Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

Questões de Filosofia XIX



1. (BIO-RIO 2010) Neidson Rodrigues (1985) diz que a filosofia é análoga a um farol e não a um indicador de caminhos. Esse autor, simbolicamente, quis dizer que:
A) o farol é algo concreto e que emite luz para os navegantes localizarem cardumes;
B) o farol tem a função de iluminar caminhos, que podem ser múltiplos, para que se alcancem os objetivos;
C) o farol faz parte dos recursos de uma sociedade contemporânea que tem por base fazer o conhecimento pela imagem;
D) o farol possibilita a visão do trabalho numa perspectiva tradicional que assegura a obtenção de respostas já comprovadas;
E) o farol, por ser muito antigo, permite a leitura histórica da sociedade.


2. (CESPE 2009) Tomás de Aquino valoriza a natureza, assim como Aristóteles, entendendo que o conhecimento racional provém inicialmente dos sentidos. Da sensação, o intelecto abstrai a individualidade das coisas, depurando-lhe a matéria. O resultado são as formas.
Os Pensadores. Ed. Abril Cultural, p. 118 , S. Paulo, 1975.
Com relação ao pensamento tomista, assinale a opção correta.
A) A primeira e mais importante via da prova da existência de Deus é a da causa eficiente.
B) A forma substancial é o conteúdo do qual uma coisa é feita.
C) A forma por excelência do mal é o pecado, que é um mal moral, pois é resultante da sua vontade livre.
D) A teoria hilemórfica aristotélica foi recusada pela teoria tomista por não se aplicar à teoria sacramental católica.


3. (CESPE 2009) Assinale a opção correspondente ao imperativo categórico de Kant.
A) Age de tal modo que a máxima de tua ação possa ser sempre erigida em princípio de uma legislação universal.
B) Age de tal modo que a tua ação atenda ao princípio da razão e da igualdade entre os homens.
C) Age de tal modo que tua ação respeite as regras estabelecidas pela comunidade em que tu vives.
D) Age de tal modo que a tua ação esteja de acordo com os mandamentos de Deus.


4. (CESPE 2009) Se os nossos adversários que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus quisessem refletir sobre estas considerações tão claras e certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir ao sumo mal tantos bens, e a Deus, tantos males.
Santo Agostinho. A natureza do bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005, p. 15 (com adaptações).
A partir do assunto abordado no texto acima e considerando o pensamento agostiniano a esse respeito, assinale a opção incorreta.
A) É razoável e racional sustentar que os grandes bens provêm de um princípio, e os pequenos bens, de outro.
B) Se todas as coisas que Deus criou só podem ser boas, o pecado consiste em usar mal o bem.
C) Nenhuma natureza é má na condição de natureza. A natureza não é má senão enquanto diminui nela o bem.
D) Ao contrário dos maniqueus, Agostinho afirma que Deus é também criador do corpo.


5. (CESPE 2009) Toda ciência precisa de princípios racionalmente aceitáveis para a elaboração de sua teoria. Um tipo de explicação científica aceitável é a nomológico-dedutiva, que consiste essencialmente em
A) estabelecer um percentual que indica a ocorrência do índice de possibilidade de um determinado evento, a partir da frequência dos eventos singulares favoráveis.
B) estruturar amplas generalizações que possuam a forma de leis, para delas concluir sobre novos fatos que decorrem dos anteriores necessariamente.
C) estabelecer um fator de ocorrência de eventos que podem ser expressos por uma fração, na qual o numerador representa o evento de sucesso, e o denominador, a totalidade da possibilidade dos eventos.
D) partir de fatos singulares para a formulação de amplas generalizações, que servirão para entender as regularidades da natureza.



GABARITO
1:B - 2:C - 3:A - 4:A - 5:B


Postar um comentário

0 Comentários