1. (CONSULPLAN 2018) “A Escola de Frankfurt
nasceu no ano de 1924, em uma quinta etapa atravessada pela filosofia alemã, depois
do domínio de Kant e Hegel em um primeiro momento; de Karl Marx e Friedrich
Engels em seguida; posteriormente de Nietzsche; e, finalmente, já no século XX,
após a eclosão dos pensamentos entrelaçados do existencialismo de Heidegger, da
fenomenologia de Husserl e da ontologia de Hartmann. Esta corrente foi a
responsável pela disseminação de expressões como ‘indústria cultural’ e
‘cultura de massa’.” (Disponível em: www.infoescola.com.) São integrantes da
Escola de Frankfurt, EXCETO:
A) Von Goethe.
B) Erich Fromm.
C) Theodor Adorno.
D) Max Horkheimer.
2. (Colégio Pedro II 2016) Portanto, a moralidade, a religião, a metafísica, assim como todo o
resto das ideologias e suas formas correspondentes de consciência, não
conservam mais o semblante de independência. Elas não possuem uma história, um
desenvolvimento; são os homens que, desenvolvendo suas produções materiais e
seus intercâmbios materiais, alteram junto com tais processos sua existência
real, seu pensamento e os produtos de seu pensamento.
(MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã. In:
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
1999, p. 136)
A partir do trecho acima citado de Marx e
Engels, pode-se afirmar que a ideologia é
A) qualquer
sistema de pensamento que determina as relações humanas.
B) uma forma de
compreensão da economia e das trocas materiais em sociedade.
C) um produto
imaterial do modo como os seres humanos se organizam materialmente.
D) uma
orientação político-partidária que orienta que tipo de sociedade se quer
construir.
3. (FCC 2016) Para a indagação: por que os sujeitos sociais não percebem o vínculo
entre o poder econômico e o poder político? Marx observa que os trabalhadores
se veem como indivíduos isolados (cada qual com sua família, seus parentes e
amigos) que conhecem seu próprio trabalho, mas ignoram os trabalhos das outras
categorias de trabalhadores, isto é, não se percebem como formando uma classe
social única. Por não se perceberem como classe social, não se reconhecem como
produtores da riqueza e das coisas.
Esse fenômeno Marx chama de:
A) materialismo
dialético.
B) mais valia e
lucro.
C) alienação
econômica e ideológica.
D) consciência
de classe e representação.
E)
superestrutura e infraestrutura econômica.
4. (IF-RS 2015) Leia as afirmativas sobre
a Escola de Frankfurt.
I. A pesquisa
social para os frankfurtianos deve ser especializada, restrita aos campos de
saber específicos, visto que a pretensão de totalidade, mais do que contribuir,
prejudica e embaça as análises da sociedade.
II. A teoria
crítica da sociedade é a designação dada ao conjunto de elaborações
desenvolvidas pela Escola de Frankfurt. O nome da teoria não é apenas um nome
fantasia sem sentido, porém uma referência ao atributo que a distinguiria dos
trabalhos da sociologia empírica americana.
III. Embora os
frankfurtianos tenham recusado a ortodoxia marxista, trata-se de uma teoria
crítica cujo esforço foi reatualizar a transformação operada por Karl Marx.
IV. De
orientação nitidamente liberal, a Escola de Frankfurt tem sua origem no
Instituto de Pesquisa Social e seus estudos procuram questionar a crescente valorização
das pesquisas de orientação marxista. Mais do que um experimento de pesquisa
social, a Escola de Frankfurt é uma militância liberal.
Dentre as
alternativas abaixo, em qual delas há afirmativas verdadeiras?
A) Apenas I e II.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e
III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas I e IV.
5. (CESPE 2013) Adorno e Horkheimer publicam, em 1947, A dialética do esclarecimento,
uma das obras fundamentais da teoria crítica. Nessa obra, eles apresentaram a
expressão indústria cultural, que atualmente é amplamente empregada em diversas
áreas dos estudos culturais. A partir dessas informações, e considerando a
referida obra, assinale a opção correta.
A) A indústria
cultural representa a luta contra a sociedade pós-moderna, na qual a crescente
burocracia e a produção da cultura de massa infantilizam e adormecem o povo.
B) A indústria
cultural distribui, por meio de novos meios técnicos, elementos da cultura
tradicional, mobilizando criticamente os indivíduos, visto que apresenta o
caráter libertador do capitalismo.
C) A
expressão indústria cultural designa o surgimento de uma cultura
estandardizada, marcada pela emoção superficial, condicionada e comercializada
segundo o modo dos bens de consumo.
D) A indústria
cultural é um fator relevante de luta contra a opressão e o capitalismo, por
meio de mídias impressas e visuais que orientam os indivíduos criticamente.
E) A expressão
indústria cultural representa o surgimento de um segmento cultural crítico e
libertador, oriundo do desenvolvimento das mídias, do cinema, da imprensa e da
publicidade nos Estados Unidos da América.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:C - 4:C - 5:C
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