1. (SEDUC - CE 2016) Leia o fragmento abaixo.
“O verdadeiro
é o vir-a-ser de si mesmo, o círculo que pressupõe seu fim como sua meta, que o
tem como princípio, e que só é efetivo mediante sua atualização e seu fim”.
Hegel, A Fenomenologia do Espírito.
Sabendo que o
pensamento hegeliano está no topo do idealismo alemão, e apoiado no fragmento
acima, podemos afirmar que Hegel compreende a
verdade como
A) um estágio do ser em sua
particularidade.
B) uma condição do ser em
sua circularidade.
C) uma abertura ao ser em
sua totalidade.
D) o próprio
ser em sua efetividade.
E) o que dá forma ao ser em
sua unicidade.
2. (CEPERJ 2013) Immanuel Kant dedicou sua Crítica da razão
pura à questão do conhecimento. De acordo com o que escreve o filósofo alemão
na abertura da parte sobre a “razão em geral" desta obra, todo o nosso
conhecimento começa:
A) na razão, vai
daí aos sentidos e termina no entendimento.
B) na razão, vai
daí ao entendimento e termina nos sentidos
C) no
entendimento, vai daí à razão e termina nos sentidos.
D) nos
sentidos, vai daí ao entendimento e termina na razão.
E) nos sentidos,
vai daí à razão e termina no entendimento.
3. (CONSULPLAN 2018) “A razão coloca-se
predominantemente em função da fé, ou seja, a filosofia serve à teologia, para
a interpretação da escritura (Exegese) ou para a construção doutrinária sistemática
(dogmática). A pesquisa racional ‘autônoma’ deve ser vista no quadro do
problema religioso da conversão dos infiéis, para quem é necessário propor a
doutrina cristã com base em argumentação racional. Não basta crer: é preciso
compreender a fé. E isso não se obtém somente interpretando os textos sacros ou
mostrando suas possíveis implicações para vida individual e comunitária dos
homens, mas também demonstrando com base na razão as verdades aceitas pela fé
ou, pelo menos, a sua logicidade ou a sua não contraditoriedade com os
princípios fundamentais da razão.”
(Reale, 1990.
V 1. P 482.)
O fragmento
anterior se insere diretamente no contexto da filosofia
A) patrística.
B) templária.
C) escolástica.
D) maimônides.
4. (CONSULPLAN 2018) “Karl Popper desenvolveu
uma concepção própria da lógica e da metodologia da ciência. Sua principal
contribuição consiste na formulação da noção de _____________________ como
critério fundamental para a caracterização das teorias científicas, tentando, assim,
superar o problema da impossibilidade da verificação definitiva de uma hipótese
através do método indutivo encontrado na ciência. Assim, para Popper é a
possibilidade de falsificar uma hipótese científica que permite a correção e o
desenvolvimento das teorias científicas, e em última análise o progresso da
ciência, embora nenhuma teoria possa jamais ser fundamentada de forma
conclusiva. O conhecimento é, portanto, essencialmente conjetural, sendo
impossível a certeza definitiva. É necessário, por isso, defender a liberdade
de crítica e de experimentação.”
(Japiassú,
2006:180.) Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa
anterior.
A) relatividade
B) cientificidade
C) falseabilidade
D) verossimilidade
D) verossimilidade
5. (CONSULPLAN 2018) Descartes queria apresentar regras certas e fáceis que, sendo
observadas exatamente por quem quer que seja, tornassem impossível tomar o
falso por verdadeiro e, sem qualquer esforço mental inútil, mas aumentando
sempre gradualmente a ciência, levando ao conhecimento verdadeiro de tudo o que
se é capaz de conhecer. São regras do método de Descartes, EXCETO:
A) Regra da
análise.
B) Regra da
síntese.
C) Regra da
evidência.
D) Regra da
conclusão.
GABARITO
1:D - 2:D - 3:C - 4:C - 5:D
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