na
aceitação dos valores vigentes e da vida em sociedade de Roma.
B) segundo Sêneca,
a vida é breve e que temos que aproveitá-la da melhor maneira possível,
inclusive com hábitos hedonistas.
C) podemos
encontrar nos escritos de Sêneca a influência da filosofia estoica,
principalmente nas regras de vida desenvolvidas por ele.
D) Sêneca
desenvolveu seu pensamento sob os pilares da tradição Patrística latina,
culminando na construção de um conjunto de regras morais.
5. (UFMT 2016) Foucault rompe com a concepção clássica de
poder, afirmando que não se pode concebê-lo como materializado em determinado
lugar ou em lugares específicos, pois ele está diluído pelo tecido social. Há
uma espécie de onipresença do poder. Ele se apresenta como uma imensa rede
microscópica, que engloba tudo e todos. [...] Devemos levar em conta, também, o
poder como fonte de produção social. É o que Foucault denomina de tecnologia do
poder: constrói-se toda uma maquinaria por meio da qual o poder se exerce,
interditando certas ações mas também produzindo outras.
(GALLO, S. Filosofia: experiência do pensamento.
São Paulo: Scipione, 2014.)
Termos como microfísica do poder, tecnologias
de poder, soberania, poder disciplinar e biopoder estão presentes na filosofia
de Foucault. Sobre as características do poder em Foucault, analise as
afirmativas.
I - O poder se apresenta como uma trama que
está presente em todas as relações sociais, constituindo uma microfísica do
poder.
II - O poder disciplinar já está presente nas
análises dos filósofos antigos sobre o agir político e ético.
III - O biopoder, presente no Estado de
bem-estar social, pode ser considerado uma tecnologia de poder.
Está correto o que se afirma em
A) I e III,
apenas.
B) I, II e III.
C) II e III,
apenas.
D) I e II,
apenas.
GABARITO
1:D - 2:C - 3:C - 4:C - 5:A
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