1. (CESPE 2009)
Texto I
O pensamento
cientificista contenta-se com a organização da experiência que se dá sobre a
base de determinadas atuações sociais, mas o que estas significam para o todo
social não se inclui nas categorias da teoria tradicional.
Texto II
A teoria
tradicional não se ocupa da gênese social dos problemas, das situações reais
nas quais a ciência é usada e dos escopos para os quais é usada.
Texto III
A teoria
crítica ultrapassa o subjetivismo e o realismo da concepção positivista,
expressão mais acabada da teoria tradicional. O subjetivismo, segundo
Horkheimer, apresenta-se nitidamente quando os positivistas conferem
preponderância explícita ao método, desprezando os dados em favor de uma
estrutura anterior que os enquadraria.
Os Pensadores.
São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1975, Separata, p. 960 (com adaptações).
Os três fragmentos
de texto acima refletem ideias
A) do Positivismo Comteano.
B) da Escola de Frankfurt.
C) da Fenomenologia
Husserliana.
D) do Existencialismo
Sartreano.
2. (CESPE 2009) Em Filosofia do Direito, Hegel afirma que a liberdade
A) consiste na identidade
do interesse particular (da família e da sociedade civil) com o interesse geral
(do Estado).
B) consiste no
reconhecimento racional pelos indivíduos do que representa o interesse
universal do Estado
C) consiste na subordinação
dos indivíduos ao poder da razão.
D) só é possível pela
subordinação dos indivíduos ao poder do Estado.
3. (CESPE
2009) Considerando a doutrina hegeliana, assinale a opção correta.
A) Essa doutrina adota o
método dialético para explicar a realidade.
B) Quanto ao aspecto
político, os velhos hegelianos são os de esquerda, os jovens hegelianos são os
de direita.
C) De acordo com essa
doutrina, o que é irracional é real e o que é real é irracional.
D) O aristotelismo e o
tomismo constituem o núcleo essencial dessa doutrina.
4. (FCC 2016) Por que o mentir, ser um político corrupto e ou praticar o homicídio,
são atos imorais? São atos imorais, segundo Kant, porque:
A) o mentiroso,
o corrupto e o homicida, com sua ação transgridem lei universal e degeneram definitivamente
o gênero humano.
B) o
mentiroso, o corrupto e o homicida transgridem as três máximas morais: não
respeitam em sua pessoa e na do outro a humanidade, não tratam a humanidade
como um fim e o que praticam não deve servir de lei universal.
C) o mentiroso,
o corrupto e o homicida agem sem escrúpulos e de forma egoísta se beneficiam,
em detrimento do outro.
D) não é imoral
por que o mentiroso e o corrupto podem se arrepender e ressarcir a sociedade,
mas o ato praticado pelo homicida é definitivo, mesmo que se arrependa, não
trará de volta o “de cujus”.
E) não é ato
imoral apenas quando o mentiroso, o corrupto e o homicida se arrependem do ato
praticado, perdem a liberdade e cumprem pena imposta pela sociedade.
5. (IFB 2017) Maquiavel ao discorrer sobre o modo dos príncipes cumprirem a palavra
dada diz (Cap. XVIII, n. 96, p. 114): “deve o príncipe, ter o maior cuidado e
não deixar escapar da boca, jamais, palavras que não estejam imbuídas das cinco
qualidades acima mencionadas, mas deve dar a impressão, a quem o contempla e o
ouve, que é todo piedade, fé, integridade, humanidade e religião”.
Para Maquiavel qual destas qualidades é mais
relevante ao príncipe aparentar?
A) Piedade.
B) Fé.
C) Integridade.
D) Humanidade.
E) Religião.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:A - 4:B - 5:E
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