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Questões de Filosofia XI



1. (FCC 2016) Segundo Kant o imperativo categórico exprime-se numa fórmula geral: “Age em conformidade apenas com aquela máxima pela qual possas querer ao mesmo tempo que ela se torne lei universal”. Essa fórmula permite a Kant deduzir as três máximas morais que exprimem a incondicionalidade dos atos realizados por dever.
Considere as afirmativas:
I. Age de tal maneira que tua ação devesse representar os anseios morais de cada um.
II. Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por vontade em lei universal da natureza.
III. Age como se a máxima de tua ação devesse representar a intenção mais profunda de sua consciência.
IV. Age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais.
V. Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como meio.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) II, III e V.
B) I, II e IV.
C) II, IV e V.
D) I, II e V.
E) III, IV e V.



2. (CESGRANRIO 2010) Para Platão, o que caracteriza o conhecimento (episteme) em seu contraste com a opinião (doxa) é estar
A) referido ao que é inteligível, imutável e universal.
B) referido ao que é substancial, ininteligível e universal.
C) referido ao que é sensível, transitório e particular.
D) referido às formas universais abstraídas por indução da matéria.
E) baseado em uma objetividade tal qual a da Física Newtoniana.


3. (CESGRANRIO 2010) Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática?
A) Devir e plano de imanência.
B) Ironia e dialética.
C) Espanto e rigor.
D) Dialética e método experimental.
E) Observação da natureza e dialética.


4. (CESPE 2010) Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção correta.
A) O código não é o único mecanismo de conduta, algumas medidas podem ser implantadas no sentido da remoção ou, pelo menos, redução de condutas inadequadas, em que a definição de incentivos apropriados revela-se eficaz na eliminação do comportamento indesejável.
B) É suficiente restringir a implantação de um código de ética a torná-lo apenas um manual para reduzir o risco de interpretações subjetivas sobre os aspectos morais e éticos inerentes a cada situação em particular.
C) Deve-se omitir, dos clientes e fornecedores, informações da empresa, para evitar compreensões erradas e mal interpretadas.
D) É suficiente explicar a um empregado, para evitar que ele cometa atitudes antiéticas, o fato de os padrões éticos de cada pessoa serem diferentes dos da sociedade como um todo.
E) Um código de ética não abrange todas as questões decorrentes do exercício de uma atividade, mas fornece, por outro lado, uma linha de atuação e de conduta mais austera, sujeitando os seus partícipes a penalidades no caso de transgressões.


5. (CESGRANRIO 2010) São admitidas como teses de Thomas Hobbes e John Locke:
A) Thomas Hobbes - o estado de natureza consiste em um estado de guerra de todos contra todos. John Locke - a passagem do estado de natureza para o estado civil ocorre através do contrato de transferência dos direitos naturais do indivíduo ao estado assim criado.
B) Thomas Hobbes - o homem é um animal político por natureza John Locke - o direito natural à propriedade funda-se na apropriação do ente natural pelo trabalho, desdobramento natural da vida humana.
C) Thomas Hobbes - o direito natural à propriedade funda-se na apropriação do ente natural pelo trabalho, desdobramento natural da vida humana. John Locke - o poder político deve fundamentar-se na hierarquia da descendência de Adão.
D) Thomas Hobbes - a passagem do estado de natureza para o estado civil ocorre através do contrato de transferência dos direitos naturais do indivíduo ao estado assim instaurado. John Locke - o direito natural à propriedade funda-se na apropriação do ente natural pelo trabalho, desdobramento natural da vida humana.
E) Thomas Hobbes - a democracia consiste na forma de governo perfeita e fundada na liberdade enquanto autonomia da vontade racional. John Locke - o estado de natureza consiste em um estado de guerra de todos contra todos.



GABARITO
1:C - 2:A - 3:B - 4:A - 5:D


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