1. (IDECAN 2016) O homem encontra‐se no mundo com a tarefa de construir sua própria existência com um
sentido. Mas vê‐se limitado pelo tempo, sendo, portanto, um ser que caminha para a
morte, que é o fim da vida. A vida é o caminho no tempo para o nada. O
enunciado contém elementos de qual corrente filosófica?
A) Marxismo.
B) Psicanálise.
C) Platonismo.
D) Existencialismo.
2. (Colégio Pedro II 2016)
(...) a
poesia é adequada a todas as Formas do belo e se estende sobre todas elas,
porque seu autêntico elemento é a bela fantasia (...).
(HEGEL. Cursos
de estética. In: DUARTE, Rodrigo. O belo autônomo. Belo Horizonte:
Autêntica/Crisálida, 2012. p.202.)
De acordo com
o texto e o pensamento de Hegel, é correto afirmar
que
A) a poesia é adequada a
todas as Formas do belo porque a fantasia, inerente a ela, é necessária a toda
produção da beleza, em qualquer Forma em que se expresse.
B) a poesia abdica do
espírito tornado livre em si mesmo, o qual se afasta progressivamente de todas
as Formas do belo.
C) para sua realização, a
poesia necessita do material externo e sensível, por isso se estende a todas as
Formas do belo.
D) para sua realização, a
poesia está presa ao material exterior e sensível, tanto como imbuída do
espírito do belo.
3. (IF-RS 2015) “Precisamente nisso
enxerguei o grande perigo para a humanidade, sua mais sublime sedução e
tentação – a quê? ao nada? –; precisamente nisso enxerguei o começo do fim, o
ponto morto, o cansaço que olha para trás, a vontade que se volta contra a
vida, a última doença anunciando-se terna e melancólica: eu compreendi a moral
da compaixão, cada vez mais se alastrando, capturando e tornando doentes até
mesmo os filósofos, como o mais inquietante sintoma dessa nossa inquietante
cultura europeia; como o seu caminho sinuoso em direção a um novo budismo? a um
budismo europeu? a um – niilismo ?..."
(NIETZSCHE,
Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio de
Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 11-12.)
De acordo com
o referido fragmento e considerando a totalidade do pensamento de Friedrich Nietzsche, podemos afirmar que a alternativa INCORRETA
é:
A) A elaboração
nietzschiana sobre o niilismo é a oportunidade em que o filósofo reconcilia-se
com Immanuel Kant, julgando-o como aquela honrosa exceção que, em pleno século
XVIII, salvaguardou o pensamento alemão dos ataques da metafísica. Na opinião
de Nietzsche, o imperativo categórico é o antídoto ao niilismo.
B) Uma das adversárias de
Nietzsche é a moral da compaixão, pois nela se intensifica a decadência, a
miséria e sua conservação. Sob a afirmação de “Deus" ou do “além",
como aquilo que genuinamente definiria a verdadeira vida, a moral da compaixão
oculta o “nada".
C) Nietzsche reconhece a
ambiguidade do conceito de niilismo. Eis a razão pela qual ele diferencia o
niilismo ativo do passivo. O niilista ativo é o “espírito livre" que
reconhece e utiliza sua potência para ir além dos valores tradicionais. Já o
niilista passivo, é o espírito cansado que se subordina à decadência dos
valores religiosos e morais.
D) A disposição de
afastar-se da aparência, da mudança, do vir a ser, do desejo, conduz o humano à
vontade de nada, uma renúncia da vida que se configura como causa do niilismo.
E) Uma das expressões mais
conhecidas de Nietzsche, com a qual o autor inicia suas análises sobre o
niilismo, é o fragmento dedicado à morte de Deus. No aforismo de A Gaia
Ciência, a morte de Deus conduz-nos ao diagnóstico da ausência de justificações
absolutas e de orientações para o alcance do sentido da vida.
4. (IF-RS 2015) Para Kant (2001, p. 54), “a filosofia transcendental é a ideia de uma
ciência para a qual a crítica da razão pura deverá esboçar arquitetonicamente o
plano total, isto é, a partir de princípios, com plena garantia da perfeição e
solidez de todas as partes que constituem esse edifício”. Como Immanuel Kant
expõe em sua primeira obra crítica, é correto afirmar que a filosofia
transcendental refere-se a:
A) Todo o conhecimento
resultante da capacidade inata do ser humano.
B) Todo o
conhecimento que advém da capacidade empírica dos saberes da existência humana.
C) Todo o
conhecimento que se ocupa menos dos objetos que de nosso modo de os conhecer,
na medida em que este deve ser possível a priori.
D) Todo o
conhecimento produzido no interior da experiência sensível, imediata e
cotidiana dos seres humanos.
E) Todo o
conhecimento que advém das verdades teológicas.
5. (IF-RS 2015) Em seu Curso de Filosofia
Positiva, Augusto Comte apresentou a lei dos três
estágios. De acordo com tal lei, “cada uma de nossas concepções principais e
cada ramo de nossos conhecimentos passam necessariamente por três estágios
teóricos diferentes: o estágio teológico ou fictício, o estágio metafísico ou
abstrato e o estágio científico ou positivo" (Comte apud REALE; ANTISERI,
2005, p. 291). No estágio positivo, o espírito humano abre mão das especulações
“para procurar apenas descobrir, com o uso bem combinado do raciocínio e da
observação, suas leis efetivas, isto é, suas relações invariáveis de sucessão e
de semelhança" (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 292).
A partir do
exposto acima e da filosofia geral de Comte, considere as afirmativas abaixo.
I. Sua física social almeja
submeter a realidade social à pesquisa científica rigorosa através da
observação e do experimento, de modo precisamente idêntico ao realizado pela
física e pela química.
II. A lei geral da estática
social descoberta por Comte mediante o método da física social é a conexão
entre os diversos aspectos da vida social.
III. A lei dos três estágios é
a lei fundamental da dinâmica social, sendo ainda a senda do progresso humano.
IV. À física social compete
compreender os fenômenos sociais e modificá-los em benefício da sociedade em
geral, sendo o estado positivo, para onde essa modificação tem lugar ou para
onde ela conduz, um itinerário e um fim.
Assinale a
alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
A) Apenas I, II e IV.
B) Apenas I, III e IV.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas II, III e IV.
E) I, II, III e IV.
GABARITO
1:D - 2:A - 3:A - 4:C - 5:B
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